A voz do ESCRITOR

     
Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste

www.ube-pe.org.br

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 04 de julho de 2010

UBE programa comemoração do Dia Nacional do Escritor

Na 4ª feira passada, dia 30 de junho, reunidos na UBE, os dirigentes Alexandre Santos, Salete Rego Barros, Jair Martins e Rogério Generoso traçaram as linhas gerais da solenidade comemorativa do Dia Nacional do Escritor, que a entidade festejará no dia 21 de julho. Na ocasião, além da instalação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Lima, a UBE vai tombar a Casa Rosada da Rua de Santana como parte integrante do Patrimônio Literário de Pernambuco.

Pernambuco perde Waldimir Maia Leite

Na 4ª feira, dia 30 de junho, a cultura pernambucana perdeu a presença física do acadêmico Waldimir Maia Leite, que completou a jornada entre nós. No dia seguinte, por ocasião do funeral no cemitério Morada da Paz, em Paulista, o escritor Alexandre Santos levou as condolências da UBE aos familiares do acadêmico Waldimir Maia Leite.

Armando Monteiro Filho lança livro de memórias

Na 3ª feira, dia 29 de junho, em evento super concorrido no auditório do Hospital Pedro II, no Coelhos, na região central do Recife, o comendador Armando Monteiro Filho, presidente da Ordem do Mérito Manoel Antônio de Moraes Rego, lançou o livro de memórias 'Foi assim'. A renda apurada com o lançamento foi totalmente revertida ao Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira (IMIP).

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

28 de junho. Homenagem a Perseu de Lemos, na Livraria Cultura.

.........

 

Acontecerá

21 de julho. Comemoração do Dia Nacional do Escritor, com instalação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, na UBE.

Curtinhas................................................

Na 5ª feira passada, dia 01 de julho, em concorrida festa, o acadêmico Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos, comemorou aniversário.

Vem aí 'A estrela de couro: a estética do cangaço'', novo livro de Frederico Pernambucano de Melo.

Em 1º de julho, o escritor Paulo Camelo distribuiu o Boletim Sobrames número 79, de julho de 2010. Para ler, clique aqui

Clevane Pessoa de Araújo Lopes está na revista 'Biografia', do poeta Daufen Bach.

O regulamento do concurso de Artes Plásticas 'Aurélio Buarque de Holanda', promovido pela Fundação Pierre Chalita e a Academia de Letras e Artes do Nordeste pode ser consultado através do link http://concursoaurelioartesplasticas.vilabol.uol.com.br/

O endereço correto do site de Leony Muniz é http://leonymuniz.wordpress.com.

No dia 23 de julho, em solenidade programada para às 20h00, no Mosteiro de São Bento, o escritor Ricardo Moreira Cavalcanti tomará posse na Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda.

Na próxima 2ª feira, dia 05 de julho, em evento programado para começar às 21h00, no Vila Butantã, em São Paulo, será instalado o 'Femina Arte Sarau.

Esther Grossi está recebendo trabalho para a Antologia organizada pela Confraria de Artistas e Poetas Pela Paz (CAPPAZ). Maiores informações pelo e-mail antologiacappaz.esther@cappaz.com.br.

A Revista Diversos Afins está completando quatro anos.

Na 5ª feira passada, dia 1º de julho, em concorrido evento no auditório do Museu do Estado, a professora Nelly Carvalho proferiu a palestra 'O português do Brasil'.

No sábado passado, dia 03 de julho, foi reiniciada a jornada de saraus no Restaurante Manguitos, na Praça da Casa Forte.

A Editora Babecco lançou o projeto 'Soneto 2010 PE', que lançará coletânea de sonetos produzidos ao longo do ano. O projeto conta com total apoio da UBE e maiores informações podem ser obtidas com o editor Manuel Oliveira pelo e-mail babecco@babecco.com.

A grade da Rádio Universitária AM, 820 khz, Recife, conta com a participação dos professores Ascendino Flavio Silva, Lucivânio Jatobá, Marcelo Pelizoli, Severino Vicente, José Mário Austregésilo e Valteir Silva, que produzem e, em alguns casos, apresentam programas de conteúdo científico e de Artes em geral.

Na 4ª feira passada, dia 30 de junho, o projeto 'Quartas Literárias' do Centro Luiz Freire, em Olinda, teve mais uma sessão de boa poesia.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Leitura ao alcance de todos ........................;

A programação da UBE no mês de julho pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de julho de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson

UBE vai propor adiamento do Encontro Literário da Mata Sul

Na próxima 2ª feira, dia 05 de julho, a comissão organizadora do I Encontro Literário da Mata Sul se reunirá na sede da UBE. Na ocasião, a UBE vai propor ao escritor Juareiz Correya, coordenador-geral do evento programado para a cidade de Palmares seja adiado do mês de setembro. Maiores informações no blog LETRAS&LEITURAS.

Curtinhas

A biblioteca do Colégio São José, a única existente no município de Barreiros, foi destruída pelas chuvas torrenciais caídas nos dias 17, 18 e 19 de junho. O escritor Edvaldo Arlego deu início a companha para reconstrução da biblioteca e pede a doação de livros, que podem ser feitas pelo telefone (81) 9974-4479.

Na 4ª feira passada, dia 30 de junho, o Blog do Magno publicou o artigo 'O momento da reconstrução', do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE e do Clube de Engenharia de Pernambuco. Para ler, basta clicar aqui.

A Editora Bagaço vem liderando campanha pelo recolhimento de donativos para a reconstrução dos municípios afetados pela chuvas torrenciais em Pernambuco.

UBE distribui programação da próxima edição de Estação das Letras

Em 13 de julho, por ocasião da próxima edição do projeto 'Estação das Letras', programado para às 17h00, na estação do Metrô, no centro do Recife, o coordenador  Rogério Generoso vai apresentar o cordelista Paulo Dunga Moura e os poetas José Lemos Cruz, Edvaldo Bronzeado e Luiz Carlos Dias.

União Brasileira de Trovadores se reúne na UBE

Na 5ª feira passada, dia 1º de julho, em concorrido evento comandado pela presidente Rosa LIa Dinelle, a União Brasileira de Trovadores em Pernambuco realizou reunião na sede da UBE.

Interpoética comemora 5º aniversário

Na próxima 4ª feira, dia 07 de julho, em evento programado para começar às 19h00, no Espaço Muda, na Rua do Lima, no centro do Recife, em comemoração a passagem do 5º aniversário, o Interpoética lançará sua nova plataforma. Na ocasião, será exibido o curta 'Psia!', de Mariane Bigio.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

UBE presta homenagem a Perseu Lemos

Na 2ª feira passada, dia 28 de junho, em solenidade no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE homenageou o acadêmico Perseu de Castro Lemos no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, após discursos panegíricos das acadêmicas Ana Maria César e Telma Brilhante, o coordenador Cássio Cavalcante fez a entrega do Diploma do Mérito Cultural a Luiz Perseu, neto e representante do homenageado, que, por razões de saúde, não pode comparecer ao evento.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

26 de julho: Humberto França

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Heitor de Pedra Azul se apresenta em Bar sur Seine

No próximo sábado, dia 10 de julho, Heitor de Pedra Azul estará em La Taverne, em Bar sur Seine, na França, com o show '10 ans de Musique en Europe'.

Curtinhas

Na 3ª feira passada, dia 29 de junho, o Movimento FestLatno realizou seminário na Biblioteca Nacional da Argentina.

Entre os dias 08 e 12 de novembro, em encontro programado para a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e o Centro de História da Cultura vão realizar Colóquio para assinalar o Centenário do Nascimento do Filósofo Miguel Reale (1910-2006).

Na próxima 5ª feira, dia 08 de julho, em evento programado para às 18h00, no Consulado Geral da França, na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, no Recife, será inaugurada a exposição individual 'Interfaces: Brasil-France', de Vera Sato.

Em julho, a programação cultural do Consuldo Geral do Brasil em Nova York inclui um concerto do quarteto de Alex Silvério Quarteto. A programação pode ser verificada em http://boletim.cultural.brazilny.org

No Recife, a revista Nova Águia pode ser encontrada na livraria 'Via Livros', na rua Fernandes Vieira. Para acompanhar a programação de lançamentos da revista, clique aqui.

Para conhecer mais sobre a arte de Wilmer Colón visite o site http://wilmercolon.artelista.com

Vale a pena ler

Carpe Diem: diálogos contemporâneos, de Antônio Campos

Jarro de Louça, de José Nivaldo

Guardados, de Inaldo Tenório de Moura Cavalcanti

Marulheiro, de Marcos Vasconcelos Filho

Para sempre é muito tempo, de Perseu de Castro Lemos

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

Não Verás a minha face, de Everaldo Moreira Veras

Cristais de Emoções, de Luiz de Freitas Lima

Penso, logo insisto, de Socorro Xavier

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

 

Nassau vem aí

Em setembro será lançado o CD da Ópera Nassau, criada por Lailson Holanda em parceria com Fábio Valois. A peça, ambientada no período entre 1630 e 1640, é uma ópera moderna, que inclui rock, frevo, embolada, hip-hop e clássico, tendo uma hora e meia de duração. A montagem da peça está prevista para o primeiro semestre de 2011.

UBE tomba Livraria Geração 65

Na 2ª feira, dia 12 de julho, em solenidade programada para às 17h30, a UBE vai realizar o tombamento da livraria Geração 65, localizada na Casa de Cultura de Pernambuco (antiga Casa de Detenção) como parte integrante do Patrimônio Literário de Pernambuco. Na ocasião, a UBE instalará a chamada 'Placa de Reconhecimento', através da qual reconhece a importância do estabelecimento para a cultura literária pernambucana. A livraria Geração 65 é o primeiro estabelecimento a se beneficiar com a honraria estabelecida na Resolução de Diretoria nº 01/10, instituída pela UBE em abril deste ano.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU