A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 20 de dezembro de 2009

NATAL

UBE comemora o Natal em grande estilo

Na 4ª feira passada, dia 16 de dezembro, em concorrida festa, a UBE festejou o Natal e comemorou o sucesso alcançado ao longo do ano. Na solenidade, ocorrida na seqüência da sessão que encerrou a edição 2009 do projeto Quarta às Quatro, após ler texto comemorativo a efeméride, o vice-presidente Geraldo Ferraz passou a palavra para o presidente Alexandre Santos, que, além de conclamar a solidariedade entre as pessoas, de modo a universalizar e perenizar o sentimento natalino, instou a união e a comunhão como formas de ampliação do bem estar comum. Finalizando, o presidente da UBE falou do significado do Movimento 'União pelas Letras', que inspira a gestão da entidade, e convidou os dirigentes presentes para uma 'foto oficial'. O padre Roberto Nogueira, escritor membro da UBE, e o pastor Petrônio Tavares, da Igreja Presbiteriana da Encruzilhada, apresentaram significativas reflexões cristãs sobre o Natal e coral Vila Lobos, formado por crianças da Comunidade Temporal - Baixa do Monteiro sob a regência da professora Ruby Jean, apresentou uma suíte congregacional.

Monólogo de Rachel Carrilho dá toque artístico às comemorações. Finalizando o programa comemorativo do Natal da UBE, a escritora Raquel Carrilho, coordenadora do evento, dramatizou monólogo 'Natal do menino Jesus'. Na seqüência, houve a tradicional troca de presentes, incluindo aqueles remetidos pela escritora Yolanda Cavalcanti, que, impedida de comparecer ao evento por razões de saúde, remeteu presente junto com bela mensagem natalina.

QUINTAS TEMÁTICAS

Palestra de Valter da Rosa Borges encerra edição 2009 do projeto 'O fantástico na literatura'

Na 5ª feira passada, dia 17 de dezembro, fechando a edição 2009 do projeto literário "O fantástico na literatura' cujas sessões ocorrem às 17h00 de todas as terceiras 5ª feiras de cada mês, a UBE promoveu palestra do acadêmico parapsicólogo Valter da Rosa Borges.

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

16 de dezembro. Confraternização Natalina da UBE.

16 de dezembro. Lançamento do livro 'Alma de Vidro', de Aldo Lins, no Teatro Mamulengo, na praça do Arsenal da Marinha, no Recife Antigo.

UBE criará novo programa literário

Na 3ª feira passada, dia 15 de dezembro, a diretoria da UBE decidiu ampliar as opções para os amantes da literatura em Pernambuco, oferecendo programa literário destinado a escritores amadurecidos. Em 17 de dezembro, o presidente Alexandre Santos tratou sobre o assunto com o presidente emérito Olímpio Bonald Neto e Paulo Camello, que se entusiasmaram com a idéia.

ENCONTRO PERNAMBUCANO DE ESCRITORES

Prefeitura de Serra Talhada anuncia apoio ao Encontro Pernambucano de Escritores

Na última 6ª feira, dia 18 de dezembro, em correspondência ao coordenador Antônio Filho Neto, a Prefeitura de Serra Talhada anunciou apoio ao I Encontro Pernambucano de Escritores. O prefeito Carlos Evandro vai disponibilizar transporte para os escritores serratalhadenses inscritos no Encontro, que, entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2010, vai reunir cerca de 600 escritores no Recife.

Portal do Escritor apóia Encontro Pernambucano de Escritores. O site Portal do Escritor anunciou apoio a realização do I Encontro Pernambucano de Escritores. Entrevista do coordenador Antônio Filho Neto pode ser lida no site do Portal. O endereço eletrônico é www.portaldoescritorpe.com.br

Prefeitura do Recife ainda não manifestou apoio ao Encontro Pernambucano de Escritores. A direção da UBE ainda não conseguiu ser recebida pelo prefeito João da Costa ou pelo secretário Renato Lins para tratar sobre a realização do I Encontro Pernambucano, que nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, reunirá 600 escritores no Recife.

UBE divulga programação do Encontro Pernambucano de Escritores. A UBE divulgou a programação do I Encontro Pernambucano de Escritores (Clique aqui e conheça a programação).

Noticiário sobre o Encontro Pernambucano de Escritores. O noticiário sobre o Encontro pode ser verificado no blog www.epe2010.com.br, também, oferece informações sobre local, inscrições e programação. Se preferir, o escritor pode recorrer ao telefone (81) 3441-7488 ou ao e-mail epe12010@hotmail.com.br.

 

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

O vice-presidente Felipe Jr. representou a UBE na homenagem prestada pela Assembléia Legislativa aos 97 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga, ocorrida em 15 de dezembro.

A banda Revolution - que vem fazendo a festa dos amantes de Beatles - avisa que pode ser contatada pelo e-mail revolutionrecife@gmail.com ou pelo fone +55 (81) 9223.2938. A música é de primeira.

A secção municipal da UBE em Petrolina, no sertão pernambucano, e o Instituto Aquidabam, iniciaram o planejamento da I Feira Literária Internacional de Juazeiro da Bahia.

Na 3ª feira passada, dia 15 de dezembro, os poetas Rogério Generoso e Silvio Hansen coordenaram mais uma edição do recital 'Invenção de Poesia', no auditório da Biblioteca Popular de Casa Amarela. Na mesma ocasião, em evento no hall da Biblioteca, o projeto 'Vitrine do Mês' inaugurou exposição com a obra do acadêmico Antônio Campos.

No sábado passado, dia 19 de dezembro, em concorrido evento na biblioteca multicultural Nascedouro e Pátio do Nascedouro, no
Centro Cultural e Desportivo Nascedouro de Peixinhos (Antigo Matadouro), o Movimento Cultural Boca do Lixo realizou a XIª edição do Nascedouro Poético, apresentando uma sessão especial do 'Nascedouro in Rock' com exibição de vídeos clipes, apresentação das Bandas Raízes e Marijuana e lançamento da 9ª publicação do Folhetim de Poesia Apolo e Dionísio.

O escritor alagoano Carlito Lima distribuiu a 'Crônica de Natal', que pode ser lida no endereço http://blogdocarlitolima.blogspot.com

No sábado passado, dia 19 de dezembro, em concorrido evento na galeria Arte Plural, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, o escritor Raul Córdula lançou o livro 'Memórias do olhar'.

O período natalino de Marechal Deodoro, nas Alagoas, vai ser aberto oficialmente neste domingo, dia 20 de dezembro, com apresentação de concerto na igreja da matriz.

A colunista social do jornal 'Gazeta Nossa' Neila Gusmão, o professor Marcos de Andrade e outros amantes da boa leitura fundaram uma Confraria literária e poética. Vem coisa boa por aí.

Na 6ª feira passada, dia 18 de dezembro, em concorrido evento no Mercado da Boa Vista, no Recife, foi inaugurada a Cachaçaria 'Matulão' - um empreendimento de Wagner Siqueira que conta com a colaboração dos poetas Marcos Passos e Jorge Filó.

O 'Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus', criado em 2005 pelo escritor Valdeck Almeida de Jesus, divulgou o resultado da edição 2009. O lançamento do livro com a seleção dos vencedores está programado para o final de julho do próximo ano.

No dia 18 de dezembro, precisamente às 09h05, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'O Natal dos pássaros'. Para ler, basta clicar aqui.

A editora Guemanisse lançou o 4º Concurso Literário de Minicontos e Haicais. Maiores informações no site www.guemanisse.com.br ou pelo e-mail editora@guemanisse.com.br

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de dezembro de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; César dos Anjos.

EXEMPLO A SER COPIADO

Escritores pernambucanos agradecem apoio do Clube de Engenharia de Pernambuco e do CREA-PE

Na 3ª feira passada, dia 15 de dezembro, a diretoria da União Brasileira de Escritores (UBE-PE) aprovou um Voto de Aplauso ao Clube de Engenharia de Pernambuco e ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-PE) "pela decisão de aproveitar a realização da tradicional Festa Anual de Congraçamento, ocorrida no dia 11 de dezembro, para estimular o consumo de livros de autores pernambucanos, em atitude simbólica de grande alcance e importância para o processo de fortalecimento da cultura literária do Estado de Pernambuco, especialmente pelo efeito-demonstração que pode animar outras entidades e organizações a fazerem o mesmo, criando e consolidando uma ambiência de estímulo a leitura e aos artistas da palavra de nossa terra".

Solenidade da prefeitura do Recife lança 'A revolução pernambucana de 1911', de João Alfredo dos Anjos

Na 2ª feira passada, dia 14 de dezembro, em concorrido evento, no escritório da Gerência de Literatura da Prefeitura do Recife, no Recife Antigo, foram lançados os livros vencedores do concurso literário promovido pela PCR, incluindo 'A Revolução Pernambucana de 1911', de João Alfredo dos Anjos, vencedor do Prêmio Jordão Emerenciano.

Academia Pernambucana de Letras realiza confraternização natalina

Na última 5ª feira, dia 17 de dezembro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, com a presença de dirigentes das principais entidades culturais do Estado, a Academia Pernambucana de Letras realizou o tradicional jantar anual de confraternização.

CONCURSO DE LITERATURA DE CORDEL

Até a próxima 5ª feira, dia 24 de dezembro, a Pantera Cordelaria receberá inscrições para o concurso de cordel em torno do tema 'humor'. O concurso se aplica a sextilhas ou septilhas. Maiores informações pelo e-mail altaircordel@hotmail.com.

UBE consolida lista de escritores homenageados

Na 3ª feira passada, dia 15 de dezembro, a diretoria da UBE decidiu consolidar a lista de personalidades homenageadas no âmbito dos projetos 'Jardins da Literatura', 'A ficção em Pernambuco' e 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Até meados de janeiro, a UBE definirá a relação dos homenageados, que serão comunicados por correspondência específica.

AVALIAÇÃO POSITIVA

Clube de Engenharia de Pernambuco avalia campanha de apoio ao Movimento de Fortalecimento do livro e do autor pernambucanos

Na última 2ª feira, dia 14 de dezembro, a diretoria do Clube de Engenharia de Pernambuco avaliou o impulso oferecido pela festa dos profissionais, ocorrida em 11 de dezembro, à campanha de apoio ao Movimento de fortalecimento do livro e do autor pernambucanos. A avaliação foi positiva.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro entra em recesso até fevereiro

Na 4ª feira passada, dia 16 de dezembro, em sessão que comemorou o Natal dos escritores, a UBE realizou a 324ª edição do projeto 'Quarta às Quatro' com a presença de 120 escritores. A programação natalina começou após o tradicional sarau literário. O projeto entrou em recesso e voltará às atividades normais em fevereiro de 2010.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

'El carnaval de Sodoma' movimenta Pochote Cine Clube

Na 2ª feira passada, dia 15 de dezembro, em sessão que contou com a presença do diretor Arturo Ripstein, o Pochote Cine Club, de Oaxaca, apresentou o filme 'El Carnaval de Sodoma'.

Curtinhas................................................

Para assinar a revista Nova Águia, acesse o site http://www.zefiro.pt/novaaguia.

Vale a pena ler

A Revolução Pernambucana de 1911, de João Alfredo dos Anjos

Enquanto a luz não se apaga, de Raquel Carrilho

Ontem, ao entardecer, de Lúcia Cardoso

O planeta feito quintal, organizado por Lourdes Nicácio, Lúcio Ferreira e Telma Brilhante

Jardim News, organizado por Tavares de Lima.

Sátiras políticas, de Paulo Dantas.

Uma voz sem nome, de Gustavo Trindade Henriques

Contos para sempre, de Flávio Alencar.

Transcendência poética, de Evaldo Barbosa Calado.

Poetas da Capunga, organizado por Leny Amorim.

Rabo de palha, de Gustavo Henn.

O livro amarelo, de Fernando Farias

Olhos Negros, de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

Epístola de um Pensador, de Léo Durval

Coleção 091 a 100, de Cícero de Moura (Cordel)

Coisas da vida, de Ricardo Moreira

Como a guerra chegou à floresta amazônica, de Abdias Moura

O pesadelo de Svetévena, de Hugo Vaz

A representação social do cangaço, de Rosa Bezerra.

Um livro de contos, de Alexandre Santos.

Nara Leão, de Cássio Cavalcanti.

A intuição de pandora, de Salete Rego Barros.

Pequenas traduções de grandes poetas, de Milton Lins.

Detrás do caleidoscópio, de Everaldo Moreira Veras.  

Trovas, de Paulo Camello.  

Gorgonas, de Alberto Lins Caldas.  

Poesia Visual, de Silvio Hansen.  

Aurora poética, de Tito Lívio.

Mulher e natureza, de Bel Salviano.  

O tempo em um ponto, de Renaldo Tenório de Moura.  

AVISO

Entraremos em recesso natalino no dia 24 de dezembro e só retornaremos às atividades normais no dia 05 de janeiros. Por isso, A VOZ DO ESCRITOR não circulará nos dias 27 de dezembro e 04 de janeiro.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS !!!!

Editora Edificante presta homenagem a Djanira Silva

Em julho de 2010, por ocasião do 80º aniversário da acadêmica Djanira Silva, a editora Edificante lançará coletânea de textos em sua homenagem. A tiragem do livro será limitada a 240 exemplares. Maiores informações podem ser obtidas com o editor Edvaldo Arlego pelo e-mail arlegomarques@gmail.com.

UBE designará adjuntos dos projetos

Em reunião realizada na 3ª feira passada, dia 15 de dezembro, além do programa de homenagens literárias da entidade ocorridas às 2ª feiras através dos projetos 'Jardins da Literatura', 'A ficção em Pernambuco' e 'A cultura e a arte em Pernambuco', a diretoria da UBE também avaliou os projetos literários que movimentam a sede da entidade às 4ª e 6ª feiras. Na ocasião, a diretoria decidiu pedir aos coordenadores que indiquem coordenadores-adjuntos para os projetos.

João Marques lança 'Messes do Azul' em Garanhuns

Na 5ª feira passada, dia 17 de dezembro, em evento que integrou os festejos comemorativos do aniversário da Academia de Letras de Garanhuns e posse da nova diretoria da entidade, o acadêmico João Marques lançou o livro 'Messes do Azul'.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Escritores da UBE receberão Certificados

Os sócios da UBE interessados em receber certificados pela participação em eventos promovidos ou administrados pela entidade devem procurar a secretaria, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU