A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 06 de fevereiro de 2011

Marcus Accioly recebe homenagem na livraria Cultura

Na Próxima 3ª feira, dia 08 de fevereiro, em evento programado para às 19h00, no auditório da Livraria Cultura, o movimento cultural 'Invenção de Poesia' vai homenagear o acadêmico Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura, no âmbito do projeto 'Nordestinado'. No encontro, que conta com o apoio da UBE, depois da apreciação critica pelo poeta Vital Corrêa de Araújo, em performance acompanhada pelo músico Isaac Sete Cordas, a atriz e poeta Vanessa Sueidy vai interpretar poemas de Marcus Accioly.

UBE avalia preparativos para a realização do II Encontro Pernambucano de Escritores

Na 5ª feira passada, dia 02 de fevereiro, em reunião com o presidente Alexandre Santos na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, coordenadores da comissão organizadora do II Encontro Pernambucano de Escritores apresentaram amplo relato sobre o estágio dos preparativos do evento, cuja realização está programada para o município de Pesqueira durante o mês de março.

CORDEL

Altair Leal coordena sessão de estréia da temporada 2011 do 'Cordel na UBE'

Na próxima 6ªfeira, dia 11 de fevereiro, em encontro coordenado pelo poeta Altair Leal, a UBE fará a sessão de estréia na temporada 2011 do programa Cordel na UBE.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

11 de fevereiro

11 de março
08 de abril
13 de maio
10 de junho
08 de julho
12 de agosto
09 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
09 de dezembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na segunda 6ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Seção comemorativa ao centenário de Maria Bonita marca início da temporada 2011 do Núcleo de Estudos do Cangaço

A temporada 2011 do Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE vai começar em 08 de março - Dia Internacional da Mulher - em sessão comemorativa ao Centenário de Maria Bonita, companheira de Lampião, o Rei do Cangaço. O encontro será marcado com palestras da jornalista Wanessa Campos e do sociólogo Erivam Vieira.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

08 de março (sessão especial)

19 de abril
17 de maio
21 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.
 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

.........

Agenda

07 de fevereiro. Homenagem ao escritor José Alves Sobrinho, no âmbito do projeto 'Jardim das letras', na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte.

26 de fevereiro. Desfile do bloco carnavalesco 'Grito da Véia', pelas ruas da Boa Vista, na área central do Recife,  partir da sede da Civitate, na Rua Velha, seguindo pela Travessa do Veras, Praça Maciel Pinheiro, Rua da Alegria até o Mercado da Boa Vista.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Alexandre Santos participará da 'Agenda do poeta', organizado por Salete Rego Barros, com o conto 'Conversa de bar sobre história mal contada', baseado no provável acordo patrocinado pelo Conde de Olivares que, em 1630, permitiu a invasão de Pernambuco por tropas da Companhia das Índias Ocidentais. A tese é esmiuçada no romance 'Maldição e fé'.

Na 5ª feira passada, dia 03 de fevereiro, o grupo literário Dom Carrero passou a se reunir na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE.

Na 3ª feira passada, dia 1º de fevereiro, pouco depois da meia noite, o acadêmico Paulo Camelo distribuiu a nova edição mensal do boletim Sobrames Pernambuco. Para ler, clique aqui,

Este ano, em parceria com a Unicordel, o bloco carnavalesco 'Lírico Cordas e Retalhos' vai às ruas com o tema “Xilogravura, Retalhos e Cordéis”. O acerto de marcha ocorre todo sábado, a partir das 17h00, no Teatro Mamulengo, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife.

O poeta Felipe Jr. distribuiu o poema 'Adivinhação de sertanejo'.

Até o dia 20 de fevereiro, a Companhia Trupe do Barulho estará no teatro Waldemar de Oliveira com as comédias 'V Dobradinha da comédia', 'As criadas malcriadas' e 'Chapeuzinho vermelho... Essa história sua vó não contou'. Maiores informações podem ser obtidas no blog oblogdatrupedobarulho.blogspot.com

A biblioteca 'Leitura nos Trilhos', localizada na estação central do Metrô do Recife, no bairro de São José, foi re-inaugurada.

A festa de entrega do Prêmio APACEPE de Teatro e Dança aos melhores do 17º 'Janeiro de Grandes Espetáculos' ocorreu na 6ª feira passada, dia 04 de fevereiro, no Teatro Armazém.

Leony Muniz postou o XXVII capítulo. O endereço do blog é leonymuniz.wordpress.com.

Allan Sales está ensaiando o espetáculo 'Bicho homem', um musical poético escrito em literatura de cordel e peças de música popular de sua autoria. Maiores informações pelo fone (81) 8845 9991.

No sábado passado, dia 05 de fevereiro, o Núcleo Bahia da UBE realizou reunião na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, com a participação de escritores, poetas, jornalistas, articulistas e professores, para discutir o fortalecimento do movimento literário na Bahia; Bienal do Livro, V congresso de escritores brasileiros e articulação com instituições públicas e privadas.

O endereço do blog 'A poesia nas entrelinhas da vida', de Arriete Vilela, é apoesianasentrelinhasdavida.blogspot.com

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, Almésio Nascimento estará na Sala Cecília Meireles gravando o programa 'O Homem é um livro aberto'.

Geraldo Pereira atualizou seu blog em 31 de janeiro, precisamente 09h28, com a crônica 'O Pranto da Caatinga'. Para ler, clique aqui

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik

Osman Godoy comunica criação do CineClube da UBE ao Conselho de Cultura do Recife

Na 5ª feira passada, dia 03 de fevereiro, em pronunciamento no Conselho de Políticas Culturais do Recife, o conselheiro Osman Godoy anunciou a criação do CineClube da UBE, cuja estréia está programada para às 19h30 do dia 14 de fevereiro, na Casa Rosada da Rua Santana, com a exibição do filme 'O poeta da vila', em homenagem ao centenário de Noel Rosa. Inicialmente, o CineClube da UBE, que será coordenado pelo cineasta Osman Godoy e co-coordenado pelo acadêmico Melchíades Montenegro, vai funcionar através de encontros mensais, sempre nas terceiras 4ª feiras do mês, em sessões às 19h30.

Calendário anual. O calendário do CineClube da UBE até o final do ano é o seguinte:

16 de fevereiro: O POETA DA VILA

16 de março
20 de abril
18 de maio
16 de março
15 de junho
20 de julho
17 de agosto
21 de setembro
19 de outubro
16 de novembro

SERVIÇO: O CineClube da UBE', coordenado pelo cineasta Osman Godoy, cria um espaço dedicado exclusivamente a apreciação e discussão do cinema de arte no âmbito da UBE. As sessões mensais ocorrem na terceira 4ª feira de cada mês, às 19h30, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife. 

UBE presta homenagem a Everaldo Moreira Veras

Em 28 de março, em sessão especialíssima do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', a UBE vai homenagear o escritor Everaldo Moreira Veras, que, recentemente, cumpriu sua jornada entre nós. Além do acadêmico Luiz Gonzaga Lopes, que fará a oração principal, o coordenador Cássio Cavalcante também convidará as presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Tereza Magalhães, da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, para apresentar panegíricos.

20 projetos literários disputam incentivo cultural da prefeitura do Recife

Dos 175 projetos que concorrem no Sistema de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife, 20 são da área de literatura. Entre os projetos apresentados pela produtora cultural Sachiko Shinozaki estão livros de Conceição Alves. Telma Brilhante. Wellington Melo, Zélia Primola, Djanira Rego Barros, Melchíades Montenegro e Maria Valderez.

Jardim das letras homenageia José Alves Sobrinho

Na próxima 2ª feira, dia 07 de fevereiro, em evento programado para começar às 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai homenagear o escritor José Alves Sobrinho, no âmbito do programa 'Jardim das Letras'.

SERVIÇO: O programa 'Jardim das Letras', coordenado por Jair Martins, é um programa de homenagens a escritores que se destacam no âmbito da UBE. Ocorre através de encontros mensais abertos ao público nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, nº 202, Casa Forte, no Recife;

UBE abre temporada 2011 do programa Quarta às Quatro parcerias

Na 4ª feira passada, dia 02 de fevereiro, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, com a participação de 53 escritores, a UBE realizou a 366ª sessão do programa Quartas à Quatro, abrindo a temporada 2011. Entre os pontos altos do encontro, ganhou destaque trabalho apresentado pelo acadêmico Melchíades Montenegro sobre a negligência histórica em relação aos feitos do navegador Vicente Yanes Pizon, que aportou o Cabo de Santo Agostinho, em ponto onde hoje se localiza o porto de Suape e, na época, batizado como 'Santa Maria de La Consolacion', antes do descobrimento oficial do Brasil por Pedro Álvares Cabral. Sobre o tema, se manifestaram os dirigentes Adalberto Arruda - que propôs ação da UBE no sentido de reparar as inconsistências observadas no ensino da história do Brasil - e Geraldo Ferraz - que lembrou ter abordado o assunto por ocasião de recente Congresso da UMEAL, em Portugal.

José Lemos lança CD de frevo. Na próxima 4ª feira, dia 09 de fevereiro, por ocasião da 367ª sessão do programa Quarta às Quatro, o escritor e músico José Lemos apresentará CD com frevos de sua autoria.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

FestLatino realiza seminário na Universidade do Porto

Em 1º de abril, em evento associado às celebrações do centenário da Universidade do Porto, o movimento FestLatino realizará seminário no salão nobre daquela instituição.

Curtinhas........................

O próximo show de Heitor de Pedra Azul vai ser no dia 05 de março.

'Pasion de Escritores' se prepara para lançar a antologia 'Una mirada al sur 2011', com textos e imagens dos povos latino-americanos. A coleta de material encerra em 30 de março. Maiores informaçõe podem ser obtidos no site www.unamiradaalsur.com.ar

O LusoJornal, publicado pela Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa, em Paris, pode ser lido no site www.lusojornal.com. Maiores informações pelo e-mail contact@lusojornal.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

João Cabral de Melo Neto – Retrato falado do poeta, de Selma Vasconcelos

Pinto Ferreira – Vida e Obra, de Manoel Neto Teixeira

Ciclo das Oferendas, de Bartyra Soares

A morte cega, de Djanira Silva

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

Bezerros, seus fatos e sua gente, de Ronaldo José Souto Maior

Marulheiro. de Marcos Vasconcelos Filho

Livros à espera do leitor. Neide Medeiros Santos

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

A minha alma é irmã de Deus, de Raimundo Carrero

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

O Recife dos romanistas, de Abdias Moura

Os melhores contos, de Gilvan Lemos 

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no Vetor Cultural. Clique e leia

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de fevereiro.

UBE pede audiência ao secretário estadual de turismo

Na 3ª feira, dia 01 de  fevereiro, em correspondência à secretaria estadual de turismo, o escritor Alexandre Santos solicitou audiência ao secretário Alberto Feitosa. Na ocasião, além das boas vindas ao cargo, o presidente da UBE apresentará sugestão para a inclusão do Casarão Rosado da Rua de Santana, recentemente consagrado no Inventário do Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana, no roteiro cultural do Estado de Pernambuco e da Cidade do Recife.

Alexandre Santos anuncia apoio à candidatura de Sônia Freyre à Academia do Nordeste

Na 3ª feira passada, dia 01 de fevereiro, em correspondência ao acadêmico Melchíades Montenegro, o escritor Alexandre Santos comunicou seu apoio à candidatura da escritora Sônia Freyre à sucessão do escritor Everaldo Moreira Veras na cadeira nº 23 da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

Agenda do Poeta será lançada na festa do Grito da Véia

A Agenda do Poeta 2011, que já é editada há 13 anos ininterruptos, será lançada às 15h00, do dia 26 de fevereiro, por ocasião da concentração do bloco 'Grito da Véia', na sede da Civitate, na Rua Velha, na região central do Recife. Desta edição, participam os escritores Adiuza Belo, Alexandre Santos, Carlos Cavalcanti, Cássio Cavalcante, Cléria Galindo, Diego Medeiros, Djanira Silva, Dulce Albert, Eridan Mourão, Esther Sterenberg, Geraldo Ferraz, Ivoneide Calado, Jacques Ribemboim, Jair Martins, José Anderson, Josete Cavalcanti, Leony Muniz, Lúcia Cardoso, Luciene Freitas, Maria Rita de Freitas, Myriam Brindeiro, Olimpio Bonald Neto, Riverdes Falcão, Rosa Bezerra, Salete Rêgo Barros, Si Cabral, Sônia Carneiro Leão, Telma Brilhante, Terezinha Acioli Lins, Zélia Monte e Zenilda Pinheiro.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de fevereiro de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

Compilação de Sérgio Oliveira sobre o Acordo Ortográfico. Clique aqui e veja a compilação na íntegra.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

50.850 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU