A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 09 de janeiro de 2011

Escritores Pernambucanos reconduzem Alexandre Santos a presidência da UBE

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, em pleito presidido pelo acadêmico Melchíades Montenegro, a frente de chapa inspirada nos princípios do Movimento de União pelas Letras (MUL), o escritor Alexandre Santos foi reconduzido à presidência da UBE. Após a proclamação do resultado, depois de registrar a presença das presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, e escritor Flávio Chaves, ex-presidente da entidade, que acompanharam a apuração dos votos, o escritor Alexandre Santos pronunciou breve discurso no qual agradeceu aos coordenadores de comissões, programas literários e núcleos - foram citados expressamente Jair Martins, coordenadora do programa 'Jardim das Letras', Leo Durval, coordenador do programa 'Café Filosófico', Felipe Jr, coordenador do programa 'A ficção em Pernambuco', Cássio Cavalcanti, coordenador do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco, Telma Brilhante, coordenadora do núcleo de literatura infanto-juvenil, Rosa Bezerra, coordenadora dos núcleos de estudos do cangaço e de estudos sociológicos, Rogério Generoso, coordenador do programa 'Estação das Letras', Dulce Albert, coordenadora do programa 'Visitas culturais' e, juntamente com Myriam Brindeiro, coordenadoras do Vocal Vozes da Casa Rosada, Geraldo Ferraz, coordenador do programa 'Quarta às Quatro', Rachel Carrilho, Melchíades Montenegro, Salete Rego Barros e Susana Moraes, coordenador do programa 'Quintas Temáticas', Bezerra de Lemos, coordenador do programa 'Repensar', Altair Leal, coordenador do programa 'Cordel da UBE', e André de Sena, coordenador do programa 'Feridas Abertas da Literatura, Melchíades Montenegro, secretário geral da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho, Salete Rego Barros, presidente da comissão certificadora do Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana; Salete Rego Barros, Jair Martins, Rogério Generoso, Rosa Bezerra e Rachel Carrilho, que integram a Comissão Permanente de Administração (Cape) -, às funcionárias Renata, Isabel e Rosa e aos agentes parceiros, creditando-lhes o sucesso da primeira experiência administrativa do MUL, se comprometeu a dar continuidade ao processo bem sucedido e deu boas vindas aos novos escritores que se integraram aos quadros dirigentes da instituição - Cristiano Ramos, Rosa Bezerra, Vanessa Campos, Marcos Andrade, Jaqueline Torres, Fátima Almeida, Telma Brilhante, André de Sena, Laura Areias, Suzana Moraes, Sônia Carneiro Leão, Tavares de Lima, Adalberto Arruda, Meca Moreno, Lúcia Sobral e José Alves Sobrinho. Nas prioridades da nova gestão, além de complementar a grade dos programas culturais, figuram a revisão dos Estatutos, de modo a adequá-lo às mudanças operadas desde a sua aprovação, a restauração da Casa Rosada da Rua Santana, o aumento do protagonismo político, aproximação com os meios universitários e reforço do apoio operacional aos escritores pernambucanos. 

Melchíades Montenegro proclama resultado do pleito e empossa nova diretoria da UBE

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, ao proclamar o resultado do pleito que reelegeu o escritor Alexandre Santos, o acadêmico Melchíades Montenegro discursou, fazendo breve retrospectiva da gestão que se encerrou com destaque para o clima de participação e incremento da ação cultural da UBE. Citou, então, todos os programas literários e culturais criados ou levados adiante pela gestão (Clique aqui e leia o discurso de saudação na íntegra). Em complemento ao discurso do presidente da comissão eleitoral da UBE, falou a escritora Sônia Rocha, coordenadora do Grupo Literário Celina de Holanda, que destacou o apoio dado pela UBE aos grupos e movimentos literários que atuam na cena cultural do Estado.

Nova Diretoria da UBE

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, após a proclamação do resultado do pleito pelo acadêmico Melchíades Montenegro, na Casa Rosada da Rua Santana, o presidente Alexandre Santos convidou os dirigentes presentes para uma 'foto oficial' da recondução do Movimento União pelas Letras à direção da UBE em Pernambuco. O novo quadro dirigente da UBE é o seguinte:

Diretoria Executiva
Presidente: Alexandre Santos
Vice-presidente: Geraldo Ferraz
1º vice-presidente: Silvio Hansen
2º vice-presidente: Cristiano Ramos
Secretário-Geral: Cássio Cavalcante
1º secretário: Jair Martins
2º secretário: Rachel Carrilho
Tesoureiro Geral: Rosa Bezerra
1º tesoureiro: Rogério Generoso
2º tesoureiro: Vanessa Campos
Administrador Geral: Salete Rego Barros
1º administrador: Marcos Andrade
2º administrador: Jaqueline Torres
Departamentos
Artes Plásticas: Fátima Almeida
Música: Dulce Albert
Teatro: Altair Leal
Língua Portuguesa: Telma Brilhante
Intercâmbio Nacional: André de Sena
Intercâmbio Internacional: Laura Areias
Promoção Cultural e Eventos: Suzana Moraes
Imprensa: Fernando Farias
Capacitação: Sônia Carneiro Leão
Patrimônio e Acervo: Tavares de Lima
Pesquisa, Ciência e Tecnologia: Antônio Filho Neto
Jurídico: Adalberto Arruda
Direito Autoral: Meca Moreno
Conselho Fiscal
Titulares: Nonato Magalhães, Paulo Dantas, Bezerra de Lemos, Luiz de Souza Leão, Socorro Costa
Suplentes: Zélia Monte, Edvaldo Bronzeado, Lúcia Sobral, Myriam Brindeiro e José Alves Sobrinho

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

.........

Agenda

10 de janeiro. Sessão de Eleições na UBE, das 09h00 às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade.

Curtinhas................................................

Em sua permanência na Casa Rosada da Rua Santana, por ocasião do pleito para renovação dos quadros dirigentes da UBE, na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, o acadêmico Abdias Moura foi muito cumprimentado pelo sucesso do livro 'O Recife dos romancistas', lançado recentemente nos jardins da Academia Pernambucana de Letras.

Em 31 de dezembro, o Jornal do Commércio publicou artigo de Antonio Falcão sobre a revista Algomais, que, sem dúvida, é umas dessas coisas que orgulham os pernambucanos. Para melhor conhecer a revista, clique aqui.

Ainda repercute a belíssima mensagem de Natal distribuída pela acadêmica Lucila Nogueira.

O blog 'Egos e Gogas' do poeta Lara está despertando paixões. Para ler, clique aqui.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara

Francisco Cavalcante profere palestra na estréia do Café Filosófico da UBE

Na próxima 2ª feira, dia 10 de janeiro, em encontro programado para às 18h30, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai realizar a sessão de estréia do Café Filosófico, novo programa da entidade. Na sessão inaugural, a Café Filosófico vai abordar o tema 'Hannah Arendit e a Filosofia', com palestra de Francisco Cavalcante.

Programação Semestral

10 de janeiro: Sessão de estréia e abertura da temporada 2010. Tema: 'Hannah Arendit e a Filosofia', com palestra de Francisco Cavalcante.

16 de janeiro: Encontro Filosófico sob a coordenação de Patriotino Pontes

14 de fevereiro: Tema 'O Exemplo de Sócrates', com palestra de Geraldo Alves

17 de fevereiro: Encontro Filosófico sob coordenação de Patriotino Pontes
14 de março: Tema: 'Paradigma Ecológico: revoluções em saúde', com palestra de Marcelo Pelizzole.

17 de março: Encontro Filosófico sob a coordenação de Patriotino Pontes
11 de abril: Tema 'A Importância da Filosofia para a Vida', com palestra de Telma Lúcia Bastos Lins

14 de abril: Encontro Filosófico sob a coordenação de Patriotino Pontes
09 de maio: Tema 'Faces do Humano', com palestra de Sandro Cozza Sayão.

12 de maio: Encontro Filosófico sob a coordenação de Patriotino Pontes
13 de junto: Tema: 'o Diálogo em Martin Buber', com palestra de Rafael Lima

Serviço

O CAFÉ FILOSÓFICO NA UBE, programa dirigido pelo escritor Leo Durval e coordenado pelo escritor Patriotino Pontes, é um espaço aberto para debates, estudos filosóficos, sobretudo no campo Educacional, propício a participação de escritores, filósofos, educadores e o público em geral. A cada encontro serão discutidos assuntos pertinentes do cotidiano e dos respectivos valores da filosofia. Com entrada franca, os encontros acontecem nas segundas 2ª feiras de cada mês, às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE (Rua Santana, 202, Casa Forte. Recife – PE). Maiores informações podem ser obtidas no site www.cafefilosoficonaube.com.

UBE presente na recondução de Carlos Calado

Na 3ª feira, dia 04 de janeiro, em concorrido evento no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, o governador Eduardo Campos presidiu a solenidade de recondução do engenheiro Carlos Calado ao cargo de reitor da Universidade de Pernambuco. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos levou os cumprimentos da UBE ao reitor Carlos Calado.

Wanessa Campos e Rosa Bezerra apresentam idéias para o plano de divulgação da UBE

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, por ocasião do pleito para renovação dos quadros dirigentes da UBE, os escritores Wanessa Campos e Rosa Bezerra apresentaram idéias para o plano de divulgação da entidade.

Alexandre Santos: "UBE se prepara para a revolução"

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, por ocasião do pleito para renovação dos quadros dirigentes da UBE, os escritores Cristiano Ramos, Wellington Melo e André de Sena - que, no entender do presidente Alexandre Santos, representam o que existe de "mais novo na cena literária brasileira" - tiveram a chance de conversar sobre novos projetos. Ao convidar o escritor e crítico literário Cristiano Ramos para uma vice-presidência da UBE, o presidente Alexandre Santos não só afiançou "carta branca" para a criação de novos projetos no âmbito da programação da entidade, mas, também, apoio à revolução cultural que vem sendo urdida (e bem urdida) nos círculos mais progressistas da cultura pernambucana.

Fátima Quintas doa livros para biblioteca da UBE

Na 4ª feira passada, dia 05 de janeiro, em visita a UBE, após votar no pleito que renovou os quadros dirigentes da agremiação, a acadêmica Fátima Quintas fez a doação de livros de sua autoria para a biblioteca da entidade, incluindo o festejado 'A saga do açúcar', obra mais recente da autora.

Editorial Arte y Literatura lança 'Muerte en Venecia'

No sábado passado, dia 08 de janeiro, em concorrido evento na Calle de Madera, na Plaza de Armas, em Habana Vieja, em Cuba, com apresentação de Alberto Garrandés, o Editorial Arte y Literatura lançou o romance 'Muerte en Venecia', de Thomas Mann.

Curtinhas........................

Em 27 de janeiro, Heitor de Pedra Azul apresentará seu novo show. clique aqui e saiba mais.

Informações sobre as oficinas literárias coordenadas pela poeta Viviana Álvarez podem ser obtidos no site www.vivianaalvarez.com.ar

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

100 sonetos pernambucanos, organizado por Manuel Oliveira Batista

Despertar das Águas, de Antônio Miranda

Em preto e branco, de Delasnieve Daspet

Recife, traços do passado, de Edvaldo Arlego

Agenda da Vida, de Valter da Rosa Borges

Noumenon, de Rogério Generoso

Retalhos de Vida, Eronides Gallindo

Auroras Orientais, de Gianna Carvalheira

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

O Recife dos romanistas, de Abdias Moura

Lá do lado de cá, de Marcelo Ribeiro

Os melhores contos, de Gilvan Lemos 

Arvoire, de André de Sena

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Visite a página da INTERPOÉTICA.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no no Vetor Cultural. Clique e leia

 

Programas culturais da UBE em recesso

Durante a temporada de férias, a maioria dos programas culturais da UBE estão em recesso. Segundo a filosofia de União pelas Letras, as decisões sobre entrada em recesso e retomada das atividades são tomadas no âmbito de cada um dos programas. As atividades administrativas da entidade continuam normalmente.

UBE estimula escritores pernambucanos a pleitear apoio do Funcultura e SIC-Recife

O Funcultura e SIC-Recife divulgaram seus editais de incentivo a cultura. Alertando que os prazos são curtos, a UBE convoca os escritores e artistas pernambucanos a apresentarem projetos para edição de livros, recitais e tudo o mais que possa incentiva a produção literária em Pernambuco. No âmbito da UBE, as informações podem ser obtidas com o escritor Fernando Farias pelo fone 9444-2583 ou pelo e-mail fernando.farias7@hotmail.com

Djanira Silva e Si Cabral coordenarão Quinta do Humor

Na 5ª feira passada, dia 06 de janeiro de 2011, já no exercício do segundo mandato a frente da UBE, o escritor Alexandre Santos assinou portaria designando a escritora Djanira Silva para coordenar o programa Quinta de Humor, que integra a jornada das Quintas Temáticas, substituindo o acadêmico Melchíades Montenegro que esteve à frente do projeto na temporada 2010. A coordenadoria-adjunta do programa será exercida pela escritora Si Cabral.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de janeiro de 2011 pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de janeiro de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Recadastramento

A UBE está recadastrando seus sócios. Os dados necessários são:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Data Nascimento:        

Cidade: 
Data de inscrição na UBE:
Endereço Completo:
CEP:
Fone:
E-mail:
Títulos dos livros: (indicar gênero)

As informações devem ser remetidas para a UBE através do e-mail ube-pe@hotmail.com

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU