A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 05 de julho de 2009

Projeto Quarta às Quatro

UBE comemora 300ª sessão do Projeto Quarta às Quatro no Gabinete Português de Leitura

Na 4ª feira passada, dia 1º de julho, em concorrido evento, a UBE realizou a 300ª sessão do projeto literário 'Quarta às Quatro' no Gabinete Português de Leitura. A escolha do Gabinete Português de Leitura para realização do evento histórico reflete o bom relacionamento que une as duas entidades culturais. Na ocasião, a editora Novo Estilo lançará a Antologia do projeto, reunindo alguns dos melhores trabalhos apresentados desde o início do projeto.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Antônio Filho Neto assume diretoria cultural do Clube de Engenharia de Pernambuco

No sábado passado, dia 04 de julho, em concorrida solenidade no auditório da sede, na Madalena, o escritor Antônio Filho Neto foi empossado pelo escritor-engenheiro Alexandre Santos no cargo de diretor cultural do Clube de Engenharia de Pernambuco para cumprir o biênio 2009-2011.

Nelson Saldanha fala sobre 'assuntos amargos' na APL

Na 2ª feira passada, dia 29 de junho, em concorrida sessão no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Nelson Saldanha proferiu a palestras 'Mundo em crise e outros assuntos amargos'. Na ocasião, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da APL, prestou homenagem a Larissa de Souza Oliveira, vencedora do concurso nacional 'Soletrando 2009'.

 

Coloque na agenda

20 de julho. Homenagem a obra de Gilvan Lemos, na Livraria Saraiva.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Aconteceu

1º de julho. 300ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro' em programa especial no Gabinete Português de Leitura.

Cássio Cavalcante 1

Programa gravado por Cássio Cavalcante sobre 'Nara Leão' vai ao ar na próxima 2ª feira

Na próxima 2ª feira, dia 06 de julho, às 22h00, vai ao ar pela TV Universitária, a entrevista dada por Cássio Cavalcante sobre 'Nara Leão' ao colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois, no programa 'De lá pra cá', gravado no Beco das garrafas para a rede Brasil.

Cássio Cavalcante 2

Cássio Cavalcante lança 'Nara Leão' em Parati

Na última 5ª feira, dia 02, em concorrido evento no Dinhos bar, na Rua da Matriz, no Centro Histórico de Parati, o escritor Cássio Cavalcante, lançou o premiado 'Nara Leão' e, dois dias depois, no sábado passado, dia 04 de julho, juntamente com outros autores, esteve em sessão de autógrafos na Pousada 'Villas de Parati, na Avenida Otávio Gama, no Caborê.

Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda lança 7ª Antologia

Neste domingo, dia 05 de julho, em evento iniciado às 15h30, no Instituto Histórico de Olinda, a Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda lançou a 7ª Antologia, reunindo trabalhos de 24 poetas e prefácio do crítico e ensaísta André Cervinskis. A Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda é um grupo literário anárquico criado pelos escritores Olimpio Bonald Neto, Madalena Castro, Selam Ratis e Tereza Tenório que se reúne mensalmente em Olinda desde 1997.

Nós Pós na próxima 4ª feira no Burburinho

Na próxima 4ª feira, dia 08 de julho, o Nós Pós estará a partir das 20h00, no Bar Burburinho, na Rua Tomazina, no Bairro do Recife. Os convidados são Cláudia Trevisan, Ana Maria Pereira, Fernanda Maia e Carlos Gomes, Poeta Jorge e o músico Arielson, Jhonatan Sodré e Bruno Piffardini. A apresentação ficará por conta de Adélia Coelho.

Dremelgas Literárias se apresenta em 23 de julho

Em 23 de julho, em evento programado para às 16h00, na Biblioteca Pública de Afogados, o grupo poético Dremelgas Literárias, que reúne 12 poetas e escritores, vai apresentar 'Livros que mudaram o mundo'.

Lançamentos

Lançamento de 'Cem poetas sem livros' será na próxima 5ª feira

Na próxima 5ª feira, dia 09 de julho, em evento programado para às 19h00, na sede do IMC, em Casa Forte, o Litera PE - Movimento pela Edição, Divulgação/Distribuição e Consumo de Livros Pernambucanos - lançará a coletânea 'Cem poetas Sem livros', reunindo poemas de cem poetas.

Curtinhas................................................

Em sua edição do terceiro trimestre de 2009, o boletim digital 'Opción', do Editorial Arte y Literatura do Instituto Cubano do Livro, merecem destaque os escritores Gore Vidal, Giovanni Verga e Gérard de Nerval.

Margot Monteiro convida para a palestra 'Intervenções modernas em cidades antigas' que José Luiz da Mota Menezes vai proferir na próxima 5ª feira, dia 09 de julho, no auditório Joaquim Cardozo, no Museu do Estado.

A Editora Calibán teve 17 títulos selecionados e colocados em exposição na livraria oficial da FLIP 2009.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Lourdes Nicácio recomenda uma visita ao blog mariaclara-simplesmentepoesia.blogspot.com  

Já nas livrarias a coletâneas 'Preconceito'. O livro mais recente do escritor e editor Edvaldo Arlego.

O regulamento para o Concurso Literário 'Cidade de Conselheiro Lafaiete', promovido pela Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) pode ser pedido ao presidente Allex Milagre pelo e-mail aclclafayette@gmail.com

Na 5ª feira passada, dia 02 de julho, César Castro lançou o livro 'Leis e regulamentos' no Palácio Cristo Rey, na Praça Gonçalves Dias, na região central de São Luiz, no Maranhão.

O livro 'Postales de la Aldea', de Margarita M. Sacks e ilustrações de María Laura Rivas, faz parte do catálogo de Vela al viento - ediciones patagónicas.

A Faculdade São Miguel apresentou peça baseada no livro 'Os dois mundos de Madalena', de Lourdes Nicácio.

O presidente Paulo Camelo já distribuiu o Boletim nº 67 da Sobrames-PE. Clique aqui e veja o documento na íntegra

Em 02 de julho, precisamente às 09h40, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Padre ou Maestro'. Para ler, clique aqui

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de julho de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Artigo de Olímpio Bonald Neto sobre 'A UBE-PE E DOM HÉLDER'. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novo Estilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos.

 

3ª feira é dia de Poesia e Luar

Na próxima 3ª feira, dia 07 de julho, em evento programado para às 19h00, no átrio do MAC, em Olinda, Célia Labanca e Zenaide Pedrosa receberão poetas, romancistas, trovadores, contadores de histórias, atores, jornalistas, músicos, cantadores, e quem mais aparecer em mais um encontro literário 'POESIA LUAR'. DEsde já, a diretora Célia Labanca divulga o calendário dos próximos encontros: 14 de setembro e 21 de dezembro. 'Poesia e Luar' é uma promoção conjunta do MAC, Academia de Letras e Artes do Nordeste, UBE e Academia Recifense de Letras.

A ficção em Pernambuco

Obra de Gilvan Lemos será alvo de homenagem pela UBE

Em 20 de julho, em encontro programado para o Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a obra do romancista Gilvan Lemos será homenageada pela UBE no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

20 de Julho: Gilvan Lemos
24 de Agosto: Homero Fonseca
21 de Setembro: Cyl Gallindo
19 de Outubro: Humberto França
23 de Novembro: Edvaldo Bronzeado

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelos escritores Cássio Cavalcante e Ana Maria César, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.

UBE e Bienal acertam ponteiros

Na 4ª feira passada, dia 01 de julho, dando seqüência a série de encontros com os líderes dos principais eventos programados para Pernambuco, a diretoria da UBE se reuniu com o dirigente Rogério Robalinho para discutir a participação da entidade na Bienal. No dia seguinte, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, se encontrou com o jornalista e escritor Homero Fonseca, curador da Bienal do Livro em Pernambuco, para aprofundar algumas idéias surgidas na véspera.

Escritor Alexandre Santos reconduzido para presidência do Clube de Engenharia de Pernambuco

No sábado passado, dia 04 de julho, em concorrida solenidade no auditório da sede, na Madalena, o engenheiro-escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, foi empossado na presidência do Clube de Engenharia de Pernambuco.

UBE visita Igarassú

Na próxima 6ª feira, dia 10 de julho, acompanhado da diretora Jair Martins, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, viajará a Igarassu, onde tem encontro agendado na secretaria de educação para tratar a possibilidade de realização de projetos literários naquele município.

LUTA DA UBE

Entidades visitam terreno da  UBE e repudiam invasão do CPRH

Na última 5ª feira, dia 02 de julho, por ocasião de reunião sobre a dinâmica poética do Festival Recifense de Literatura, os diretores Fernando Farias e Rogério Generoso levaram representantes de diversos movimentos e grupos literários para conhecer o terreno da UBE invadido pela CPRH. Na ocasião, as atitudes da CPRH e a da Prefeitura do Recife foram condenadas. 

Curtinha

O acadêmico Antônio Filho Neto está entre os escritores pernambucanos que firmaram lista de apoio a luta da UBE pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos.

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.
 

Flig realiza reunião decisiva

Na próxima 4ª feira, dia 08 de julho, os presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Alexandre Santos, da UBE, e João Marques, da Academia de Letras de Garanhuns, se encontrarão para avaliar os preparativos para a realização do IV Festival Literário de Garanhuns (FLig). O encontro será na sede da Academia de Letras de Garanhuns e contará com a participação da secretária municipal de cultura, Ivone Silva.

UBE promove encontro de grupos e movimentos que participarão no Festival Recifense de Literatura

Na 5ª feira passada, dia 02 de julho, dando início ao processo de organização da Festa do Livro, do Palco e da tenda de autógrafos do Festival Recifense de Literatura, a UBE reuniu representantes de diversos grupos e movimentos poéticos que militam no Estado em sua sede, na rua de Santana, em Casa Forte. Na ocasião, o poeta Rogério Generoso, coordenador da seqüência, apresentou as linhas gerais das atividades a cargo da UBE e colheu sugestões. O Festival do Recife ocorrerá entre os dias 16 e 23 de agosto.

Sai 64ª edição de Archipiélago

A 64ª edição da revista internacional de cultura Archipiélago, dirigida pelo escritor mexicano Carlos Véjar, aborda o bicentenário dos primeiros gritos de independência na América Hispânica.

Pedro Cervantes Ojeda se apresenta em Oaxaca

Na 3ª feira passada, dia 30 de junho, em concorrido concerto realizado em parceria pelo Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca e Programa de Estímulos à Criação e Desenvolvimento Artístico de Oaxaca, o clarinetista Pedro Cervantes Ojeda apresentou peças barrocas e do folclore mexicano no Pátio do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, no Centro Histórico de Oaxaca, no México.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Jardim das Letras

UBE homenageará Geraldo Ferraz

Na próxima 2ª feira, dia 06 de julho, em solenidade programada para às 19h00, nos jardins da sede, em Casa Forte, a UBE homenageará o acadêmico Geraldo Ferraz, vice-presidente da entidade e coordenador do projeto Quarta às Quatro, no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Jardim das Letras' é o seguinte:

06 de Julho: Geraldo Ferraz
03 de Agosto: Lúcio Ferreira
21 de Setembro: Maria Luiza Paiva
06 de Outubro: Ester Steremberg
16 de Novembro: Alexandre Santos
14 de Dezembro: Raimundo Carrero

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', idealizado por Cássio Cavalcante e coordenado por Jair Martins, ocorre através de encontros mensais nos jardins da UBE, em sessões abertas ao público.

Vale a pena ler

Mensagens, de Antônio Campos.

O Recife e outros poemas, de Robson Sampaio.

Libelo do silêncio, de Nicolino Limongi.

Quando as acácias florescem, de Lygia de Souza Leão.

Rituais do desejo, de Lourdes Sarmento.

A maldição do serviço doméstico, de Djanira Silva.

Aceita um cafezinho?, de Verônica Nery.

Foi mesmo?..., de Perseu Lemos.

Cactos e Corais, de Paulo Cardoso.

Sexo a moda patriarcal, de Fátima Quintas.

As sociedades no planeta Terra, de Abdias Moura.

Tempo de memórias, de Salete Rego Barros.

A dupla face do baralho, de Raimundo Carrero.

Pequenas traduções de grandes poetas, de Milton Lins.

UBE visita Surubim

Na próxima 5ª feira, dia 09 de julho, acompanhado da diretora Jair Martins, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, viajará a Surubim, onde tem encontro agendado na secretaria de educação para tratar a possibilidade de realização de projetos literários naquele município.

Adiada viagem a Barreiros

A viagem do presidente Alexandre Santos a Barreiros, que estava originalmente programada para a 6ª feira passada, dia 03 de julho, foi adiada para o dia 24 de julho. Na ocasião, o presidente da UBE conversará com autoridades municipais sobre a possibilidade de realização de projetos literários naquele município.

Nova Carteira

Os sócios já recadastrados podem providenciar a nova carteira da UBE junto aos diretores Jair Martins ou Fernando Farias. O preço da renovação da carteira é de R$ 10.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

EUTOMIA

Revista de literatura e lingüística do departamento de letras da UFPE editada por Sueli Cavendish

Sobrames-PE

Agulha - Revista de Cultura

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU