A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 20 de fevereiro de 2011

Chuvas castigam Casa Rosada

Na 2ª feira passada, dia 14 de fevereiro, sem resistir às fortes chuvas da madrugada, parte do teto da UBE desabou, causando enorme prejuízo a entidade, incluindo a destruição parcial de lustre clássico centenário. De imediato, para avaliar o extensão dos danos, a Comissão Permanente de Administração determinou a interdição momentânea do imóvel principal da Casa Rosada da Rua Santana, transferindo as atividades para a área externa, e a suspensão das atividades literárias daquele dia. Ainda naquele dia, enquanto a comissão de administração determinava a demolição do restante do forro do imóvel, o presidente Alexandre Santos se movimentou em busca de apoio para restaurar a sede da UBE.

Prefeitura do Recife ajudará UBE a restaurar a Casa Rosada

Na 3ª feira passada, dia 15 de fevereiro, acompanhado do dirigente Fernando Farias, o escritor Alexandre Santos foi recebido em audiência pelo jornalista Renato Lins, secretário municipal do Cultura do Recife. Na ocasião, além de reavivar velhas solicitações dos escritores pernambucanos, como a construção do Memorial Frei Caneca no terreno da entidade nos fundos da sede, em Casa Forte, e reiterar convite para a participação do secretário Renato Lins na solenidade de recondução da diretoria da entidade, os dirigentes da UBE pediram o apoio da municipalidade para restaurar o Casarão da Rua Santana, seriamente danificado pelas chuvas torrenciais caídas na véspera, e para a realização do II Encontro Pernambucano de Escritores.

Alexandre Santos ainda não foi recebido pelo secretário estadual de turismo

Na 3ª feira passada, dia 15 de fevereiro, embora tenha comparecido na hora agendada, o escritor Alexandre Santos não conseguiu ser recebido pelo secretário estadual de turismo Alberto Feitosa, ao qual exporia planos para a inclusão da Casa Rosada da Rua Santana no circuito turístico cultural do Estado e manifestaria a preocupação com a urgente necessidade de restaurar o imóvel seriamente danificado pelas chuvas torrenciais caídas na véspera.

Seção comemorativa ao centenário de Maria Bonita marca início da temporada 2011 do Núcleo de Estudos do Cangaço

A temporada 2011 do Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE vai começar em 08 de março - Dia Internacional da Mulher - em sessão comemorativa ao Centenário de Maria Bonita, companheira de Lampião, o Rei do Cangaço. O encontro será marcado com palestras da jornalista Wanessa Campos e do sociólogo Erivam Vieira.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

08 de março (sessão especial)

19 de abril
17 de maio
21 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 

.........

Agenda

26 de fevereiro. Desfile do bloco carnavalesco 'Grito da Véia', pelas ruas da Boa Vista, na área central do Recife,  partir da sede da Civitate, na Rua Velha, seguindo pela Travessa do Veras, Praça Maciel Pinheiro, Rua da Alegria até o Mercado da Boa Vista.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

A editora Salete Rego Barros confirma o lançamento da 'Agenda do Poeta 2011' para o próximo dia 26. A festa vai acontecer às 16h00, na sede da ONG Civitate, na Rua Velha, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, por ocasião da concentração do bloco carnavalesco 'O Grito da Veia'. A editora recomenda o uso de fantasia "nem que seja uma flor no cabelo".

A reportagem da TV Globo sobre o 160º aniversário do Gabinete Português de Leitura do Recife está no YouTube. Para ver basta clicar aqui. Parte 1 e Parte 2.

Na 4ª feira passada, dia 16 de fevereiro, em concorrida oficina, a poeta Rosa Lia Dinelli passou a tarde na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, dando dicas sobre construção de trovas.

O escritor André de Sena informa que a temporada 2011 do programa 'Feridas Abertas da Literatura' começará em 29 de abril.

Para ler 'Pontes', 'Diálogos' e 'Pulsações', visite o site de Patrícia Tenório. O endereço é www.patriciatenorio.com.br.

Na 3ª feira passada, dia 15 de fevereiro, a roda de poesia do bar e restaurante Banquete, na Rua do Lima, em Santo Amaro, na área central do Recife, foi comandada por Vitória Gabrielle e João Paulo Güma.

O grupo João Teimoso, que, em 22 de abril, vai completar 10 anos, está concluindo a montagem da peça Hades, de Luiz Felipe Botelho. Para saber mais, consulte o site oficial do grupo, O endereço é www.joaoteimoso.com.br.

Na obra do grande poeta argentino há um poema escrito em homenagem ao escultor pernambucano Francisco Brennand.

Na última 6ª feira, dia 18 de fevereiro, em evento concorrido evento no Country Club, na Avenida Rosa e Silva, nos Aflitos, foi lançado o CD de frevos "Irmandade Zoeira'.

As notícias mais recentes sobe a organização do Encontro Literário da Mata Sul podem ser verificadas no site de Juareiz Correiya. O endereço é http://blig.ig.com.br/matasul.

A cachaça Triumpho já avisou que não abre mão de se fazer presente na exibição do curtametragem 'Tiro no pé', de Melchíades Montenegro, na próxima sessão do CineClube da UBE, programada para o dia 23 de março. Na sessão, além dos comentários coordenados pelo cineasta Osman Godoy, haverá debate sobre o cangaço envolvendo escritores ligados ao Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE-PE.

A Navras Editora Digital vai estrear suas atividades com a publicação de 50 livros de autores pernambucanos. Além da edição dos livros em formato e-book, a editora fará a distribuição através da internet. Maiores informações com o escritor e editor Fernando Farias pelo e-mail fernando.farias7@hotmail.com ou pelo fone (81) 8642-9065.

Leony Muniz postou o XXIX capítulo do livro. Para ler, basta clicar em leonymuniz.wordpress.com.

A primeira edição do festival Aurora Musical, que acontecerá a partir das 16h00, do dia 18 de fevereiro, no Teatro Arraial, será uma mostra não competitiva de bandas formadas por alunos do Curso de Produção Musical da Aurora Filmes. Maiores informações pelo fone (81) 3091-9338 ou pelo e-mail aurorafilmes@hotmail.com.

O boletim Letras Taquarenses foi distribuído por Antonio Cabral. Exemplares podem ser solicitados através do e-mail letrastaquarenses@yahoo.com.br.

O acadêmico Ricardo Moreira informa que o desfile do bloco carnavalesco 'Bacia D'Água' foi adiado para o dia 01 de março.

Entre 17 e 19 de fevereiro, o Cine Clube do MAC apresentou a mostra do 'Moinho de Cinema da Paraíba'.

O poeta Lara inseriu novidades no blog 'Egos & Gogas'.

Chega ao fim a temporada no Recife do espetáculo 'Fio Invisível da Minha Cabeça'. A última apresentação ocorre às 19h00 deste domingo, dia 20 de fevereiro, no Teatro Apolo, na Rua do Apolo, no Bairro do Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3355-3321).

Na última 4ª feira, dia 16 de fevereiro, por volta das 16h20, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Velhos Tempos'. Para ler basta clicar em http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/.

'O amor é um cio estragado'. Veja porque em www.rafaelnolli.blogspot.com.

Na 2ª feira passada, dia 14 de fevereiro, em edição intitulada 'A sociedade da revolução digital' no âmbito do projeto 'Segundas Controversas', que ocorre no bar e restaurante Banquete, na Rua do Lima, em Santo Amaro, na área central do Recife, João Rego e Cláudio Marinho comentaram o impacto causado pela revolução tecnológica sobre os mais diversos aspectos das relações humanas.

'O Amor Perfeito?'. Veja a resposta no site de Patrícia Tenório. O endereço é www.patriciatenorio.com.br.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik

ADESG homenageia Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 6ª feira, dia 25 de fevereiro, em almoço programado para as 12h30 no restaurante Atlântico, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) vai homenagear a Academia Pernambucana de Letras. A saudação ao escritor Waldênio Porto, presidente da APL, será feita pelo escritor Meraldo Zisman, delegado da ADESG em Pernambuco.

Núcleo de Estudos Sociológicos resgata episódios poucos conhecidos da história do País

Na 6ª feira passada, dia 18 de fevereiro, em evento programado para às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da entidade, o Núcleo de Sociologia vai estrear a temporada 2011 realizando encontro com personalidades que, depois de amargar perseguições nos chamados anos de chumbo, foram anistiados e, agora, pouco a pouco, relatam fatos pouco conhecidos da história nacional.

Homenagem ao centenário de Noel Rosa marca estréia do CineClube da UBE

Na 4ª feira passada, dia 16 de fevereiro, em concorrido evento nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do cineasta Osman Godoy, com participação especialíssima da cantora Michelle Monteiro, que interpretou canções de Noel Rosa, e do acadêmico Melchíades Montenegro, que fez breve palestra sobre o compositor e cantor, com direito a pipoca para a platéia, o CineClube da UBE fez a sessão de estréia com a exibição do filme 'O poeta da Vila', produzido em 2007 com direção de Ricardo Van Steen. A escolha de 'O poeta da Vila' para a sessão inaugural do CineClube, foi uma homenagem da UBE ao centenário do nascimento de Noel Rosa. No dia seguinte, por ocasião de reunião setorial no âmbito do Conselho de Políticas Culturais do Recife, o escritor Alexandre Santos registrou a estréia do CineClube da UBE e parabenizou o cineasta Osman Godoy, coordenador do programa, pelo sucesso do evento. O CineClube da UBE conta com o apoio da FEPEC e da produtora Aurora Filmes.

Calendário anual. O calendário do CineClube da UBE até o final do ano é o seguinte:

16 de março
20 de abril
18 de maio
16 de março
15 de junho
20 de julho
17 de agosto
21 de setembro
19 de outubro
16 de novembro

SERVIÇO: O CineClube da UBE', coordenado pelo cineasta Osman Godoy, cria um espaço dedicado exclusivamente a apreciação e discussão do cinema de arte no âmbito da UBE. As sessões mensais ocorrem na terceira 4ª feira de cada mês, às 19h30, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Jurados da Menção Joaquim Cardozo recebem certificado

 

Na 4ª feira passada, dia 16 de fevereiro, por ocasião da 367ª sessão do programa Quarta às Quatro, em pequena solenidade conduzida pelos escritores Alexandre Santos e Antônio Filho Neto, houve a entrega de certificados de agradecimento aos escritores Telma Brilhante, Jair Martins, Rogério Generoso e Cássio Cavalcante, que participaram do corpo de jurados do concurso literário Menção Joaquim Cardoso, realizado pelo Clube de Engenharia de Pernambuco em cooperação cultural com a União Brasileira de Escritores (UBE-PE).

Leony Muniz fala sobre 'corpos etéricos e chacras' na Quinta Fantástica

Na 5ª feira passada, dia 17 de fevereiro, a UBE realizou a sessão de estréia do projeto 'A Quinta do Fantástico' com palestra da escritora Leony Muniz, que falará sobre 'Corpos Etéricos e Chacras'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

17 de março

21 de abril
19 de maio

16 de junho
21 de julho

18 de agosto
15 de setembro

20 de outubro
17 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Grito da Véia agita ruas da Boa Vista

Na próximo sábado, dia 26 de fevereiro, em movimento que começa às 15h00, da sede da Civitate, uma ONG ambiental que luta contra a deterioração dos bairros centrais do Recife, como faz desde 2004, a agremiação carnavalesca 'o Grito da Véia', que conta com o apoio e participação da UBE, fará seu desfile pelo bairro da Boa Vista, percorrendo as ruas Velha, Travessa do Veras, Rua da Alegria. A apoteose é no Mercado da Boa Vista.

Presidente da UBE presta contas das providências já adotadas para restaurar Casa Rosada

Na 4ª feira passada, dia 16 de fevereiro, por ocasião da 367ª sessão do programa Quarta às Quatro, em pronunciamento à UBE, o presidente Alexandre Santos explicou os passos já cumpridos para o levantamento dos recursos necessário à restauração da Casa Rosada, seriamente danificada pelas chuvas caídas na antevéspera na cidade do Recife.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Francisco Piñon no conselho do FestLatino

Humberto França, coordenador-geral do Movimento Festlatino, informa que no congresso do movimento, em outubro de 2011, no Recife, o reitor Francisco Piñon, da Universidad de Congreso, em Mendoza, na Argentina, será diplomado como seu mais novo conselheiro.

Curtinhas........................

A acadêmica Elizabeth Díaz foi uma das estrelas da Feira Internacional do Livro de La Habana. Na 3ª feira, 15 de fevereiro, sua poesia foi comentada no Pabellón. No dia seguinte, participou de mesa redonda sobre a 'narrativa de diário' na Casa de las Américas.

Na 4ª feira passada, dia 16 de fevereiro, a revista Nova Águia foi lançada na Escola Secundária de Caneças. A lista completa dos lançamentos pode ser verificado no site www.novaaguia.blogspot.com.

O poeta venezuelano Noris Roberts atualizou a homepage e convida para uma visita. O endereço é http://web.me.com/norisroberts2.

As informações sobre a antologia 'Pasion de Escritores' de poesia, prosa poética e imagens com trabalhos de escritores, artistas plásticos, escultores e fotógrafos, podem ser obtidas pelo pelo e-mail antologia@unamiradaalsur.com.ar.

O próximo show de Heitor de Pedra Azul vai ser no dia 05 de março.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Ciclo das Oferendas, de Bartyra Soares

A morte cega, de Djanira Silva

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

Livros à espera do leitor. Neide Medeiros Santos

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

A minha alma é irmã de Deus, de Raimundo Carrero

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no Vetor Cultural. Clique e leia

UBE se prontifica a ajudar na busca de modelo compatível com os interesses do IBL e harmônico com o esforço de desenvolvimento cultural local 

Na 2ª feira passada,  14 de fevereiro, em correspondência ao coordenador Gustavo Gouveia, da Rede do Instituto Brasil Leitor, entidade responsável pela administração da biblioteca ‘Leitura nos Trilhos’ , o escritor Alexandre Santos reiterou os termos do repúdio da União Brasileira de Escritores "ao mecanismo centralizador" utilizado pelo IBL para formar o acervo da biblioteca que administra na Estação Central do Metrô do Recife. Na correspondência, ressaltando que "provavelmente, não seja a intenção do IBL", o presidente da UBE denuncia que "o sistema adotado [pelo Instituto Brasil Leitura] consagra o velho modelo da hegemonia sudestina, que pouco ou quase nada contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da cultura de outras regiões do País" e alerta que "as informações dadas aos escritores pernambucanos que procuram a biblioteca ‘Leitura nos Trilhos’ indicam a existência de um sistema (provavelmente involuntário) que dificulta sobremaneira a aquisição de livros produzidos localmente". Por fim, ressaltando a seriedade de propósitos do Instituto Brasil Leitura "comentada em círculos confiáveis", a UBE se prontifica a colaborar na buscar de "um sistema compatível com as preocupações do Instituto e, ao mesmo tempo, harmônica com o esforço de desenvolvimento cultural de Pernambuco".

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de fevereiro.

Raimundo Carrero ingressa na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Em 24 de março, por ocasião dos festejos comemorativos do 53º aniversário da entidade, junto com a cerimônia de recondução da diretoria executiva, a UBE vai convocar a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho para a admissão do acadêmico Raimundo Carrero. A solenidade está programada para às 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife.

Projeto Engolindo Sapos realiza 6ª edição

Na próxima 4ª feira, dia 23 de fevereiro, em evento programado para às 18h00, no Espaço Pasárga, na Rua da União, na Boa Vista, na área central do Recife, o projeto 'Engolindo Sapos' realizará a 6ª edição, debatendo o tema 'Bastidores e Holofotes do Carnaval' com a participação de Fábio Cavalcante, diretor de gestão de equipamentos da Fundação de Cultura Cidade do Recife e Félix Cavalcanti, o Fekinho da banda Etnia.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de fevereiro de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

52.601endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU