A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 25 de julho de 2010

UBE comemora 50ª edição do Dia Nacional do Escritor em grande estilo

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho. Em concorrido evento nos jardins da entidade, a UBE comemorou a 50ª edição do Dia Nacional do Escritor com a instalação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e consagração do imóvel que lhe serve de sede como Local de Interesse Literário. Na ocasião, após a admissão dos escritores Ariano Suassuna, Fátima Quintas, Gilvan Lemos e Marcus Accioly na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e descerramento da Placa que formaliza a inclusão da Casa Rosada da Rua Santana no Patrimônio Literário Pernambucano, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, fez o pronunciamento oficial do Dia Nacional do Escritor (clique aqui e leia o pronunciamento na íntegra).

Instalada a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho. Em solenidade associada às comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a UBE instalou a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho com a admissão dos comendadores Ariano Suassuna, Fátima Quintas, Gilvan Lemos e Marcus Accioly. Na ocasião, o acadêmico Melchíades Montenegro, secretário-geral da congregação, apresentou os fundamentos da Ordem do Mérito Literário, com aprofundado estudo sobre a personalidade do patrono Jorge de Albuquerque Coelho (clique aqui e leia o discurso na íntegra).

Ariano Suassuna admitido na Ordem do Mérito Literário

Na última 3ª feira, dia 20 de julho, em cerimônia no âmbito das comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho admitiu o escritor Ariano Suassuna para a congregação.

Ordem do Mérito Literário admite Fátima Quintas

Na última 3ª feira, dia 20 de julho, em cerimônia no âmbito das comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho admitiu a escritora Fátima Quintas para a congregação.

Gilvan Lemos recebe insígnias da Ordem do Mérito Literário

Na última 3ª feira, dia 20 de julho, em cerimônia no âmbito das comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho admitiu o escritor Gilvan Lemos para a congregação.

Marcus Accioly na Ordem do Mérito Literário

Na última 3ª feira, dia 20 de julho, em cerimônia no âmbito das comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho admitiu o escritor Marcus Accioly para a congregação.

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

20 de julho. Lançamento do livro 'Deixa ir meu povo', de Luzilá Gonçalves, na Sinagoga Tzur Israel, no Bairro do Recife.

.........

 

Acontecerá

30 de julho. Lançamento de Vozes do Passado, na Biblioteca Pública de Pernambuco.

27 de julho. Sarau Plural abordando as relações entre Literatura e História, tendo como convidados especial o escritor Paulo Santos.

29 de julho. Palestra 'A filosofia no século XX' com Nelson Saldanha, no auditório Joaquim Cardozo, do Museu do Estado, às 19h30.

31 de julho. Posse de Samuel Lira na presidência da Academia Camaragibense de Letras

05 de agosto. Posse de Flávio Gadelha na Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Curtinhas................................................

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, os presidentes Alexandre Santos, da UBE, e Geraldo Pereira, da Academia Pernambucana de Medicina, candidatos à cadeira nº 38 da Academia Pernambucana de Letras, estiveram juntos nas comemorações do Dia Nacional do Escritor.

A editora Novo Estilo solicitou apoio do Ministério da Cultura para o publicação da tradicional 'Agenda do Poeta'.

A Editora Babecco inaugurou loja virtual e entrega e domicílio.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Em 09 de agosto, em evento programado para às 18h30, no campus da Ulbra Santa Maria, no km 252 da BR-287, o escritor João Marcos Adede y Castro vai lançar o livro 'Direito Ambiental Positivo X Princípios de Direito Ambiental: um falso dilema'. Maiores informações no blog http://blogs.abril.com.br/adedeycastro

Na 6ª feira passada, dia 23 de julho, Andrea Amorim esteve Café Piu Piu - uma tradicional casa de São Paulo. O sucesso foi grande.

Na 5ª feira passada, dia 22 de julho, depois de dois meses de atividades em Santo André, o Espaço Cultural Gambalaia abriu as portas para a cena musical da região com o projeto POLIVOX, idealizado pelos poetas Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini.

Em 07 de agosto, começa a temporada da peça 'Os Trecos e os Truques', de Wilma de Souza e direção Jair Aguiar, no Teatro Commune.

Os livros 'Sexo Conexo', 'Divulgação Científica' e 'Soluços d'Alma', de Marcelo Sampaio de Alencar, podem ser encontrados na Livraria Cultura do Paço Alfândega, no Recife Antigo.

Na 6ª feira passada, dia 23 de julho, em concorrido evento na Câmara Municipal de Abreu e Lima, foi empossado o Conselho Municipal de Cultura daquela cidade.

'58 de histórias possíveis', de Gerusa Leal, podem ser lidas em http://www.youtube.com/watch?v=lO3ld7ardqk.

Conheça tudo sobre a Espanha na revista 'Cinzas e diamantes' coordenada por Antônio Nahud Júniro. A 4ª edição homenageia a arte e a história espanhola. Vale a pena visitar. O endereço é www.cinzasdiamantes.blogspot.com

'Ordener Cerqueira' e o nome da mais recente crônica distribuída por Carlito Lima

No sábado passado, dia 24 de julho, em concorrido sarau na Livraria Letras e Cia, em Porto Alegre, a Sociedade Partenon Literário realizou sessão de declamação de poesias de Álvares de Azevedo, Lobo da Costa e outros ícones do romantismo.

Em 06 de agosto, a banda Revolution estará no bar Pedra de Toque. Maiores informações pelo e-mail revolutionrecife@gmail.com

O livro 'Pérolas do Ocaso', de Paulo Salles, será prefaciado pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE.

Na 2ª feira passada, dia 19 de julho, por volta das 14h30, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Temperaturas no Recife'.

Para visitar 'Angústia criadora' basta clicar aqui.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas

Novos acadêmicos movimentam Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda

Na última 6ª feira, dia 23 de julho, em solenidade programada para às 19h30, na Basílica Abacial do Mosteiro de São Bento, em Olinda, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda admitirá os acadêmicos Adelmar Tavares de Lyra, Eglantine Arruda Caldas de Pinho Pessoa, Maria Lúcia de Pontes Galvão, Maria Ivoneide Calado de Arruda, Melchíades Montenegro Filho, Olimpio Bonald Neto, Ricardo José Moreira Cavalcanti, Rosa Lia Dinelli, Valdecy Cavalcanti Sodré da Mota e Veranilde Albuquerque da Silva.

Personalidades levam abraço à UBE no Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a UBE recebeu muitos visitantes ilustres, entre eles, o deputado federal Raul Henry, os presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Tereza Magalhães, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, Sebastião Campello, do Centro de Estudos do Nordeste, Waldecy Pinto, da Academia de Ciências de Pernambuco, Vicente Miranda, do Gabinete Português de Leitura, Geraldo Pereira, da Academia Pernambucana de Medicina, Amandio Silva, da Associação Mares Navegados, Carlos Cavalcante, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, e os os acadêmicos escadenses Sebastião Araújo e Sevatil Lôbo.

UBE consagra Casa Rosada da Rua Santana

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, em solenidade associada às comemorações da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor, a UBE consagrou o imóvel que lhe dá sede - a Casa Rosada da Rua Santana - como Local de Interesse Literário e, portanto, parte integrante do Patrimônio da Cultura Literária de Pernambuco. Na ocasião, após a escritora Salete Rego Barros, presidente da comissão de certificação, ler o parecer que fundamentou a decisão da UBE (clique aqui e leia o discurso na íntegra). O escritor Alexandre Santos convidou os ex-presidentes Dione Barreto e Olímpio Bonald Neto associarem-se a solenidade de descerramento da Placa do Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana e, em seguida, os dirigentes Geraldo Ferraz, Cássio Cavalcante e Rachel Carrilho fizeram a entrega do Diploma do Reconhecimento.

Ariano Suassuna puxa Hino Nacional no Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor nos jardins da UBE, o acadêmico Ariano Suassuna entoou o Hino Nacional, puxando o coro dos presentes.

'Vozes do Passado' será lançada na próxima 6ª feira

Na próxima 6ª feira, dia 30 de julho, em evento programado para às 19h30, na Biblioteca Pública de Pernambuco, será lançada a Antologia 'Vozes do Passado', que reúne textos de 70 escritores, incluindo Sevatil Lôbo. A Antologia foi organizada pelos escritores Lourdes Nicácio, Telma Brilhante e Carlos Severiano Cavalcanti.

'Vozes da Casa Rosada' faz apresentação de estréia no Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor nos jardins da UBE, com regência da maestrina Rubi Armeno, o vocal 'Vozes da Casa Rosada' fez sua apresentação de estréia, cantando o hino oficial da entidade, composto pelo acadêmico Adelmar Lyra.

UBE apóia decisão do MAC

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos do Dia Nacional do Escritor, nos jardins da UBE, em Casa Forte, no Recife, o acadêmico Olímpio Bonald Neto, presidente emérito da entidade, leu nota de apoio das entidades literárias de Pernambuco à decisão da diretora Célia Labanca de não abrir as portas do Museu de Arte Contemporânea (MAC) enquanto o governo do Estado de Pernambuco não reforçar o policiamento do estabelecimento. Recentemente, do MAC foi roubado o quadro 'O enterro', de Portinari. 

A cultura e a arte em Pernambuco

UBE homenageia Vera Sato

Na próxima 2ª feira, dia 26 de julho, em evento programado para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE vai homenagear a escritora e artista plástica Vera Sato no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, a escritora será saudada pelos acadêmicos Waldênio Porto e Geraldo Ferraz.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

30 de agosto: Leny Amorim
27 de setembro: Virgínia Leal

25 de outubro: Carlos Bezerra Cavalcanti
29 de novembro: Adilsa Vieira Belo

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

QUINTAS TEMÁTICAS

Rogério Generoso coordena sessão erótica da 'Quinta Temática'

Na última 5ª feira, dia 22 de julho, em função de impossibilidade momentânea da coordenadora poeta Suzana Moraes, a sessão mensal da Quinta Temática dedicada à literatura erótica foi coordenada pelo escritor Rogério Generoso.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

26 de agosto
23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pela escritora Suzana Moraes, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Rostand Paraíso lança 'O vendedor de livros'

Na próxima 2ª feira, dia 26 de julho, em evento programado para às 18h00, no salão nobre do Hospital Português, o acadêmico Rostand Paraíso lançará o livro 'O vendedor de livros'.

Luzilá Gonçalves lança 'Deixa vir meu povo'

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, em concorrido encontro da Sinagoga das Américas, na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, a escritora Luzilá Gonçalves lançou o livro 'Deixa Ir Meu Povo'.

Eudes Souza Leão Pinto homenageado

Em 06 de agosto, em almoço programado para às 12h30, no restaurante Atlântico, nas Graças, no Recife, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) vai homenagear o comendador Eudes de Souza Leão Pinto. A saudação será feita pelo comendador Armando Monteiro Filho.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro realiza 345ª sessão

Na 4ª feira passada, dia 21 de julho, a UBE realizou a 345ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro' com a presença de 32 escritores. Na ocasião, a UBE recebeu a visita da poetisa Maria Rita, da cidade de Tabira.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Via Livros vai distribuir revista 'Nova Águia' no Nordeste

Na 5ª feira passada, dia 22 de julho, em reunião na distribuidora Via Livros, o escritor Amândio Silva, presidente da Associação Mares Navegados, e o empresário Tiago Balbo firmaram entendimento sobre a distribuição da Revista Nova Águia na região. No Brasil, a revista Nova Águia, cujo site é http://www.zefiro.pt/novaaguia, pode ser encontrada no Espaço Cultural É-Realizações, Rua França Pinto, em Vila Mariana, em São Paulo; Livraria Hildebrando, na Universidade de Brasília; e na Via Livros, no Recife. Na Galiza, a Nova Águia pode ser encontrada na Livraria Couceiro, na Praça de Cervantes, em Santiago de Compostela, na Livraria Torga, em Ourense; na Livraria Andel, em Vigo. Em Cabo Verde, a Nova Águia pode ser encontrada na Livraria Semente, em Mindelo. Para acompanhar a programação de lançamentos da revista, clique aqui.

Vale a pena ler

Carpe Diem: diálogos contemporâneos, de Antônio Campos

Jarro de Louça, de José Nivaldo

Violinos no Coque, de Waldênio Porto

O senhor dos sonhos, de Raimundo Carrero

Tempo bom, organizado por Cristhiano

Aguiar e Sidney Rocha

A UBE DESEJA A TODOS OS AMANTES DA ARTE DE ESCREVER UM FELIZ DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Marcos Vilaça representado por José Mário Rodrigues nos festejos do Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor nos jardins da UBE, o acadêmico Marcos Vilaça, presidente da Academia Brasileira de Letras, foi representado pelo escritor José Mário Rodrigues.

3ª feira é dia de Estudos do Cangaço na UBE

Na próxima 3ª feira, dia 27 de julho, em encontro programado para às 18h00, na sede da entidade, a UBE vai estrear as atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço, projeto criado recentemente sob a coordenação da escritora Rosa Bezerra para estudar e difundir a literatura sobre o Cangaço. Abrindo o projeto, o sociólogo Erivam Félix Vieira vai falar sobre 'Coronelismo e Cangaço'.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

16 de setembro

19 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na sede da UBE, na Rua Santana, em Casa Forte.

Avançam preparativos da Revista da UBE

Na 3ª feira passada, dia 20 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos da 50ª edição do Dia Nacional do Escritor nos jardins da UBE, ao tempo que o fotógrafo José Santos colhia imagens, o jornalista Diogo Guedes fazia os registros necessários para a matéria especial que a Revista da UBE vai apresentar sobre a instalação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e sobre a consagração da Casa Rosada da Rua Santana como parte integrante do Patrimônio da Cultura Literária de Pernambuco.

Flávio Gadelha toma posse na Academia do Nordeste

Em 05 de agosto, em solenidade programada para às 19h30, no auditório do Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, no Recife, a Academia de Letras e Artes do Nordeste dará posse ao artista plástico Flávio Gadêlha, que ocupará a cadeira nº 49.

Samuel Lira assume presidência da Academia Camaragibense de Letras

No próximo sábado, dia 31 de julho, em evento programado para às 18h30, no auditório da Prefeitura Municipal de Camaragibe, na Avenida Belmiro Correia, a Academia Camarajibense de Letras vai dar posse ao acadêmico Samuel Lira, que presidirá a entidade no triênio 2010/2013.

Elizabeth Bruto no Pedra de Toque

Na próxima 5ª feira, dia 29 de julho, em festa programada para às 20h00, no bar Pedra de Toque, no Parnamirim, no Recife, a poeta Bernadete Bruto apresentará o recital do livro Pura Impressão. Maiores informações no site www.bernadetebruto.com.

UBE homenageia Amara Lúcia

Na 4ª feira passada, dia 21 de julho, por ocasião da sessão do projeto Quarta às Quatro da 4ª feira passada, dia 21 de julho, a UBE prestou homenagem póstuma a escritora Amara Lúcia, que cumpriu sua jornada e nos deixou em 20 de junho.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de agosto pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de julho de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU