A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 12 de setembro de 2010

Delegação pernambucana parte para Congresso da UMEAL

Na próxima semana, expressiva delegação pernambucana seguirá para Lisboa para participar do Congresso da União Mundial de Médicos e Artistas Escritores (UMEAL). A UBE será representada no evento pelo escritor Geraldo Ferraz, vice-presidente da entidade.

'Sertanidade em Portugal' em Olinda

Na próxima 3ª feira, dia 14 de setembro, em evento programado para as 15h00, no auditório do Instituto Histórico de Olinda, na Praça da Preguiça, no Carmo, em Olinda, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (AALCO) realizará reunião festiva com a apresentação do projeto 'Sertanidade em Portugal'. Na ocasião, além da apresentação de trabalhos baseados no livro por estudantes das escolas secundárias das cidades do Porto e Ponte da Barca, da região do Minho, em Portugal, haverá a distribuição de exemplares do livro traduzido em linguagem Braille, para instituições de cegos do Recife.

UBE poderá acionar livrarias inadimplentes com escritores pernambucanos

O presidente Alexandre Santos comentou sobre acusações à livraria Saraiva e, destacando a defesa dos interesses dos escritores como um dos principais objetivos da UBE, pediu que os eventuais casos de calote sejam levados oficialmente à entidade. "Neste caso, a UBE tomará atitudes que, seguramente, resolverão os problemas". concluiu o presidente da UBE.

QUINTAS TEMÁTICAS

'Quinta Fantástica' vai arrepiar UBE

Na próxima 5ª feira, dia 16 de setembro, em sessão programada para começar às 17h00, na sede da UBE, o projeto 'Quinta Fantástica', que integra o programa 'Quintas Temáticas', vai discutir aspectos da literatura fantástica.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

16 de setembro

21 de outubro
18 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

Aconteceu

03 de setembro. Lançamento do livro 'Jardim em Cordel', de Fernanda Jardim, no Espaço Pasargada.

.........

 

Acontecerá

14 de setembro. Apresentação de 'Sertanidade em Portugal', no Instituto Histórico e Geográfico de Olinda.

28 de outubro. Lançamento da Revista da UBE, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na 5ª feira passada, dia 08 de setembro, em concorrido evento, foi aberto o Espaço Cultural do Restaurante Banquete, na Rua do Lima, no centro do Recife. O ECB contará com programação cultural às 3ª e 4ª feiras.

Sachiko Shinozaki convida para uma visita a seu blog. O endereço é http://sachiko-poeta.blogspot.com/

Entre 27 e 30 de outubro, vai rolar o 10º FENAFestival Nacional de Corais de Empresas, com concertos no Palácio da Soledade, na Paróquia de N.S. da Soledade, na Avenida Oliveira Lima, na Boa Vista, no centro do Recife.

Vem por aí o livro 'Lá do lado de cá – o país da Tropicália', do sergipano Marcelo Ribeiro.

Bradesco Seguro? Tô fora.

No sábado passado, dia 11 de setembro, a Revolution Beatles Band esteve no Burburinho, na Tomazina, no Recife antigo. Quem vê uma vez, não deixa de ver mais nunca.

Até 02 de outubro estarão abertas as inscrições para o Prêmio FEUC de Literatura 2010. O regulamento está no site www.feuc.br.

No sábado passado, dia 04 de setembro, precisamente às 21h50, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Um domingo no Recife'.  Para ler, clique aqui

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Academia Pernambucana de Letras abre inscrições para Concurso Literário 2010. Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da Academia Pernambucana de Letras – 2010. Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Academia Pernambucana de Letras abre inscrições para Concurso Literário 2010. Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da Academia Pernambucana de Letras – 2010. Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora

'Estação das Letras' movimenta Metrô do Recife

Na próxima 3ª feira, dia 14 de setembro, em evento programado para o hall de circulação da estação central do metrô, no centro do Recife, a UBE realizará mais uma sessão do projeto Estação das Letras. O projeto, que materializa uma parceria da Casa do Escritor Pernambucano com o MetroRec, é coordenado pelo poeta Rogério Generoso.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

14 de setembro

12 de outubro
08 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Estação das Letras, coordenado pelo poeta Rogério Generoso, traduz uma parceria da UBE com o MetroRec e visa estreitar a relação literária com a sociedade. As sessões mensais ocorrem na segunda 3ª feira de cada mês, às 17h00, na Estação Central do Metrô, no centro do Recife.

Ariano Suassuna concede entrevista para revista da UBE

O escritor Ariano Suassuna concedeu entrevista para a revista da UBE, cujo lançamento está programado para o dia 28 de outubro deste ano, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana.

QUINTAS TEMÁTICAS

Suzana Moraes movimenta  'Quinta Erótica'

Na 5ª feira passada, dia 26 de agosto, a sede da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, foi movimentada com sessão erótica no âmbito do projeto das Quintas Temáticas.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Quente' até o final do ano é o seguinte:

23 de setembro

28 de outubro
25 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Quente', coordenado pela escritora Suzana Moraes, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura erótica e sensual. As sessões mensais ocorrem na quarta 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

CORDEL

Altair Leal convida para 'Cordel na UBE'

Na próxima 6ª feira, dia 17 de setembro, a UBE vai ser movimentada por Altair Leal e os autores da cordelaria Pantera. O projeto 'Cordel na UBE' teve o calendário alterado e passará a ocorrer nas segundas 6ª feiras de cada mês.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

17 de setembro

08 de outubro
12 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na segunda 6ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Projeto Quarta às Quatro

UBE realiza 352ª sessão do projeto Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 08 de setembro, a UBE realizou a 352ª sessão do projeto 'Quarta às Quatro', tendo, na ocasião, recebido 28 escritores. Em função da viagem do coordenador Geraldo Ferraz, a próxima sessão do projeto será coordenada pela poeta Jair Martins

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de setembro pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de julho de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

Vale a pena ler

Tabasco, de Lucila Nogueira

Algum Poema (de nós), de Marcelo Ribeiro

A morte cega, de Djanira Silva

Baía dos Esquecidos, de Bella Santiago

De dentro do coração, organizado por Edvaldo Arlego

A força no campo, de Lenilde Freitas

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Sites recomendados

Se quer boa leitura, acesse a Plataforma para a poesia, mantido por Cláudia Cordeiro.

Café Colombo é um programa sobre livros e idéias transmitido para Pernambuco pela Rádio Universitária FM (99.9 MHz) e para o mundo através da internet. O comando é de Renato Lima e Marcelo Sandes.

Leia o boletim da Sobrames-PE

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a AGENDA de Everi Carrara.

Conheça o site da UBE-NY. Basta um clique www.ubeny.org.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU