A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 18 de abril de 2010

Dia Nacional do Livro

Antônio Campos fala sobre o futuro do livro na UBE

Na próxima 6ª feira, dia 23 de abril, em que se comemora o Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral, em sessão conjunta da União Brasileira de Escritores (UBE-PE) e Instituto Maximiano Campos (IMC) programada para as 19h00, nos jardins da sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, o acadêmico Antônio Campos pronunciará palestra 'A reinvenção do livro'. Na ocasião, Antônio Campos receberá o diploma de benemérito da UBE-PE das mãos de presidente Alexandre Santos.

Marcada posse de Melchíades Montenegro da Academia do Nordeste

No próximo dia 30 de abril, em solenidade programada para as 19h30, no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, o escritor e artista plástico Melchíades Montenegro tomará posse na cadeira nº 60 da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, o novo acadêmico será saudado pela escritora Lourdes Sarmento.

Começa semana em homenagem a Manoel Bandeira

A partir da próxima 2ª feira, dia 19 de abril, por toda a semana, o escritor Manuel Bandeira será reverenciado no Espaço Pasárgada, com palestras, recitais e mesas redondas sobre sua obra e sua vida. Na 2ª feira, dia 19 de abril, em evento programado para às 19h00, mesa redonda com a participação de Cyl Galindo, Teca Carlos, Alexandre Santos e Zuyla Cartaxo discutirá 'Os Desafios da Literatura para a Juventude' e 'O livro virtual'.

'Violinos no Coque', de Waldênio Porto, será lançado em 29 de abril

Em 29 de abril, em evento programado para às 19h00, na Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Waldênio Porto lançará o livro 'Violinos no Coque', que desnuda a história da Orquestra Cidadã formada por crianças residentes no Coque, bairro pobre localizado no centro do Recife.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

12 de abril. O acadêmico Reinaldo de Oliveira falará sobre 'Joaquim Nabuco e o teatro' na Academia Pernambucana de Letras.

.........

QUINTAS TEMÁTICAS

A próxima 5ª feira vai ser 'Quente'

Na próxima 5ª feira, dia 22 de abril, em evento programado para às 17h00, na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, a escritora Valéria Valfrido vai comandar mais uma sessão do projeto 'Quinta Quente', que integra o projeto "Quintas Temáticas'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

22 de abril
27 de maio

01 de julho
29 de julho

26 de agosto
23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pelas escritoras Selma Ratis e Valéria Valfrido, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Acontecerá

19 de abril. Homenagem a Ivan Ferraz no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', no espaço Manoel Bandeira, na livraria Saraiva.

22 de abril. Sessão da 'Quinta erótica', sob a coordenação da escritora Valéria Valfrido, nos jardins da UBE.

23 de abril. Palestra de Antônio Campos sobre o futuro do livro, na UBE.

Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda admite novos acadêmicos

Na 3ª feira passada, dia 13 de abril, em concorrida reunião nas dependências do Instituto Histórico de Olinda, na Avenida da
Liberdade, no Carmo, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (AALCO) apresentou os novos acadêmicos Adelmar Tavares
de Lyra, Eglantine de Arruda Caldas de Pinho Pessoa, Maria Ivoneide Calado de Arruda, Maria Lúcia de Pontes Galvão, Olimpio
Bonald Neto, Ricardo José Moreira Cavalcanti, Rosa Lia Dinelli, Valdecy Cavalcanti Sodré da Mota e Veraneide Albuquerque da
Silva.

Coisa nova no pedaço

Nós Pós movimenta Burburinho

Na 4ª feira passada, dia 14 de abril, em evento organizado pela produtora Nós Pós no Bar Burburinho, no Bairro do Recife, junto com exposição fotográfica do escritor e designer Rodrigo Sotero, houve a apresentação de recital com a participação dos escritores Pedro Rodrigues e Isadora Dias, seguido de show da banda Tiento

Curtinhas................................................

Como uma espécie de preparativo do Cariri Cangaço 2010, programado para o mês de agosto, em junho, o Cariri vai acolher o XII Encontro Estadual de História. Maiores informações pelo site cariricangaço.blogspot.com.

Entre 01 e 05 de setembro, o município de Marechal Deodoro, em Alagoas, realizará a 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro
(1ª FLIMAR). Carlito Lima é um dos maiores entusiastas da 1ª FLIMAR - a Festa Literária de Marechal Deodoro.

O endereço do blog de Elvandro Burity é http://elvandroburity.blogspot.com.

Nos dias 15 e 16 de maio, com o apoio da União Brasileira de Escritores (UBE), a Associação de Artes e Letras de Surubim vai realizar o II Encontro literário de Surubim (2º ELIS).

Bradesco Seguro? Tô fora.

Cicero Melo informa que o blog geração 80 foi atualizado. O endereço é http://geracao80.nafoto.net

Em 30 de abril, a banda RecBeatles estará de volta em grande estilo na chácara Ouro Preto, em Olinda. Maiores informações pelos fones (81) 8730.0568 com Helena Hoffmann ou (81) 9289-8225 com Marcone Coutinho ou, ainda, pelo e-mail
marconecoutinho@hotmail.com.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

A ficção em Pernambuco

UBE Homenageia Ivan Ferraz

Na próxima 2ª feira, dia 19 de abril, em encontro programado para às 19h30, no Espaço Manoel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, a UBE vai homenagear o poeta e cantador Ivan Ferraz no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

19 de abril
17 de maio

21 de junho
19 de julho

16 de agosto
20 de setembro

18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelo escritor Felipe Jr., traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.

Reconhecimento

UBE homenageia sócios beneméritos

Na 2ª feira passada, dia 12 de abril, em solenidade realizada nos jardins da entidade sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Ferraz, a UNião Brasileira de Escritores (UBE) homenageou os integrantes do Quadro de Sócios Beneméritos. Após o pronunciamento do acadêmico Geraldo Ferraz, que leu discurso do presidente Alexandre Santos, os beneméritos da entidade fora brindados com apresentação musical pelo coral do Instituto Nacional da Previdência Social-INSS, apresentação do grupo literário Dremelgas. Na oportunidade, falaram, ainda, os dirigentes Felipe Júnior, Salete Rego Barros, Dulce Albert, Jair Martins e Cássio Cavalcante. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

QUINTAS TEMÁTICAS

Papa-figo do Parque Amorim anima 'Quinta Fantástica'  

Na última 5ª feira, dia 15 de abril, em concorrido encontro na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, a UBE deu continuidade ao projeto literário 'O fantástico na literatura', com discussão sobre 'o papa-figo do Parque Amorim'. O encontro contou com a participação do pesquisador Henrique Barreto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

20 de maio

17 de junho
15 de julho

19 de agosto
16 de setembro

21 de outubro
18 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Fernando Bezerra Colhe fala sobre Suape na Academia Pernambucana de Letras

Na 5ª feira passada, dia 15 de abril, em concorrido encontro no auditório da Academia Pernambucana de Letras, o secretário estadual de desenvolvimento econômico Fernando Bezerra Coelho fez ampla explanação sobre o complexo industrial portuário de Suape. Na ocasião, ao saudar o secretário Fernando Bezerra Coelho, o presidente Waldênio Porto voltou a defender a preservação da CHESF, cuja integridade vem sendo ameaçada pelo projeto de fortalecimento da Eletrobrás.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro faz pausa para a Páscoa

Na 4ª feira passada, dia 07 de abril, a UBE realizou a 332ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro' com a presença de 46 escritores, incluindo os poetas Pedro Xavier Filho e Dionésio Felipe e, ainda, o blogueiro Jeftar Mascarenhas.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

'Vela al viento' confirma participação na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires

Como em 2009, o editorial comodorense, chubutense e patagônica 'Vela al Viento' estará presente na 36ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, que ocorrerá entre 22 de abril a 10 de maio. Desta vez, 'Vela al viento' apresentará os livros 'El cordón', de Nilda Barba; 'Vía remington', de Corina Moscovich; '¿por qué me gusta tanto?', de Nilda Barba; 'Lágrima demorada', de Viviana Santamarina; 'Apenas una línea', roja, de Isabel Victoria Krisch; 'Poemas al viento', de Roberto Luis
Chaves Acuña; 'Ese fragmento', de María Isabel Vidal;'lo que son las cosas', de Rubén Eduardo Gómez; 'doctora jekyll y señora hyde, de Nilda Barba; 'Viviré sólo en versos algún día, de Andrés Gómez; 'Vacío estupor', de Federico Mehrbald; e 'De los insolentes fantasmas, de Ana Romano.

Curtinhas

Na última 6ª feira, dia 16 de abril, a revista Nova Águia foi lançada na Biblioteca Municipal de Lagos e na sede da Sociedade Instrução e Recreio Messinense. A lista dos lançamentos pode ser verificado no endereço é www.novaaguia.blogspot

O consulado geral do Brasil em Nova York atualizou o boletim cultural. O endereço é http://cultural.bulletin.brazilny.org.

Em 27 de abril, como evento preparatório, o FestLatino realizou seminário no auditório B do Instituto Universitário de Lisboa, abordando o tema 'A Língua Portuguesa no século XXI: Desafios e Oportunidades'. Maiores informações no site
www.festlatino.com.

Está sempre renovado o convite para uma visita ao site de 'Letras-Uruguay' - um espaço Latino dedicado à difusão da literatura e escritores, independentemente de nacionalidade. O endereço é http://letras-uruguay.espaciolatino.com/.

Heitor de Pedra Azul está na Web Rádio Talentos Br. Para ouvir, clique aqui.

Vale a pena ler

De ruas e inti-nerários, de Alexandre Furtado

A literatura em Pernambuco, de Nagib Jorge Neto

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Sexo à moda patriarcal, de Fátima Quintas

Contos para sempre, de Flávio Alencar.

Tempo de memórias, de Salete Rego Barros.

Melchíades Montenegro concebe 'Placa de Reconhecimento'

Na 5ª feira passada, dia 15 de abril, o artista plástico Melchiádes Montenegro apresentou a Placa de Reconhecimento - o marco através do qual a UBE tornará público o seu reconhecimento dos lugares considerados de 'Interesse para a cultura literária pernambucana'.

UBE disciplinará mecanismo de concessão de apoio a entidades e empreendimentos

Na 5ª feira passada, dia 15 de abri, em encontro na UBE, o presidente Alexandre Santos e administradora-geral Salete Rego Barros discutiram as linhas gerais da resolução de diretoria que vai definir os tipos e os procedimentos necessários para a UBE oferecer apoio a entidades e empreendimentos.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU