A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 30 de janeiro de 2011

UBE inaugura Cine Clube com filme em homenagem ao centenário de Noel Rosa

Na 3ª feira passada, dia 25 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, o presidente Alexandre Santos se reuniu com o cineasta Osman Godoy e com o acadêmico Melchíades Montenegro para apreciar os detalhes da criação do CineClube da UBE, cuja estréia ocorrerá no dia 16 de fevereiro, em sessão programada para às 19h30, na Casa Rosada da Rua Santana, com o filme 'O poeta da Vila', em comemoração ao centenário de Noel Rosa. Inicialmente, o CineClube da UBE, que será coordenado pelo cineasta Osman Godoy e co-coordenado pelo acadêmico Melchíades Montenegro, vai funcionar através de encontros mensais, sempre nas terceiras 4ª feiras do mês, em sessões às 19h30.

Restauração Pernambucana comemorada no Gabinete Português de Leitura

Na 5ª feira passada, dia 27 de janeiro, em concorrida festa no salão nobre do Gabinete Português de Leitura, em exposição associada às comemorações do 20º aniversário de fundação da entidade, o Instituto de Cultura Técnica realizou a 8ª Coletiva de Artes Plásticas Campina do Taborda em comemoração da Restauração Pernambucana, ocorrida em 27 de janeiro de 1654, na Campina do Taborda. Na ocasião, diversas personalidade foram agraciadas com a Medalha João Fernandes Vieira, incluindo a primeira dama do Estado, Renata Campos, que recebeu a comenda do presidente Vicente Miranda, a presidente da CEPE Leda Alves e a poeta Lucila Nogueira.

UBE elege representantes para o Sistema de Incentivo à Cultura

Na 3ª feira passada, dia 25 de janeiro, em reunião mediada pelo conselheiro Oséias Borba, na sede do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife, com a participação de associações representantes dos artesãos, músicos, atores e escritores, o colégio acolheu proposta da UBE de incluir o escritor Altair Leal como membro titular e o escritor Silvio Hansen como membro suplente do conselho deliberativo do Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC).  

Terezinha Costa lança 'Trilhas da solidão'

No domingo passado, dia 23 de janeiro, em concorrido evento no bar 'Barcelos', no Clube Português do Recife, a escritora Terezinha Costa lançou o livro 'Trilhas da Solidão'.

Wellington de Melo lança 'O peso do medo' na Paraíba

Na 6ª feira passada, dia 28 de janeiro, em concorrido evento n'O Sebo Cultural, no centro de João Pessoa, na Paraíba, foi lançado o livro 'O peso do medo', de Wellington de Melo, que reúne "30 poemas em fúria".

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

.........

Agenda

07 de fevereiro. Homenagem ao escritor José Alves Sobrinho, no âmbito do projeto 'Jardim das letras', na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte.

26 de fevereiro. Desfile do bloco carnavalesco 'Grito da Véia', pelas ruas da Boa Vista, na área central do Recife,  partir da sede da Civitate, na Rua Velha, seguindo pela Travessa do Veras, Praça Maciel Pinheiro, Rua da Alegria até o Mercado da Boa Vista.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Em crônica intitulada 'O despertar da irreverência', o crítico Giovanni Alves Duarte faz rasgados elogios ao livro 'A Liberdade das Palavras', primeiro livro escrito pelo acadêmico Giovanni Sá, lançado há 28 anos.

Na 4ª feira passada, dia 24 de janeiro, precisamente às 16h29, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'A Parição da Tarde'. Para ler, clique aqui

O livro 'Rota da Angústia', de Paulo Valença, continua recebendo grandes elogios. Para ler alguns deles, visite o blog portalliteral.com.br.

O endereço do blog de Helder Herik é http://blogdohelderherik.blogspot.com. Vale a pena visitar.

Quer aprender dançar? Fabiano ferreira, Darilson Cassiano, Conceição Silva e Michelle Izafer estão no Espaço Cultural João Teimoso, na rua do Aragão, na Boa Vista, na área central do Recife. Informações pelo fone (81) 8897.1513.

À procura de si mesmo em www.patriciatenorio.com.br.

O calendário anual da Academia de Letras do Brasil, em Mariana, pode ser visto no site http://academialetrasbrasilmariana.blogspot.com/

Ainda repercute o lançamento, em 21 de janeiro, do livro 'Alma Sertaneja', do poeta Cobra Cordelista, ocorrido no Cine-teatro Paulo Freyre, no município do Paulista, na região metropolitana do Recife.

Jade Dantas convida para uma visita ao site do Vetor Cultural, que, na coluna dos colaboradores, trás uma nova crônica de sua autoria. O endereço é www.vetorcultural.com.

Na noite da 3ª feira, dia 25 de janeiro, o portfólio virtual Biagio Pecorelli entrou no ar. O endereço é www.biagiopecorelli.blogspot.com.

Toda 4ª feira, entre 15h00 e 16h00, o programa 'Todos os Blues' vai ao ar na Rádio Universitária AM do Recife, 820 Khz.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik

Marcus Accioly recebe homenagem na livraria Cultura

Na 3ª feira, dia 08 de fevereiro, em evento programado para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, o movimento cultural 'Invenção de Poesia' vai homenagear o acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, no âmbito do projeto 'Nordestinado'. No encontro, que conta com o apoio da UBE, depois da apreciação critica pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, em performance acompanhada pelo músico Isaac Sete Cordas, a atriz e poeta Vanessa Sueidy vai interpretar poemas de Marcus Accioly.

Academia Pernambucana de Letras comemora 110º aniversário de fundação

Na 4ª feira passada, dia 26 de janeiro. Em concorrida festa, com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, que estava acompanhado de numeroso séqüito de secretários, e dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Lucilo Varejão Neto, da Academia Recifense de Letras, Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, Antônio Campos, do Instituto Maximiano Campos, Marcus Accioly, do Conselho Estadual de Cultura, a Academia Pernambucana de Letras comemorou a passagem do 110º aniversário da entidade. Na ocasião, em mais um marco da gestão do acadêmico Waldênio Porto, além de inaugurar o novo sistema de iluminação dos jardins da entidade e entregar da restauração do Solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras fez a entrega da premiação do Concurso literário 2010. Os ensaístas Selma Vasconcelos, autora de 'João Cabral de Melo Neto – Retrato falado do poeta', e Manoel Neto Teixeira, autor de 'Pinto Ferreira – Vida e Obra', receberão o prêmio Antônio de Brito Alves. A poeta Bartyra Soares, autoras de 'Ciclo das Oferendas', receberá o prêmio Edmir Domingues. Lygia Boudoux, autora do livro infantil 'Com as mãos cheias de céu', receberá o prêmio Elita Ferreira. A ficcionista Djanira Silva, autora do romance 'A morte cega', receberá o prêmio Vânia Souto Carvalho. Luciene Freitas, autora do livro 'O espelho do tempo', receberá o prêmio Dulce Chacon, dedicado à escritora nordestina. Ronaldo José Souto Maior, autor de 'Bezerros, seus fatos e sua gente', receberá o prêmio Leonor Carolina Corrêa de Oliveira, da categoria 'Municípios Pernambucanos'. Por fim, a sonetista Rosa Lia Dinelly Dugus, autora do poema 'Elegia a Waldemar Lopes', receberá o prêmio Waldemar Lopes.

Academia do Nordeste presta homenagem a Everaldo Moreira Veras

No sábado passado, dia 29 de janeiro, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a Academia de Letras e Artes do Nordeste comemorou a passagem do 33º aniversário de sua fundação. Na ocasião, sob a coordenação da presidente Ana Maria César, a entidade prestou homenagem ao acadêmico Everaldo Moreira Veras, recentemente falecido. A oração foi proferida pelo acadêmico Luiz Gonzaga Lopes.

Missa concelebrada por Dom Fernando Saburido abre festejos do 149º aniversário do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano

Na 4ª feira passada, dia 26 de janeiro, em concorrida missa concelebrada por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, na igreja de São José dos Manguinhos, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, abriu os festejos do 149º aniversário de fundação do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP). A Sessão Magna da comemoração ocorreu na 6ª feira, dia 28 de janeiro, na sede da entidade, na Rua do Hospício, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, com a posse solene dos sócios Francisco Bonato Pereira da Silva e Ramires Cotias Teixeira, palestra do embaixador Isnard Penha Brasil Júnior, entrega da Medalha Conde da Boa Vista ao prefeito do Recife João da Costa, entrega da medalha Confederação do Equador a Vereadora Priscila Krause e ao deputado Pedro Eugênio e, ainda, lançamento da 52ª edição da Revista do IAHGP.

UBE define política de parcerias

Na 3ª feira passada, dia 25 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, o presidente Alexandre Santos se reuniu com a administradora-geral Salete Rego Barros e com a tesoureira Rosa Bezerra para estabelecer as linhas gerais da Política de Parcerias da UBE.

Nova Águia lançada em Sintra

Neste domingo, dia 30 de janeiro, em evento no âmbito do programa 'Ibéricos em Sintra - Encontro Cultural de Expressão Ibérica', programado para às 21hoo, na Casa de Cenas, a Revista Nova Águia será lançada em Sintra. O sétimo número da revista, cujo lançamento está programado para este primeiro semestre de 2011, em comemoração aos 15 da Comunidade dos Países de Língua Porguesa (CPLP), terá como tema Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa". A programação completa pode ser acompanhada em http://novaaguia.blogspot.com

Curtinha........................

Na 6ª feira passada, dia 28 de janeiro, em concorrido evento no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, com curadoria de Santiago Espinosa de los Monteros, o Centro Cultural La Curtiduria AC inaugurou a exposição 'Caligrafías Urbanas', que conta com a participação dos artistas plásticos César Martínez, Berenice Torres e Gina Iturbe.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Marulheiro. de Marcos Vasconcelos Filho

Livros à espera do leitor. Neide Medeiros Santos

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

A minha alma é irmã de Deus, de Raimundo Carrero

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

O Recife dos romanistas, de Abdias Moura

Os melhores contos, de Gilvan Lemos 

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no Vetor Cultural. Clique e leia

 

UBE inicia distribuição de convites para a solenidade de posse

Na 2ª feira, dia 24 de janeiro, dando início aos preparativos para a solenidade de posse da diretoria para o biênio 2011-2012, a UBE começou a remeter convites para as autoridades, entre as quais, o governador Eduardo Campos e os ex-governadores Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Marco Maciel. 

Adalberto Arruda profere palestra no Cabanga Iate Clube

Na 4ª feira passada, dia 26 de janeiro, por ocasião de reunião do 'Rotary Clube Recife Largo da Paz', na sede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, o poeta Adalberto Arruda, diretor jurídico da UBE, proferiu a palestra 'Ponha mais Poesia em sua Vida'

Academia do Nordeste festeja 33º aniversário

No sábado passado, dia 29 de janeiro, por ocasião da reunião em que comemorou a passagem do 33º aniversário de sua fundação, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a Academia de Letras e Artes do Nordeste realizou eleição para escolha do sucessor do acadêmico José Wanderley de Carvalho na cadeira nº 45.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

A programação da UBE no mês de fevereiro de 2011 pode ver verificada aqui. Basta clicar.

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de janeiro de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU