A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 31 de outubro de 2010

Nova Revista

Revista da UBE lançada em grande festa

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, com a presença do comendador Gilvan Lemos, da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, presidentes Alexandre Santos, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Júlio Kosaka, da BSGI, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Carlos Cavalcanti, da Academia de Artes. Letras e Ciências de Olinda, Samuel Lira, da Academia de Letras de Camaragibe, Sevatil Lobo, da Academia Escadense de Letras, Meraldo Zizman, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, e representantes de algumas das principais entidades culturais do Estado de Pernambuco, a UBE realizou solenidade para diplomar o corpo dirigente da entidade, homenagear a acadêmica Lucila Nogueira no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco', galardoar o escritor Daisaku Ikeda, presidente da organização Soka Gakkai Internacional, com o Diploma de Visitante Ilustre Internacional e lançar a revista 'União pelas Letras'.

Antônio Filho Neto apresenta União pelas Letras: a revista da UBE

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, com a presença de representantes de algumas das principais entidades culturais do Estado de Pernambuco, a UBE lançou a revista 'União pelas Letras', que, através de um conjunto de matérias, entrevistas e artigos, faz um largo sobrevôo na cultura literária nacional, com ênfase para a cena literária pernambucana. Na ocasião, o coordenador Antônio Filho Neto falou do processo que redundou na solenidade.

Alexandre Santos faz entrega de revista a Waldênio Porto

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, por ocasião do lançamento da revista 'União pelas Letras', nos jardins da UBE, o presidente Alexandre Santos fez a entrega do primeiro exemplar da publicação ao escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras.

UBE homenageia jornalistas e articulistas

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, por ocasião do lançamento da revista 'União pelas Letras', nos jardins da UBE, o presidente Alexandre Santos fez a entrega de Certificados de Participação e Agradecimento aos jornalistas e fotógrafos que, sob a coordenação da jornalista Mariana Oliveira, colaboraram na feitura da publicação.

União pelas Letras

Com amplo um sobrevôo sobre a atual cena na literatura pernambucana e brasileira, a revista 'União pelas Letras' aborda raízes, valores e tendências do seguimento literário. A revista da UBE destaca entrevistas com Ariano Suassuna, Alexandre Santos, Lucila Nogueira e Waldênio Porto, matérias sobre a importância dada pela UBE ao Dia Nacional do Escritor, o mercado editorial em Pernambuco, os novos caminhos do livro, os festivais literários, a importância do cangaço na literatura do Nordeste, a atual cena literária do Recife, os grandes poetas do sertão pernambucano, a vanguarda literária em Pernambuco através dos tempos, influências estrangeiras na literatura de Pernambuco, o livro como veículo de transformação social, a literatura de cordel, associações literárias em Pernambuco e literatura iletrada e, ainda, artigos assinados por Joaquim Maria Botelho, Edir Meirelles, Juca Ferreira, Nelly Carvalho, Mário Hélio, Antônio Campos, Antônio Filho Neto e Raimundo Carrero.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

4ª edição do Velório Poético anima Dia de Finados

Na próxima 3ª feira, dia 02 de novembro, Dia de Finados, em evento programado para às 17h00, na Casa Funerária Braga, nas proximidades do cemitério de Santo Amaro, na região central do Recife, será realizada a 4ª edição do Velório Poético, evento produzido pelo artista plástico Silvio Hansen e grupo Invenção de Poesia. Este ano, o cantor Canibal, aniversariante do dia, será o homenageado especial e a sessão promete muita poesia, música, vinho, queijos, confraternização e distribuição de livros.

.........

Agenda

12 a 15 de novembro. Fliporto, em Olinda.

Curtinhas................................................

Caetano Velozo leu e gostou de 'Lá do lado de cá', do acadêmico sergipano Marcelo Ribeiro.

Na 5ª feira passada, dia 28 de outubro, o presidente da UBE Alexandre Santos recebeu visita da escritora Cici Araújo que programa lançar o livro 'Grandes alfinetes, pequenos elefantes', em evento programado para a UBE no próximo dia 11 de novembro.

O Blog do Carlito mudou. O endereço agora é http://carlitolimablog.blogspt.com.

Na próxima 6ª feira, dia 05 de novembro, em evento programado para às 19h00, na Libertas Editora, na Rua Rodrigues Sete, em Casa Amarela, no Recife, Araken Guedes Barbosa lançará o livro 'Tópicos de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas'.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Leony Muniz postou o XX capítulo do livro. Para ler, basta clicar aqui.

Na próxima 4ª feira, dia 03 de novembro - primeira 4ª feira do mês -, em encontro programado para às 19h00, no restaurante Banquete, na Rua do Lima, acontecerá mais uma sessão do 'Papo de Coluna'

'Nas trilhas da literatura' é o nome do blog da acadêmica paraibana Neide Medeiros Santos. O endereço é http://nastrilhasdaliteratura.blogspot.com/.

'A descoberta' é o nome do mais recente conto distribuído pelo acadêmico Everaldo Moreira Veras.

O livro 'Dez Contos e Dez Centavos', de Aristóteles Bastos, já está impresso. Uma onda de lançamentos vem por aí.

Os interessados em participar das oficinas literárias programadas para março por ocasião da XXX Feria Internacional del Libro, em Oaxaca, podem se inscrever até 30 de outubro. Maiores informações pelo e-mail edalmadia.delia@gmail.com.

O poeta Lara convida para o 'Diga Aí', que ocorre todas as 6ª feiras no hall do Centro de Artes da UFPE a partir das 17h30;

Altair Leal lembra a assinatura eletrônica de cordel lançada recentemente pela Pantera Cordelaria. Por uma bagatela, ao
final de doze meses, o assinante terá 120 cordéis com histórias, gêneros e estilos diferentes. Maiores informações pelo e-mail altaircordel@hotmail.com.

Na 6ª feira passada, dia 29 de outubro, entrevistado no programa 'UFPE para Todos', da radio Universitária AM, Clóvis Campêlo falou sobre literatura infantil no Brasil.

Na próxima 4ª feira, dia 03 de novembro, o Gabinete Português de Leitura do Recife festejará o transcurso do 160º aniversário de fundação. Dentro do programa comemorativo, o Diário de Pernambuco publicará artigo de Maria de Lourdes Hortas, diretora cultural da entidade.

Em evento programado para às 17h30 do dia 30 de outubro na Academia Pernambucana de Letras será lançada a antologia do Centenário de Miguel Hernández.

Na 5ª feira passada, dia 28 de outubro, em encontro no Círculo Militar do Recife, por ocasião da reunião semanal do Rotary Club Frei Caneca, o escritor Clovis Cabral presenteou o presidente da UBE Alexandre Santos com exemplar do livro 'Balanço de uma vida', de sua autoria, que pode ser visitado no endereço eletrônico http://clovispe.blogspot.com/

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

Academia Pernambucana de Letras abre inscrições para Concurso Literário 2010. Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário da Academia Pernambucana de Letras – 2010. Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos

 

Adiada realização do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na 6ª feira passada, dia 29 de outubro, após apreciar os prazos disponíveis para realização do projeto idealizado pela UBE, em comum acordo com a Companhia de Eventos, o presidente Alexandre Santos e o curador Cristiano Ramos decidiram adiar a realização do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, programado originalmente para o final do mês de novembro. Com a mudança, o Congresso será realizado na primeira semana de abril de 2011.

Lucila Nogueira recebe homenagem da UBE

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, a UBE prestou homenagem à acadêmica Lucila Nogueira no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, os críticos literários Bruno Piffardini e André Cervinsky falaram sobe a vida e a obra da poeta Lucila Nogueira.

Daisaku Ikeda recebe Diploma  'Visitante Ilustre Internacional'

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, com a presença de numerosa comitiva da organização Soka Gakkai Internacional, a UBE prestou homenagem ao escritor Daisaku Ikeda, concedendo-lhe o Diploma de 'Visitante Ilustre Internacional'. Na ocasião, após a saudação proferida pelo escritor Leonardo Durval, o senhor Júlio Kosaka, presidente da Soka Gakkai Internacional no Brasil, discursou em nome do presidente Daisaku Ikeda.

Dirigentes são diplomados

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da entidade, na Rua de Santana, em Casa Forte, com a presença de representantes de algumas das principais entidades literárias da região Nordeste, a UBE diplomou os dirigentes da entidade. Na ocasião, o presidente Alexandre Santos fez a entrega do diploma aos dirigentes Geraldo Ferraz, Sílvio Hansen, Felipe Júnior, Cássio Cavalcante, Salete Rego Barros, Fernando Farias, Rogério Generoso, Jair Martins, Socorro Costa, Dulce Albert, Altair Leal, Paulo Dantas, Bezerra de Lemos, Lourdes Nicácio e Rachel Carrilho.

Joaquim Maria Botelho confirma participação no I Encontro de Escritores

Entre os dias 25 e 27 de novembro, em jornada coordenada pelo presidente Ricardo Bezerra com o apoio da Fundação Casa de José Américo, Sebo Cultural, Centro Cultural Joacil de Brito Pereira e Arquivo Afonso Pereira, a UBE-PB realizará o I Encontro de Escritores, com a participação de Ana Izabel de Souza Leão Andrade, que falará sobre 'arquivo nas instituições culturais', Joaquim Maria Botelho, que falará sobre 'Literatura Apócrifa na Internet, um desserviço ao autor'.

'Feridas abertas da literatura' discute poesia de Florbela Espanca

Na 6ª feira passada, dia 29 de outubro, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, sob a coordenação do poeta André de Sena, o projeto 'Feridas abertas da literatura' realizou sessão para discutir a poesia de Florbela Espanca.

'A muralha e o cavalo' é lançado na livraria Cultura

Na 3ª feira passada, dia 26 de outubro, em concorrido evento na livraria Cultura, Admaldo Matos de Assis lançou  'A muralha e o cavalo', romance vencedor da versão 2007 do Prêmio Vânia Souto Carvalho, da Academia Pernambucana de Letras.

Maria da Conceição lança 'Vendaval'

Na 6ª feira passada, dia 29 de outubro, em concorrido encontro na livraria Saraiva, no Shopping Center Recife, em Boa Viagem, a escritora Maria da Conceição Alves de Lima Vai lançou o livro 'Vendaval'.

Vozes da Casa Rosada se prepara para o Natal

26 de outubro. Com vistas as festividades já programadas pela UBE para o final do ano, o vocal 'Vozes da Casa Rosada' realizou o ensaio semanal nos jardins da UBE.

Projeto Quarta às Quatro

Livraria Saraiva assume compromisso com escritores pernambucanos

Na 4ª feira passada, dia 27 de outubro, por ocasião da sessão do projeto 'Quarta às Quatro", a UBE recebeu visita dos executivos Willians Oliveira e Lívio Meirelles, da Livraria Saraiva, que, em conversa franca com a assistência, assumiram o compromisso de resolver os descompassos de relacionamento com os escritores pernambucanos em até 30 dias.

Armando Monteiro visita UBE. Na próxima 4ª feira, dia 03 de novembro, por ocasião da sessão semanal do projeto 'Quarta às Quatro', a UBE receberá visita do comendador Armando Monteiro Neto que, na ocasião, deverá se associar a entidade.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

UBE recebe visita da direção da Soka Gakkai Internacional

Na 2ª feira passada, dia 25 de outubro, junto com significativa comitiva da organização Soka Gakkai Internacional, que veio prestigiar a concessão do título de Visitante Ilustre Internacional ao escritor japonês Daisaku Ikeda, a UBE recebeu a visita dos senhores Júlio Kosaka, presidente da BSGI, e dos dirigentes Nabor Haruno, Nilson Nishiimura e Reginaldo Baptista.

curtinhas

Na próxima 5ª feira, dia 04 de novembro, em sessão programada para as 21h00, Heitor de Pedra Azul voltará a apresentar o concerto '10 Ans de Musique en France'. A festa será no Dixi Café - 12, rue Pithou. Clique aqui e saiba mais sobre o show.

No sábado passado, dia 30 de outubro, em concorrido evento na sede da entidade, em Oaxaca, a fonoteca Eduardo Mata do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, apresentou concerto de flauta e Oboé, com a participação do flautista Andrik Arias e do oboísta Cesar Sánchez Cruz.

Na 3ª feira passada, dia 26 de outubro, 'Vela al Viento' Ediciones Patagónicas completou quatro anos de fundação. Clique aqui e veja a relação das publicações já levadas 'al viento'.

A lista de lançamentos da revista Nova Águia pode ser verificado no site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Os melhores contos, de Gilvan Lemos

El ataque de los acuanautas, de Gérman Cáceres

A muralha e o cavalo, de Admaldo Matos de Assis

José Américo de Almeida: A saga de uma vida, de Joacil de Brito Pereira

Apenas poesia, de Ysolda Cabral

Tabasco, de Lucila Nogueira

Algum Poema (de nós), de Marcelo Ribeiro

A morte cega, de Djanira Silva

Baía dos Esquecidos, de Bella Santiago

De dentro do coração, organizado por Edvaldo Arlego

 

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

Calendário geral da UBE

2ª Feiras
primeira: Jardim das Letras
segunda: livre
terceira: A Ficção em Pernambuco
quarta: A Arte e Cultura em Pernambuco

3ª Feiras
primeira: Vocal Vozes da Casa Rosada

segunda: Ensaio Vocal Vozes da Casa Rosada, projeto Estação das Letras
terceira: Ensaio do Vocal Vozes da Casa Rosada,  Núcleo de Estudos do Cangaço
Quarta: Ensaio do Vocal Vozes da Casa Rosada, Núcleo de Estudos Sociológicos

4ª Feiras
Todas: Quarta às Quatro

5ª Feiras - Quintas temáticas
primeira: Amor

segunda: Humor
terceira: Terror (O fantástico na literatura)
quarta: Calor (literatura erótica)


6ª Feiras -
primeira: Livre

segunda: Cordel na UBE
terceira: Projeto Repensar
quarta: As feridas abertas da literatura

Exposição 'Pérolas imperfeitas' será aberta na próxima 5ª feira

Na próxima 5ª feira, dia 04 de novembro, em evento programado para às 19h00, na Fundação Pierre Chalita, na Praça Manoel Duarte, na Pajuçara, em Maceió, será aberta a exposição 'Pérolas imperfeitas', de David Glat. A exposição vai até 14 de dezembro, quando haverá visita mediada pelo fotógrafo.

UBE divulga resultado da Menção Joaquim Cardozo

Na próxima 4ª feira, dia 03 de novembro, em solenidade programada para às 15h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, a comissão instituída para julgar o concurso literário do Clube de Engenharia de Pernambuco proclamará o resultado da da Menção Joaquim cardozo.

André Cervinskis lança Pernambucando nas Escolas

Na 6ª feira passada, dia 29 de outubro, em concorrido evento no Espaço Pasárgada, na Rua da União, no Recife, no âmbito do projeto 'Pernambucando nas Escolas', o escritor André Cervinskis lançou o livro 'O Brasil de Manuel Bandeira'.  

Academia do Nordeste elege Paulo Camelo

No sábado passado, dia 30 de outubro, em reunião realizada na sede da UBE, depois de aprovar modificações do Estatuto para ajustá-lo às leis 10.406/2002 e 11.127/2005, a Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu o poeta Paulo Camelo para ocupar a cadeira nº 12, sucedendo o acadêmico Waldemir Maia Leite.

QUINTAS TEMÁTICAS

'Quinta Quente'

Na 5ª feira passada, dia 28 de outubro, em concorrido evento na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE realizou encontro sobre literatura erótica no âmbito do projeto das "Quintas Temáticas'.

Tarcísio Pereira movimenta Arte Plural

Na 3ª feira passada, dia 26 de outubro, em concorrido encontro na galeria Arte Plural, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, Homero Fonseca, Marco Polo e Geraldo Maia receberam Tarcísio Pereira, que, na ocasião, falou da Livro 7 . "a livraria que foi o coração e o cérebro da vida intelectual do Recife por mais de uma geração".

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de outubro pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de outubro de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU