A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 30 de maio de 2010

HOMENAGEM

Vai ser amanhã: UBE presta homenagem a Ariano Suassuna na livraria Cultura

Na próxima 2ª feira, dia 31 de maio, em evento programado para as 19h30, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear o acadêmico Ariano Suassuna no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, Ariano Suassuna será saudado pelos acadêmicos Raimundo Carrero e Lucilo Varejão Neto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

28 de junho: Perseu Lemos
26 de julho: Humberto França

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

UBE realiza primeira 'Quinta Erótica' sob a coordenação de Suzana Moraes

Na 5ª feira, dia 27 de maio - a quarta 5ª feira do mês - em evento na sede da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, a UBE realizou a primeira sessão do projeto 'Quinta Quente' sob a coordenação da poeta Suzana Moraes. O encontro foi prestigiado pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, fez questão de dar pessoalmente as boas vindas da Casa à escritora Suzana Moraes.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

29 de julho

26 de agosto
23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pela escritora Suzana Moraes, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

UBE marca presença na solenidade de posse de Conceição Alves na Academia Pesqueirense de Letras e Artes

No sábado passado, dia 29 de maio, em concorrida solenidade no salão nobre do hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, a escritora Conceição Alves foi empossada na Academia Pesqueirense de Letras e Artes. Na ocasião, representando o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, o acadêmico Antônio Filho Neto transmitiu as felicitações da entidade à acadêmica Conceição Alves.

CORDEL EM DESTAQUE

Peleja dos poetas Eduardo Viana e Asa Branca marca retomada do projeto Cordel na UBE

Na 6ª feira passada, dia 28 de maio, em atividade que marca a parceria firmada com a Pantera Cordelaria, sob o comando do poeta Altair Leal, a UBE realizou a Sexta de Cordel. Na ocasião, foi lançado o cordel 'Estrofes Aleatórias', que retrata uma peleja virtual dos poetas Eduardo Viana e Asa Branca do Ceará.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

25 de junho
30 de julho

27 de agosto
24 de setembro

29 de outubro
26 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na última 6ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

24 de maio. Instalação da Academia Escadense de Letras e Artes

27 de maio. 'Quinta Temática': Erotismo na UBE.

28 de maio. Cordel na UBE.

28 de maio. Lançamento de Lubião, de Tarciso Rodrigues.

.........

 

Acontecerá

31 de maio. Homenagem a Ariano Suassuna, na Livraria Cultura.

31 de maio. Palestra de Jô Mazarollo na Academia Pernambucana de Letras.

Tarcíso Rodrigues lança 'Lubião' na livraria Saraiva

Na 6ª feira passada, dia 28 de maio, em concorrido evento no Espaço Manuel Bandeira, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, o escritor Tarcísio Rodrigues, presidente do Centro de Cultura de Serra Talhada, lançou o livro Lubião, que foi apresentado pelo editor Manoel Oliveira, da Babecco.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

'O Escravo Itor', segundo romance de Geraldo Edimar Fernandes, fala sobre o curandeirismo na divisa entre Minas Gerais e Bahia.

Na 3ª feira passada, dia 25 de maio, em concorrido evento no Salão de Eventos do SESC Garanhuns, o acadêmico Aristóteles Bastos comandou o lançamento do Jornal Literário U-Carbureto.

De 23 a 26 de setembro, Palmares sediará o 'I Encontro Literário da Mata Sul de Pernambuco', evento realizado pela UBE em parceria com a Panamérica Nordestal Editora que, este ano vai homenagear Hermilo Borba Filho. Maiores informações no blog LETRAS&LEITURAS.

'O deserto do real' é o nome do artigo de Antônio Campos publicado pelo Jornal do Brasil em 24 de maio.

Na 2ª feira passada, dia 24 de maio, precisamente às 19h00, o blog de Geraldo Pereira foi atualizado com a crônica 'Congresso Sexual'.

Gilmar Leite avisa que tem novidades poéticas no www.aguasdopajeu.blogspot.com.

Em evento promovido pela Associação de Diplomados da Academia Brasileira de Letras (ADABL) em homenagem ao centenário de Rachel de Queiroz, a escritora Larissa Loretti proferiu palestra na sala José de Alencar, na ABL, apresentando vasto acervo sobre a vida da grande escritora.

A poesia de Ysolda Cabral foi homenageada pelo blog 'Atitude e Idéias', da poetisa Adriana Leal. Para saber mais sobre a merecida homenagem recebida por Ysolda Cabral, clique aqui.

Na última 6ª feira, dia 28 de maio, em concorrido evento no Sesc do Cais de Santa Rita, no centro do Recife, o laboratório de
autoria Ascenço Ferreira instalou o projeto 'Corpoemas', resultado de uma oficina de poesia e performance do grupo.

Em 05 de junho, em evento programado para às 12h00, no Biruta Bar, no Pina, com a presença do fundador, editor e ilustrador
Manoel Bione, o Papa-Figo - jornal pernambucano de humor, de sátira e de crítica – vai lançar edição comemorativa à passagem dos seus 25 anos. Apresentada em dois volumes, a coleção especial reúne os quase 300 números do periódico, além de um DVD com documentário dirigido por Sérgio Gusmão.

A Editora Babecco lançou o projeto 'Soneto 2010 PE', que lançará coletânea de sonetos produzidos ao longo do ano. O projeto conta com total apoio da UBE e maiores informações podem ser obtidas com o editor Manuel Oliveira pelos e-mails babecco@babecco.com e babii_oliveira@hotmail.com.

A vida e a obra de Rogaciano Leite serão alvo de matéria especial do próximo número da revista da UBE.

Em 08 de junho, em evento programado para às 18h30, no bar Barrozo, na Rua da Aurora, Jorge José de Santana vai lançar o livro 'A televisão pernambucana meio século depois'.

Na 4ª feira passada, dia 26, em concorrido evento no Centro Cultural Luis Freire, em Olinda, com a presença do Grupo de Teatro de Amadores de Olinda e do Nós Pós, Silvana Menezes comandou mais uma edição do projeto Quartas Literárias.

Na 5ª feira passada, dia 27 de maio, em concorrido evento no Museu do Estado, nas Graças, no Recife, Luiz Otávio Cavalcanti proferiu a palestra 'Uma História Política de Pernambuco'.

Rosa Bezerra confirmou presença no Cariri Cangaço. Maiores informações sobre o Cariri Cangaço podem ser obtidas no site www.cariricangaco.blogspot.com 

Humberto Alex de Lima Convida para a uma visita ao 'Gambalaia Espaço de Artes e Convivência', na Rua das Monções, em Vila Guiomar, em Santo André. Maiores informações em www.gambalaia.com.br.

Gilmar Leite avisa que tem novidades poéticas no www.aguasdopajeu.blogspot.com.

'A Corça no Campo: Coletânea Poética', de Lenilde Freitas, foi lançado no sábado passado, dia 29 de maio, na Arte Plural Galeria, na rua da Moeda, no Recife Antigo.

No sábado passado, dia 29 de maio, o acadêmico Alexandre Santos apresentou o prólogo do romance 'Maldição e fé', de sua autoria, à Academia de Letras e Artes do Nordeste. O novo romance de Alexandre Santos deverá ser lançado em novembro.

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

A biblioteca da UBE já dispõe a coleção da revista 'Encontro', publicada pelo Gabinete Português de Leitura.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Academia Escadense de Letras

Presidentes prestigiam instalação da Academia Escadense de Letras

Na última 2ª feira, dia 24 de maio, em concorrida solenidade nas instalações do antigo Cinema Utinga, na cidade de Escada, na zona da mata sul do Estado de Pernambuco, prestigiada pelos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, e Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e, ainda, representantes das academias de Gravatá, Paulista e Camaragibe, foi instalada a Academia Escadense de Letras. Em seu discurso de saudação, o escritor Alexandre Santos fez referência às ausências dos acadêmicos Olímpio Bonald Neto e Cyl Gallindo, que, embora agendados para participar do evento, não puderam comparecer à solenidade por problemas de última hora. Os acadêmicos escadenses foram representados pela escritora Sevatil Lôbo, que falou em nome de todos (clique aqui o leia o texto na íntegra).

UBE presta homenagem a George Gouveia em Escada

Na última 2ª feira, dia 24 de maio, ao se pronunciar na solenidade de instalação da Academia Escadense de Letras, no antigo Cinema Utinga, na cidade de Escada, na zona da mata sul do Estado de Pernambuco, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, prestou homenagem póstuma ao cidadão escadense George Gouveia, que completara sua jornada na Terra na véspera. Ainda naquele dia, em decisão, Ad Referendum da diretoria, o presidente Alexandre Santos decretou luto oficial da UBE por três dias.

Academia de Artes e Letras de Pernambuco homenageia Teatro de Santa Izabel

Na 5ª feira passada, dia 27 de maio, em concorrida reunião no auditório do Memorial da Medicina, com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Eudes Souza Leão Pinto, da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Waldecy Pinto, da Academia de Ciências de Pernambuco, Geraldo Pereira, da Academia Pernambucana de Medicina, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Lucilo Varejão Neto, da Academia Recifense de Letras, a Academia de Artes e Letras de Pernambuco homenageou os 160 anos do Teatro de Santa Izabel. Na ocasião, falaram os acadêmicos Geninha da Rosa Borges e Reinaldo de Oliveira.

Heloísa Arcoverde já é cidadã recifense

Na 6ª feira passada, dia 28 de maio, em concorrido encontro no salão nobre do Teatro de Santa Izabel, em sessão presidida pelo vereador Romildo Gomes, a Câmara Municipal do Recife, concedeu o Título de Cidadã Recifense à escritora Heloisa Arcoverde. A saudação à nova cidadã recifense foi feita pelo vereador Luciano Siqueira, autor da proposta.

Altair Leal coordenará 'Estação das Letras' no dia 08 de junho

Na 4ª feira passada, dia 26 de maio, acatando sugestão do poeta Rogério Generoso, o presidente Alexandre Santos designou o cordelista Altair Leal para coordenar a sessão do projeto 'Estação das Letras' programada para o dia 08 de junho, no hall da Estação Central do Metrô, no Centro do Recife. Naquele dia, o movimento ficará por conta da apresentação dos poetas Elizabeth Bruto, Jacqueline Torres, Meryluci Maciel e Paulo Viola.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Estação das Letras' até o final do ano é o seguinte:

08 de junho
13 de julho

10 de agosto
14 de setembro

12 de outubro
09 de novembro

SERVIÇO: O projeto 'Estação das Letras', coordenado pelo poeta Rogério Generoso, traduz uma parceria cultural entre a UBE e o MetroRec. As sessões mensais ocorrem na segunda 3ª feira de cada mês, às 17h00, na Estação Central do Metrô do Recife, na área centras do Recife.

Felipe Jr. e Ismael Gaião na cachaçaria Matulão

No sábado passado, dia 29 de maio, em concorrido evento na Cachaçaria Matulão, no Mercado da Boa Vista, na área central do Recife, os poetas Ismael Gaião e Felipe Júnior lançaram o CD 'Causos e Cordéis', que, em 16 faixas, reúne poemas de José Honório, Cícero Lins, Dedé Monteiro, Gonga Monteiro, Raudênio Lima e Amazan, incluindo o cordel 'Menino de Rua', que venceu a Recitata em 2009.

UBE vai homenagear Edvaldo Arlego.

Na próxima 3ª feira, dia 1º de junho, em evento programado para às 14h00, nos jardins da sua sede, na rua de Santana, o núcleo de literatura Infanto-Juvenil da UBE vai homenagear o escritor Edvaldo Arlego.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro presta homenagem póstuma a George Gouveia

Na 4ª feira passada, dia 26 de maio, a UBE realizou a 338ª edição do projeto 'Quarta às Quatro', com a presença de 44 escritores em seus jardins. Na ocasião, a UBE prestou homenagem póstuma ao acadêmico George Gouveia, guardando um minuto de silêncio. Os participantes do projeto foram avisados que, em função dos jogos da Copa do Mundo, a programação do projeto poderá sofrer alterações.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Carlos Véjar prepara Semana da Latinidade

Em 07 de junho, com a conferência magistral 'migrações internacionais e suas causas estruturais em um mundo globalizado', por Tomás Calvo Buezas, no Centro Cultural de Espanha, no centro histórico da cidade de México, começará a 'Semana da Latinidade', evento organizado pelo acadêmico Carlos Véjar Pérez-Rubio, que envolverá seminários, música, cinema e artes plásticas. Maiores informações no site www.cialc.unam.mx

Carlos Cavalcanti lança 'Sertanidade' em Portugal

Editado em linguagem Braille pelo Instituto São Manoel para Invisuais, o livro 'Sertanidade', de Carlos Cavalcanti, será lançado em Portugal. Em 04 de junho, em Ponte da Barca, no dia seguinte, em Arcos de Valdevez. O périplo termina no dia 07 de junho, quando Carlos Cavalcanti lançará 'Sertanidade' na cidade do Porto.

Curtinhas

De 20 a 25 de maio, em evento ocorrido nas instalações do centro de filosofia e ciências humanas da UFPE, com o apoio do Instituto Maximiano Campos, a revista POÉTICA XXI realizou o IV Festival Palabra en El Mundo, envolvendo recitais, leituras, exposições de artes visuais e outras expressões, incluindo sussurros poéticos.

Heitor de Pedra Azul renova sucesso em Chablis

No sábado passado, dia 29 de maio, em concorrido evento e, em Chablis, na França, Heitor de Pedra Azul realizou o '12ème Concert/Rencontre International des Amis d'Heitor de Pedra Azul en France' com a participação de Damien Hennicker e Christian Paoli.

Começa Proyecta IAGO

Na 3ª feira passada, dia 25 de maio, em concorrido evento na sede de Macedonio Álcala, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, apresentou o PROYECTA IAGO, com a participação de Enric Miralles e Benedetta Tagliabue.

Vale a pena ler

Hai Kaindo na Real, de Valmir Jordão

Poesia Visual, de Sílvio Hansen

Gorgonas, de Alberto Lins Caldas

As filhas de Lilith, de Cida Pedrosa

Interpretação, de Ana Verônica Peixoto

Filosofando a vida, de Antônio dos Anjos (Vilola)

Jarro de Louça, de José Nivaldo

O céu é dos pássaros, de Luís Lourenço

Memórias do olhar, de Raul Córdula

Às margens de um rio cereal, de Lúcio Ferreira

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Não Verás a minha face, de Everaldo Moreira Veras

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Último dia, de Luis Aiala

Virgolino, de Wilton de Souza

Academia de Letras e Artes do Nordeste elege Geraldo Ferraz

No sábado passado, dia 29 de maio, em reunião na sede da UBE, em Casa Forte, a Academia de Letras e Artes de Pernambuco elegeu o escritor Geraldo Ferraz.

Salete Rego Barros recebe Menção Joaquim Cardozo

Na próxima 3ª feira, dia 1º de junho, em evento associado ao final do Período Comemorativo dos 90 anos da entidade, o Clube de Engenharia de Pernambuco fará a entrega da Menção Joaquim Cardozo à arquiteta Salete Rego Barros, grande vencedora do concurso literário da entidade no ano do 90º aniversário.

APBS homenageia UBE

Na próxima 3ª feira, dia 1º de junho, em solenidade programada para às 19h00, a Associação dos Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal (APBS) vai comemorar a passagem do 6º aniversário de fundação da entidade. Na ocasião, junto com a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, o coronel José Lopes de Souza, o jornal Gazeta Nossa, a ONG Moradia e Cidadania e o Rotary Boa Viagem, entre outros, a UBE será homenageada pelo "incentivo à leitura e ao escritor pernambucano".

Copa do Mundo leva UBE a alterar programação de eventos

Na 4ª feira passada, dia 26 de maio, acolhendo preocupações com a coincidência de horário com jogos da Copa do Mundo, após consulta a diretores, o economista Alexandre Santos, presidente da UBE, suspendeu o funcionamento dos projetos literários no âmbito do programa 'Quinta Temática' e Quarta às Quatro no período entre 15 de junho e 15 de julho. A resolução não se aplica aos projetos que, em decisão conjunta de coordenadores e freqüentadores, desejem seguir a programação normal.

Bella Santiago lança 'Baía dos Esquecidos'

Em 10 de junho, em evento programado para às 18h00, no Centro de Cultura Zarinha, em Tambaú,
em João Pessoa, Bella Santiago vai lançar o livro 'Baía dos Esquecidos'.

Folha de Pernambuco publica 'A cidade do futuro'

Na última 6ª feira, dia 28 de maio, o jornal Folha de Pernambuco publicou o artigo 'A cidade do futuro', de Alexandre Santos, presidente da UBE e do Clube de Engenharia de Pernambuco. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU