A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 13 de junho de 2010

Escritores festejam o São João em arraial da UBE

Na próxima 4ª feira, dia 16 de junho, os escritores pernambucanos cairão no forró para festejar o São João em Arraial armado na sede da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. A festança organizada pela diretora Rachel Carrilho contará com forró pé-de-serra e quadrilha junina.

UBE aprova Voto de Aplauso ao prefeito João da Costa pela decisão de criar o Parque da Tamarineira

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da reunião mensal da entidade, a diretoria da UBE apreciou a decisão da prefeitura de impedir a construção de shopping center na área do Hospital Ulisses Pernambucano, criando em seu lugar o Parque da Tamarineira, tendo aprovado um Voto de Aplauso ao prefeito do Recife João da Costa.

Paraíba homenageia Deusdedit Leitão

Na próxima 5ª feira, dia 17 de junho, em evento programado para às 19h00, no Centro Cultural Joacil de Britto Pereira, em João Pessoa, será prestada homenagem ao historiador Deusdedit Leitão, recentemente falecido, com exposição de fotografias e livros. Na seqüência, será lançado o livro 'O lume da palavra', de Joacil de Britto Pereira, reunindo 51 discursos proferidos pelo autor entre 1968 a 2009.

Gabinete Português de Leitura homenageia presidente da UBE

Na última 5ª feira, dia 10 de junho, em concorrido encontro na sede da entidade, na Rua do Imperador, no centro do Recife, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco festejou o transcurso do Dia de Camões e das Comunidades Lusitanas. Na ocasião, junto com o reitor Amaro Lins, da Universidade Federal de Pernambuco, do deputado estadual Geraldo Coelho, do vereador Gustavo Negromonte e do acadêmico Reinaldo de Oliveira, o escritor Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco e da UBE, foi homenageado com a Medalha do Cinqüentenário.

Líderes culturais se reúnem com dirigente da Livraria Saraiva

Na 3ª feira passada, dia 08 de junho, em encontro na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, os presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, tiveram reunião com a executiva Vera Esaú, gerente nacional de comunicação daquela empresa, na qual foram apreciadas aspectos da conjuntura que justifica a celebração de novas parcerias.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

08 de junho. Lançamento de 'A televisão pernambucana meio século depois', de Jorge José de Santana.

.........

 

Acontecerá

22 de julho. Comemoração do Dia Nacional do Escritor, com instalação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, na UBE.

Coordenação do Encontro Literário da Mata Sul se reúne da UBE

A próxima reunião da comissão organizadora do I Encontro Literário da Mata Sul está programada para o dia 05 de julho na sede da UBE. O encontro, que tem a coordenação-geral de Juareiz Correya, será realizado na cidade de Palmares no mês de setembro. Maiores informações no blog LETRAS&LEITURAS.

Rosa Bezerra em parceria vitoriosa

É da autoria da escritora Rosa Bezerra a cobertura fotográfica do trabalho vencedor da Menção Joaquim Cardoso, prêmio literário do Clube de Engenharia de Pernambuco, no ano do 90º aniversário, arrebatado por Salete Rego Barros.

Curtinhas................................................

Na 6ª feira passada, dia 11 de junho, em concorrido encontro no espaço cultural da cachaçaria Matulão, no box 34 do Mercado Público da Boa Vista, no centro do Recife, o músico e produtor Anchieta Dali lançou o CD Dança da vida.

Em 03 de setembro, em evento programado para às 16h00, no Espaço Pasárgada, a escritora Fernanda Jardim vai lançar o livro 'Jardim em Cordel'.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na 2ª feira, dia 09 de junho, em concorrido evento na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, Roberto Vieira lançou o 'Pernambuco e a Copa do Mundo (1930-1950)'.

Sertão de Beiradeiro', de Zelito Nunes, com histórias pitorescas das regiões do Cariri paraibano e do Pajeú, pode ser encontrado na Casa Progresso de Paulinho Cabeção, na Praça da Saudade em Monteiro.

No sábado passado, dia 12 de junho, o Diário de Pernambuco publicou o artigo 'Política e religião', do escritor Paulo Salles Cavalcanti, que pode ser contatado pelo e-mail sallescavalcanti@hotmail.com.

Depois de embaraços digitais, a escritora Leony Muniz está reorganizando seu blog. O XI capítulo já pode ser lido no endereço http://leonymuniz.wordpress.com/livro/capXI.

Na próxima 5ª feira, dia 17 de junho, em evento programado para às 19h00, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) fará a abertura das exposições individuais 'Pintando Palavras', de Badida, 'UndedUn e UndeSire', de Sidnei Tendler.

Na próxima 5ª feira, dia 17 de abril, em evento programado para às 19h00, a Casa de Cultura Mário Quintana apresentará o segundo espetáculo do projeto 'Vozes poéticas universais' com sessão de leitura de poesia brasileira e edição especial do livro de bolso Seis poetas brasileiros.

O site www.livrofalado.pro.br do projeto Livro Falado conta com mais de 350 livros, de 280 autores, incluindo Machado de Assis, Jorge Amado e Raquel de Queiroz, Antoine de Saint Exupéry e os irmãos Grimm. Para obter a gravação de um livro específico, remeta correspondência para o e-mail livrofalado@livrofalado.pro.br.

Por motivos de natureza técnica, a produtora Nós Pós precisou alterar o local das apresentações do projeto Mostra, que não ocorrerão mais no bar Burburinho.

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do Concurso de Contos e 18ª edição Novos Autores do Piauí. Maiores informações no site www.fcmc.pi.gov.br/.

'P´ra que ser poeta?' é o nome do poema distribuído por Guida Linhares

Walter silva confirmou presença na Roda Poética do Dia dos Namorados.

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, em concorrido evento no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o escritor Régis Alain Barbier lançou o livro 'Panteísmo, A religiosidade do Presente'.

Será lançada em breve a antologia 'Um grito pelo Capibaribe', organizada por Geraldo Ferraz e Salete Rêgo Barros.

No sábado passado, em evento que contou com a participação de Alex Cordel, Walter Silva, Ítala Caminha, Luiz Carlos Dias, Geraldo D’Almeida Alves, Malungo, Jerusa de Sá, Anselmo Rodrigues, Gonçalo Henrique e Paula Venerando aconteceu mais uma Roda Poética do CEFAPE, no Jardim Primavera, em Camaragibe.

Na última 4ª feira, dia 09 de junho, Liêdo Maranhão participou do programa Trem das Onze.

No próximo sábado, dia 19 de junho, Marcos Passos, Chico Pedrosa e Greg Marinho estarão no Mercado da Madalena em Recital Poético no âmbito da programação oficial do chamado São João Multicultural da prefeitura da cidade do Recife.

Até setembro, sempre nas segundas 3ª feiras de cada mês, a partir da 19h00, o Teatro Hermilo Borba Filho abre as portas para a primeira temporada do projeto Laboratório com bate-papo sobre Literatura e crítica literária. Maiores informações no site http://olaboratorio.wordpress.com.

Para saber mais sobre o 6º Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte - visite o site www.belopoetico.com.

Está no ar a edição de junho do boletim eletrônico 'Cinzas e diamantes'. O endereço é www.cinzasdiamantes.blogspot.com.

Em 10 de junho, precisamente às 20h20, Geraldo Pereira atualizou seu bloq com a crônica 'Três sorvetes de duas bolas'. Para ler, clique aqui.

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de junho de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; César dos Anjos; Rogério Generoso; Ney Anderson

Intercâmbio

Waldênio Porto fala da importância das academias de letras na Academia Pernambucana de Ciências

No sábado passado, dia 12 de junho, em concorrido evento promovido pela Academia Pernambucana de Ciências no auditório do bloco B da Universidade Católica de Pernambuco, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, proferiu palestra sobre a importância das academias literárias. (Clique aqui e leia a palestra na íntegra).

Waldecy Pinto convida presidente da UBE para proferir palestra na Academia de Ciências de Pernambuco

No sábado passado, dia 12 de junho, o acadêmico Waldecy Pinto, presidente da Academia de Ciências de Pernambuco, convidou o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, para proferir palestra na próxima reunião cultural da entidade.

UBE cria Núcleo de Estudos do Cangaço

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da reunião mensal da entidade, a diretoria da UBE aprovou a criação do Núcleo de Estudos do Cangaço que, sob a coordenação da escritora Rosa Bezerra, se reunirá na sede da entidade às 17h00 da segunda 3ª feira de todos os meses.

QUINTAS TEMÁTICAS

Humor nas músicas juninas é tema de debate na UBE

Na 5ª feira passada, dia 10 de junho, em concorrido encontro comandado pelo acadêmico Melchíades Montenegro, a UBE deu continuidade ao projeto das Quintas Temáticas com sessão dedicada ao Humor da música junina - origem e decadência.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Cômica' até o final do ano é o seguinte:

08 de julho

12 de agosto
09 de setembro

14 de outubro
11 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Cômica', coordenado pelo acadêmico Melchíades Montenegro, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura cômica. As sessões mensais ocorrem na segunda 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Estação das Letras movimenta Metrô do Recife

Na última 3ª feira, dia 08 de junho, em movimentado encontro na Estação Central do MetroRec, no centro do Recife, a UBE realizou a segunda edição do projeto Estação das Letras. Sob a coordenação do poeta Altair Leal - que, circunstancialmente, substituiu o coordenador Rogério Generoso -, o encontro contou com a apresentação dos escritores Bernadete Bruto, Jaqueline Torres, Lelis Armeno e Paulo Viola. Ao final da sessão, o presidente Alexandre Santos registrou a satisfação da UBE com a sensibilidade cultural do MetroRec e convidou os presentes para a próxima edição de Estação das Letras, programada para o dia 13 de julho - a segunda 3ª feira do mês.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Estação das Letras' até o final do ano é o seguinte:

13 de julho

10 de agosto
14 de setembro

12 de outubro
08 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Estação das Letras, coordenado pelo poeta Rogério Generoso, traduz uma parceria da UBE com o MetroRec e visa estreitar a relação literária com a sociedade. As sessões mensais ocorrem na segunda 3ª feira de cada mês, às 17h00, na Estação Central do Metrô, no centro do Recife.

Lucilo Varejão Neto fala sobre Camus na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2ª feira, dia 14 de junho, em evento programado para às 16h00, no auditório da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Lucilo Varejão Neto, presidente da Academia Recifense de Letras, pronunciará a palestra 'Revivendo Camus', alusivo ao transcurso dos 50 anos de morte do escritor Albert Camus.

Procuradoria-Geral de Justiça presta homenagem a Pinto Ferreira

Na próxima 5ª feira, dia 17 de junho, em evento programado para às 14h00, no Pólo Jurídico de Nazaré da Mata, o procurador-geral de justiça de Pernambuco Paulo Varejão lançará a pedra fundamental da nova promotoria do município, o edifício 'Promotor Luiz Pinto Ferreira'. Na ocasião, a professora Maria Regina Pinto Ferreira falará em nome da família Pinto Ferreira.

UBE apela pela restauração da biblioteca móvel do professor Rafael de Menezes

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da reunião mensal da entidade, a diretoria da UBE apreciou o noticiário sobre a destruição da biblioteca móvel mantida pelo professor Rafael de Menezes e decidiu apelar às autoridades no sentido de oferecer o apoio necessário ao restabelecimento do serviço, incluindo a recomposição do acervo bibliográfico.

Café Cultural da Fafire comemora 1º aniversário

Na próxima 4ª feira, dia 16 de junho, em evento programado para às 18h00, na sala do Memorial, na FAFIRE, o Café Cultural contará com a participação de Cida Pedrosa, Silvana Menezes, Heloisa Arcoverde e do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE.

Ricardo Bezerra sucede Rafael de Menezes no Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba

No próximo sábado, dia 19 de junho, em evento programado para às 17h0, na sede localizada na Rua Barão do Abiaí, no centro de João Pessoa, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano se reunirá para dar posse ao escritor Ricardo Bezerra, presidente da UBE-PB, que sucederá o acadêmico José Rafael de Menezes, na cadeira nº 50.

Oliveira de Panelas recebe comenda Ariano Suassuna

Na próxima 2ª feira, dia 14 de junho, em sessão solene programada para às 10h00 no plenário Senador Humberto Lucena, a Câmara Municipal de João Pessoa vai entregar a Comenda Ariano Suassuna ao acadêmico Oliveira de Panelas.

Eleita nova diretoria da SBEC

Por ocasião do XII Fórum do Cangaço realizado pela SBEC, UERN, SEBRAE e Prefeitura de Mossoró, Assembléia Extraordinária elegeu a diretoria que conduzirá os destinos da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço no biênio 2010-2011.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

UBE realiza 340ª sessão do projeto Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da 340ª edição do projeto 'Quarta às Quarta", a UBE acolheu a presença de 48 escritores em seus jardins. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz lembrou que, em função dos jogos da Copa do Mundo, poderá haver alterações no calendário das reuniões.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Lançada primeira edição de 'Lusofonias'

No sábado passado, dia 12 de junho, em concorrido evento no Passeio Grande (antigo Terreiro do Chão Salgado), em Olivença, foi lançada a primeira edição de 'Lusofonias', que, organizado pela associação cultural 'Além Guadiana' com a colaboração da Câmara Municipal de Olivença, da Aderco (Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença) e da Junta da Estremadura, garante espaço à cultura do âmbito dos países de língua portuguesa. Maiores informações no site www.alemguadiana.com

Curtinhas

Na próxima 3ª feira, dia 15 de junho, em evento programado para às 19h00, na biblioteca da Universidade Nacional da Patagônia San Juan Bosco, será lançado o livro 'Relaciones de género em la Patonia', coordenado por Edda Lía Crespo e Myriam Susana González.

Para conhecer mais sobre a arte de Wilmer Colón, visite o site http://wilmercolon.artelista.com.

No sábado passado, dia 12 de junho, em concorrido evento no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, a fonoteca Eduardo Mata del Iago promoveu recital de guitarra do violonista Luis Kevin Ortiz Martínez, cujo repertório incluiu peças da obra de Manuel M. Ponce, de Heitor Villa-Lobos e de Astor Piazzola.

No sábado passado, dia 12 de junho, em concorrido evento no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, foi lançado livro organizado por Adolfo Colombres com comentários de Salomón Nahmad, Miguel Bartolomé, Alicia Barabas e Manuel Ballesteros que trata da gestão cultural a nível popular e experiências culturais na América Latina e no México.

Vale a pena ler

Hai Kaindo na Real, de Valmir Jordão

Jarro de Louça, de José Nivaldo

O céu é dos pássaros, de Luís Lourenço

Memórias do olhar, de Raul Córdula

Às margens de um rio cereal, de Lúcio Ferreira

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Não Verás a minha face, de Everaldo Moreira Veras

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

UBE define comendadores da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Na 5ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da reunião mensal da entidade, a diretoria da UBE apreciou a Resolução que institui a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e definiu a relação de comendadores que serão admitidos em sessão solene programada para o dia 22 de julho em homenagem ao transcurso do Dia Nacional do Escritor.

UBE vai restaurar sede

Na 4ª feira passada, dia 09 de junho, por ocasião da reunião mensal da entidade, o presidente Alexandre Santos mencionou entendimentos que visam a restauração da Casa dp Escritor, sede da UBE, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. 

Curso de Lingüística Aplicada na UFPE

Durante o mês de julho, em sessões matinais (das 10h00 às 12h00) das 2ª às 5ª feiras, no mini-auditório do departamento de Letras, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, em programa coordenado pelo professor José Alberto Miranda Poza, o professor Vicente Masip ministrará curso de Lingüística Aplicada ao ensino da Fonologia, Fonética e Ortografia do português, com carga-horária equivalente a 2 créditos e direito a certificado de extensão da UFPE. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail cehaq@terra.com.br.

Cordel ganha incentivo

Na última 3ª feira, 08 de junho, em concorrido evento no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte), o Ministério da Cultura lançou edital do prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 - Edição Patativa de Assaré. Esta é a primeira ação de incentivo ao cordel desde a regulamentação da profissão, em 14 de janeiro.

Invenção de Poesia movimenta biblioteca de Casa Amarela

Na 3ª feira passada, dia 08 de junho, com a participação de alunos das escolas públicas Dom Vital e Maria Teresa Corrêa, a biblioteca de Casa Amarela realizou mais um recital poético Invenção de Poesia.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU