A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 02 de agosto de 2009

JARDIM DAS LETRAS

UBE homenageia escritores publicados pela editora Novoestilo

Na próxima 2ª feira passada, dia 03 de agosto, em evento programado para as 19h00, nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, a UBE vai homenagear escritores publicados pela editora Novoestilo no âmbito do projeto Jardim das Letras. Na ocasião, representando os escritores homenageados - Adiuza Belo, Djanira Silva, Erivan Felix Vieira, Joseti Cavalcanti, Lúicia Cardoso, Luciente Freitas, Ricardo Japiassu, Si Cabral, Shoia Durand, Tavares de Lima e Telma Brilhante -, a editora Salete Rego Barros vai ser saudada pela escritora Jair Martins, coordenadora do projeto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Jardim das Letras' é o seguinte:

03 de Agosto: Novoestilo
21 de Setembro: Maria Luiza Paiva
06 de Outubro: Ester Steremberg
16 de Novembro: Alexandre Santos
14 de Dezembro: Raimundo Carrero

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', idealizado por Cássio Cavalcante e coordenado por Jair Martins, ocorre através de encontros mensais nos jardins da UBE, em sessões abertas ao público.

Boletim da Sobrames-PE já está no ar

No último sábado, dia 1º de agosto, como sempre faz às primeiras horas do primeiro dia de cada mês, o médico-escritor Paulo Camelo, presidente da Sobrames-PE, distribuiu a edição de nº 68 do Boletim Sobrames. O editorial deste mês, escrito pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, se refere ao Dia Nacional do Escritor. Clique aqui e veja o Boletim.

 

Coloque na agenda

04 de agosto. Lançamento do livro 'Retratos falhados', de Dalila Teles Veras, a partir das 17h00, no Gabinete Português de Leitura.

11 de agosto. Lançamento de 'Seleta visceral', de Lara, no no Teatro do Mamulengo, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

12 de agosto. Lançamento de 'Escritos do coração', de Jair Martins, nos jardins da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife.

23 de agosto. Lançamento de 'Um livro de contos', de Alexandre Santos, no estande da Editora Bagaço, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Aconteceu

29 de julho. Lançamento do livro 'No Visgo do Improviso', da pesquisadora e jornalista Maria Alice Amorim.

30 de julho. Palestra de Edvaldo Arlego sobre 'A vida e a obra de Wellington Virgolino', na Academia de Artes e Letras de Pernambuco, no Memorial da Medicina.

30 de julho. Lançamento ao vivo da 2ª edição de 'O Fim da Velhice: a superação bem-humorada de um conceito', organizado por Jacques Ribemboim e Dulce Albert, no programa Samir Abou Hana, na TV Universitária.

Tarciana Portella recebe visita de Giovanni Sá e Alexandre Santos

Na última 3ª feira, dia 28 de julho, a representante do Ministério da Cultura no Nordeste, a escritora Tarciana Portella, recebeu visita de cortesia os presidentes da Academia Serra-Talhadense de Letras, Giovanni Sá, e da UBE, Alexandre Santos, que estava acompanhado do poeta Valmir Jordão. Na ocasião, depois de ampla explanação sobre os projetos que o Ministério da Cultura vem levando adiante na área literária, Tarciana Portela apresentou sugestões para a UBE levantar os recursos que a entidade precisa para quitar pendências com a receita federal e, assim, adquirir condições jurídicas para firmar convênios com e parcerias com o poder público.

Lançamentos

Paulo Camelo lança 'Inibido canto'

Na próxima 2ª feira, dia 03 de agosto, por ocasião da reunião mensal da Sobrames-PE, às 08h30, no auditório do Memorial da Medicina, no Derby, o escritor Paulo Camelo, presidente da entidade, lançará o livro 'Inibido canto'.

Jair Martins lança 'Escritos do Coração'

Em 12 de agosto, em evento programado para às 19h00, nos jardins da UBE, a escritora Jair Martins vai lançar o livro 'Escritos do Coração', publicado pela Novoestilo.

'Seleta visceral' é o novo livro de Lara

Em 11 de agosto, o poeta Lara (apelido e pseudônimo de Luís Miranda) festejará as Bodas de Prata Literárias com o lançamento do livro 'Seleta Visceral', às 19h00, no Teatro do Mamulengo, Bar de Moura, na Rua da Guia, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Alexandre Santos lançará 'Um livro de contos' no Festival do Recife

Na última 6ª feira, dia 31 de julho, a editora Bagaço concluiu a publicação de 'Um livro de contos', que reúne 22 contos escritos por Alexandre Santos. O livro será lançado às 17h00 do dia 23 de agosto, simultaneamente nos estandes da UBE e da Editora Bagaço, na Praça do Arsenal, por ocasião da Festa do Livro, que encerrará o Festival Recifense de Literatura. 

Curtinhas................................................

Neste domingo, dia 02 de agosto, a banda Revolution faz o melhor dos Beatles na livraria Cultura, no Paço Alfândega.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Agora a revista Eutomia, do Departamento de Letras da UFPE, está domínio próprio. Para visitar qualquer dos três números já publicados, basta clicar em em www.eutomia.com. O e-mail é eutomia@hotmail.com.

Nos dias 14, 15 e 16 de outubro, o BEA realizará  Congresso e Concurso de Prosa e Poesia. Com a presença já confirmada do cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, o congresso será aberto na New York Film Academy, pela acadêmica Ana Maria Machado.

A VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco vem aí. Vai ser entre 02 a 12 de outubro. Clique aqui e saiba mais sobre o evento.

Na última 2ª feira, dia 27 de julho, o escritor Cyl Gallindo foi eleito para suceder o mestre Pinto Ferreira na Academia Pernambucana de Letras.

'A vida e os vivos' é nome de um dos poemas de Pedro du Bois.

Atendendo convite de Maria de Lourdes Hortas, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, enviou artigo sobre 'a importância das associações literárias' para publicação na revista 'Encontros', do Gabinete Português de Leitura.

A UBE indicou o escritor Fernando Farias para coordenar a grade da Plataforma de Lançamentos bolada pelo curador Homero Fonseca na Bienal do Livro em Pernambuco.

Rogério Generoso é o 'homem forte' da UBE no Festival Recifense de Literatura.

La Cosmopista lança livraria digital. Os interessados podem enviar os arquivos em linguagem word ou pdf. Maiores informações no site www.enlacosmopista.com.ar ou pelo e-mail autonautas@enlacosmopista.com.ar

'Nara Leão A Musa dos trópicos', de Cássio Cavalcante, está no site Glamurama, de Joyce Pascowith. Para ler, basta clicar aqui.

A posse dos membros do Conselho de Política Cultural do Recife será na próxima 3ª feira, dia 04 de agosto, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Os conselheiros que representam o seguimento de literatura são Alexandre Santos e Bezerra de Lemos.

Na última 3ª  feira, dia 28 de julho, em apenas dois anos de funcionamento, o blog de Homero Fonseca dobrou a marca de meio milhão de acessos. Para conhecer o blog, basta um clique aqui.

Na 5ª feira passada, dia 30 de julho, o poeta Carlos Maia comemorou o 50º aniversário n'O Escritório, de Maysa, no Mercado da Boa Vista.

A partir de 08 de agosto, entra no ar o programa 'Pé na Rua', que será exibido na TV Universitária aos sábados às 15h00, com apresentação de Ivan Moraes Filho.

Vem aí o III Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas organizado por Humberto França.

Em 1º de agosto abrem-se as inscrições para o concurso literário 'Pinto Ferreira' instituído pelo jornal Gazeta Nossa em parceria com a UBE e com a editora Bagaço.

Em 31 de julho, precisamente às 06h50, o blog de Geraldo Pereira foi atualizado com a crônica 'Asa Branca',  que, no dizer do autor, é uma "ode, simples mas sincera, a Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nos vinte anos de seu encantamento".

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de agosto de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Artigo de Olímpio Bonald Neto sobre 'A UBE-PE E DOM HÉLDER'. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca

 

Exigüidade de prazos leva UBE e Centro Luiz Freyre a adiar I Encontro Nacional de Poesia Urbana

Na última 3ª feira, dia 28 de julho, em encontro mediado por Roberto Azoubel, Jorge Garcia e Santino Cavalcanti, do Ministério da Cultura, o dirigente Paulo Valença, do Centro de Cultura Luiz Freire, se reuniu com o presidente Alexandre Santos e o diretor Valmir Jordão para tratar a realização do I Encontro Nacional de Poesia Urbana. Pontos levantados em palestra por Jorge Garcia levaram as duas entidades a adiar o Encontro, inicialmente previsto para a primeira semana de dezembro, para a primeira quinzena de março de 2010.

Fórum de Literatura cobra restauração das estátuas dos poetas recifenses

Na 5ª feira passada, dia 30 de julho, em pronunciamento no auditório do Museu da Cidade, no Forte de Cinco Pontas, por ocasião da reunião plenária do Conselho de Cultura do Recife, o conselheiro Alexandre Santos, presidente da UBE e coordenador do Fórum de Literatura do Recife, fez referência a matéria publicada no Jornal do Commércio do último dia 26 de julho sobre o estado das estátuas que compõem o chamado 'Circuito dos Poetas' e pediu que o Conselho intercedesse junto a Prefeitura no sentido de restaurar os bustos "em sinal de respeito a cultura literária pernambucana".

UBE e Academia Afogadense de Letras realizam encontro

No dia 29 de agosto, em evento programado para às 19h30, no Auditório da CERALPA, à rua 15 de novembro, na região central de Afogados da Ingazeira, a UBE e a Academia Afogadense de Letras realizarão o ''ENCONTRO LITERÁRIO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA' com recital poético pelos grupos literários e apresentação de repentistas. O Encontro vem sendo organizado pelos poetas Antônio Neto, diretor de intercâmbio da UBE, e Antônio dos Anjos (Viola), presidente da Academia Afogadense de Letras

Cláudio Aguiar no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Na próxima 4ª feira, dia 05 de agosto, em solenidade programada para às 17h00, na Av. Augusto Severo, na Glória, o acadêmico Cláudio Aguiar será admitido no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. A saudação será feita por Arno Wehling, que falará sobre 'os espanhóis no Brasil'.

Arlego fala sobre Wellington Virgolino na Academia de Artes e Letras de Pernambuco

Na 5ª feira passada, dia 30 de julho, por ocasião de reunião ordinária da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, o escritor e editor Edvaldo Arlego pronunciou palestra sobre a vida e a obra do artista plástico Wellington Virgolino, irmão do acadêmico Wilton de Souza e autor do livro 'Virgolino, o cangaceiro das flores', que, na ocasião, agradeceu e registrou a profundidade do trabalho apresentado. 

LUTA DA UBE

Academias se solidarizam com luta da UBE para preservar patrimônio dos escritores pernambucanos

No sábado passado, dia 25 de julho, aproveitando a reunião ordinária da Academia de Letras e Artes do Nordeste nas instalações da UBE, o presidente Alexandre Santos levou os acadêmicos para conhecer o terreno que a CPRH pretende esbulhar com o apoio da Prefeitura do Recife. Na ocasião, os presidentes Carlos Cavalcanti, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, Wilton de Souza, pela Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, e o próprio Alexandre Santos, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, manifestaram apoio e solidariedade a luta a UBE para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos.

Curtinha

O poeta Malungo Farias está entre os escritores pernambucanos que firmaram lista de apoio a luta da UBE pela preservação do patrimônio dos escritores pernambucanos.

UBE precisa do apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos

A UBE conclama o apoio da sociedade para preservar o patrimônio dos escritores pernambucanos. Todos podem ajudar: comentando o assunto, manifestando publicamente o apoio ao nosso esforço, etc. Os advogados que quiserem se engajar podem se manifestar pelo fone (81) 9975-7364 ou pelos e-mails alexandresantos@br.inter.net ou ube@hotmail.com.
 

A ficção em Pernambuco

UBE homenageará Cyl Gallindo

Em 24 de agosto, em evento programado para às 19h00, no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, a UBE homenageará a obra do acadêmico Cyl Gallindo no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

24 de agosto: Cyl Gallindo
21 de setembro: Homero Fonseca
19 de outubro: Humberto França
23 de novembro: Edvaldo Bronzeado

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.

A cultura e a arte em Pernambuco

Selma Vasconcelos será homenageada pela UBE

Em 31 de agosto, em evento programado para às 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE homenageará a obra da acadêmica Selma Vasconcelos no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

31 de agosto: Selma Vasconcelos
14 de setembro: Esther Steremberg
12 de outubro: Clóves Marques
09 de novembro: Maria de Lourdes Hortas
14 de dezembro: Nós Pós

SERVIÇO: O programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Rúben Eduadro Gómez fala sobre Víctor Redondo

No dia 20 de agosto, em evento programado para as 19h30, na Casa de la Lectura, em Lavelleja, em Buenos Aires, Rubén Eduardo Gómez falará sobre a obra de Víctor Redondo.

Via Livros vai distribuir 'Nova Águia' no nordeste do Brasil

Na última 6ª feira, dia 31 de julho, em reunião na Via Livros, acompanhado do escritor Alexandre Santos, o presidente da Associação Mares Navegados, Amândio Silva, tratou com Tiago Balbo Coutinho sobre a distribuição da revista 'Nova Águia' na livrarias do Nordeste.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Edvaldo Arlego visita UBE

Na 4ª feira passada, dia 29 de julho, a UBE realizou a 304ª sessão do projeto literário 'Quarta às Quatro' registrando a presença de 54 escritores em seus jardins. O projeto recebeu visita do editor Edvaldo Arlego, que convidou a UBE para participar da homenagem que lhe será prestada na Praça do Arsenal, em 23 de agosto, pela passagem dos 70 anos de vida, 30 dos quais dedicados à literatura.

Curtinhas...............................

Em 26 de agosto, o projeto Quarta às Quatro se reunirá na Secretaria da Fazenda de Pernambuco.

O escritor português João Diogo dou livros de sua autoria para a UBE-PE.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo historiador Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Vale a pena ler

Inibido canto, de Paulo Camelo.

Virgolino, de Wilton de Souza.

Campos Ceifados, de Rosângela Ferraz.

Sendas do Oriente, de Telma Brilhante

Versilêncios, de Geruza Leal

Pernambuco no Tempo do Cangaço, de Geraldo Ferraz

Redenção de Poeta, de Cristiano Jerônimo

Pelo Avesso, de Jade Dantas

Ato Final, Jailson Marroquim

Cartas de Veneza, César Garcia

Divino Amor, de Fernanda Jardim

Um Livro de Contos, de Alexandre Santos

Gorgonas, de Alberto Lins Caldas

Nara Leão A Musa dos Trópicos, de Cássio Cavalcante

A Revolução Literária em Pernambuco, de José Bezerra de Lemos

Saga, de Marta Velozo

Escritos do Coração, de Jair Martins

Livro Azul, de Fernando Farias

Índios Brasis – Nordeste, de Clóvis Antunes

Aquarela da Vida, de João Diogo

UBE cria projeto para literatura do fantástico e do sobrenatural

O crepúsculo da terceira 5ª feira de todos os meses será dedicado pela UBE a literatura do fantástico e do sobrenatural. As sessões do novo projeto, que será coordenado pelas escritoras Salete Rego Barros e Rosa Bezerra, ocorrerão às 17h00 nas terceiras 5ª feiras de todos os meses, na sede da UBE. Quem tiver seus fantasmas, que os ponham a escrever.

UBE oficializa hino

Na próxima reunião mensal, programada para o dia 11 de agosto, a diretoria da UBE oficializará o hino da entidade. Usado pela primeira vez em solenidade oficial da UBE no dia 23 de julho, quando a entidade comemorou o Dia Nacional do Escritor, o Hino Oficial da UBE, composto pelo escritor e músico Adelmar Lyra, pode ser ouvido no site da entidade. Clique aqui e o ouça na íntegra.

UBE recorre a caridade dos sócios para repor parque digital e quitar débitos fiscais

Na 4ª feira passada, dia 29 de julho, por ocasião da sessão do projeto Quarta às Quatro, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, fez apelo no sentido de restaurar o parque digital da entidade, cujos equipamentos foram roubados, e de compor um fundo especial para custeio do esforço de regularização fiscal junto aos poderes públicos.

Nova Carteira

Os sócios já recadastrados podem providenciar a nova carteira da UBE junto aos diretores Jair Martins ou Fernando Farias. O preço da renovação da carteira é de R$ 10.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

EUTOMIA

Revista de literatura e lingüística do departamento de letras da UFPE editada por Sueli Cavendish

Sobrames-PE

Agulha - Revista de Cultura

Informações sobre concursos e prêmios literários no portal 'Amigos do Livro'.

Visite o site da REBRA e conheça mais sobre a Rede de Escritoras Brasileiras, uma organização que divulga mundialmente a literatura feminina brasileira. O site é www.rebra.org.

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Espia, a revista mais bem humorada da Internet, pode ser lida com um clique aqui.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Vale à pena visitar o site do jornal literário Linguagem Viva.

Letras-Uruguay. Página dedicada a difusão de escritores e literatura latino-americano.

Cássio Cavalcante

Bate-papo literal

com Cássio Cavalcante

Cássio Cavalcante no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU