A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 14 de fevereiro de 2010

UBE apóia Conselho Estadual de Cultura

Escritores de Pernambuco levam solidariedade ao Conselho Estadual de Cultura

Na última 5ª feira, dia 11 de fevereiro, em pronunciamento no Conselho Estadual de Cultura, o escritor Alexandre Santos transmitiu ao acadêmico Marcus Accioly a solidariedade da UBE em face do tratamento desrespeitoso que foi dispensado ao Conselho pela presidente da FUNDARPE em recente entrevista concedida ao Diário de Pernambuco. A Moção de Solidariedade foi aprovada pelos diretores da UBE em reunião realizada na antevéspera.

Mudança na Lei adia IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na última 3ª feira, dia 09 de fevereiro, por ocasião da reunião mensal, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, comunicou que, em função da adequação do projeto de captação aos prazos estabelecidos na nova Lei Rouanet, o IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco foi adiado para o final de novembro. Com a preocupação de que o evento não constitua nenhum tipo de embaraço para a FLIPORTO, maior evento literário do Estado, a nova data do Congresso foi fixada após consulta ao produtor-executivo Eduardo Côrtes,

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

06 de fevereiro. Festa do bloco 'O grito da véia', na Rua Velha.

Academia de Artes e Letras de Pernambuco lança revista

Em 25 de fevereiro, em reunião programada para às 17h00, no Memorial da Medicina, no Derby, a Academia de Artes e Letras de Pernambuco vai realizar encontro festivo para lançamento da 5ª edição da revista da entidade. Na ocasião, além de apresentação da Orquestra dos Meninos do Coque, haverá palestra do acadêmico Antônio Campos e recital dramático da atriz Geninha da Rosa Borges.

Surubim vai realizar encontro literário

Nos dias 15 e 16 de maio, com o apoio da União Brasileira de Escritores (UBE), a Associação de Artes e Letras de Surubim vai realizar o II Encontro literário de Surubim (2º ELIS).

Acontecerá

25 de fevereiro. Palestra de Antônio Campos na Academia de Artes e Letras de Pernambuco.

.........

Entidades trocam experiências

Na última 4ª feira, dia 10 de fevereiro, em encontro na sede da UBE, em Casa Forte, no Recife, os presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Alexandre Santos, da UBE. avaliaram a atual cena literária pernambucana e trocaram experiências administrativas.

 

Curtinhas................................................

No sábado passado, dia 13 de fevereiro, dando mais um toque de cultura literária ao camarote do Clube de Engenharia de Pernambuco, no desfile do Galo da Madrugada, os escritores Alexandre Santos e Paulo Camelo participaram da festa do Bloco de Concreto.

Bradesco Seguro? Tô fora.

No próximo domingo, dia 21 de fevereiro, a escritora Selma Vasconcelos estará na TV Senado em conversa com Mauricio Melo sobre Joao Cabral de Melo Neto. O programa vai ao ar em edição dupla às 08h00 e 20h30.

Na 3ª feira passada, dia 09 de fevereiro, em reunião de diretoria, a UBE decidiu apoiar a realização do 'I Encontro Regional de Jornalismo', programado para ocorrer em maio, em Caruaru, envolvendo mais de 100 profissionais.

Na 2ª feira passada, dia 08 de fevereiro, em entrevista na Rádio CBN, o acadêmico Raimundo Carrero denunciou constrangimentos que vem sofrendo por parte de agentes de segurança dos shoppings Plaza e Paço Alfândega.

Dantas Suassuna vai transformar a casa-grande do Engenho Pombal, em Vitória de Santo Antão, em atelier-galeria. O engenho faz parte do ensaio fotográfico de Marcus Prado sobre a obra de Ariano Suassuna - um projeto único no campo da fotografia no Brasil - iconografia de texto e cenário da obra literária, iniciada com LISBELA E O PRISIONEIRO, de Osman Lins; o conto de Aníbal Machado, VIAGEM AOS SEIOS DE DUILIA; o retrato imaginário de Maria da Paz; a paixão de Lota de Macedo Soares por Elizabeth Bishop; o romance A EMPARE(DADA) DA RUA NOVA, de Carneiro Vilela; O DELÍRIO DO NADA, rumuroso livro de Martha de Holanda; A MOÇA NUINHA BANHANDO-SE NO RIO - O ALUMBRAMENTO DO POETA, inspirado em Manuel Bandeira.

O artigo 'Por uma nova diplomacia cultural', do acadêmico Antônio Campos, vem sendo muito comentado.

Em 09 de fevereiro, exatamente às 17h00, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Uma marinheira em minha rua'. Para ler, basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de dezembro de 2009. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Para conhecer o novo catálogo das Edições Edificantes clique aqui.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; César dos Anjos.

UBE apóia decisão do prefeito João da Costa

Na 3ª feira passada, dia 09 de fevereiro, em reunião de diretoria, a UBE aprovou a divulgação de um Voto de Aplauso ao prefeito do Recife João da Costa, do Recife, pela decisão de não mais construir a chamada Refinaria Multicultural no Arraial do Bom Jesus, no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

UBE cria programa para discussão de teoria literária

Na 3ª feira passada, dia 09 de fevereiro, em reunião de diretoria, a UBE decidiu criar o projeto 'Repensar ...', que será dedicado ao debate de temas vinculados a aspectos teóricos da literatura nacional e estrangeira. O projeto, que será coordenado pelo professor Bezerra de Lemos em parceria com o escritor Fernando Farias, terá sessões às 17h00 das terceiras 6ª feiras de todos os meses.

Tarcísio Pereira mantém tradição carnavalesca

Na último sábado, dia 13 de fevereiro, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, levou as felicitações da entidade ao editor e livreiro Tarcísio Pereira, que comandou mais uma alegre festa do bloco 'Nóis sofre, mas nóis goza', na rua Sete de Setembro, no centro do Recife.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro em ritmo de folia

Na última 4ª feira, dia 10 de outubro, por ocasião da 326ª sessão do projeto Quarta às Quatro, os jardins da UBE recebem público de 24 escritores.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Repercute relançamento de 'Duke, o cachorro padre', de Domício Coutinho

Ainda repercute o relançamento do livro 'Duke, o cachorro padre' feito em 15 de janeiro, na Macnally Jackson Books, no Soho, sul de Mahanttan, em Nova York, pelo escritor Domício Coutinho, presidente da Brazilian Endowment of the Arts (BEA), em concorrido evento com a presença da diplomata Erika Watanabe, representantes do Consulado Geral do Brasil em Nova York, e do diretor teatral Alex Ladd. O livro, que foi publicado em inglês pela editora Green Integer Books com tradução de Clifford E. Landers, pode ser adquirido pela Internet nos sites www.amazon.com ou www.barnesandnoble.com.

Carnaval em Nova York

Na 6ª feira passada, dia 12 de fevereiro, a Brazilian Endowment for the Arts, organização liderada pelo escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, em Nova York, realizou a 'BEA CARNAFOLIA'

Curtinhas................................................

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

O acadêmico Carlos Véjar liderou o lançamento de mais um número da revista 'Archipiélago'.

Para assinar a revista Nova Águia, acesse o site http://www.zefiro.pt/novaaguia.

Vale a pena ler

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Sexo à moda patriarcal, de Fátima Quintas

Conversando sobre Augusto dos Anjos, de Socorro Aragão, Neide Medeiros e Ana Isabel Andrade

As sociedades no planeta Terra, de Abdias Moura

Palpo a quimera e o tremor, de Vital Corrêa de Araújo

Porto dos vitrais, de Flávio Chaves

Pedra furada, de Gorki Mariano

Alma de vidro, de Aldo Lins

Ontem, ao entardecer, de Lúcia Cardoso

O planeta feito quintal, organizado por Lourdes Nicácio, Lúcio Ferreira e Telma Brilhante

Jardim News, organizado por Tavares de Lima.

Uma voz sem nome, de Gustavo Trindade Henriques

Contos para sempre, de Flávio Alencar.

Rabo de palha, de Gustavo Henn.

O livro amarelo, de Fernando Farias

Olhos Negros, de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

A representação social do cangaço, de Rosa Bezerra.

Tempo de memórias, de Salete Rego Barros.

Pequenas traduções de grandes poetas, de Milton Lins.

Detrás do caleidoscópio, de Everaldo Moreira Veras.  

Trovas, de Paulo Camello.  

Poesia Visual, de Silvio Hansen.  

O tempo em um ponto, de Renaldo Tenório de Moura.  

Salete Rego Barros coordena campanha de recuperação e ampliação do quadro social da UBE

Na 3ª feira passada, dia 09 de fevereiro, em reunião de diretoria, a UBE decidiu intensificar esforços para recuperar e ampliar o Quadro de Sócios da entidade. A responsabilidade pela condução do projeto foi cometida à escritora Salete Rego Barros, diretora-geral da UBE.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU