A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 10 de maio de 2009

SOCIEDADE RESPONDE A AGRESSÃO AOS ESCRITORES PERNAMBUCANOS

'Acerto de Contas' manifesta apoio a UBE

Na última 6ª feira, dia 08 de maio, em matéria intitulada 'A lambança de JPLS com a UBE', o blog 'Acerto de Contas' mantido pelos jornalistas Marco Bahé e Pierre Lucena denunciou a agressão da prefeitura do Recife contra os escritores pernambucanos e declaram apoio a nossa luta pela preservação do nosso patrimônio. Em comentário ao blog, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, afirmou que "ao doar parte do terreno da UBE, o ex-prefeito desrespeitou uma lei municipal, os escritores e a cultura pernambucana. O presente de Natal que o ex-prefeito João Paulo deu aos escritores pernambucanos e, por extensão a cultura do Estado, deixa claro o tipo de consideração que tem pelas artes e pelos artistas. Esperamos que o prefeito João da Costa repare esta agressão aos artistas da palavra e revogue o arbítrio e a arrogância cometida por seu antecessor contra todos nós".  Clique aqui e leia a matéria completa. Ao final da matéria, na parte mais baixa da barra de rolagem, há um espaço para opiniões.

A ficção em Pernambuco

UBE vai homenagear obra de Antônio Filho Neto

Na 2ª feira, dia 25 de maio, a UBE vai homenagear a obra do escritor Antônio Filho Neto no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'. A sessão vai ocorrer no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem. Antônio Filho Neto, diretor de intercâmbio estadual da UBE, é diretor do jornal 'Correio do Pajeú'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' é o seguinte:

25 de Maio: Antônio Filho Neto
22 de Junho: Felipe Jr.
20 de Julho: Gilvan Lemos
24 de Agosto: Homero Fonseca
21 de Setembro: Cyl Gallindo
19 de Outubro: Humberto França
23 de Novembro: Edvaldo Bronzeado

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelos escritores Cássio Cavalcante e Ana Maria César, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.

Chumbago no MAC

Na 2ª feira passada, dia 04 de maio, em significativo encontro na sede do Museu de Arte Contemporânea, em Olinda, em promoção conjunta com a UBE, Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia Recifense de Letras e Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, o MAC realizou mais uma sessão do projeto Poesia e Luar. Desta vez, a parte musical do encontro ficou por conta de Júnior Chumbago.

INTERCÂMBIO

UBE e Associação Mares Navegados visitam Biblioteca de Afogados

Na 3ª feira passada, dia 05 de maio, os presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Amândio Silva, da Associação Mares Navegados, Amândio Silva, visitaram a Biblioteca Pública de Afogados, onde foram recebidos pela Gerente dos Centros de Pesquisa e Formação Cultural da cidade do Recife, Tereza Marinho, e pelo jornalista Pedro Martins, coordenador de eventos culturais da biblioteca.

A cultura a a arte em Pernambuco

UBE homenageia Ronaldo Correia de Brito

Em 18 de maio, em evento programado para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear a obra do escritor Ronaldo Correia de Brito no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, a obra do homenageado será apreciada por Arthur Ataide e Conrado Falco. Já têm presença confirmada o professor Lourival Holanda e o editor Marcelo Pereira.

SERVIÇO: O projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, é fruto de uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura e tem sessões mensais no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega. A entrada é gratuita.

 

Coloque na agenda

04 de maio. Homenagem a escritora Yolanda Cavalcanti no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'.

04 de maio. Encontro do projeto 'Poesia e Luar', no Museu de Arte Contemporânea, em Olinda.

05 de maio. Relançamento do livro 'Nara Leão: a musa dos trópicos, de Cássio Cavalcante, às 17h00, na Nossa Livraria.

06 de maio. Lançamento da revista 'Nova Águia' no Recife, às 18h00, na UBE.

07 de maio. Lançamento do livro 'Rumor de Vento, de Maria Lourdes Hortas, às 17h00, no Gabinete Português de Leitura.

07 de maio. Lançamento do livro 'Sendas do Oriente', de Telma Brilhante, às 19h00, na Biblioteca Pública Estadual.

08 de maio. Lançamento do livro 'Horas Verdes', de Paulo Salles, às 19h00, na Biblioteca Pública Estadual.

15 de maio. Palestra de Humberto França na Câmara de Vereadores de Caruaru por ocasião dos festejos comemorativos do Centenário de Aurélio de Limeira Tejo.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Aconteceu

27 de abril. Homenagem a obra da escritor Raimundo Carreiro no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', na Livraria Cultura.

29 de abril. Lançamento do livro 'Versilêncios' de Gerusa Leal, na Livraria Saraiva do Shopping Recife.

UBE presente na festa do comandante da PM

No sábado passado, dia 09 de maio, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, participou da homenagem oferecida pela Associação dos Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal ao coronel José Alves, comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco. A PM é uma das entidades com as quais a UBE firmou Termo de Cooperação Cultural para a realização de concursos literários.

 

Lançamentos

Vem aí 'As filhas de Lilith', de Cida Pedrosa

Em 20 de maio, em evento programado para às 19h00, na Livraria Cultura, a escritora Cida Pedrosa lançará o livro 'As filhas de Lilith', publicado pela Caliban.

 Valdene Duarte lança 'Sob o sol de cada manhã'

Na próxima 4ª feira, dia 13 de maio, em evento programado para começar às 19h00, na Livraria Internacional SBS, na Av. Rosa e Silva, a escritora Valdene Duarte lançará o romance 'Sob o sol de cada manhã'. Informações em http://valdeneduarte.wordpress.com/ 

Maria de Lourdes Hortas lança 'Rumor de Vento'

Na última 5ª feira, em concorrido evento no auditório Calouste Gulbenkian, no Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, a escritora Maria de Lourdes Hortas lançou o livro 'Rumo de Vento'.

'Nara Leão' na Nossa Livraria

Na 3ª feira passada, dia 05 de maio, em concorrido evento na Nossa Livraria, na Boa Vista, no centro do Recife, o escritor Cássio Cavalcante, secretário-geral da UBE, lançou o premiado livro 'Nara Leão A Musa dos Trópicos' em João Pessoa.

Paulo Salles Cavalcanti lança 'Horas Verdes'

Na 6ª feira passada, dia 08 de maio, em concorrido evento na Biblioteca Pública Estadual, o poeta Paulo Salles Cavalcanti lançou o livro 'Horas Verdes'.

Curtinhas................................................

Por ocasião de sua recente estada na Universidade de Wisconsin, onde proferiu conferência na abertura do Simpósio 'Nabuco and Madison', o escritor Humberto França, diretor de relações internacionais da UBE, teve jantar com Socorro e Domício Coutinho, presidente da UBE em Nova York, e José Thomaz Nabuco Filho, neto de Joaquim Nabuco.

Na 4ª feira passada, dia 06 de maio, o escritor Alexandre Santos entregou a Editora Bagaço os originais do livro 'A morte do pequeno demônio', que reúne 23 contos, tem prefácio escrito pelo acadêmico Everaldo Moreira Veras. O lançamento ainda não está marcado.

Na última 4ª feira, dia 06 de maio, em evento no polo Acauã-Aroeira, no Pátio de São Pedro, o músico e compositor Allan Sales e o poeta Felipe Junior apresentam o recital poético-musical 'O POETA E O CANTADOR'.

De 08 a 29 de maio, todas as 6ª feiras, de 15h00 às 18h00, no quarteirão fechado da Praça Sete, entre ruas Tamoios e Av. Afonso Pena, em Belo Horizonte, poetas mineiros se reunião no Poesia na Praça Sete. É poesia para todos.

Na 5ª feira passada, dia 07 de maio, em concorrido evento na Fundação Gilberto Freyre, as escritoras Maria Letícia Cavalcanti e Cláudia Freyre discutiram sobre o livro Açúcar.

No sábado passado, o escritor Antônio Nunes ofereceu mais uma Oficina de formação de novos autores na Aliança Francesa, no Derby. Os contos de Antonio Nunes são famosos e podem ser lidos no blog http://contonton.blogspot.com/  

'Xepa- Gara' é o nome do jornal de humor que será lançado em Garanhuns pelo escritor Aristóteles Bastos.

Carlos Maia atualizou o blog. Para ver, clique aqui.

Na 6ª feira passada, dia 08 de maio, o movimento Nós Pós movimentou o I Encontro de Comunicação Social da Faculdade Fama, na Rua Benfica, na Madalena.

Quer conhecer 'Rumor da Casa', de Telma Scherer? Clique aqui

O escritor Adelson Correia da Costa, autor do romance 'As Flores do Ruanda' anunciou que vai se associar a UBE.

Na 4ª feira, dia 06 de maio, a Orquestra Sinfônica do Recife apresentou no Teatro de Santa Isabel o repertório do CD "Pixinguinha Sinfônico Popular" dentro da Série Concertos Noturnos.

Na 5ª feira passada, dia 07 de maio, em concorrida palestra no auditório Joaquim Cardoso, no Museu do Estado, nas Graças, o acadêmico Reinaldo de Oliveira falou sobre 'Os bons caminhos da vida'.

Múcio Aguiar foi eleito para o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A caravana da UBE para a FLIP 2009 (Feira de Literatura de Paraty) está sendo organizada por Fátima Almeida. Maiores informações pelo fone (81) 9984.3266.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Artigo de Olímpio Bonald Neto sobre 'A UBE-PE E DOM HÉLDER'. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novo Estilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves;

 

Amândio Silva lança 'Nova Águia' no Recife

Na 4ª feira passada, dia 06 de maio, em concorrido evento conjunto da UBE e Gabinete Português de Leitura, na sede da União Brasileira de escritores, na rua de Santana, em Casa Forte, houve o 100º lançamento da revista portuguesa 'Nova Águia'.  A 3ª edição da revista trás como tema 'O legado de Agostinho da Silva, 15 anos após a sua morte'. Na ocasião, após os pronunciamentos inaugurais dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Vicente Miranda, do Gabinete Português de Leitura, Amândio Silva, presidente da Associação Mares Navegados, falou sobre a história da revista Nova Águia e o escritor Humberto França, diretor de relações internacionais da UBE, falou sobre a vida e a obra de Agostinho da Silva. A mesa ainda foi integrada pelo ex-presidente Nagib Jorge Neto e pelo vice-presidente Geraldo Ferraz, que conduziu os trabalhos cerimoniais. Depois de apresentação artística pelos dirigentes Dulce Albert e Jose de Lemos e de passistas do grupo de frevo da Escola Municipal Maestro Fernando Borges, foi servido o coquetel.  

Jardim das Letras

Grande festa marca homenagem da UBE a Yolanda Cavalcanti

Na 2ª feira passada, dia 04 de maio, em concorrida solenidade, a UBE prestou comovente homenagem a escritora Yolanda Cavalcanti no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'. Na ocasião, ao abrir a solenidade, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, denunciou a nova agressão da CPRH aos escritores pernambucanos, cujo terreno foi mais uma vez invadido por aquela agência estadual, que voltou a bloquear a sede da entidade. Os escritores Djanira Silva, Lucia Sobral, Lucia Cardoso, Miriam Brindeiro, Tavares de Lima, Paulo Dantas, Zuila Cartaxo, Dorinha Arruda, Nina Afonso, Lourdes Nicácio, Cristiane Holanda, Luciene Freitas, Maria Luiza de Paiva e Dulce Albert declamaram textos da homenageada

Lúcia Sobral será a próxima homenageada nos jardins da UBE. A escritora Lúcia Sobral é a próxima homenageada pela UBE no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'. A sessão está programada para o dia 1º de junho

Calendário anual. O calendário do projeto 'Jardim das Letras' é o seguinte:

01 de Junho: Lúcia Sobral
06 de Julho: Geraldo Ferraz
03 de Agosto: Lúcio Ferreira
21 de Setembro: Maria Luiza Paiva
06 de Outubro: Ester Steremberg
16 de Novembro: Alexandre Santos
14 de Dezembro: Raimundo Carrero

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', idealizado por Cássio Cavalcante e coordenado por Jair Martins, ocorre através de encontros mensais nos jardins da UBE, em sessões abertas ao público.

ESCÁRNIO COM A CULTURA PERNAMBUCANA

CPRH transforma terreno dos escritores pernambucanos em lixão

Na última 2ª feira, dia 04 de maio, em mais um gesto de arbítrio e arrogância, a CPRH voltou a ocupar o terreno da UBE. bloqueando o acesso da sede ao estacionamento. Desta vez, a CPRH invadiu o terreno dos escritores pernambucanos com 11 veículos - quatro picapes (placas HJB-7835 PE, KNH-2485PE, KLC-2649 PE e KHP-6908 PE) um Jeep (placa KLP-6487 PE); duas Kombis (placas KFK-5740 PE e KLY-3501 PE); dois Fiats (placas KJB-5409 PE e KJD-5379 PE); e dois Gols (placas KIR-3509 PE e KIX-0949 PE) -, alguns dos quais em estado de 'ferro-velho'.  "Estão tratando o terreno dos escritores pernambucanos como lixeira", afirmou o escritor Alexandre Santos, ao abrir a solenidade de homenagem a escritora Yolanda Cavalcanti na noite daquela 2ª feira.

Proposta Moção de Repúdio a prefeitura do Recife no Colegiado Nacional do Livro e da Leitura

Na próxima 3ª feira, dia 12 de maio, em reunião do Colegiado Nacional do Livro e Leitura, órgão que funciona no âmbito do Ministério da Cultura, a conselheira Maria das Graças Monteiro Castro vai denunciar a agressão e tentativa de esbulho do patrimônio dos escritores pernambucanos. Na ocasião, a conselheira Graça Castro vai apresentar Moção de Repúdio a Prefeitura do Recife e a CPRH.

Alexandre Santos denuncia agressão da CPRH em evento internacional da UBE

Na 4ª feira passada, dia 06 de maio, por ocasião de seu discurso de saudação ao intelectual português Amândio Silva, presidente da Associação Mares Navegados, que juntamente com o presidente Vicente Miranda, do Gabinete Português de Leitura, o escritor Humberto França, diretor de relações internacionais, e o jornalista Nagib Jorge Neto, ex-presidente da UBE, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, denunciou a mais recente agressão arbitrária sofrida pelos escritores pernambucanos que, mais uma vez, tiveram sua sede bloqueada por veículos da CPRH. "Desta vez, os agentes da ignorância ocuparam o patrimônio dos escritores pernambucanos com a mais nojenta sucata, colocando 11 veículos imprestáveis no nosso terreno, revelando a disposição de transformá-lo em depósito de lixo", disse o presidente da UBE, despertando uma onda de revolta em todos os presentes. 

Correio do Pajeú denuncia desrespeito aos escritores pernambucanos

Na 5ª feira passada, dia 07 de maio, por ocasião do Conselho de Cultura do Recife, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, distribuiu jornal literário 'Correio do Pajeú', dirigido pelo escritor Antônio Neto. Em matéria intitulada 'UBE clama por justiça', o jornal, que circula por todo o Sertão do Pajeú, se solidariza com a luta do escritor Alexandre Santos e relata a agressão contra o terreno dos escritores pernambucanos. "Fico na esperança de que o prefeito João da Costa mostre a sua sensibilidade de homem público e revogue o ato de doação ao CPRH assinado pelo então prefeito João Paulo nos últimos dias de seu governo".

Israel Guerra assume patrocínio da causa em defesa do terreno dos escritores pernambucanos

Na última 6ª feira, dia 08 de maio, após encontro com o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, o jurista Israel Guerra anunciou que vai patrocinar a causa da preservação do terrenos dos escritores pernambucanos, na rua de Santana, em Casa Forte.

Governo está jogando pesado

Na última 6ª feira, dia 08 de maio, numa reviravolta maluca do caso, indicando que força palacianas começaram a agir no caso, poucas horas após a UBE conseguir registrar o novo bloqueio feito pela CPRH ao terreno dos escritores pernambucanos, a polícia esteve em nossa sede para investigar denúncia de vandalismo contra a sucata jogada pela agência estadual no nosso terreno. Estão querendo transformar-nos de vítimas em criminosos. Este filme nós já vimos algumas vezes. 

Curtinha

A acadêmica Telma Brilhante está entre os escritores pernambucanos que firmaram lista de apoio a luta da UBE pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos.

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.
 

Telma Brilhante lança 'Sendas do Oriente' na Biblioteca Pública Estadual

Na 5ª feira passada, dia 07 de maio, em concorrido evento na Biblioteca Pública Estadual, a acadêmica Telma Brilhante lançou 'Sendas do Oriente'. O livro é recomendado pela UBE e pelo Grupo Literário Celina de Holanda.

Ano Nacional Joaquim Nabuco

Brazilian Endowment for the Arts promove concurso para mulheres

Entre os dias 14 e 16 de outubro, por ocasião do I Congresso Feminino de Literatura Brasileira, a Brazilian Endowment for the Arts realizará um concurso de literatura brasileira aberto às
mulheres. As candidatas podem concorrer nas categorias prosa e poesia. Para conhecer o regulamento, clique aqui.

Concurso Mundial

'Las Filigranas de Perder' organiza concurso mundial

O movimento literário independente 'Las Filigranas de Perder' está organizando um concurso mundial de conto e poesia pacifista, cujo resultado será divulgado por ocasião da 'Cúpula Mundial de Paz Bogotá 2009' quando ocorrerá a 'Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência'. Para conhecer o regulamento do concurso, clique aqui.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro será imortalizada em livro

Na 4ª feira passada, dia 06 de maio, por ocasião da 293ª sessão do projeto Quarta as Quatro, a UBE recebeu a visita de 60 escritores, incluindo o ex-presidente da UBE Nagibe Jorge Neto e a escritora Maria de Lourdes Hortas, diretora do Gabinete Português de Leitura.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

O lavrador e o templo, de Lourdes Nicácio.

As marca do tempo, de Margarida de Mesquita.

Sendas do Oriente, de Telma Brilhante

Alquimia das Palavras, de Célia Carvalho

João Cabral de Melo Neto, de Selma Vasconcelos

Horas Verdes, de Paulo Salles Cavalcanti

Deu com a pleura, de Gustavo Arruda

Academia Pernambucana de Letras homenageia memória de Pinto Ferreira

Na próxima 2ª feira, dia 11 de maio, em reunião programada para às 16h00, no salão nobre, a Academia Pernambucana de Letras prestará homenagem a memória do acadêmico ao jurista Luiz Pinto Ferreira, que recentemente concluiu a jornada entre nós e partiu para a eternidade.

Posse de Geraldo Ferraz será em 30 de maio

Está programado para o dia 30 de maio a posse do acadêmico Geraldo Ferraz na Academia de Letras e Artes de Gravatá.

UBE e Escola Helena Pugó firmam Cooperação Cultural

Na próxima 4ª feira, dia 13 de maio, em solenidade programada para às 16h00, por ocasião de sessão do projeto 'Quarta às Quatro', a UBE e a Escola Pública Helena Pugó firmarão convênio de Cooperação Cultural para a realização de concurso literário.

Alexandre Santos e Bezerra de Lemos debatem literatura no Museu da Cidade

Na última 4ª feira, dia 06 de maio, em encontro do auditório do Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, os escritores Alexandre Santos e Bezerra de Lemos participaram de debate no âmbito do Fórum de Literatura do Recife. O debate é um dos pontos altos da campanha eleitoral para a constituição do Conselho de Política Cultural do Recife, cuja eleição ocorre no próximo dia 18 de maio.

Gravado piloto do programa 'Livro Aberto'

Na última 4ª feira, dia 06 de maio, em almoço de trabalho, os escritores Dione Barreto e Alexandre Santos, da UBE, e o produtor cultural Tarcísio 'Bocão' Regueira traçaram as linhas gerais do programa 'Livro Aberto', que abrirá espaço de divulgação para as obras e os autores pernambucanos. Na gravação do programa-piloto, ocorrida naquele mesmo dia por ocasião do lançamento da revista portuguesa Nova Águia na UBE, a atriz Angélica Zenith entrevistou os escritores Alexandre Santos e Nagib Jorge Neto, presidente e ex-presidente da UBE. e o presidente do Gabinete Português de Leitura.

Nova Carteira

Os sócios já recadastrados podem providenciar a nova carteira da UBE junto aos diretores Jair Martins ou Fernando Farias.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

Você pode ler 'A VOZ DO ESCRITOR' no site do Vetor Cultural. Basta clicar aqui

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Mensagem aos escritores

Faça da UBE a sua segunda casa. Ela quer ser exatamente isto.

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

EUTOMIA

Revista de literatura e lingüística do departamento de letras da UFPE editada por Sueli Cavendish

Sobrames-PE

Agulha - Revista de Cultura

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

O site de Luiz Alberto Machado com o zine Tataritaritatá.

Vale a pena visitar

LETRAS&LEITURAS

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

O endereço do portal Abracadabra é www.portalabracadabra.com.br

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Josivan recomenda o site Recanto das Letras.

Lau Siqueira convida para uma visita ao blog POESIA SIM.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Boa literatura colombiana em 'Talleres de Creación Colectiva en Literatura'.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU