A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 06 de junho de 2010

HOMENAGEM

UBE homenageia Ariano Suassuna

Na 2ª feira passada, dia 31 de maio, em concorrida solenidade no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE homenageou o acadêmico Ariano Suassuna no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, Ariano Suassuna foi saudado pelos acadêmicos Raimundo Carrero e Lucilo Varejão Neto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

28 de junho: Perseu Lemos
26 de julho: Humberto França

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Deusdedit Leitão homenageado em João Pessoa

Em 17 de junho, em evento programado para às 19h00, no Centro Cultural Joacil de Britto Pereira, em João Pessoa, será prestada homenagem ao historiador Deusdedit Leitão, recentemente falecido, com exposição de fotografias e livros. Na seqüência, será lançado o livro 'O lume da palavra', de Joacil de Britto Pereira, reunindo 51 discursos proferidos pelo autor entre 1968 a 2009.

Bella Santiago lança 'Baía dos Esquecidos'

Na próxima 5ª feira, dia 10 de junho, em evento programado para às 18h00, no Centro de Cultura Zarinha, em Tambaú, em João Pessoa, Bella Santiago vai lançar o livro 'Baía dos Esquecidos'.

UBE realiza III Encontro de Literatura Infanto-Juvenil

Na última 3ª feira, dia 01 de junho, em concorrida reunião nos jardins da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, a UBE realizou o III Encontro de Literatura Infanto-Juvenil. Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil da entidade, a escritora Telma Brilhante, prestou homenagem ao escritor Edvaldo Arlego e ao Colégio Americano Batista, então representado pela professora Jerusa de Oliveira. O encontro, que reuniu alunos das escolas Colégio Americano Batista, Colégio Cognitivo, Escola Exponente e Educandário Nova Geração 2000, contou com apresentação dos escritores Leda Sellaro, Socorro Miranda, Mirian Brindeiro, Djanira Silva, Elvira Oliveira, Lúcia Carvalho, Lourdes Nicácio, Elizabeth Antão e Zélia Monte e, ainda, apresentação dos atores Angélica e Rubens.

Coral se prepara para estrear no Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 01 de junho, em encontro na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, sob a regência da maestrina Rubi Armeno, o Coral da UBE realizou mais um ensaio. O coral vai fazer a apresentação de estréia por ocasião da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor, que a entidade festejará em 22 de julho.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

31 de maio. Homenagem a Ariano Suassuna, na Livraria Cultura.

31 de maio. Palestra de Jô Mazarollo na Academia Pernambucana de Letras.

.........

 

Acontecerá

08 de junho. Lançamento de 'A televisão pernambucana meio século depois', de Jorge José de Santana.

Avançam preparativos do Encontro Literário da Mata Sul

Na 6ª feira passada, dia 03 de junho, em encontro realizado na sede da UBE, os dirigentes Alexandre Santos, Rogério Generoso e Antônio Filho Neto se reuniram com o poeta e produtor cultural Juareis Correya para discutir aspectos da formulação conceitual do Encontro Literário da Mata Sul, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de setembro, na cidade de Palmares, tendo como homenageado o teatrólogo Hermilo Borba Filho. Maiores informações no blog LETRAS&LEITURAS.

Curtinhas................................................

Em 01 de junho, o Jornal do Commércio publicou artigo de Jacques Ribemboim sobre o ambientalismo contemporâneo.

Em 03 de setembro, em evento programado para às 16h00, no Espaço Pasárgada, a escritora Fernanda Jardim vai lançar o livro 'Jardim em Cordel'.

Na próxima 5ª feira, dia 10 de junho, o Gabinete Português de Leitura do Recife vai comemorar a passagem do 'Dia de Camões'

Em 31 de maio, precisamente às 09h00, Geraldo Pereira atualizou o blog com crônica 'Conversa de Fim de Noite'.

Beatriz Brenner informa que a Antologia Poética de Geraldino Brasil também será lançada em Braille e em audio-book.

A revista cultural 'Diversos Afins' alcançou 45ª edição, que pode ser vista no site http://diversos-afins.blogspot.com

Marcelo Sguassábia publicou 'Átomos desembestados'. Para ver, visite o site http://eptv.globo.com/blog/consoantesreticentes

Bradesco Seguro? Tô fora.

Em 16 de junho, em evento programado para às 17h00, sob a coordenação de Alexandre Furtado, a FAFIRE realizará mais um Café Cultural. O escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, já confirmou participação.

Cássio Cavalcante é o autor do blog da Academia Recifense de Letras. O endereço é http://academiarecifensedeletras.blogspot.com/

Estão abertas as inscrições para o XVII Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete.

Em 14 de junho, em evento programado para às 16h00, no auditório da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras, pronunciará a palestra 'Revivendo Camus', alusivo ao transcurso dos 50 anos de morte do escritor Albert Camus.

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de junho de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Lançada edição comemorativa do Papa Figo

No sábado passado, dia 05 de junho, em concorrido evento no Biruta Bar, no Pina, com a presença do fundador, editor e ilustrador Manoel Bione, o Papa-Figo - jornal pernambucano de humor, de sátira e de crítica – lançou edição comemorativa à passagem dos seus 25 anos. Apresentada em dois volumes, a coleção especial reúne os quase 300 números do periódico, além de um DVD com documentário dirigido por Sérgio Gusmão.

APL

Jô Mazzarolo profere palestra na Academia Pernambucana de Letras

Na última 2ª feira, dia 31 de maio, em concorrido encontro no auditório da entidade, prestigiado pelos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Geraldo Pereira, da Academia Pernambucana de Medicina, a Academia Pernambucana de Letras proporcionou aos acadêmicos palestra da jornalista Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da TV Globo Nordeste.

Salete Rego Barros recebe Menção Joaquim Cardozo

Na última 3ª feira, dia 01 de junho, em solenidade no âmbito da cerimônia de encerramento do Período Comemorativo dos 90 anos de fundação, o Clube de Engenharia de Pernambuco prestou fez a entrega da Menção Joaquim Cardozo à arquiteta Salete Rego Barros, grande vencedora do concurso literário do 90º aniversário.

Curso de Lingüística Aplicada na UFPE

Durante o mês de julho, em sessões matinais (das 10h00 às 12h00) das 2ª às 5ª feiras, no mini-auditório do departamento de Letras, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, em programa coordenado pelo professor José Alberto Miranda Poza, o professor Vicente Masip ministrará curso de Lingüística Aplicada ao ensino da Fonologia, Fonética e Ortografia do português, com carga-horária equivalente a 2 créditos e direito a certificado de extensão da UFPE. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail cehaq@terra.com.br.

Jorge José Lança 'A televisão pernambucana meio século depois'

Na próxima 3ª feira, dia 08 de junho, em evento programado para às 18h30, no bar Barrozo, na Rua da Aurora, Jorge José de Santana vai lançar o livro 'A televisão pernambucana meio século depois'.

'Isósceles' no São Luiz

Em 14 de junho, evento programado para às 19h00, o Cinema São Luiz exibirá o curta-metragem 'Isósceles', cujo enredo é baseado nos contos 'Shoe' e 'Alma Gêmea', de Fernando Farias.

Recital junino no Mercado da Madalena

No sábado passado, dia 05 de junho, em concorrido evento no Mercado da Madalena, os poetas Marcos Passos, Chico Pedrosa e Greg Marinho se apresentaram em recital no âmbito da programação junina da prefeitura da cidade do Recife.

Recifenses homenageiam UBE

Na 3ª feira passada, dia 01 de junho, em concorrida solenidade no hall do Edifício João Paulo II, a Associação dos Moradores do Pina, Boa Viagem e Setúbal comemorou a passagem do 6º aniversário da entidade. Na ocasião, a UBE, então representada pelo secretário-geral Cássio Cavalcante, foi homenageada pelo "incentivo à leitura e ao escritor pernambucano".

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro presta homenagem póstuma a George Gouveia

Na 4ª feira passada, dia 02 de junho, a UBE realizou a 339ª edição do projeto 'Quarta às Quatro', com a presença de 35 escritores em seus jardins. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz comunicou aos presentes que, em função dos jogos da Copa do Mundo, a programação do projeto poderá sofrer alterações.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

MIL comemora Dia de Camões

Na próxima 5ª feira, dia 10 de junho, em almoço aberto à Comunidade Lusófona na Associação Caboverdeana, na Rua Duque de Palmela, em Lisboa, tendo como convidado de Honra o escritor Fernando Nobre, o Movimento Internacional Lusófono vai comemorar o 'Dia de Camões'. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail info@movimentolusofono.org.

Começa Semana da Latinidade

Na próxima 2ª feira, dia 07 de junho, em evento programado para o auditório do Centro Cultural de Espanha, no centro histórico da cidade de México, começará a 'Semana da Latinidade' organizada pelo acadêmico Carlos Véjar Pérez-Rubio. Maiores informações no site www.cialc.unam.mx

Curtinhas

Acatando proposta do Movimento Internacional Lusófono (MIL) apresentado pela ministra da cultura Gabriela Canavilhas, o Conselho de Ministros do Governo Português decidiu revogar tributação do IVA às transmissões de livros a título gratuito. Maiores informações podem ser obtidas no site www.movimentolusofono.org

No sábado passado, dia 05 de junho, em evento apoiado pelo consulado-geral do Brasil em Nova York, o CineFest Petrobrás abriu o 'Brazilian Film Festival', que segue até o dia 12. Maiores informações podem ser obtidas no site.
http://boletim.cultural.brazilny.org

Na 6ª feira passada, dia 04 de junho, a revista Nova Águia foi lançada no Centro Cultural de Oeiras. A lista de lançamentos pode ser acompanhada no site www.novaaguia.blogspot

Na próxima 2ª feira, dia 07 de junho, em seminário no Centro Cultural Brasil Moçambique, da embaixada do Brasil em Maputo, o escritor Humberto França apresentará o movimento Festlatino a escritores, diplomatas, estudantes moçambicanos e representantes das Embaixadas da Espanha, Itália, França, Portugal e Brasil.

Editado em linguagem Braille pelo Instituto São Manoel para Invisuais, o livro 'Sertanidade', de Carlos Cavalcanti, será lançado em Portugal. Em 04 de junho, em Ponte da Barca, no dia seguinte, em Arcos de Valdevez. O périplo termina no dia 07 de junho, quando Carlos Cavalcanti lançará 'Sertanidade' na cidade do Porto.

Entre os dias 08 e 12 de novembro, em encontro programado para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Centro de História da Cultura vão realizar Colóquio para assinalar o Centenário do Nascimento do Filósofo Miguel Reale (1910-2006).

Vale a pena ler

Hai Kaindo na Real, de Valmir Jordão

Poesia Visual, de Sílvio Hansen

Jarro de Louça, de José Nivaldo

O céu é dos pássaros, de Luís Lourenço

Memórias do olhar, de Raul Córdula

Às margens de um rio cereal, de Lúcio Ferreira

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Não Verás a minha face, de Everaldo Moreira Veras

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Último dia, de Luis Aiala

Felipe Jr. homenageado em Paulista

Na 2ª feira passada, dia 31 de maio, em concorrido evento na faculdade Decisão-FADE, em Paulista, que contou com a presença dos escritores Amaro Poeta, Lúcia Costa e outros, o poeta Felipe Jr. foi homenageado com uma placa alusiva aos 10 anos de atividade em prol da cultura pernambucana.

Alexandre Santos conversa com Ariano Suassuna sobre Ordem do Mérito Literário

Na 2ª feira passada, dia 31 de maio, antes da homenagem que a UBE lhe prestou no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o presidente Alexandre Santos conversou com Ariano Suassuna sobre a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Colho, cuja instalação ocorrerá no dia 22 de julho, por ocasião dos festejos do Dia Nacional do Escritor. Ariano Suassuna é nome que conta com a unanimidade do conselho curador da Ordem.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU