A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 1º de março de 2009

Estação da Letras

Metrorec vai restaurar vagão da UBE

Na última 5ª feira, dia 26 de fevereiro, representando a UBE, os escritores Alexandre Santos e Cássio Cavalcante se reuniram com o engenheiro Elias Manoel da Silva, superintendente do Metrorec, para consolidar a parceria que vai possibilitar a restauração do vagão que embeleza os jardins da entidade e a divulgação da livros de autores pernambucanos nas estações metroviárias do Grande Recife, abrindo caminho, ainda, para a inclusão de livros de autores vinculados a entidade no acervo da biblioteca da Estação Central e a realização de eventos literários em programação conjunta.

Fernando Farias na TV Globo

Na 6ª feira passada, dia 27 de fevereiro, em entrevista gravada no Campus da Universidade Federal de Pernambuco, o escritor Fernando farias, diretor da UBE, participou do quadro 'Jardins de Literatura' conduzido pelo repórter Evaristo Filho no programa 'Bom Dia Pernambuco', da TV Globo. Na entrevista, Fernando Farias falou de sua obra, do movimento literário em Pernambuco e da importância das oficinas literárias. Para saber mais veja no blog http://fernandofarias7.blogspot.com/

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro retoma programação normal

Na próxima 4ª feira, dia 04 de março, o projeto Quarta as Quatro vai retomar a programação normal, realizando sua 284ª sessão, reunindo escritores de todos os gêneros nos jardins da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

UBE faz visita de cortesia a Gazeta Nossa

Na última 5ª feira, dia 26 de fevereiro. Acompanhado do secretário-geral Cássio Cavalcante, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, fez visita de cortesia ao jornal Gazeta Nossa, cumprimentando os diretores Paulo Cunha e Paulo Gê. A Gazeta Nossa, que circula especialmente na zona sul do Recife, abre largos espaços para a literatura pernambucana e vem dando grande apoio aos projetos da União Brasileira de Escritores (UBE).

 

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

 

Gazeta Nossa

 

Serviço Relevante

Dione Barreto distribui compilação do professor Sérgio Oliveira

No último sábado, dia 28 de fevereiro, a escritora Dione Barreto, ex-presidente da UBE, distribuiu compilação do professor Sérgio Oliveira que facilita a compreensão das mudanças decorrentes do Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Sobrames realiza reunião mensal

Na próxima 2ª feira, dia 02 de março, em evento programado para começar às 08h30, no Memorial da Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames-PE) realizará a reunião mensal literária. Na véspera, o escritor Paulo Camelo, presidente da Sobrames-PE, distribuiu o boletim nº 63, de março de 2009. Clique aqui e veja o boletim na íntegra na íntegra.

Arlego lança 'O Recife dos meus sonhos'

Em 12 de março, por ocasião do 472º aniversário do Recife, em evento programado para as 19h00, no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, festejando o 13º aniversário da Academia Recifense de Letras (ARL), o acadêmico Edvaldo Arlego lançará o livro 'O Recife dos meus sonhos'.

Alexandre Santos profere palestra no MPANE

Na última 6ª feira, dia 27 de fevereiro, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, proferiu palestra no Mestrado de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, coordenado pela professora Sylvana Brandão, na UFPE.

Cordelistas e Poetas na Católica

Em 12 de março, em evento programado para começar às 13h30, no auditório G2, da Universidade Católica, no Recife, o '3ª Encontro de Cordelistas e Poetas na Católica' prestará um Tributo a Erickson Luna.

Lançada coleção 'Movipoesia em cordel'

Na próxima 5ª feira, dia 05 de março, em evento programado para as 18h00, no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, o Movimento Viva Poesia lançará a Coleção Movipoesia em Cordel.

 

 

Dia Internacional da Mulher

Casa da Imprensa lança nova edição do livro 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco'

Na 3ª feira vindoura, dia 03 de março, em evento programado para começar às 17h00, no auditório da Fafire, na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife, mantendo a tradição, a Casa da Imprensa vai homenagear a passagem do Dia Internacional da Mulher com o lançamento de mais uma edição do livro 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco'.

Curtinhas................................................

Alexandre Santos recomendou o livro  'Nunca é tarde para recomeçar', de Carol Bradley, ao jornalista Ismael Holanda, que, na próxima 4ª feira, dia 04 de março, vai homenagear o Dia Internacional da Mulher em seu programa na Rádio Universitária.

Severino Vicente postou o texto 'Entre vaqueiros e fidalgos: Sociedade, política e educação no Piauí (1820-1850)', comentário que fez na banca examinadora da tese de Marcelo Sousa, atualizando o bloq Biu Vicente. Para ler, clique aqui.

Segue a construção dos jardins que vão embelezar, ainda mais, a Academia Pernambucana de Letras. Mais um belo tento do presidente Waldênio Porto.

'Grande baú, a infância' é o nome do mais recente livro da acadêmica Arriete Vilela.

O escritor Cristiano Jerônimo, diretor da UBE, desfrutou um 'carnaval interno', no Sertão do Moxotó, a 25 quilômetros de qualquer sinal urbano, numa fazenda centenária de pé-de-serra, aproveitando para compor poemas para o blog www.cristianojeronimo.blogspot.com

Girley Brazileiro atualizou o Blog do GB com o texto 'Chile: cenário exuberante na América do Sul'. Quer ler? Basta clicar aqui.

Quem não brincou o carnaval do Recife pode se deliciar com as imagens distribuídas por Clóvis Campêlo. Nota 10.

Está começando a nova bateria de cursos do Instituto Amaro Quintas: filosofia, lingüística e Latim. Maiores informações pelo e-mail cehaq@terra.com.br e pelos fones (81) 3441 6553 e (81) 9996 5708.

No próximo sábado, em sessão programada para às 15h00, no Centro Cultural do Mercado Aberto do Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, o projeto literário 'SÁBADO CULTURAL OPA!' vai receber os escritores Rodrigo Starling, Leonardo de Magalhaens, Lecy Pereira, Diovvani Mendonça e Rogério Salgado e, ainda, o músico Jackson Abacatu. Conheça mais sobre a OPA! no site www.opart.org.br

Em 27 de fevereiro, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'A Proteção das Matas no Imaginário Popular do Nordeste'. Para ler clique aqui.

 

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Carlos Maia, Chico Pedrosa, Alberto Lins Caldas, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Carlos Maia. Antônio Nunes. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente.

Artigo de Olímpio Bonald Neto fala da relação de Dom Hélder Câmara, o Dom da Paz, com a UBE

Na última 5ª feira, dia 26 de fevereiro, o acadêmico Olímpio Bonald Neto, presidente emérito da UBE, divulgou o artigo 'A UBE-PE E DOM HÉLDER', que relata a grande relação que D. Hélder Câmara sempre teve com a Casa Paulo Cavalcanti dos Escritores Pernambucanos. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Fórum de Literatura se reúne na UBE na próxima 2ª feira

Na próxima 2ª feira, dia 02 de março, em encontro marcado para às 19h00, na sede da UBE, na Rua de Santana, o Fórum de lIteratura do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife vai discutir o Sistema de Incentivo Cultual da Prefeitura do Recife. Na ocasião, a gestora Rita de Kássia Candeas Nery vai expor sobre o edital e falar sobre a elaboração de projeto para o SIC.

UBE no Estado

Ana Pereira assume coordenação de projeto que vai levar a UBE ao interior do Estado

Na 6ª feira passada, dia 27 de fevereiro, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, e a produtora cultural Ana Maria Pereira de Albuquerque tiveram encontro para discutir aspectos do projeto literário 'UBE no Estado', considerado um dos instrumentos através do qual a entidade pretende interiorizar suas atividades. Ana Albuquerque, que aceitou coordenar o projeto, integrará comitiva da UBE que discutirá a implementação do projeto em Igarassú.

Lançamento

Cássio Cavalcanti fala de 'Nara' no Café Colombo

No último sábado, dia 28 de fevereiro, o escritor Cássio Cavalcante, secretário-geral da UBE, esteve no Café Colombo, onde gravou programa cujo tema principal foi o lançamento do livro 'Nara Leão: a musa dos trópicos', que vem merecendo excelentes referências dos críticos especializados, incluindo aqueles que conviveram com a cantora. O livro, recomendado pela UBE e pelo SIC-PCR, vai ser lançado em 14 de março, em evento programado para as 19h00 na Aliança Francesa, no Derby, no Recife.

CAMPANHA PELA RESTAURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA UBE

Acadêmicos subscrevem lista de apoio a luta pela restauração do patrimônio dos escritores pernambucanos

No sábado passado, dia 28 de fevereiro, em concorrido evento auspiciado pelo acadêmico Abdias Moura, a Academia de Letras e Artes do Nordeste promoveu a segunda reunião anual. Na ocasião, o acadêmico Olímpio Bonald Neto apresentou lista de apoio a luta da UBE pela preservação do terreno pertencentes aos escritores pernambucanos na rua de Santana, em Casa Forte. A lista conta com a assinatura de alguns dos mais destacados escritores pernambucanos, como Abdias Moura, Wilton de Souza, Cloves Marques, Carlos Cavalcanti, Verônica Nery,`Perseu Lemos, Nazareth, Gouveia, Eric Dayan, Luiz Gonzaga, Everaldo Moreira Veras, Ester Camurça, Albuquerque Pereira, Edna Alcântara, Leny Amorim, Geninha da Rosa Borges, Telma Brilhante, Cyl Gallindo, Milton Lins, Ana Maria César, Luciene Freitas, Cássio Cavalcante.

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.
 

'Nova Águia' lançada no Porto

Na próxima 2ª feira, dia 02 de março, em evento programado para as 17h00, no anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a coleção 'Nova Águia' será lançada no âmbito do Colóquio de Homenagem ao Professor Eduardo Abranches de Soveral.

O MIL - Movimento Internacional Lusófono - é um movimento cultural e cívico criado em associação com a NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI já conta com quase mil adesões em todos os países lusófonos. O líder da comissão coordenadora do MIL é Paulo Borges, presidente da Associação Agostinho da Silva.

A CULTURA E A ARTE EM PERNAMBUCO

UBE vai homenagear obra de Frederico Pernambucano de Melo

Em 09 de março, abrindo a temporada 2009 do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', a UBE vai homenagear a obra do acadêmico Frederico Pernambucano de Melo.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' é o seguinte:

09 de Março: Frederico Pernambucano de Melo
20 de Abril:
18 de Maio:
08 de Junho:
13 de Julho:
10 de Agosto:
14 de Setembro:
12 de Outubro:
09 de Novembro:
14 de Dezembro:

SERVIÇO: O programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', coordenado pelos escritores Cássio Cavalcante e Ana Maria César, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Coloque na agenda

07 de março. Lançamento do livro 'Ponte Giratória, de Paulo Paiva, às 19h00, na livraria Saraiva, no Shopping Recife, em Boa Viagem

09 de março. Homenagem a obra do acadêmico Frederico Pernambucano de Melo, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega.

12 de março. Lançamento de 'O Recife dos meus sonhos', de Edivaldo Arlego, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco.

14 de março. Lançamento de 'Nara - a musa dos trópicos', de Cássio Cavalcante, na Aliança Francesa, no Recife.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Aconteceu

12 de fevereiro. O vice-presidente Geraldo Ferraz e o secretário-geral Cássio Cavalcante visitaram o Centro de Estudos de História Municipal. Na ocasião, os dirigentes da UBE relataram os planos da entidade ao escritor Miguel Meira Vasconcelos, presidente do CEHM.

Obra poética de Rogério Salgado debatida em Belo Horizonte

Em 10 de março, a partir das 19h00, em evento animado por Virgilene Araújo, os escritores Caio Junqueira Maciel, Leonardo Magalhães e Ana da Cruz estarão no Café com Letras Belas Artes, na Rua Gonçalves Dias, em Belo Horizonte, em debate sobre a obra poética de Rogério Salgado.

Vale a pena ler

José de Figueiredo Brito, Telma Brilhante e Heitor Bezerra de Brito.

Senhor Krauze, de Alberto Lins Caldas.

Trovadores das Madrugadas, de Roberto Nogueira.

Escritos e escritores, de Lucilo Varejão Neto.

Cantos e Contos, de Eloy Moury Fernandes Neto.

Nara Leão: A musa dos trópicos, de Cássio Cavalcante.

Ponte Giratória, de Paulo Paiva.

Recife dos meus sonhos, de Edvaldo Arlego

Você pode ler 'A VOZ DO ESCRITOR' no site do Vetor Cultural. Basta clicar aqui

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Mensagem aos escritores

Faça da UBE a sua segunda casa. Ela quer ser exatamente isto.

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

EUTOMIA

Revista de literatura e lingüística do departamento de letras da UFPE editada por Sueli Cavendish

Agulha - Revista de Cultura

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU