A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 28 de novembro de 2010

Projeto Quarta às Quatro

Geninha da Rosa Borges recebe homenagem dos escritores pernambucanos

Na 4ª feira passada, dia 24 de novembro, em concorrido encontro, prestigiado pelos presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Carlos Cavalcanti, da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, a UBE prestou homenagem a acadêmica Geninha da Rosa Borges - a grande dama do teatro pernambucano.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Fátima Quintas programa lançamento de 'A saga do açúcar'

No dia 07 de dezembro, em evento que conta com o apoio da Fundação Gilberto Freyre, Sebrae e Sindaçúcar, programado para às 18h30, na Academia Pernambucana de Letras, a escritora Fátima Quintas lançará o livro 'A saga do Açúcar'.

André de Sena lança Arvoire

Na 6ª feira passada, dia 26 de novembro, em concorrido evento na Casa da Moeda, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, André de Sena lançou Arvoire, seu terceiro livro de poemas.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

'Nuances da alma' será lançado na Casa da Cultura

Em 04 de dezembro, em evento programado para às 16h00, na Casa da Cultura de Pernambuco, na Rua Floriano Peixoto, no bairro de Santo Antônio, no centro do Recife, a poeta Beatriz Passos lançará o livro 'Nuances d'alma'.

Café, de Almésio Nascimento, será lançado no Paço Alfândega

Na 5ª feira passada, dia 25 de novembro, em concorrido evento no Paço Alfândega, Almésio Nascimento lançou 'Café', seu livro mais recente.

.........

Agenda

02 de dezembro. Lançamento de 'Recife dos romancistas', de Abdias Moura, na Academia Pernambucana de Letras.

04 de dezembro. Lançamento de 'Nuances da alma', de Beatriz Passos, na Casa da Cultura.

07 de dezembro. Lançamento de 'A saga do açúcar', de Fátima Quintas, na Academia Pernambucana de Letras.

Curtinhas................................................

Pedro Rodrigues, do Vetor Cultural, avisa que oferece serviços de hospedagem, incluindo a montagem inicial da página, que pode apresentar vídeos e imagens. No momento, ele está preparando o site dos escritores Jair Martins e Luiz de Souza Leão. Maiores informações pelos fones (81) 8182-4305 e (81) 3033-1537 e pelo e-mail jornalismo@vetorcultural.com.

Bradesco Seguro? Tô fora.

No último domingo, dia 21 de novembro, o Diário de Pernambuco publicou a crônica 'Aviso natalino antecipado', de Meraldo Zisman.

Na 3ª feira passada, dia 23 de novembro, em encontro no chamado 'Porto das Letras', na Av. Rio Branco, no bairro do Recife, os escritores Fábio Andrade e Raimundo de Moraes debateram sobre Heterônimos na literatura.

O projeto 'PERNAMBUCANDO AS ESCOLAS', idealizado e coordenado por André Cervinskis, tem o objetivo de fomentar a leitura e, além de workshops sobre literatura brasileira em 18 escolas da Região Metropolitana do Recife, contempla visita a equipamentos culturais da FUNDARPE para sessões de vídeos, palestras, recital e aula - espetáculo sobre a obra de Manuel Bandeira.

Na 5ª feira passada, dia 24 de novembro, em momento de preparação da Festa Literária do Recife (FreePorto), Os chefs João Salles, Renan Yamashita, Renata Oliveira e Jonatas Figueiredo apresentaram menu inspirado na Nova Bulgária - país imaginário fincado no Bairro do Recife, onde, entre 03 e 05 de dezembro, ocorrerá a festa.

Leony Muniz atualizou o blog com o 22º capítulo. O endereço é http://leonymuniz.wordpress.com.

Marcelo Sguassábia avisa que 'Tem um táxi te esperando' em http://eptv.globo.com/blog/consoantesreticentes. Vale a pena conferir.

'Diápora's uma pó(s)ética das humanidades' é o nome do novo espetáculo do POESIS.

A nova Enciclopédia Jurídica Soibelman inclui lições de grandes juristas como Pinto Ferreira e Celso de Mello. Maiores informações em http://www.dicionariojuridico.adv.br.

Depois de fazer escola, freqüentando todas as festas possíveis e arrebanhando uma série de seguidores, Samuel Dott inspirou o blog Irmão Evento. O endereço é www.irmaoevento.blogspot.com.

Na 6ª feira passada, dia 26 de novembro, em evento no âmbito do XIII Festival Recife de Teatro Nacional, no Teatro
Hermilo Borba Filho, no Cais do Apolo, no Recife Antigo, Leda Rivas lançou 'Muito Além da Muralha de Pedras' - um
ensaio biográfico sobre atriz Diva Pacheco.

Na 5ª feira passada, dia 25 de novembro, em evento no âmbito dos projetos 'Afogados em Poesia' e 'Vitrine do Mês', Paulo Bruscky foi homenageado na Biblioteca Popular de Afogados, no Recife.

Em 02 de dezembro, em evento programado para as 19h30, no Espaço Libertas, na Rua Rodrigues Sete, em Casa Amarela, no Recife, Meraldo Zisman lançará o livro 'Jacob da Balalaica'.

Na 4ª feira passada, dia 24 de novembro, em concorrido evento no Espaço Cultural Banquete, no Restaurante Banquete, na Rua do Lima, em Santo Amaro, no Recife, Rinaldo de Fernandes lançou o livro 'O Professor de Piano'. Na ocasião, com mediado de Wellington de Melo, Rinaldo de Fernandes falou sobre o conto, a produção e a vida literária contemporânea.

Entre 25 e 27 de novembro, Olinda foi movimentada pelo Encontro Nacional de Bandas de Pífanos.

O endereço do blog da acadêmica Fátima Quintas é www.fatimaquintas.blogspot.com. Só tem coisa boa!

O poeta Rogério Generoso estreou coluna no Vetor Cultural. O endereço é www.vetorcultural.com.

No sábado passado, dia 27 de novembro, sob os auspícios da escritora Edna Alcântara, a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizou reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, no Recife.

Em 18 de de novembro, o poeta Lara desabafou duro manifesto. "Pra mim chega. Cansei. Transbordou. Vou me recolher. Me isolar. E escrever. E escrever", disparou Lara.

'Canções de Abril', de Rizolete Fernandes, vai ser lançado em solenidade programada para às 18h00 do dia 13 de dezembro, no Teatro Alberto Maranhão.

Na 4ª feira passada, dia 24 de novembro, em concorrido evento no Ideal Clube, na Avenida Monsenhor Tabosa, em Fortaleza, Joyce Cavalcante lançou 'Longos trechos de dias líquidos'.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa de Araújo Lopes, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas.

Abdias Moura lança 'O Recife dos romancistas'

Na próxima 5ª feira, dia 02 de dezembro, em grande festa com direito a desfile evocando os antigos carnavais do Recife, participação do Bloco da Saudade e degustação de comidas típicas programada para as 17h00 nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, no Recife, Abdias Moura vai lançar o livro 'Recife dos romancistas'.

A cultura e a arte em Pernambuco

UBE homenageia Adiuza Belo

Na próxima 2ª feira, dia 29 de novembro, fechando a temporada 2010, em evento programado para as 19h30, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear a acadêmica Adiuza Vieira Belo no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

UBE dá início às 'Jornadas culturais'

Na 3ª feira passada, dia 23 de novembro, inaugurando o programa de Jornadas Culturais, a UBE promoveu visita ao Museu de Brennand, no bairro da Várzea, na zona oeste do Recife. Na programação das Visitas Culturais, estão o Palácio do Governo, Museu do Homem do Nordeste, Rio Capibaribe, Museu do Estado, Alto de Olinda, Instituto Brennand, Sítio Histórico de Igarassú, Suape, Monte Guararapes e Alto do Moura, em Caruaru. Os escritores interessados em participar das Jornadas Culturais da UBE devem se inscrever na sede da entidade, na Casa Rosada da Rua Santana, com as coordenadoras Rosa Bezerra ou Jair Martins. 

Alexandre Santos e Marcelo Ribeiro se encontram

No sábado passado, dia 27 de novembro, em encontro na cidade de Aracajú, em Sergipe, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, informou ao acadêmico Marcelo Ribeiro sobre o sucesso que, a exemplo do que vem ocorrendo pelo País, o livro 'Lá do lado de cá' vem tendo na capital pernambucana. 

Cultura nordestina perde Moacir C. Lopes

No último domingo, dia 21 de novembro, o grande escritor cearense Moacir C. Lopes concluiu a jornada entre nós e, vítima de câncer, partiu, deixando volumosa obra, incluindo o romance 'A Ostra e o Vento'. A obra de Moacir C. Lopes (1927 - 2010) está detalhada no site www.moacirclopes.com.br.

Curso de Lógica formal para interpretação de textos e argumentação na UFPE

Em janeiro de 2011, em aulas oferecidas das 2ª feiras às 5ª feiras, no Departamento de Letras, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, o professor Vicente Masip vai ministrar o curso de extensão em 'Lógica formal para interpretação de textos e argumentação'. O curso, com 50 vagas, tem carga horária de 30 horas - equivalentes a 2 créditos - e oferece certificado de extensão da UFPE. O programa inclui Teoria do conhecimento; Lógica material e formal; As seis operações do pensamento; Campos semânticos; Abordagem hermenêutica simplificada do texto O segredo do casamento; Os conceitos; Os juízos e as sentenças segundo os critérios de qualidade, quantidade, relação e modo; Silogismos, entimemas e sorites; Regras silogísticas; Tabelas semânticas e Falácias. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail cehaq@terra.com.br.

Documentos do Padre Cícero reforça acervo da UFCE

Em 12 de novembro, em solenidade no auditório do Departamento de História, no Campus do Benfica, o pesquisador Renato Cassimiro doou grande acervo de documentos do Padre Cícero à Universidade Federal do Ceará. O evento foi registrado no site do Cariri Cangaço. O endereço é www.cariricangaco.com.

Gazeta do Estado comemora 10º aniversário

Na próxima 2ª feira, dia 29 de novembro, em jantar no restaurante Boi Preto, o jornal Gazeta do Estado de Pernambuco vai comemorar o transcurso do 10º aniversário da publicação.

Solar do Barão Rodrigues Machado

Waldênio Porto programa inaugurações na Academia Pernambucana de Letras

Na 3ª feira passada, dia 23 de novembro, o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, anunciou que, solenidade programada para o dia 16 de dezembro, será inaugurada a restauração do solar do Barão Rodrigues Machado, sede da entidade. Na ocasião, o escritor Waldênio Porto também presidirá a inauguração do Museu da APL e da nova iluminação do jardim monumental.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

MIL comemora 15 anos de criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Em 18 de dezembro, em evento que contará com a participação de Domingos Simões Pereira, secretário-executivo da CPLP, na sede da entidade, na Rua Mouzinho da Silveira, nas proximidades do Marquês de Pombal, o Movimento Internacional Lusófono (MIL) realizará debate sobre os 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O endereço eletrônico do MIL é www.movimentolusofono.org.

curtinhas

Na próxima 2ª feira, dia 29 de novembro, a revista 'Nova Águia' será lançada em evento programdo para às 10h30, no Liceu Passos Manuel, em Lisboa. Confira a lista de lançamentos em www.novaaguia.blogspot.com.

Vale a pena ler

Lampião: Nem herói, nem bandido, de Anildomá Williams

Lá do lado de cá, de Marcelo Ribeiro

Os melhores contos, de Gilvan Lemos 

Grandes Alfinetes, Pequenos Elefantes, de Cici Araújo

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

'Maldição e fé' vem aí

Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste realizará segundo congresso

Na 3ª feira passada, dia 23 de novembro, o escritor Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, autor do livro 'Violinos no Coque', confirmou que, no próximo ano, a Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste realizará seu segundo Congresso.

Calendário geral da UBE

2ª Feiras
primeira: Jardim das Letras
segunda: livre
terceira: A Ficção em Pernambuco
quarta: A Arte e Cultura em Pernambuco

3ª Feiras
primeira: Vocal Vozes da Casa Rosada

segunda: Ensaio Vocal Vozes da Casa Rosada, projeto Estação das Letras
terceira: Ensaio do Vocal Vozes da Casa Rosada,  Núcleo de Estudos do Cangaço
Quarta: Ensaio do Vocal Vozes da Casa Rosada, Núcleo de Estudos Sociológicos

4ª Feiras
Todas: Quarta às Quatro

5ª Feiras - Quintas temáticas
primeira: Amor

segunda: Humor
terceira: Terror (O fantástico na literatura)
quarta: Calor (literatura erótica)


6ª Feiras -
primeira: Livre

segunda: Cordel na UBE
terceira: Projeto Repensar
quarta: As feridas abertas da literatura

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de novembro pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de novembro de 2010. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU