A voz do ESCRITOR

     
   

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 16 de novembro de 2008

A Ficção em Pernambuco

Jair Martins e Leony Muniz brilham na Saraiva

Na 2ª feira passada, dia 10 de novembro, em concorrido evento no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem, as escritoras Jair Martins e Leony Muniz foram homenageadas no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'. Na sessão, coordenada pelo acadêmico Alexandre Santos, poemas do livro 'Caminhos do coração', de Jair Martins, foram dramatizados pelas atrizes Lane Cardoso e Vanessa Lins, do Grupo Engenho, com direção geral de Eron Vilar e interpretação musical de Kléber Santana. Na seqüência, o poeta Rogério Generoso comentou a obra de Jair Martins. Finalizando o programa, a escritora Leony Martins apresentou uma visão panorâmica de sua obra literária, com destaque para os livros 'O vôo de Paloma' e 'Vidas paralelas'.

Obra de Marta Velozo apreciada no Espaço Manuel Bandeira. Em 08 de dezembro, a obra da escritora Marta Velozo será apreciada no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Calendário anual do projeto 'A ficção em Pernambuco'. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final de para 2008 é o seguinte:

08 de DEZEMBRO: Marta e Cleonice Velozo

Comissão que pode recomendar criação da Associação Brasileira de Livreiros e Editores

No sábado passado, dia 15 de novembro, em Fortaleza, ao final de encontro que, por ocasião da VIII Bienal do Livro no Ceará, reuniu livreiros, editores e outros interessados na questão do livro e da leitura, incluindo os pernambucanos Tarcísio Pereira, Altair Leal e Alexandre Santos, foi instalada comissão cujos estudos podem recomendar a criação da Associação Brasileira de Livreiros e Editores. 

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Leia Cássio Cavalcante. Clique aqui.

BIENAL INTERNACIONAL DO CEARÁ

Lurdinha Leite Barbosa media palestra sobre avanços das neurociências para o ensino de literatura

Na 5ª feira passada, dia 13 de novembro, a acadêmica Lurdinha Leite Barbosa mediou palestra proferida pela escritora Leonor Scliar-Cabral sobre os avanços das neurociências no ensino de literatura.

BIENAL INTERNACIONAL DO CEARÁ

'Fundamentos da mestiçagem no Brasil' foi o tema da palestra proferida por Mário Hélio

No último sábado, dia 15 de novembro, dando continuidade a programação da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, o escritor pernambucano Mário Hélio proferiu a palestra 'Gilberto Freyre: Fundamentos da mestiçagem no Brasil'.

Novo número da revista Coyote nas livrarias

Já está nas livrarias a 18ª edição da revista Coyote, que, entre outras matérias, trás um dossiê com a escritora Márcia Denser, ensaio de Michel Houllebecq, fotos de Iatã Cannabrava, a prosa de Alberto Lins Caldas e Pedro Salgueiro, a poesia de Joca Reiners Terron, Beatriz Bajo, Celso Borges e Zhô Bertholini, as traduções de Wyslawa Szymborska, Paul Éluard, Jack Kerouac e o cartum de Paulo Stocker. A revista trimestral Coyote, publicação trimetral de circulação nacional, é editada pelos poetas Ademir Assunção, Marcos Losnak e Rodrigo Garcia Lopes, com projeto gráfico de Marcos Losnak.

Oficina de sonetos 'Waldemar Lopes' na Biblioteca de Casa Amarela

De 17 a 21 de novembro, em sessões programadas para às 10h00, no auditório da Biblioteca Popular de Casa Amarela, o poeta Carlos Cavalcanti oferecerá a oficina de sonetos Waldemar Lopes. A Biblioteca Popular de Casa Amarela se localiza Rua Major Afonso Leal, em Casa Amarela. Maiores informações pelo fone 3232-4411 ou 8629-9891 com o poeta Rogério Generoso.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Curtinhas................................................

Vai até 28 de novembro o prazo para inscrição para o concurso literário da Academia Pernambucana de Letras. Maiores informações pelos fones (81) 3268-2211 e (81) 9172-7012.

Na edição de 08 de novembro, o caderno 'Idéias e livros' do Jornal do Brasil deu amplo destaque às Oficinas literárias ministradas por Cláudio Willer e Paulo Caldas na IV Fliporto.

A próxima revista da Academia do Nordeste apresentará crônica do convidado Ismael Gouveia.

Tem um belo conto de Gerusa Leal na antologia 'Contos de Oficina', que está publicada na revista eletrônica Histórias Possíveis. Para ler, basta clicar em http://www.historiaspossiveis.wordpress.com

O 'Poeminha Lírico', de Fernando Farias, em homenagem aos poetas pernambucanos, em especial para o grande poeta Miró da Muribeca, foi lido por Bruno Pifardinni na Fliporto.

Em 12 de novembro começou a exposição de Maurício Arres no Espaço Cultural Jobson Figueiredo, na Estrada Real do Poço, em Poço da Panela. Maiores informações pelo fone (81) 3304 0139.

'O Recife & Outros Poemas', lançado por Robson Sampaio em maio de 2007, ainda pode ser adquirido na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, e na Livraria Geração 65, na Casa da Cultura.

Na última 3ª feira, dia 11 de novembro, o Jornal do Commércio do Recife publicou o artigo 'A fumaça das boas novas', de Rivaldo Paiva.

UBE firmará convênio com Rádio Cabo FM para divulgação de novos talentos da cena literária pernambucana.

Na 6ª feira passada, dia 14 de novembro, Sebastião Câmara foi uma das atrações da audição lírica 'Les Plaisirs de l'art Baroque, promovida pela Aliança Francesa do Derby.

Na 6ª feira, dia 14 de novembro, Allen Jerônimo e a Rave de Raiz esteve no Palhoção Tropical, em Candeias. As bandas 'Soul Reggaer' e 'Zumbar' também estiveram na Rave.

Tem artigo novs de Alberto Lins Calda em
http://www.albertolinscaldas.unir.br/artigos.htm 

'O limite de Amélia' é o nome conto que Jurema Barreto de Souza publicou no Conexão Maringá. Para ler, basta um clique em http://www.conexaomaringa.com

'Por um patriotismo trans-patriótico e universalista. Oito considerações para uma fundamentação do MIL' é o nome do artigo de Paulo Borges publicado no site do Movimento Internacional Lusófono. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Em 14 de novembro, exatamente às 10h30, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Doido ou Abilolado'. Para ler basta clicar http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

A revista 'Nova Águia' pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia

Comemoração do Dia Internacional da Cultura é transferida para a FAUPE

A comemoração do Dia Internacional da Cultura, programada originalmente para às 17h00 do dia 22 de novembro no salão da Fiepe, foi transferida para o auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (FAUPE), na Avenida Norte (em frente à TV Universitária, perto da ponte do Limoeiro). Durante o evento, organizado pela Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, serão condecorados o ministro Armando Monteiro Filho, os beneméritos Jones Figueiredo, Severino Otávio, Dilton da Conti e João Carlos Paes Mendonça. Ao final do encontro, o evento será animado por palestra-espetáculo Jessier Quirino. 

A Cultura e a Arte em Pernambuco

Frederico Pernambucano de Mello terá obra homenageada

No próximo dia 24 de novembro, em sessão programada para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, a obra do acadêmico Frederico Pernambucano de Mello será homenageada no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', que é coordenado pelo escritor Alexandre Santos e co-coordenado pela acadêmica Ana Maria César. Frederico Pernambucano de Mello é autor do livro 'Tragédia dos blindados', recentemente lançado em concorrido evento no Museu de Estado.

Calendário anual do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.  O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final de 2008 é o seguinte:

24 de NOVEMBRO: Frederico Pernambucano de Mello
15 de DEZEMBRO: Evaristo Filho

BIENAL INTERNACIONAL DO CEARÁ

Carlos Vérjar fala sobre revistas de cultura e de integração cultural na Bienal Internacional do Ceará

No sábado passado, dia 15 de novembro, em evento ocorrido no âmbito da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, o escritor mexicano Carlos Vérjar falou sobre as revistas de cultura e de integração cultural. A palestra de Carlos Vérjar, sócio correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, foi prestigiada pelo acadêmico Alexandre Santos, presidente da entidade.

Nova Águia divulga calendário de lançamentos

A partir da próxima 3ª feira, a revista Nova Águia faz mais uma rodada de lançamentos. No dia 18 de Novembro, será no Centro Cultural OBOÉ, em Fortaleza. No dia seguinte, o lançamento sera na Livraria Bulhosa, em Campo de Ourique. Na 5ª feira, dia 20 de novembro, será lançada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e fechando esta nova rodada, em 21 de novembro, no Clube dos Antigos Alunos do ISCTE, em Lisboa.

Agenda

22 de novembro. Comemoração do Dia Internacional da Cultura, no auditório da Fiepe.

24 de outubro. Homenagem a obra de Frederico Pernambucano de Mello, na Livraria Cultura.

Levi Bucalem Ferrari e Izacyl Guimarães Ferreira na Asabeça

Em 26 de novembro, em evento programado para começara às 18h30, na Livraria Asabeça, na Rua Deputado Lacerda Franco, em Pinheiros, o escritor Levi Bucalem Ferrari, presidente da UBE-SP, lançará a segunda edição dos livros 'O Inimigo' e 'O Seqüestro do Sr. Empresário', ambos premiados pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Na ocasião, o poeta Izacyl Guimarães Ferreira, recentemente premiado pela Academia Brasileira de Letras, autografará o livro 'A Conversação'.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

10 de novembro. Apreciação da obra das escritoras Jair Martins e Leony Muniz, de Vital Corrêa de Araújo, na Livraria Saraiva.

13 de novembro. A TV Câmara exibiu entrevista com Lóla Rivas.

14 de novembro. Helder Herik lançou 'Amorte', na sala ambiente do Colégio XV de Novembro.

'Historinhas de dentro' no Teatro Capiba

Até 30 de novembro, sempre aos sábados e domingos, em sessões que começam às 16h30, o Grupo Teatral Quadro de Cena apresenta no Teatro Capiba, no Sesc Casa Amarela, o espetáculo 'Historinhas de dentro', escrito e dirigido por Samuel Santos. Maiores informações pelo e-mail quadrodecena@yahoo.com.br e fone 86413936.

Quarta às Quatro

UBE recebe visita de príncipe nigeriano

Na 4ª feira passada, dia 12 de novembro, por ocasião da 276ª sessão do projeto literário Quarta às Quatro, a UBE recebeu a visita de 61 escritores. Além do príncipe nigeriano Olusola Johnson, que recebeu diploma comemorativo da visita, a UBE anotou a presença das escritoras Cidinha e Fátima e o retorno do líder cultural Jacques Ribemboim, que retornou da França após curso de pós-graduação.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro é coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Um corte além do fio, de Lúcio Ferreira.

Medidas & Circunstâncias, de Cláudio Aguiar.

Lampião, de Paulo Moura.

Arrecifes de cordel, de Felipe Júnior e outros.

O território, de Alvacir Raposo.

Noturno, Tankas da Madrugada, de Cloves Marques.

A escolha dos anjos, de Fernando Farias.

Sertão caboclo, de Chico Pedrosa.

 
 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura #64.

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Di-versificando, site do poeta Felipe Júnior.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Carlos Maia, Chico Pedrosa, Flávio Chaves. Alberto Lins Caldas

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Av. Baja California 349
Col. Hipódromo Condessa México D.F. 06170
tel. (55) 5277 8277
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 
 

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU