A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 07 de fevereiro de 2010

Edição 2010

Quarta às Quatro realiza 325ª sessão e inaugura atividades da UBE para 2010

Na última 4ª feira, dia 03 de fevereiro, com a realização da 325º sessão, foi dada a largada da edição 2010 do projeto 'Quarta às Quatro'. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz registrou a presença de 33 escritores, incluindo os poetas Sebastião Gomes Fernandes e Camilla Krause. Ao final do encontro, houve um acerto de marcha do bloco 'O grito da véia', que saiu no último sábado, na Rua Velha, com a presença de grande números de escritores ligados à entidade.

Joaquim Nabuco

Reinaldo de Oliveira fala sobre Joaquim Nabuco no Conselho Estadual de Cultura

Na última 5ª feira, dia 04 de fevereiro, em concorrida palestra no auditório Renato Carneiro Campos no Conselho Estadual de Cultura, com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, Geraldo Pereira, da Academia Pernambucana de Medicina, Olímpio Bonald Neto, da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, e do professor Gilson Edmar, vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, o acadêmico Reinaldo de Oliveira falou sobre o centenário da morte de Joaquim Nabuco.

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

02 de fevereiro. Lançamento do livro 'A solidão é espaçosa', de Inah Lins, na Livraria Cultura, às 18h30.

04 de fevereiro. Dia Raimundo Carrero, na Livraria Jaqueira.

06 de fevereiro. Festa do bloco 'O grito da véia', na Rua Velha.

Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço apoia lançamento de 'Maria Bonita'

Em 08 de março, em solenidade programada para o auditório da Universidade do Estado da Bahia, será lançado o livro 'Maria Bonita', abordando diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço. O livro, que nasceu durante o 1° Seminário do Centenário de nascimento de Maria Bonita com o apoio da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, trás artigos assinados por João de Sousa Lima, Juracy Marques, Edson Barreto, Rubervânio Lima e Antonio Galdino.

Acontecerá

10 de fevereiro. carnaval dos escritores.

.........

Política Cultural

Começa mobilização para Conferência Nacional de Cultura

Entre 22 e 28 de fevereiro, como preparativo para a II Conferência Nacional de Cultura, o Ministério da Cultura vai realizar pré-conferências setoriais, movimentando segmentos artísticos culturais e de patrimônio. Estes encontros fazem parte do processo de preparação e definição dos representantes que participarão da II Conferência Nacional de Cultura, que será realizada entre os dias 10 e 14 de março, em Brasília.

 

Curtinhas................................................

Já está no Blog do Carlito Lima a crônica da semana. Para ler, basta clicar aqui.
http://blogdocarlitolima.blogspot.com

Na última 5ª feira, dia 04 de fevereiro, em concorrido evento no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, foi realizado o V Sarau Filosófico do Bloco do Nada com a participação de Érico Andrade, Emilia de Morais e Clóvis Cavalcanti.

Em 30 de janeiro, faleceu em Curitiba, aos 88 anos de idade, o grande mestre da literatura brasileira o Professor Wilson Martins.

O poeta Lara disponibilizou o seu livro mais recente, 'Seleta Visceral', na Interpoética.

Em 1º de fevereiro, o escritor Paulo Camelo distribuiu o Boletim Sobrames-Pernambuco número 74, de fevereiro de 2010.

Desde 26 de janeiro, toda 3ª e 5ª feiras, há coisa nova no Blog do Nós Pós.

'Violinos do Coque', próximo livro de Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, será lançado após o carnaval.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Fernando Farias está todo ancho com a publicação do conto 'Alexandria' no Jornal Rascunho. Para saber mais visite seu blog. O endereço é http://sabatikablog.blogspot.com/

Na próxima reunião de diretoria, programada para a próxima 3ª feira, dia 09 de fevereiro, o escritor Alexandre Santos vai propor um voto de aplauso para o prefeito do Recife, João da Costa, pela decisão de não construir uma refinaria cultural no Sitio Trindade.

Em 04 de fevereiro, traduzindo o pensamento do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, o acadêmico Nilzardo Carneiro Leão escreveu o artigo 'Obrigado, Sr. Prefeito do Recife' sobre a decisão do prefeito do Recife João da Costa de não construir uma refinaria cultural no Sítio Trindade.

Humberto França continua empenhado no programa comemorativo do centenário de Joaquim Nabuco.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de dezembro de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; César dos Anjos.

Dia de Raimundo Carrero movimenta livraria Jaqueira

Na 5ª feira passada, dia 04 de fevereiro, em super evento, a livraria Jaqueira dedicou todo o dia ao acadêmico Raimundo Carreiro. Foi o 'Dia de Raimundo Carrero', que permaneceu todo o dia na livraria, recepcionando os fãs e autografando livros.

UBE e Instituto Aquidabam organizam I Feira Literária de Juazeiro

Entre os dias 26 e 30 de outubro, parceria do Instituto AQUIDABAM e a secção municipal da UBE em Petrolina, vai realizar a I Feira Literária Internacional de Juazeiro Bahia. O homenageado será João Ubaldo Ribeiro e o Tema da Feira será 'A Presença da Cultura Africana na Literatura Brasileira'.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Unicordel realiza prévia

No sábado passado, dia 06 de fevereiro, em concorrido encontro na cachaçaria Matulão, no Mercado da Boa Vista, a uNICORDEL realizaou prévia carnavalesca com a presença do compositor e cordelista Getúlio Cavalcanti, grande homeageado do carnaval do Recife.

'Grito da véia' abre carnaval da Rua Velha

No sábado passado, dia 06 de fevereiro, em concorrido encontro, o bloco carnavalesco 'O Grito da Véia' animou as ruas da Boa Vista. Depois de dois anos "amarrada e amordaçada", no dizer do organizador Jacques Ribemboim, o bloco se concentrou na sede da ONG Civitate, na Rua Velha, e, ao som da orquestra de frevo 'Raminho do Trombone', seguiu até o mercado da Boa Vista.

Instituto Cultural Vicente Pinzón reabre sede social

Na 5ª feira passada, dia 04 de fevereiro, por ocasião da passagem dos 510 anos da chegada do navegador espanhol Vicente Yáñes Pinzón no Cabo de Santo Agostinho, o Instituto Cultural Vicente Pinzón reabriu a sede social, no Mercadão do Cabo de Santo Agostinho, sala 17.

UBT recomeça atividades

Na 5ª feira passada, dia 04 de fevereiro, em concorrido evento na sede da UBE, a União Brasileira de Trovadores iniciou a temporada 2010 de suas atividades.

Heitor Araújo de Pedra Azul

Em 20 de fevereiro, em evento programado para às 19h00, na rue Paillot de Montabert, em Troyes, Heitor de Pedra Azul vai comemorar o show 'Do meus 10 Anos de Musica na Europa'. O show conta com a participação de Heitor de Pedra Azul, fazendo voz e guitarra, Alain Vuillot, ao piano, e Paulinho Rio, na percussão.

Curtinhas................................................

No sábado dia 30 de janeiro, a revista Nova Águia foi lançada na Biblioteca Municipal de Sesimbra, em sessão que contou com a participação de Pedro Sinde e Rodrigo Sobral Cunha.

Até 10 de março estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2010/2013 da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba.

Para assinar a revista Nova Águia, acesse o site http://www.zefiro.pt/novaaguia.

Vale a pena ler

Meses do Azul, de João Marques

Palpo a quimera e o tremor, de Vital Corrêa de Araújo

Porto dos vitrais, de Flávio Chaves

A Revolução Pernambucana de 1911, de João Alfredo dos Anjos

Enquanto a luz não se apaga, de Raquel Carrilho

Ontem, ao entardecer, de Lúcia Cardoso

O planeta feito quintal, organizado por Lourdes Nicácio, Lúcio Ferreira e Telma Brilhante

Jardim News, organizado por Tavares de Lima.

Uma voz sem nome, de Gustavo Trindade Henriques

Contos para sempre, de Flávio Alencar.

Rabo de palha, de Gustavo Henn.

O livro amarelo, de Fernando Farias

Olhos Negros, de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

A representação social do cangaço, de Rosa Bezerra.

A intuição de pandora, de Salete Rego Barros.

Pequenas traduções de grandes poetas, de Milton Lins.

Detrás do caleidoscópio, de Everaldo Moreira Veras.  

Trovas, de Paulo Camello.  

Poesia Visual, de Silvio Hansen.  

O tempo em um ponto, de Renaldo Tenório de Moura.  

 

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU