A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 25 de abril de 2010

A cultura e a arte em Pernambuco

UBE Homenageia Tereza Magalhães

Na próxima 2ª feira, dia 26 de abril, em solenidade programada para às 19h00, na livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear a escritora Tereza Magalhães, presidente da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, no âmbito do projeto 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'. Na ocasião, a obra da acadêmica Tereza Magalhães será apreciada pelos acadêmicos Geraldo Pereira e Nilzardo Carneiro Leão.

Waldênio Porto lança 'Violinos no Coque', na próxima 5ª feira

Na próxima 5ª feira, dia 29 de abril, em evento programado para às 19h00, na Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Waldênio Porto lançará o livro 'Violinos no Coque', que desnuda a história da Orquestra Cidadã formada por crianças residentes no Coque, bairro pobre localizado no centro do Recife.

Eduardo Monga lança livro em São Paulo

Na próxima 6ª feira, dia 30 de abril, em solenidade programada para às 19h00, no Finnegans Pub, em Pinheiros, São Paulo, o escritor Eduardo Monteiro lançará o livro Visões e Ninguéns. Maiores informações no site www.finnegans.com.br

Homenagem

Cássio Cavalcante será homenageado pela UBE

Em 03 de maio, em evento programado para às 19h00, na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, a UBE
homenageará o escritor Cássio Cavalcante no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

12 de abril. O acadêmico Reinaldo de Oliveira falará sobre 'Joaquim Nabuco e o teatro' na Academia Pernambucana de Letras.

.........

QUINTAS TEMÁTICAS

A próxima 5ª feira vai ser 'Quente'

Na próxima 5ª feira, dia 22 de abril, em evento programado para às 17h00, na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, a escritora Valéria Valfrido vai comandar mais uma sessão do projeto 'Quinta Quente', que integra o projeto "Quintas Temáticas'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

22 de abril
27 de maio

01 de julho
29 de julho

26 de agosto
23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pelas escritoras Selma Ratis e Valéria Valfrido, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Acontecerá

19 de abril. Homenagem a Ivan Ferraz no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco', no espaço Manoel Bandeira, na livraria Saraiva.

22 de abril. Sessão da 'Quinta erótica', sob a coordenação da escritora Valéria Valfrido, nos jardins da UBE.

23 de abril. Palestra de Antônio Campos sobre o futuro do livro, na UBE.

Centro Luis Freire realiza nova edição do projeto 'Quartas literárias'

Na próxima 4ª feira, dia 28 de abril, em encontro no âmbito do projeto 'Quartas Literárias', programado para as 19h00, no Centro de Cultura Luiz Freire, no Carmo, em Olinda, José Evangelista, Adélia Flor, Samuca Santos, Ismael Gaião, Kerlle Magalhães, Cláudia Trevisan, Jhonatan Sodré, Cícero Lins, Ivan Almeida, Malungo, Rogério V., Chicão e Oscar de Lira se apresentarão em edição intimista com a participação do poeta e músico Kcal Gomes. Na ocasião, será lançado o livro 'Alma de Vidro', de Aldo Lins.

Curtinhas................................................

Esta é uma peça do ensaio de Marcus Prado inspirado na peça 'As mãos de Euridice', de Pedro Bloch.

Na última 6ª feira, dia 23 de abril, em concorrido evento na cachaçaria Matulão, no Recife, Gregório Passos lançou o livro 'Um toque de pedra'.

Neste domingo, dia 25 de abril, em show a partir das 16h00, as bandas Dom Ângelo Jazz Combo e Uptown Blues Band estarão na Museu Murillo La Greca, no Parnamirim, no Recife.

Carmozinda Reina é uma das escritoras que integram o 'Brinde à Poesia', que se reúne no Campo de São Bento, em Niterói.

Abílio e Lene avisam que o O Volume IV da Antologia Cidade IV está no prelo. Para conhecer os participantes visite o site http://antologiacidade.wordpress.com/vol-iv/.

Na 3ª feira passada, dia 20 de abril, Rogério Generoso e Silvio Hansen animaram o recital 'Invenção da Poesia' e Vitrine do mês' na biblioteca popular de Casa Amarela. Este mês o tema foi 'Manuel Bandeira em palavras'.

Leony Muniz postou o capítulo VIII em seu Blog. Para ler basta visitar o endereço http://leonymuniz.wordpress.com/livro/.

O poeta Valmir Jordão transferiu-se para São Paulo e já iniciou sua 'guerrilha cultural'.

Estão abertas as inscrições para o 9º Concurso Literário Guemanisse de Contos e Poesia. Maiores informações no site
www.guemanisse.com.br ou pelo e-mail editora@guemanisse.com.br.

Elvandro Burity recomenda a leitura do blog Baronato. o endereço é http://elgsouza.blogspot.com.

Alexandre Santos, presidente da UBE, confirmou presença no I Encontro Literário em Surubim, programado para os dias 15 e 16 de maior.

Juareiz Correya vai coordenar o Encontro Literário da Mata Sul.

O grupo editorial Scortecci vai duplicar o espaço na Bienal do Livro de São Paulo de 2010, programada para o período de 12 a 22 de agosto no Anhembi.

O novo CD de Andrea Amorim está no site http://www.nacaocultural.pe.gov.br/cd-ao-meio-por-inteiro. Com participação de Roberto Menescal na faixa 'Penso, logo insisto' e de Nil Bernardes na faixa 'Cúmulo', o CD é algo de muito especial.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na 6ª feira, passada dia 23 de abril, em concorrido evento comemorativo ao Dia Nacional do Livro Infantil festejado em 18 de abril, a Biblioteca Popular de Casa Amarela realizou a primeira edição do Festival do Livro Infantil e Juvenil de Casa Amarela. Na programação, contação de história, mamulengos, música, arte, teatro e dança com a participação de escritores e
artistas recifenses.

Em 30 de abril, a banda RecBeatles estará de volta em grande estilo na chácara Ouro Preto, em Olinda. Maiores informações pelos fones (81) 8730.0568 com Helena Hoffmann ou (81) 9289-8225 com Marcone Coutinho ou, ainda, pelo e-mail
marconecoutinho@hotmail.com.

O Prêmio Literário Cidade de Porto Seguro instituído pela editora Via Literária Editora para Contos Curtos é de R$ 5.000. Maiores informações podem ser obtidas no site www.vialiteraria.com.

Em 17 de abril, o professor Samuel Lira lançou o livro 'Lúcia Amélia Brüllhardt: da lama do Nordeste à fama da Europa' no Café Literário do Centro Brasileiro de Cultura, em Zurick, na Suíça.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Dia Internacional do Livro

Antônio Campos fala sobre a reinvenção do livro

Na 6ª feira passada, dia 23 de abril, em concorrido encontro nos jardins da UBE, com a presença dos presidentes Alexandre Santos (UBE), Antonio Campos (IMC), Olímpio Bonald Neto (Emérito UBE), Ana Maria César (Academia de Letras e Artes do Nordeste) e Carlos Cavalcanti (Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda), a UBE e o Instituto Maximiano Campos comemoraram o Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral. Na ocasião, o acadêmico Antônio Campos pronunciou a palestra 'a reinvenção do livro', destacando as mais recentes inovações tecnológicas na área de leitura. Ao concluir suas palavras, o presidente do IMC destacou que falava na Casa do Escritor Pernambucano e dedicou a palestra ao bibliófilo José Mindlin, recentemente desaparecido.

Antônio Campos recebe diploma de Sócio Benemérito da UBE. Na última 6ª feira, dia 23 de fevereiro, por ocasião dos festejos do Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, agraciou o acadêmico Antônio Campos com o diploma de Sócio Benemérito da entidade.

A ficção em Pernambuco

UBE Homenageia Ivan Ferraz

Na 2ª feira passada, dia 19 de abril, em concorrido evento no Espaço Manuel Bandeira, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, o escritor Ivan Ferraz foi homenageado pela UBE no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'. Entre outras personalidades, estiveram presentes Xico Bizerra (é assim mesmo que se escreve), Alselmo Alves, Ronaldo Aboiador e Chico Pedrosa.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

17 de maio

21 de junho
19 de julho

16 de agosto
20 de setembro

18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O programa 'A ficção em Pernambuco', coordenado pelo escritor Felipe Jr., traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Saraiva. As sessões mensais ocorrem no Espaço Manuel Bandeira naquela livraria, no Shopping Center Recife.

Posse em São Paulo

Joaquim Botelho toma posse na presidência da UBE-SP

Na próxima 6ª feira, dia 30 de abril, em solenidade programada para às 19h00, no auditório Vladimir Herzog, no Sindicato dos Jornalistas, o escritor Joaquim Maria Botelho tomará posse na presidência da UBE-SP para cumprir o biênio (2010-2012).

DIRETORIA
Presidente: Joaquim Maria Botelho
1ª Vice-presidente: Renata Pallottini
2º Vice-presidente: Audálio Dantas
Secretária geral : Sueli Carlos
1ª Secretária: Maria José Vianna
2º Secretário: Luiz Avelino Lima
Tesoureiro geral: Nicodemos Neves Sena
1º Tesoureiro: Gabriel Kwak
2º Tesoureiro: Djalma da Silveira Allegro

Reconhecimento

UBE presente no Gabinete Português de Leitura

Na 5ª feira passada, dia 22 de abril, o escritor Alexandre Santos levou o abraço da UBE ao Gabinete Português de Leitura do Recife, que, sob a liderança do presidente Vicente Miranda, promoveu evento em comemoração ao descobrimento do Brasil.

Discurso de Vicente Miranda repercute. Ainda repercute o discurso proferido em 08 de abril na Câmara Municipal do Recife por Vicente Miranda, presidente do Gabinete Português de Leitura do Recife, ao receber o título de cidadão recifense. Clique aqui e leia o discurso na íntegra.

Acadêmicos no encerramento da Semana de Manoel Bandeira

Na 5ª feira passada, dia 23 de abril, em concorrido encontro na sede da rua da União, no Centro do Recife, com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, o Espaço Pasárgada encerrou a semana dedicada ao poeta Manoel Bandeira. A sessão conduzida pela dirigente Selma Bandeira contou com a participação do acadêmico Abdias Moura, do cineasta Pedro Aarão, e dos poetas Sebastião Araújo, Sérgio Leandro e Fernanda Jardim.

Cristiano Ramos fala sobre Jornalismo e Literatura

Na 5ª feira passada, dia 22 de abril, em concorrido encontro que contou com a presença do presidente da UBE, o escritor Alexandre Santos, a Gerência Operacional de Literatura e Editoração (GOLE), da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, o Porto das Letras promoveu debate sobre o diálogo entre jornalismo e literatura com o jornalista e crítico literário Cristiano Ramos. O debate foi mediado pelo jornalista e crítico Eduardo César Maia.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro retoma ritmo normal

Na próxima 4ª feira, dia 28 de abril, a UBE retomará a programação normal do projeto 'Quarta às Quatro', realizando a 334ª sessão.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Sérgio Duarte lança livro na biblioteca brasileira de NY

Na próxima 4ª feira, dia 28 de abril, em sessão programada para às 18h00, na biblioteca brasileira em New York, em 240 East 52nd Street, o escritor Domício Coutinho, presidente da UBE-NY, vai receber o embaixador Sérgio Duarte, que, na ocasião, lançará o livro 'Pierre de Ronsard, o impenitente sedutor. Maiores informações pelo e-mail <bibliobrnyc@gmail.com>.

Curtinhas

Entre os dias 08 e 12 de novembro, em encontro programado para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Centro de História da Cultura vão realizar Colóquio para assinalar o Centenário do Nascimento do Filósofo Miguel Reale (1910-2006).

Na próxima 3ª feira, dia 27 de abril, como evento preparatório, o FestLatino realizará seminário no auditório B do Instituto Universitário de Lisboa, abordando o tema 'A Língua Portuguesa no século XXI: Desafios e Oportunidades'. Maiores informações no site www.festlatino.com.

Vale a pena ler

José Américo de Almeida: A saga de uma vida, de Joacil de Brito Pereira

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Abismos do ser, de José Mário da Silva

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

Claridades, de Moisés Alves de Siqueira

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Contos para sempre, de Flávio Alencar

Tempo de memórias, de Salete Rego Barros

Melchíades Montenegro toma posse na Academia do Nordeste

Na próxima 6ª feira, dia dia 30 de abril, em solenidade programada para as 19h30, no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, o escritor e artista plástico Melchíades Montenegro tomará posse na cadeira nº 60 da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, o novo acadêmico será saudado pela escritora Lourdes Sarmento.

Sapé homenageia escritor paraibano

Na 3ª feira passada, dia 20 de abril, em que se comemora o Dia do Escritor Paraibano, em concorrida solenidade, a Câmara Municipal de Sapé homenageou a UBE-PB. Na ocasião, após a entrega de quadro com a Lei que institui a efeméride ao prefeito João Clemente Neto pelo escritor Ricardo Bezerra, presidente da UBE-PB, o ex-governador Wilson Leite Braga e o ex-Secretário José Jakson Carneiro Carvalho foram homenageados com diploma de Honra ao Mérito e foi lançado os livro 'Augusto dos Anjos', de Marinalva Freire da Silva com apresentação da Sócia Neide Medeiros.

Dirigentes da UBE visitam MinC

Na 5ª feira passada, dia 22 de abril, acompanhado dos dirigentes Salete Rego Barros, Rosa Bezerra e Antônio Filho Neto, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, visitou o escritório regional do Ministério da Cultura. Na ocasião, depois de comunicar que é intenção da UBE realizar o Encontro Nacional de Poesia Urbana, o II Encontro Pernambucano de Escritores e o IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, a comitiva visitou a jornalista Tarciana Portela, representante do MinC no nordeste.

UBE realiza III Encontro de literatura Juvenil

Em 04 de maio, em encontro programado para às 14h00, no pátio da União Brasileira de Escritores, na rua de Santana, o Núcleo de Literatura Juvenil 'Elita Ferreira' realizará o III Encontro Alunos, Professores e Escritores. Na ocasião, a escritora Telma Brilhante, coordenadora do Núcleo, comandará a apresentação de textos por alunos de escolas convidadas. Maiores informações pelo e-mail telma_brilhante@hotmail.com.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU