A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 29 de março de 2009

Escritores sertanejos se mobilizam

Giovanni Sá propõe mobilização dos escritores sertanejos para defesa do terreno da UBE

No sábado passado, dia 28 de março, por ocasião de encontro promovido pela Academia Serra-Talhadense de Letras, no plenário da Câmara Municipal de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, após pronunciamento do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, que denunciou a manobra da prefeitura do Recife para doar parte do terreno pertencente aos escritores pernambucanos, o poeta  Giovanni Sá, presidente da Academia Serra-Talhadense de Letras, repudiou a tentativa de esbulho contra o terreno da UBE e conclamou os escritores sertanejos a defender os interesses da UBE. "O que estão querendo fazer com a UBE significa uma facada no coração de todos os escritores pernambucanos", disse o presidente Giovanni Sá, anunciando que, se for necessário, comandará uma caravana de escritores do Sertão para promover grande manifestação no Recife em defesa do patrimônio dos escritores pernambucanos. Na ocasião, várias lideranças intelectuais do Sertão do Pajeú - incluindo os escritores Antonio dos Anjos, presidente da Academia Afogadense de Letras, Tarcisio Rodrigues, presidente da Fundação Casa de Cultura de Serra Talhada, e Liana Rodrigues, do Grupo Literário de Triunfo - apresentaram solidariedade a luta da UBE e se prontificaram a participar da mobilização proposta pelo presidente Giovanni Sá. Ao final do encontro, para firmar o apoio do Sertão à luta da UBE, o presidente Giovanni Sá fez a entrega simbólica de uma lista de solidariedade ao escritor Alexandre Santos.

UBE, MAC, Academia do Nordeste e Academia Recifense de Letras promovem Luau Poético

Na 2ª feira passada, dia 23 de março, em concorrido evento no MAC, em Olinda, o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Recifense de Letras e a UBE realizaram mais uma sessão do projeto Poesia e Luar - um luau que, sob a liderança da diretora Célia Labanca e da acadêmica Zenaide Pedroza, reúne escritores de diversas entidades pernambucanas. A diretora-geral do MAC, Célia Labanca, divulgou o calendário anual do 'Poesia Luar', que vai promover encontro nos dias 04 de maio, 06 de julho, 14 de setembro e 21 de dezembro.

Gerusa Leal lança 'Versilêncios'

Na 5ª feira passada, dia 26 de março, em concorrido evento no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, a escritora Gerusa Leal lançou o livro de poemas 'Versilêncios'. O grupo 'Vozes Femininas' dramatizou poemas do livro.

Nonato Magalhães assume cadeira nº 33 da Academia Serra-Talhadense de Letras

No sábado passado, dia 28 de março, em concorrida solenidade na Câmara de Vereadores, o escritor Nonato Magalhães foi empossado pelo presidente Giovanni Sá na cadeira nº 33 da Academia Serra-Talhadense de Letras. O novo acadêmico foi saudado pelo escritor Antônio Filho Neto.

Bezerra de Lemos fala sobre o Acordo Ortográfico em Serra Talhada

No sábado passado, dia 28 de março, em evento promovido pela Academia Serra-Talhadense de Letras no auditório da Câmara Municipal de Serra Talhada, o professor Bezerra de Lemos, diretor de Língua Portuguesa da UBE, pronunciou palestra sobre o Acordo Ortográfico.

UBE recomendará livros de autores pernambucanos para aquisição pelas bibliotecas do Estado

A UBE está atualizando cadastro para apresentar rol de escritores vinculados à UBE às bibliotecas públicas com a sugestão de que, por ocasião da renovação do acervo, as bibliotecas incluam livros de autores pernambucanos contemporâneos nas aquisições.

A ficção em Pernambuco

Obra de Luzilá Gonçalves será homenageada pela UBE

Em 20 de abril, a obra da escritora Luzilá Gonçalves será homenageada pela UBE no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' é o seguinte:

20 de Abril: Luzilá Gonçalves Ferreira
25 de Maio: Antônio Filho Neto
22 de Junho: Felipe Jr.
20 de Julho: Gilvan Lemos
24 de Agosto: Homero Fonseca
21 de Setembro: Cyl Gallindo
19 de Outubro: Humberto França
23 de Novembro: Edvaldo Bronzeado

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelos escritores Cássio Cavalcante e Ana Maria César, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.
 

Coloque na agenda

31 de março. Lançamento do livro 'Amor in concert', de Leony Muniz.

06 de abril. Homenagem a obra do escritor Paulo Dantas no âmbito do projeto Jardim das Letras.

20 de abril. Homenagem a obra da escritora Luzilá Gonçalves no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco.

06 de maio. Lançamento da revista 'Nova Águia' no Recife.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Aconteceu

23 de março. Poesia Luar, no MAC.

26 de março. Recital Afogados em Poesia, às 15h00, com homenagem ao Poeta Malungo, no auditório da Biblioteca Popular de Afogados.

26 de março. Vitrine do Mês homenageia e expõe obra do Poeta Malungo, às 15h00 na Biblioteca Popular de Afogados.

26 de março. Lançamento de 'O livro submerso - Contos & Novelas', de Marcos Creder, na Livraria Saraiva, no Shopping Recife, às 19h00.

26 de março. Abertura da mostra 'Caminhos do Santo', de Ana Veloso, no MAC, em Olinda.

28 de março. Posse de Nonato Magalhães, na Academia de Letras de Serra Talhada.

Antônio Campos fala sobre Ernest Hemingway na Academia de Artes e Letras

Na última 5ª feira, dia 26 de março, em concorrido evento no Memorial da Medicina, o acadêmico Antônio Campos proferiu palestra sobre a vida e a obra de Ernest Hemingway na Academia de Artes e Letras de Pernambuco.

Fátima Almeida recebe documentação da UBE

No último sábado, dia 28 de março, em solenidade simples realizada em Belo Jardim, a escritora Fátima Almeida, que representa o mundo literário de Surubim na UBE, recebeu documentação que comprova sua inscrição na entidade. Ainda este semestre, a UBE concluirá o recadastramento dos sócios e fará a substituição de todas as carteiras de associados. Os estudos finais para o procedimento estão a cargo do escritor Fernando Farias, diretor administrativo da entidade.

 

Lançamentos

Leony Muniz convida para a música erudita dos compositores pernambucanos

Na próxima 3ª feira, dia 31 de março, em evento programado para às 19h30, no salão nobre do Teatro de Santa Isabel, no centro do Recife, a escritora Leony Muniz vai lançar o aguardado 'Amor in Concert'. A solenidade vai contar com participação especial de Elyanna Caldas.

Curtinhas................................................

Jessier Quirino estará no Teatro de Santa Izabel nos dias 03, 04 e 05 de abril. Maiores informações pelo fone (81) 3232-2940.

Já está circulando o boletim nº 41 da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, liderada pelo escritor Luis Lourenço.

A escritora e editora Salete Rêgo Barros anunciou a abertura do site da Editora Novo Estilo. Cada autor vinculado à editora terá sua própria página no site. O endereço é www.novoestiloeditora.com.br

O blog do escritor Felipe Jr., vice-presidente da UBE, está com novas poesias. Clique aqui e saiba tudo sobre o que acontece no mundo cultural.

A escritora Jair Martins, diretora da UBE, inaugurou o blog 'Com sentimento da palavra'. Para visitar, basta clicar aqui.

Leitura ao alcance de todos ........................

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Artigo de Olímpio Bonald Neto sobre 'A UBE-PE E DOM HÉLDER'. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

 

Blogs recomendados

Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando: Antônio Nunes

Nova Águia

'Nova Águia' será lançada na UBE

Na última 3ª feira, dia 24 de março, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, se reuniu com o escritor Humberto França, diretor de relações internacionais da entidade, para acertar detalhes do lançamento da revista 'Nova Águia' no Recife. A revista será lançada no dia 06 de maio, em solenidade nos jardins da UBE, com a presença do presidente da Associação Mares Navegados, Amândio Silva, que falará sobre o Movimento Internacional Lusófono. Na ocasião, o diretor Humberto França pronunciará palestra sobre a obra de Agostinho da Silva, tema principal da terceira edição da revista Nova Águia.

UBE realizará IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na última 3ª feira, dia 24 de março, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, teve encontro com o produtor cultural Rogério Robalinho para tratar sobre o IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, que a entidade pretende realizar em abril de 2010.

Homenagem a Mauro Mota

Em novembro, a UBE homenageará Mauro Mota por ocasião da passagem do 25º aniversário de sua morte. O evento será organizado pelo escritor Humberto França, diretor de relações internacionais da entidade.

Humberto França fala em homenagem a Aurélio de Limeira Tejo

Em 15 de maio, em sessão solene programada para às 19h00, a Câmara dos Vereadores de Caruaru festejará o aniversário de fundação da cidade comemorando o Centenário de Aurélio de Limeira Tejo. Na ocasião, o escritor Humberto França, diretor de relações internacionais da UBE, pronunciará palestra

Jardim das Letras

Paulo Dantas homenageado pelo  projeto 'Jardim das Letras'

Em 06 de abril, em sessão programada para começar às 19h00, estreando o projeto 'Jardim das Letras', a UBE homenageará o escritor Paulo Dantas, cuja história artística oferece grande contribuição para o engrandecimento da entidade e da literatura pernambucana. A homenagem ocorrerá nos jardins da UBE, na rua de Santana, 202, no bairro de Casa Forte, no Recife.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Jardim das Letras' é o seguinte:

06 de Abril: Paulo Dantas
04 de Maio: Yolanda Cavalcanti
01 de Junho: Lúcia Sobral
06 de Julho:
03 de Agosto: Lúcio Ferreira
21 de Setembro:
06 de Outubro: Maria Luiza
16 de Novembro:
14 de Dezembro:

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', idealizado por Cássio Cavalcante e coordenado por Jair Martins, ocorre através de encontros mensais nos jardins da UBE, em sessões abertas ao público.

ESCÁRNIO COM A CULTURA PERNAMBUCANA

Presente de Natal do ex-prefeito João Paulo aos escritores pernambucanos foi doar o terreno da UBE para a CPRH

Na última 4ª feira, dia 25 de março, a UBE recebeu notificação extra-judicial da URB informando que, em 24 de dezembro de 2008, no apagar do mandato, o ex-prefeito João Paulo doou parte do patrimônio da UBE para a CPRH. Este foi o presente dado pelo ex-prefeito João Paulo para os escritores pernambucanos. Uma vergonha! Os escritores contam com o bom senso do prefeito João da Costa e do governador Eduardo Campos para ajudar a UBE a não deixar que este crime contra a cultura pernambucana se consolide.

CPRH tenta emparedar sede da UBE

Na 4ª feira passada, dia 24 de março, depois de um período de calmaria, a sede da União Brasileira de Escritores, no bairro de Casa Forte, no Recife, voltou a ser alvo de agressões pela Agencia Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), que tentou emparedar a entidade, só não o fazendo graças a pronta reação do escritores Paulo Dantas e Jair Martins. Mesmo assim, usando de extrema truculência, a CPRH afrontou os escritores pernambucanos e bloqueou o terreno da UBE com uma Kombi (que, nunca é demais lembrar, deveria estar cumprindo alguma missão pelo Estado, cujo meio ambiente está penando com poluidores jamais molestados pela tal CPRH). No dia seguinte, por breves instantes, a Kombi foi retirafa e, em mais um gesto agressivo e primário, a CPRH voltou a tentar emparedar a sede da União Brasileira de Escritores, sendo mais uma vez rechaçada pela pronta reação dos diretores da UBE.

Alexandre Santos denuncia tentativa de emparedamento da sede da UBE em Serra Talhada

No sábado passado, dia 28 de março, em pronunciamento na Câmara de Vereadores de Serra Talhada por ocasião de palestra promovida pela Academia Serra-Talhadense de Letras, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, explicou o estágio da luta pela preservação do terreno dos escritores pernambucanos, no bairro de Casa Forte, no Recife, e denunciou a recente tentativa de emparedamento da UBE pela CPRH. "Lutamos contra forças rudes, insensíveis e autoritárias, que não têm a menor idéia da importância da cultura para um povo. É lamentável que, em pleno século XXI, ainda existam homens públicos tão primários", disse o presidente da UBE, recebendo a solidariedade dos presentes.

Malungo mobiliza poetas populares contra esbulho do patrimônio dos escritores pernambucanos

Na 5ª feira passada, dia 26 de março, por ocasião de homenagem recebida na biblioteca pública de Afogados, o premiado poeta Malungo, denunciou a agressão do governo do Estado e da Prefeitura do Recife contra o patrimônio dos escritores pernambucanos e declarou seu apoio ao esforço da UBE para preservar o imóvel que abriga a sede da entidade.

Curtinha

O poeta André Cervinskis está entre os escritores pernambucanos que firmaram lista de apoio a luta da UBE pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos.

 

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.

Lançada obra sobre a poesia de Maria do Carmo Barreto Campello de Melo

Na 6ª feira passada, dia 27 de março, em concorrido evento no Memorial da Medicina de Pernambuco, no Derby, foi lançado o livro 'Sempre poesia', organizado pela escrita Ana Flávia Campello de Melo com a obra da acadêmica Maria do Carmo Barreto Campello de Melo.

Marcos Passos lança 'Retratos do Sertão'

No último sábado, dia 28 de março, em concorrido evento na Casa da Cultura, o escritor Marcos Passos lançou o livro 'Retratos do Sertão'.

Lançado 'O lavrador e o tempo', de Lourdes Nicácio

Na 4ª feira passada, dia 25 de março, em concorrido evento no auditório da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, a escritora Lourdes Nicácio lançou o livro 'O lavrador e o tempo'.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Poetas exigem maior cuidado com Rio Capibaribe

Na 4ª feira passada, dia 25 de março, por ocasião da 287ª sessão do projeto Quarta as Quatro, quando os jardins da UBE receberam 42 escritores, incluindo o poeta Wellington de Melo, que lançou seu livro "Desvirtual provisório", sendo muito aplaudido, eclodiu um movimento dos poetas recifenses contra o estado de abandono do rio Capibaribe, tomado pela sujeira e poluição. Em pronunciamento emocionado, o jornalista Tavares de Lima apelou para que o presidente da UBE-PE, escritor Alexandre Santos, lidere uma volante cultural para denunciar a situação de abandono do Rio Capibaribe. O apelo do jornalista Tavares de Lima ganhou eco, inclusive do produtor cultural Pedro Rodrigues, que reforçou a preocupação, destacando o documentário apresentado no Vetor Cultural sobre a triste situação do rio. O escritor Alexandre Santos reconheceu o estado de abandono do rio e, acatando sugestão do vice-presidente Geraldo Ferraz, propôs a edição de uma antologia com trabalhos sobre o problema e lançou o desafio 'Um grito pelo Capibaribe'.

O coordenador Geraldo Ferraz lembra que faltam 13 programas para o projeto alcançar a 300ª edição.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

O lavrador e o tempo, de Lourdes Nicácio.

Filosofando a vida, de Antonio dos Anjos.

Assombrações e coisas do além, de Fátima Quintas.

Histórias verdadeiras, de Lucilo Varejão Neto.

A história comum de uma mulher qualquer, de Célia Labanca.

Silêncio das velas vivas, de Bartyra Soares.

Versilêncios, Gerusa Leal.

Senhor Krauze, de Alberto Lins Caldas.

Nara Leão: A musa dos trópicos, de Cássio Cavalcante.

Ponte Giratória, de Paulo Paiva.

Recife dos meus sonhos, de Edvaldo Arlego

Você pode ler 'A VOZ DO ESCRITOR' no site do Vetor Cultural. Basta clicar aqui

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Academia do Nordeste cria Medalha José Alcides Pinto

Em seu 11º número, o informativo 'Alane' publicado pelo Núcleo Ceará da Academia do Nordeste informa a criação da medalha José Alcides Pinto. A comenda será una e anual e prestigiará nomes que prestaram relevantes serviços à literatura e à Academia do Nordeste.

Fundação Pierre Chalita e Academia do Nordeste realizam I Salão de Artes Plásticas

Em 08 de maio, em solenidade programada para às 17h00 no Armazém de Arte da Fundação Pierre Chalita, na Praça Manoel Duarte, em Jaraguá, em Maceió, a Fundação Pierre Chalita e a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizarão o 'I Salão de Maio de Artes Plásticas'.

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

UBE recadastra associados

Dando início a um programa de modernização, a UBE começou o recadastramento dos sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:         Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail

Sobrames inaugura homepage

A Sobrames-PE está com sua página virtual. O endereço é
http://www.sobrames.com.br O presidente Paulo Camelo informa que, embora ainda precise de alguns ajustes, a página pode ser acessada e comentada.

Mensagem aos escritores

Faça da UBE a sua segunda casa. Ela quer ser exatamente isto.

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

EUTOMIA

Revista de literatura e lingüística do departamento de letras da UFPE editada por Sueli Cavendish

Agulha - Revista de Cultura

Angústia Criadora

Angústia Criadora, de Ney Anderson, é blog cultural que, com, apoio da Folha de Pernambuco, divulga a cena cultural Pernambucana e novos escritores.

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU