A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 23 de maio de 2010

HOMENAGEM

UBE presta homenagem a Ariano Suassuna

Na próxima 2ª feira, dia 24 de maio, em evento programado para as 19h30, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear o acadêmico Ariano Suassuna no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, Ariano Suassuna será saudado pelos acadêmicos Raimundo Carrero e Lucilo Varejão Neto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A ficção em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

24 de maio: Ariano Suassuna

28 de junho: Perseu Lemos
26 de julho: Humberto França

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Quinta Fantástica movimenta UBE

Na 5ª feira passada, dia 20 de maio, em concorrido encontro na sede a UBE, teve seqüência o projeto Quinta Fantástica, que integra o projeto das Quintas Temáticas.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

17 de junho
15 de julho

19 de agosto
16 de setembro

21 de outubro
18 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Salete Rego Barros ganha 'Menção Joaquim Cardoso'

Na 3ª feira passada, dia 18 de maio, por ocasião da reunião de diretoria na sede do Clube de Engenharia de Pernambuco, na Madalena, o engenheiro Antônio Filho Neto, diretor cultural, anunciou o resultado do concurso literário '90 anos de engenharia no Brasil'. A vencedora foi a arquiteta Salete Rego Barros. O prêmio será entregue no próximo dia 1º de junho, na solenidade de encerramento do Período Comemorativo do 90º aniversário do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Conceição Alves toma posse na Academia Pesqueirense de Letras e Artes

No próximo sábado, dia 29 de maio, em solenidade programada para às 19h30, no salão nobre do hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, a escritora Conceição Alves será empossada na Academia Pesqueirense de Letras e Artes.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

15 de maio. Lançamento de 'Soluços d'Alma', de Marcelo Sampaio de Alencar.

20 de maio. 'Quinta Temática: Literatura Fantástica na UBE

.........

 

Acontecerá

24 de maio. Homenagem a Ariano Suassuna, na Livraria Cultura.

24 de maio. Instalação da Academia Escadense de Letras e Artes

27 de maio. 'Quinta Temática': Erotismo na UBE.

28 de maio. Cordel na UBE.

28 de maio. Lançamento de Lubião, de Tarciso Rodrigues.

Tarcíso Rodrigues lança 'Lubião'

Na próxima 6ª feira, dia 28 de maio, em evento programado para às 18h00, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, Tarciso Rodrigues lançará o livro 'Lubião, editado pela Babecco.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na próxima 3ª feira, dia 25 de maio, o Sarau Plural recebe Marcelo Mário Melo, que vai conversar sobre 'o tempo da utopia' com Homero Fonseca e Sérgio Gusmão, com participação musical de Flávio Brayner. O encontro ocorre na ARTE PLURAL GALERIA, na Rua da Moeda, no Recife Antigo.

Sempre sobre o comando do acadêmico João Marques, o jornal 'O Século', fundado em 1995, voltou a circular a partir de Garanhuns.

Inspirado em Dante Alighieri, Mairton Silva compôs a canção “Il Portale”. Para conhecer, basta clicar aqui.

Em 05 de junho, Marina Andrade estará na rádio Moreira Salles. Para conhecer um pouco mais do trabalho de Marina, clique aqui

Desde a 6ª feira passada, dia 21 de maio, até o dia 11 de junho, o Clarabóia Arte Contemporânea apresenta 'Tão boa quanto a que tem na lata', com exposição e performance de Nivaldo Carneiro. O endereço é rua do Rezende, 52 - Lapa - Rio de Janeiro.

O blog 'Direto ao ponto', de Anderson Marinho, está hospedado no site www.caruaru360graus.com.br/v5/blogs/6/

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

Melchíades Montenegro já concebeu a arte da comenda da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, cujo lançamento ocorrerá em 22 de julho.

Neste fim de semana, com apresentações no teatro Waldemar de Oliveira, no centro do Recife, a Trupe do Barulho encerra a "temporada heróica" de 'As malditas'.

Para ler o mais recente livro de João Marcos Adede y Castro, um romance jurídico, basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Seminário de Tropicologia

Gustavo Krauze fala sobre a questão ambiental na APL

Na última 3ª feira, dia 18 de maio, em concorrido encontro no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, sob a coordenação da acadêmica Fátima Quintas, o Seminário de Tropicologia teve continuidade com palestra do ex-ministro Gustavo Krause, que falou sobre a questão ambiental intitulada "Impactos subversivos da questão ambiental".

Escada instala Academia

Na próxima 2ª feira, dia 24 de maio, em solenidade programada para às 16h30, no antigo cinema Utinga, no centro de Escada, na região sul da região metropolitana do Recife, será instalada a Academia Escadense de Letras. Na solenidade de fundação e posse dos acadêmicos, a efeméride será saudada pelos presidentes da Academia de Letras e Artes de Gravatá, da União Brasileira de Escritores, da Academia de Letras e Artes do Nordeste e da Academia Pernambucana de Letras.

UBE concede título de 'Local de Interesse Literário' à Livraria Geração 65

Na eª feira passada, 19 de maio, em correspondência ao estabelecimento 'Livros de Pernambuco', a UBE comunicou a aprovação de projeto que considera a livraria como Local de Interesse Literário de Pernambuco. A solenidade de afixação da placa de Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana ainda não foi marcada. 

Suzana Moraes estréia no comando da 'Quinta Erótica'

Na próxima 5ª feira, dia 27 de maio - a quarta 5ª feira do mês - em evento programado para às 17h00, na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, já sob a coordenação da poeta Suzana Moraes, a UBE vai realizar a primeira sessão do projeto 'Quinta Quente', que integra o projeto "Quintas Temáticas'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

27 de maio

01 de julho
29 de julho

26 de agosto
23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pelas escritoras Suzana Moraes e Valéria Valfrido, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Ainda sem data definida a homenagem que a UBE vai prestar ao jornal Gazeta Nossa

A necessidade de realização de serviços na área do Espaço Passárgada, na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, forçou o adiamento da merecida homenagem que a UBE  prestaria ao Jornal Gazeta Nossa na 2ª feira passada, dia 17 de maio, no âmbito do projeto 'A ficção em Pernambuco'. A nova data da homenagem ainda não foi marcada.

Cangaço I

Cariri Cangaço visita descendente de Marica do Tipi  

Na 4ª feira passada, dia 19 de maio, em encontro na cidade de Fortaleza, o curador do Cariri Cangaço Manoel Severo e o presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Ângelo Osmiro visitaram descendentes de Marica Macedo (do Tipi) - uma das mais tradicionais matronas da história do Ceará. O Cariri Cangaço 2010 – Coronéis, Beatos e Cangaceiros vai ser aberto em 17 de agosto, no Teatro Nelory Figueira, em Barbalha, no Ceará.

Cangaço II

III Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros

Nos dias 18 e 19 de junho, em evento programado para Serra Talhada, no Sertão Pernambucano, a Fundação Cultural Cabras de Lampião, realizará o III Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros. Além das palestras, haverá passeio histórico na terra do Rei do Cangaço.

'Pernambuco: uma história política será lançado no Museu do Estado

Na próxima 5ª feira, dia 27 de maio, em evento programado para às 18h00, no Museu do Estado, na Graças, no Recife, o escritor Luiz Otávio Cavalcanti lançará 'Pernambuco: uma história política' - livro dedicado ao editor João Luiz da Silva, da Nossa Livraria, recentemente falecido.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 335ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 05 de maio, com a presença de 42 escritores, a UBE realizou a 335ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro'. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz deu amplo destaque ao I Encontro Literário de Surubim, programado para os dias 15 e 16 de maio, e ao seminário literário da União Mundial de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL 2010), cuja abertura ocorrerá em Lisboa em 15 de setembro.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Carlos Cavalcanti lança 'Sertanidade' em Portugal

Editado em linguagem Braille pelo Instituto São Manoel para Invisuais, o livro 'Sertanidade', de Carlos Cavalcanti, será lançado em Portugal. Em 04 de junho, em Ponte da Barca, no dia seguinte, em Arcos de Valdevez. O périplo termina no dia 07 de junho, quando Carlos Cavalcanti lançará 'Sertanidade' na cidade do Porto.

Heitor de Pedra Azul vai receber amigos

No próximo sábado, dia 29 de maio, em evento programado para à 21h00, no Au Vrai Chablis, na Place Général de Gaulle, em Chablis, na França, amigos de Heitor de Pedra Azul estarão no '12ème Concert/Rencontre International des Amis d'Heitor de Pedra Azul en France'. O show conta com a participação de Heitor de Pedra Azul (voz e guitarra), Damien Hennicker (saxofone) e Christian Paoli (percussão).

Curtinhas

Em 17 de maio, o músico português Mário Moita fez sucesso no programa Jô Soares.

No sábado passado, dia 22 de maio, em evento no sede em Macedonio Alcalá, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca apresentou a revista 'Viento en vela', com a participação de Santiago Robles Bonfil, Gabriela Astorga, Benjamín E. Morales e Iván Cruz Osorio.

Vale a pena ler

Poesia Visual, de Sílvio Hansen

Gorgonas, de Alberto Lins Caldas

As filhas de Lilith, de Cida Pedrosa

Interpretação, de Ana Verônica Peixoto

Filosofando a vida, de Antônio dos Anjos (Vilola)

Jarro de Louça, de José Nivaldo

O céu é dos pássaros, de Luís Lourenço

Memórias do olhar, de Raul Córdula

Às margens de um rio cereal, de Lúcio Ferreira

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Não Verás a minha face, de Everaldo Moreira Veras

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Último dia, de Luis Aiala

Virgolino, de Wilton de Souza

CORDEL EM DESTAQUE

UBE retoma programação de Cordel

Na próxima 6ª feira, dia 28 de maio, em atividade que marca a parceria firmada com a Pantera Cordelaria, sob o comando do poeta Altair Leal, a UBE realizará a Sexta de Cordel. Na ocasião, será lançado o cordel 'Estrofes Aleatórias', que retrata uma peleja virtual dos poetas Eduardo Viana e Asa Branca do Ceará. A 'Sexta de cordel' se repetirá nas últimas 6ª feiras de cada mês, nos jardins da UBE, na Rua de Santana, em Casa Forte, no Recife.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

28 de maio

25 de junho
30 de julho

27 de agosto
24 de setembro

29 de outubro
26 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na última 6ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Invenção de Poesia movimenta Casa Amarela

Na 3ª feira passada, dia 18 de maio, em concorrido evento, sob a coordenação do poeta Rogério Generoso, a Biblioteca Popular de Casa Amarela realizou a sessão mensal do recital 'Invenção de Poesia' e instalou a 'Vitrine do mês'.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU