A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 02 de maio de 2010

Reconhecimento

Cássio Cavalcanti homenageado no Jardim das Letras

Na próxima 2ª feira, dia 03 de maio, em evento programado para às 19h00, na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, a UBE homenageará o escritor Cássio Cavalcante no âmbito do projeto 'Jardim das Letras'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Jardim das Letras' é o seguinte:

03 de Maio: Cássio Cavalcante
07 de Junho: Raimundo Carrero
05 de Julho: Editora Novo Horizonte
02 de Agosto: Antologia 'O fim da velhice'
06 de Setembro: Merylucy Maciel
04 de Outubro: José Alves Sobrinho
08 de Novembro: Socorro Costa

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', idealizado por Cássio Cavalcante e coordenado por Jair Martins, ocorre através de encontros mensais nos jardins da UBE, em sessões abertas ao público.

Melchíades Montenegro toma posse na Academia do Nordeste

Na 6ª feira passada, dia dia 30 de abril, em concorrida solenidade no auditório da Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos, o escritor e artista plástico Melchíades Montenegro tomou posse na cadeira nº 60 da Academia de Letras e Artes do Nordeste. Na ocasião, o novo acadêmico foi saudado pela escritora Lourdes Sarmento.

A cultura e a arte em Pernambuco

UBE Homenageia Tereza Magalhães

Na 2ª feira passada, dia 26 de abril, em concorrido encontro no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a acadêmica Tereza Magalhães, presidente da Academia de Letras e Artes de Pernambuco, foi homenageada pela UBE no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, a obra da homenageada foi apreciada por Geraldo Pereira, do Conselho de Cultura de Pernambuco, e Nilzardo Carneiro Leão, do Instituto Arqueológico, Histórico e Geológico Pernambucano.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

31 de maio: Ariano Suassuna

28 de junho: Perseu Lemos
26 de julho: Humberto França

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

29 de abril. Lançamento do livro 'Violinos no Coque', de Waldênio Porto.

29 de abril. Lançamento do livro 'Entrelaces', de Merilucy Maciel.

30 de abril. Lançamento do livro 'Visões e Ninguéns', de Eduardo Monga.

.........

QUINTAS TEMÁTICAS

Rachel Carrilho comanda 'Quinta Romântica'

Na próxima 5ª feira, dia 06 de maio, em encontro programado para às 17h00, na sede da entidade, em Casa Forte, no Recife, a UBE realizará mais uma sessão do projeto 'Quinta Romântica', que destaca a vertente 'Amor' do projeto 'Quintas Temáticas'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Romântica' até o final do ano é o seguinte:

06 de maio

03 de junho
08 de julho

05 de agosto
02 de setembro

07 de outubro
04 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Rachel Carrilho, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Acontecerá

03 de maio. Homenagem a Cássio Cavalcanti, na UBE.

Alexandre Santos lamenta desaparecimento de Alfredo Sobral

Na 3ª feira passada, dia 27 de abril, acatando proposta do engenheiro-escritor Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e da UBE, o Fórum das Entidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, aprovou Voto de Pesar pelo desaparecimento do economista Alfredo Sobral, falecido em 13 de abril.

Curtinhas................................................

Neste domingo, dia 02 de maio, às 17h00, em show que marca o retorno do guitarrista Carlos Vilanova aos palcos recifenses, a Revolution Beatles Band estará na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife antigo. É Beatles da melhor qualidade.

Na última 6ª feira, dia 30 de abril, em concorrido encontro moderado pelo acadêmico Antônio Campos, o CINE-PE discutiu 'a literatura e o cinema' no hotel Tulip Recife Palace. A iniciativa fez parte do XIV Festival do Audiovisual promovido pela Fundarpe.

Na última 5ª feira, dia 29 de abril, Biu Vicente atualizou seu blog. O endereço é www.biuvicente.com/blog.

Os livros 'Memórias de Isabel Cavalcanti', 'Luz do Abismo', 'Príncipe e Corsário, 'Olhos negros', de Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque já podem ser encontrado na livraria Jaqueira, na Rua do Futuro.

O acadêmico Melchíades Montenegro detalhou a placa que a UBE assentará em locais considerados 'Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana'.

Andréa Amorim está na campanha 'Viva Pernambuco' lançada pela TV Globo Nordeste. Para assistir o clipe, clique aqui. Para conhecer outras músicas de Andréa Amorim, inclusive do novo CD, basta visitar o site http://www.nacaocultural.pe.gov.br/cd-ao-meio-por-inteiro

Na 5ª feira passada, dia 29 de maio, em concorrido lançamento no JCPM Trade Center, no Pina, foi lançado o livro 'Badajás, uma ilha no Oceano Pacífico'.

Na 4ª feira passada, dia 28 de abril, o Diário de Pernambuco publicou o artigo 'Assim caminha a humanidade', de Paulo Salles.

Entre 01 e 05 de setembro, o município de Marechal Deodoro, em Alagoas, realizará a 1ª Festa Literária de Marechal Deodoro
(1ª FLIMAR).

Bradesco Seguro? Tô fora.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Avançam entendimentos para realização do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na 5ª feira passada, dia 29 de abril, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE-PE, teve encontro na produtora Cia de Eventos para discutir detalhes do projeto para realização do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, programado para o final de novembro, no Recife.

UBE realiza III Encontro de literatura Juvenil

Em 04 de maio, em encontro programado para às 14h00, no pátio da União Brasileira de Escritores, na rua de Santana, o Núcleo de Literatura Juvenil 'Elita Ferreira' realizará o III Encontro Alunos, Professores e Escritores. Na ocasião, a escritora Telma Brilhante, coordenadora do Núcleo, comandará a apresentação de textos por alunos de escolas convidadas. Maiores informações pelo e-mail telma_brilhante@hotmail.com.

Lançamento

Merilucy Maciel lança 'Entrelaces'

Na 5ª feira passada, dia 29 de abril, em concorrido encontro na sede da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte, que contou com a presença dos diretores Salete Rego Barros, Jair Martins, Dulce Albert e a coordenadora Telma Brilhante, a escritora Merilucy Maciel lançou o livro 'Entrelaces'. Na ocasião, em discurso de saudação, o escritor Alexandre Santos, presidente da entidade, referiu-se a história literária da autora e, evocando a familiaridade dos presentes com a entidade, afirmou que: "neste momento nenhum evento é mais identificado com a UBE do que esta festa e, nesse sentido, o nome da UBE poderia ser UBE Maciel", numa referência ao sobrenome da escritora.

Movimento

UBE reúne produtores culturais

Na 4ª feira passada, dia 28 de abril, em encontro na sede da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte, acompanhado de alguns dos principais dirigentes do setor, o escritor Alexandre Santos, presidente da entidade, se reuniu com produtores culturais e, depois de anunciar a conquista da regularidade fiscal e tributária - condição que habilita a UBE-PE a firmar convênios com organismos de todas as esferas de poder -, relacionou os projetos de maior prioridade. Na ocasião, a produtora Sachiko Shinozaki manifestou interesse em liderar projetos referentes à publicação de contos e crônicas.

Frei Caneca

UBE e Rotary Clube unem esforços para construção de Memorial Frei Caneca

Na próxima 6ª feira, dia 29 de abril, acolhendo convite de Milton Dantas, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, pronunciou palestra no Rotary Clube Frei Caneca, no Círculo Militar do Recife, sobre o Memorial Frei Caneca que a entidade pretende construir. Na ocasião, acolhendo sugestões de confrades, os presidentes José Geraldo, do Rotary Frei Caneca, e Alexandre Santos, da UBE-PE, concordaram em unir esforços para a construção do Memorial e de monumento ao grande herói nacional.

UBE presente em homenagem ao ex-comandante da PM-PE

Na 4ª feira passada, dia 28 de abril, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, participou de homenagem oferecida pelo Caxangá Ágape ao coronel José Lopes, ex-comandante da Polícia Militar de Pernambuco. O concorrido evento realizado no salão de convenções do restaurante Boi Preto reuniu expressivas lideranças da sociedade civil, incluindo presidentes de entidades e de associações.

Alexandre Santos pede criação de zona especial de proteção cultural

Na última 5ª feira, dia 29 de abril, em pronunciamento na Câmara Municipal do Recife, por ocasião de audiência pública convocada pelo vereador Vicente André Gomes para discutir a poluição sonora que acomete a cidade, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE e membro do Conselho Municipal de Política Cultural, lembrou a questão religiosa e cultural, vivida especialmente pelas pessoas afrodescendentes, e sugeriu estudos para a criação de zonas especiais de preservação cultural, nas quais horários de silêncio e níveis de ruídos sejam diferentes das demais áreas da cidade.

Projeto Casa do Poeta no Gabinete Português de Leitura

Na próxima 3ª feira dia 04 de maio, em evento programado para as 17h00, no Gabinete Português de Leitura, o projeto 'Casa da Poesia' vai lançar o livreto 'O Náufrago', do poeta Antônio Botelho. Na ocasião, os poetas Juareiz Correya, José Terra e Fernanda Jardim declamarão poemas contidos no livro, que marca o primeiro lançamento da Editora Arribaça, do Movimento Cultural Invenção de Poesia.

Aurora apóia Cariri Cangaço

Na última 3ª feira, dia 27 de abril, em encontro realizado em Fortaleza, o prefeito Adailton Macedo confirmou ao escritor e curador Manoel Severo o apoio da prefeitura do município de Aurora ao Cariri Cangaço 2010, que vai mergulhar na relação entre coronéis, beatos e cangaceiros.

Babecco prepara coletânea de sonetos

A Editora Babecco lançou o projeto 'Soneto 2010 PE', que lançará coletânea de sonetos produzidos ao longo do ano. O projeto conta com total apoio da UBE e maiores informações podem ser obtidas com o editor Manuel Oliveira pelos e-mails babecco@babecco.com e babii_oliveira@hotmail.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 335ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 28 de abril, a UBE retomou a programação normal do projeto 'Quarta às Quatro', realizando a 335ª sessão.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Colóquio em Lisboa assinalará centenário de Miguel Reale

Entre os dias 08 e 12 de novembro, em encontro programado para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Centro de História da Cultura vão realizar Colóquio para assinalar o Centenário do Nascimento do Filósofo Miguel Reale (1910-2006).

Curtinha

Heitor de Pedra Azul está na Web Rádio Talentos Br. Para ouvir, clique aqui.

Vale a pena ler

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Entrelaces, de Merilucy Maciel

José Américo de Almeida: A saga de uma vida, de Joacil de Brito Pereira

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Abismos do ser, de José Mário da Silva

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

Claridades, de Moisés Alves de Siqueira

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Contos para sempre, de Flávio Alencar

Tempo de memórias, de Salete Rego Barros

Waldênio Porto lança 'Violinos no Coque'

Na 5ª feira passada, dia 29 de abril, em concorrido evento na Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Waldênio Porto lançou o livro 'Violinos no Coque', que desnuda a história da Orquestra Cidadã formada por crianças residentes no Coque, bairro pobre localizado no centro do Recife.

Albuquerque Pereira fala sobre o Busto da discórdia

Na 5ª feira passada, dia 29 de abril, em concorrido encontro no auditório do Memorial da Medicina em Pernambuco, a Academia de Artes e Letras de Pernambuco se  reuniu sob a liderança da artista plástica Tereza Magalhães para acompanhar palestra do acadêmico Albuquerque Pereira 'O Busto da Discórdia', que aborda a polêmica entre Nilo Pereira e Mário Melo em torno do busto em homenagem ao poeta Manoel Bandeira.

Antonio Campos fala sobre a reinvenção do livro e o direito autoral

Na 3ª feira passada, dia 27 de abril, em concorrido encontro promovido conjuntamente pelo Instituto Maximiano Campos e livraria Saraiva no Espaço Manoel Bandeira, no Shopping Center Recife, o acadêmico Antônio Campos proferiu a palestra 'A reinvenção do livro e o mercado editorial'.

UBE apóia esforço para elevar o Frevo à condição de Patrimônio da Humanidade

Na 6ª feira passada, dia 30 de abril, em solenidade prestigiada pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Recife, o secretário municipal de cultura, Marcelo Lins, fez a entrega formal do processo que pede à UNESCO a inclusão do Frevo no Patrimônio Imaterial da Humanidade. O documento encaminhado à UNESCO incorpora o manifesto da UBE em apoio à iniciativa (Clique aqui e leia o texto na íntegra).

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU