A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 13 de março de 2011

Núcleo de Estudos do Cangaço abre temporada 2011

Wanessa Campos e Erivan Félix falam sobre o centenário de Maria Bonita na Casa Rosada

Na próxima 3ª feira, dia 15 de março, em evento programado para às 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, do Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE realizará sessão especial sobre o centenário de Maria Bonita. Na ocasião, o tema será abordado em palestras proferidas pelo sociólogo Erivam Félix e pela jornalista Wanessa Campos.

Centenário de Maria Bonita comemorado em São Paulo. No dia 10 de março, a exemplo do que ocorreu em diversas partes do País, em sessão na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, o centenário de Maria Bonita também foi comemorado em São Paulo.

Blocos carnavalescos comemoram centenário de Maria Bonita. Durante o carnaval, em festas que contaram com a presença da escritora Rosa Bezerra, coordenadora do Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE, o bloco 'Marias e Lampiões', de Vitória de Santo Antão, e o bloco 'Segura o avião', do Recife, fizeram homenagens à Maria Bonita, companheira de Lampião, que, se viva fosse, teria completado 100 anos na 3ª feira de carnaval, dia 10 de março, em que, mundialmente, se comemorou o Dia Internacional da Mulher.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

19 de abril
17 de maio
21 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

Assembléia Legislativa homenageia revista Algomais

Na próxima 4ª feira, dia 16 de março, em sessão solene programada para às 18h00 no plenário Joaquim Nabuco, a Assembléia Legislativa de Pernambuco homenageará a revista AlgoMais pelo transcurso dos cinco anos de sua fundação.

UBE prestigia comemorações do Dia Nacional da Poesia na Escola Trajano Chacon

Na próxima 2ª feira, dia 14 de março, em evento programado para às 11h00, a Escola Jornalista Trajano Chacon, localizada na Avenida do Forte, no bairro do Cordeiro, no Recife, vai comemorar o Dia Nacional da Poesia com a presença do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE-PE, e dos poetas Rogério Generoso, Allan Sales e Thiago Martins.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Sônia Carneiro Leão lança livros de poesia

Em 08 de abril, em evento programado para às 19h00, no Memorial da Medicina, na Rua Amaury de Medeiros, no Derby, no Recife, a escritora Sônia Carneiro Leão lançará os livros 'Respostas ao Criador das Frutas' e Remendando Trapos'.

.........

Agenda

15 de março. Estréia temporada 2011 do Núcleo de Estudos do Cangaço, com sessão sobre o centenário de Maria Bonita, na Casa Rosada da Rua Santana.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Neste fim de semana os 19 anos do 'Auto da Compadecida', de Ariano Suassuna, foi comemorado em grande estilo. No sábado, dia 12 de março, o espetáculo foi apresentado no Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, no Recife, e, neste domingo, dia 13 de março, será apresentado no Teatro Rui Limeira Rosal, do Sesc Caruaru, na Avenida Rui Limeira Rosal. No elenco, Socorro Rapôso, Sóstenes Vidal, Williams Sant’Anna, Maria Oliveira, Max Almeida, Leidson Ferraz, Célio Pontes, Didha Pereira, Hélio Rodrigues, Márcio Moraes, Luiz César, Cleusson Vieira, Luiz de Lima Navarro, Buarque de Aquino e a Banda Querubins de Metal.

O livro 'Lá do lado de cá', de Marcelo Ribeiro, continua recebendo excelentes críticas (clique aqui e leia a opinião de Luiz Antônio Barreto).

Na edição mais recente, além de matéria com o filosofo Gustavo Fontes, que assume a vanguarda e fala sobre a necessidade de encarar o mundo, o homem e a natureza sob uma nova perspectiva, a revista Zena apresenta um especial sobre "o carnaval no gueto" escrito por Belisa Parente. O site é www.RevistaZena.com.br.

Na 2ª feira passada, dia 07 de março, precisamente às 08h44, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Cornélio: O Pacato Cidadão'.

Sevatil Lôbo pretende lançar 'O vento assopra aonde quer', seu primeiro livro de Contos, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE.

No sábado passado, dia 12 de março, em artigo associado às comemorações dos aniversários das cidades de Olinda e Recife, o Diário de Pernambuco publicou a crônica 'visão de fora para dentro' sobre sentimentos cultivados por Vicente Miranda Reis de Melo, presidente do Gabinete Português de Leitura, que, há 52 anos, reside no Brasil. Clique aqui e leia o texto na íntegra.

O livro 'Uma colcha cem retalhos', de Ismael Gaião, será lançado às 19h00, do dia 14 de abril, na Associação dos Professores da UFPE (ADUFRPE).

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik

UBE homenageia Allan Sales

Na 6ª feira passada, dia 11 de março, em sessão coordenada pelo cordelista Altair Leal, nos jardins da Casa Rosada da Ruia Santana, sede da entidade, em Casa Forte, no Recife, a UBE prestou homenagem ao poeta Allan Sales no âmbito do programa 'Cordel na UBE'. Na ocasião, Allan Sales, que é autor de mais de 400 cordéis, e Thiago Martins apresentaram show de viola e rabeca com músicas, poemas e repentes. 

Na próxima 6ªfeira, dia 11 de fevereiro, em encontro coordenado pelo poeta Altair Leal, a UBE fará a sessão de estréia na temporada 2011 do programa Cordel na UBE.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

08 de abril
13 de maio
10 de junho
08 de julho
12 de agosto
09 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
09 de dezembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na segunda 6ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Geraldo Pereira toma posse na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 5ª feira, dia 17 de março, em solenidade programada para começar às 20h00 no auditório da Casa de Carneiro Vilela, na Avenida Rui Barbosa, o escritor Geraldo Pereira tomará posse na Academia Pernambucana, sucedendo Amílcar Dória Matos.

Comissão Organizadora define lista de convidados da festa de recondução

Na 5ª feira passada, dia 10 de março, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE reuniu a comissão organizadora da cerimônia comemorativa do transcurso do 53º aniversário da entidade, quando, além da solenidade de recondução da diretoria liderada pelo escritor Alexandre Santos, a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho fará a admissão do escritor Raimundo Carrerro.

Cabras de Lampião realizam Feira de Literatura de Cordel do Sertão

Na 6ª feira, dia 25 de março, em evento programado para começar às 16h00, no Museu do Cangaço, na Rua Virgolino Ferreira da Silva, em Serra Talhada, no sertão de Pernambuco, a Fundação Cultural Cabras de Lampião realizará a 1ª Feira de Literatura de Cordel do Sertão, com palestra de Adriano Marcena sobre 'Cordel e Identidade Cultural: Aspectos históricos, econômicos, sociais e simbólicos da literatura popular escrita no Nordeste brasileiro', apresentação do grupo de xaxado 'Cabras de Lampião' e recital com os poetas Chico Pedrosa, Dedé Monteiro, Gonga Monteiro, Mariana Teles, Edgar Diniz, Felipe Júnior, Caio Menezes, Dudu Morais, Dulce Lima, Zé de Mariano, Aderval Soares, Neide Nascimento, Paulo Moura, Gilberto Mariano, Rui Grúdi, Damião Enésio e Zé Pereira. Maiores informações pelo fone (87) 9918-5533 e pelo e-mail cabrasdelampiao@bol.com.br.

Dom Fernando Saburido abre período comemorativo do Centenário da Casa Marista de Apipucos

No sábado passado, dia 12 de março, em cerimônia presidida por Dom Fernando Saburido, arcebispo de Recife e Olinda, a província Marista Brasil Centro-Norte comemorou a abertura do ano do Centenário de Apipucos.

Antologia da REBRA lançada em Paris

'Le Grand Show Des Ecrivaines Bresilienne' é o título da antologia que, na próxima 6ª feira, dia 18 de março, será lançada no Salón de Livre de Paris, sob a chancela do SER-Selo Editorial REBRA.

Curtinhas........................

Na 6ª feira passada, dia 11 de março, em evento conjunto do Centro Fotográfico Manuel Álvarez Bravo, Editorial Calamus, Editorial Arte Oaxaca y Editoral Almadía, na sede do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, foi lançado o livro 'XV años del taller fotográfico de Mary Ellen Mark en Oaxaca'.

O curso de 'Elaboração de Projetos Culturais' da Lisboa Sociedade da Língua Portuguesa começará em 28 de março. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.culturaviva.com.pt/

A sede da revista 'Nova Águia - revista de cultura para o século XXI' fica na Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, no Apartado 21, 2711-953, em Sintra, Portugal, podendo ser contactada pelo fone 967044286. Clique aqui e veja a programação de lançamentos da revista Nova Águia.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Ciclo das Oferendas, de Bartyra Soares

A morte cega, de Djanira Silva

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sites recomendados

Um site que propaga a cultura e a arte Pernambucana é o www.vetorcultural.com. Vale a pena visitar.

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no Vetor Cultural. Clique e leia

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Valmir Jordão retorna ao Recife

Depois de uma temporada em São Paulo, onde realizou oficinas, proferiu palestras e participou de saraus no Parque da Água Branca, Casa das Rosas, Biblioteca São Paulo, Sesc, Casa Mário de Andrade, Casa Guilherme de Almeida, Metrô Paraíso, e Santa Cecilia, o poeta Valmir Jordão voltou para o Recife. Valmir Jordão é o idealizador do Encontro Nacional de Poesia Urbana, cuja realização consta das prioridades da UBE.

Versos e Vícios realização encontro em homenagem à mulher

Na próxima 5ª feira, dia 17 de março. em evento programado para começar às 19h00, no Sindicato dos funcionários da UFPE, na Avenida Acadêmico Helio Ramos, no bairro da Várzea, no Recife, em recital poético em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o movimento cultural Versos & Vícios realizará encontro com a presença exclusiva de mulheres. O produtor Eduardo Monga avisa que os homens só poderão apresentar trabalhos poéticos no momento 'microfone aberto'. Maiores informações pelo e-mail versosevicios@hotmail.com e pelo fone (81) 3454-0273.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de fevereiro de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU