A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 25 de janeiro de 2009

NOVO TEMPO NA UBE

UBE e MinC aprofundam parceria

Na 3ª feira passada, dia 20 de Janeiro a escritora Tarciana Portella, representante do Ministério da Cultura para o Nordeste, recebeu em audiência a diretoria da UBE. Na ocasião, além de aprofundar aspectos referentes a realização do I Encontro Nacional de Poesia Urbana, idealizado pelo diretor Valmir Jordão, foram discutidos programas levados adiante pelo Ministério da Cultura aos quais a UBE pode se habilitar. Aproveitando o encontro, o escritor Alexandre Santos pediu apoio da diretora Tarciana Portella para inclusão da secção pernambucana da UBE na Câmara Setorial do Livro e da Leitura do Ministério da Cultura.

Valmir Jordão recolhe sugestões para o I Encontro Nacional de Poesia Urbana

O poeta Valmir Jordão, coordenador do I Encontro Nacional de Poesia Urbana, vem recolhendo sugestões para o evento. Muitos poetas já enviaram suas colaborações, entre eles os escritores Gerusa Leal, Alexandre Melo, Ivan Marinho, Cida Pedrosa, Rosângela Ferraz, Silvana Menezes e Biagio Psi.
 

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

 

Gazeta Nossa

 

Nós Pós realiza encontro na Sorveteria Santo Doce

Na última 5ª feira, dia 22 de Janeiro, em concorrido encontro, o movimento Nós Pós realizou encontro na sorveteria Santo Doce, nos Aflitos, com a participação dos escritores Felipe Jr., José Terra, Yugo Taroo, Gerusa Leal e Márcia Maia.

Formação de novos autores na Aliança Francesa

Na próxima 5ª feira, dia 29 de janeiro, a Oficina de Contos 'Formação de Novos Autores' estará na Aliança Francesa, no Derby. Ainda em 2009 será lançada uma coletânea dos contos dos participantes das oficinas. Maiores informações com o escritor Antonio Nunes pelo fone (81) 9975-2787.

Unicordel no Verão Total

Depois de apresentar-se na 2ª feira, 26 de janeiro, na Casa Brasil, em evento poético organizado pelo escritor Sérgio Leandro em Casa Amarela, na próxima 4ª feira, dia 28 de janeiro, a Unicordel fará apresentação no âmbito do projeto 'Verão Total', na Praia de Boa Viagem, em frente ao Acaiaca, no Recife. Na seqüência, a programação é a seguinte:

11 de fevereiro - 20 h - Praia de Boa Viagem (Em frente ao Edf. Portugal) - PROJETO VERÃO TOTAL (Ativa Produções)

14 de fevereiro - 11 h - Mercado da Boa Vista - PRÉVIA CORDEL EM FOLIA (Unicordel-FUNCULTURA)

NAS FOLHAS:

Diretoria da UBE visita Diretoria do Diário de Pernambuco

Na 2ª feira passada, dia 19 de janeiro, a diretoria da UBE visitou o Diário de Pernambuco, sendo recebida pelo diretor Gladstone Belo. Na ocasião, após ampla explanação sobre o plano de trabalho trimestral, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, apresentou o vice-presidente Geraldo Ferraz e o secretário-geral Cássio Cavalcante, que falaram sobre providências já adotadas para dinamizar a entidade.

Grupo Editorial Scortecci completa 27 anos

Neste ano, o Grupo Editorial Scortecci completará 27 anos. O grupo, que vem oferecendo grande contribuição para a edição e a leitura no País, edita, imprime e comercializa livros; promove cursos; organiza concursos e prêmios literários; administra 11 sítios na Internet, incluindo o 'Amigos do Livro'.

UBE apóia criação do Memorial José Vicente de Cultura Negra

No sábado passado, dia 24 de Janeiro, em concorrido encontro, foi lançada a idéia fundamental do 'Memorial José Vicente Rodrigues de Lima de Cultura Negra'. Na ocasião, em conversa com o desembargador Gustavo Augusto e com o líder cultural Edvaldo Ramos, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, voltou a denunciar o uso indevido da Lei do Silêncio como instrumento de opressão religiosa e sugeriu a criação de Zonas Especiais de Proteção Cultural como forma de garantir o livre funcionamento dos centros.

Flinorte é lançado em Paulista

Na última 3ª feira, dia 20 de Janeiro, em concorrida solenidade na Faculdade Joaquim Nabuco, no centro do Paulista, a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural lançou o I Festival Literário Internacional do Litoral Norte (Flinorte). Na ocasião, após o escritor Alexandre Santos, presidente da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, apresentar as linhas gerais do festival, enfatizando o impacto do empreendimento da cultura e na economia das cidades do litoral norte do Estado, o prefeito de Paulista Yves Ribeiro discursou sobre a importância do Flinorte para a região e reafirmou o compromisso da prefeitura com o sucesso da iniciativa, pois "o povo das cidades do litoral norte merecem cultura e oportunidades econômicas". Na ocasião, como amostra do talento que será destacado no festival, os poetas Amaro Poeta, Isabel Maia, Elizabeth Brandt e Bernadete Serpa Lopes, da Academia de Letras e Artes do Paulista, e Edgar Diniz, Cícero Lins, Felipe Jr e Altair Leal, da Unicordel, apresentaram recital.

Visita ao Casa Blanca Resort. Na última 5ª feira, dia 22 de Janeiro, dirigentes da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural fizeram visita de inspeção no hotel Casa Blanca Resort, na praia de Pau Amarelo, que sediará algumas das atividades do I Festival Literário Internacional do Litoral Norte.

Wandênio Porto publica artigo sobre Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural. Recentemente o Diário de Pernambuco publicou artigo do escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, sobre a solenidade em que a Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural agraciou o ministro Armando Monteiro Filho com a Medalha do Mérito Cultural. Clique aqui e leia o artigo.

Curtinhas................................................

No último sábado, dia 24 de Janeiro, em concorrida missa concelebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso, e pelo monsenhor Romeu, pároco da Torre, o conselheiro Sebastião Campelo, presidente do Movimento Pró Criança, comemorou a passagem do seu 80º aniversário.

Amandio Silva, presidente da Associação Mares Navegados, confirma que participará da inauguração da Casa Paulo Cavalcanti, novo nome da sede da UBE.

Vale a pena conhecer a página do acadêmico Cláudio Aguiar. O endereço é www.claudioaguiar.com 

A revista 'Nova Águia', que pode ser assinada no endereço eletrônico http://www.zefiro.pt/novaaguia, está vinculada a Associação Marânus (Teixeira de Pascoes), Associação Agostinho da Silva e Movimento Internacional Lusófono (MIL).

Na última 3ª feira, dia 23 de janeiro, a Trupizupe apresentou a comédia musical 'O raio da Silibrina' no Teatro Barreto Júnior, no Pina, no âmbito do 15º 'Janeiro de Grandes Espetáculos'. Além de Leidson Ferraz, atuaram Carlos Lira, Cleusson Vieira, Hilda Torres, Hilton Azevedo e Mário Miranda.

No último sábado, dia 24 de janeiro, o Bloco do Nada promoveu animada Prévia Carnavalesca no Mercado da Boa Vista.

Na 6ª feira, 23 de janeiro, o Grupo Poesis em consentração na rua Vespasiano.

João Scortecci falou sobre a Nova Ortografia e o Mercado. Clique aqui e ouça a entrevista

Na 6ª feira passada, dia 23 de janeiro, o escritor Gustavo Arruda, autor do livro 'Deu com a pleura, esteve no Programa 'Redator cultural', na TV Universitária, canal 11, do Recife, em entrevista ao jornalista Roberto Souza.

Continua a temporada da cantora Aline Calixto no Estrela da Lapa, à sombra aos Arcos, na Lapa, no Rio de Janeiro.

Esta semana, o Vetor Cultural veicula uma entrevista com o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE. Clique aqui e veja a entrevista na íntegra.

Em correspondência à Biblioteca Nacional, a presidente Maria Cristina  propôs intercambio daquela entidade com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico sobre documentos relativos á Historia de Pernambuco.

Em 22 de janeiro, precisamente às 07h20, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'Literalmente na Fossa'. Para ler clique aqui.

Neste verão, os poetas da Usina de letras vão lançar todos os seus livros. Maiores informações no endereço
www.usinadeletras.com.br

 

Parceria

Movimento Pró Criança e UBE lançarão concurso infantil

Na 2ª feira passada, dia 19 de janeiro, a UBE e o Movimento Pró Criança decidiram firmar um Convênio de Cooperação Cultural para o lançamento de um concurso de literatura infanto-juvenil no âmbito daquela instituição. Por sugestão do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, o concurso terá o nome de 'Prêmio Maria do Carmo Barreto Campelo de Mello" em homenagem a acadêmica recentemente desaparecida. Na ocasião, o engenheiro Sebastião Campello, presidente do Movimento Pró Criança, ressaltou a importância de empreendimentos desta natureza para motivar crianças em situação de risco, levando-as a seguir uma trilha percorrida por homens de bem.

CAMPANHA PELA RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA UBE

Missa pelo terreno da UBE

Na 4ª feira passada, dia 21 de janeiro, em Missa rezada pelo escritor Padre Roberto Nogueira, a UBE reforçou a campanha pela recuperação do terreno ameaçado por ação de órgãos governamentais. A Missa, que, além de escritores ligados a algumas das principais entidades e movimentos culturais e literários do Estado - Academia Pernambucana de Letras, Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Gabinete Português de Leitura, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Movimento Litera Pernambuco, Movimento Nós Pós Português Suave, Urros Masculinos, Passo do Carnaval, Unicordel, Vetor Cultural e Boa Prosa, entre outros - contou com a presença de representantes de importantes entidades que apóiam a luta da UBE, inclusive o economista George Emílio Bastos Gonçalves, secretário-geral do Centro de Estudos do Nordeste, e a assessora Carminha Lins, que representou o Ministério da Cultura. O apoio do arcebispo de Olinda e Recife foi traduzido pela autorização de que, ao invés do Ato de Ação de Graças que estava originalmente marcado, fosse rezada uma missa campal. Infelizmente, o poder público não vem revelando preocupação com a literatura e com o escritor pernambucano e insiste em apadrinhar a invasão da área reservada para construção do auditório, do estacionamento e do parque de eventos literários.

Com truculência, CPRH bloqueia UBE

Na 6ª feira passada, dia 23 de Janeiro, depois de passar muito tempo na surdina, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) apresentou-se como interessada no terreno pertencente a UBE e, em atitude semelhante ao bloqueio da Faixa de Gaza por Israel, usou um caminhão de lixo (placa KLI 2358) para bloquear o acesso da UBE ao seu estacionamento. Sem alternativa, o departamento jurídico da UBE acionou o Batalhão de Trânsito, que enviou patrulha ao local.

CPRH (quem diria) erradica árvores do terreno da UBE

Plantio de casuarinas: mais verde na UBE Terreno nu, após bloqueio e destruição do arvoredo

Na 6ª feira passada, dia 23 de janeiro, em atitude truculenta e incompatível àquela a que se propõe e alardeia em milionária campanha publicitária, a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH) mandou erradicar as árvores plantadas na antevéspera no terreno pertencente aos escritores pernambucanos, desrespeitando, inclusive, a vegetação nativa.

UBE vai recorrer ao Ministério Público

Na 6ª feira passada, dia 23 de janeiro, diante das agressões aos escritores pernambucanos pela CPRH, a direção da UBE se reuniu com o jurista João Cid e decidiu recorrer ao Ministério Público para recuperar o terreno que integra o patrimônio dos escritores pernambucanos.

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.

'Dom Helder Câmara - O profeta da paz' lançado no IMC

Na próxima 4ª feira, dia 28 de janeiro, em evento programado para as 19h00, no Instituto Maximiano Campos (IMC), na Rua do Chacon, em Casa Forte, no Recife, será lançado o livro 'Dom Helder Câmara - O profeta da paz', de Nelson Piletti e Walter Praxedes.

Prefeitura do Paulista homenageia presidente da UBE

Na última 3ª feira, dia 20 de Janeiro, em concorrida solenidade no auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, que contou com a presença das mais expressivas representações dos poderes públicos instalados na cidade, a prefeitura do Paulista fez a entrega da ‘Comenda Padre João Ribeiro’ - a mais alta honraria oferecida pelo município - ao escritor Alexandre Santos, presidente da UBE e coordenador-geral da Câmara Brasileira de Desenvolvimento Cultural, procurador-geral do Estado Paulo Varejão, ao promotor de justiça Aguinaldo Fenelon e ao diretor nacional da TV Record Hélcio Lobo. 

MAC reabre Sala de Exposições com 'Os papangus'

Em 05 de fevereiro, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco (MAC) retomará a pauta museológica reabrindo a Sala de Exposições Temporárias da galeria de artes com a mostra 'Os papangus', de Sérgio Lemos. Na ocasião será lançado livro comemorativo aos 45 anos de arte do pintor.

Coloque na agenda

27 de janeiro. Apresentação da revista 'Letras & Artes', da Academia do Nordeste, no auditório da Livraria Cultura.

09 de fevereiro. Homenagem a obra de Rachel Carrilho, no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

21 de janeiro. Ato de Ação de Graças em defesa do terreno da UBE, nos fundos da sede da entidade, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

22 de janeiro. Nós Pós estréia na Sorveteria Santo Doce, na Rua 12 de Outubro, nos Aflitos.

Nova Águia em Évora

Na última 4ª feira, dia 21 de Janeiro, em concorrido evento, no auditório da Escola Básica Integrada de Montargil, da Casa Cordovil, a revista 'Nova Águia', do Movimento Internacional Lusófono, foi lançada em Évora.

Archipiélago muda endereço

Desde a última 4ª feira, dia 21 de janeiro, a revista Archipiélago está em novo endereço. Agora, a sede da revista está na Torre II de Humanidades, na Ciudad Universitaria da UNAM, na cidade do México.

Vale a pena ler

Nara Leão: A musa dos trópicos, de Cássio Cavalcante.

As feridas não sangram mais, de Everaldo Moreira Véras.

O novo e-mail da UBE é ube-pe@hotmail.comAtualize a agenda.

UBE fará recadastramento dos sócios

Ainda neste trimestre a UBE fará o recadastramento dos sócios, atualizando os dados e reparando falhas. Os sócios receberão certificado e nova carteira.

Academia do Nordeste apresenta Revista 'Letras & Artes'

Na próxima 3ª feira, dia 27 de janeiro, em solenidade programada para as 10h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a Academia de Letras e Artes do Nordeste vai comemorar a passagem do 31º aniversário com a apresentação da edição nº 17 de revista 'Letras & Artes'. Na ocasião, a acadêmica Ana Maria César, coordenadora-geral do Conselho Editorial da Academia, fará a apresentação da revista.

Telma Brilhante toma posse no Instituto Cultural do Cariri

Na próxima 5ª feira, dia 29 de janeiro, em evento programado para começar às 19h30, a escritora Telma de Figueiredo Brilhante tomaraá posse no Instituto Cultural do Cariri, no centro do Crato, no Ceará. Na ocasião, será lançado o livro José de Figueiredo Brito escrito a quatro mãos por Telma Brilhante e Heitor Bezerra de Brito.

Mensagem aos escritores

Faça da UBE a sua segunda casa. Ela quer ser exatamente isto.

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Agulha - Revista de Cultura

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Carlos Maia, Chico Pedrosa, Alberto Lins Caldas, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU