A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 10 de abril de 2011

Intercâmbio

Pesqueira sedia Encontro Pernambucano de Escritores

No sábado passado, dia 09 de abril, em concorrido encontro no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, com a presença de escritores oriundo de todas as regiões do Estado, a UBE realizou o II Encontro Pernambucano de Escritores. Por ocasião da sessão de abertura, após saudar os integrantes da mesa dirigente - secretário municipal Hamilton Didier, que, no ato, representou a prefeita de Pesqueira Cleide Oliveira, presidentes Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Leonides Caraciollo, da Academia de Letras de Pesqueira, Dierson Ribeiro, da Academia Serratalhadense de Letras, Tarcisio Rodrigues, da Fundação de Cultura de Serra Talhada, Lourdes Peixoto, da Fundação de Cultura de Pesqueira, e, ainda, os escritores Geraldo Ferraz, representante da Academia de Letras e Artes de Gravatá, Cássio Cavalcante, da Academia Recifense de Letras, e o coordenador-geral do evento Antônio Filho Neto -, o ex-presidente Vital Corrêa de Araújo, o presidente Anildomá William, da Fundação Cabras de Lampião, Madalena Castro, representante da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, os dirigentes da UBE Salete Rego Barros, Wanessa Campos, Rosa Bezerra, Dulce Albert, Rogério Generoso, Paulo Dantas, Socorro Costa, Meca Moreno, Fátima Almeida, Si Cabral, e, ainda, os acadêmicos, escritores e convidados, depois de registrar a tristeza e o luto da UBE pela recente morte do fotógrafo José Santos e brutal assassinato de 12 alunos na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente Alexandre Santos enquadrou a realização do II Encontro Pernambucano de Escritores no esforço para intensificar o intercâmbio no Estado, lembrando a importância dos escritores, "pois uma sociedade que lê é mais resistente às manipulações e, portanto, mais preparada para conquistar o desenvolvimento social".

Lucilo Varejão Neto toma posse na Academia Pernambucana de Letras

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, em concorrida cerimônia no auditório da Academia Pernambucana de Letras, o escritor Lucilo Varejão Neto assumiu a cadeira nº 02, sucedendo a seu pai, o acadêmico Lucilo Varejão Filho. Clique aqui e conheça na íntegra, o discurso de boas vindas proferido pelo presidente Waldênio Porto.

Intercâmbio

Escritores pernambucanos discutem o cangaço na literatura

No sábado passado, dia 09 de abril, por ocasião do II Encontro Pernambucano de Escritores, ocorrido no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, mesa coordenada pelo escritor Tarcisio Rodrigues, presidente da Fundação de Cultura de Serra Talhada, com a participação dos escritores Geraldo Ferraz, vice-presidente da UBE, Anildomá William, presidente da Fundação Cabras de Lampião, e Tarcísio Alves, discutiu a presença e os rumos do cangaço na literatura.

Escritores pernambucanos discutem o cangaço na literatura

No sábado passado, dia 09 de abril, os poetas Felipe Júnior e Ismael Gaião, da Unicordel, foram os responsáveis pelo show oferecido aos participantes do II Encontro Pernambucano de Escritores, ocorrido no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira. 

José Camilo Lelis faz lançamento na UBE

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, o escritor José Camilo Lelis lançou o livro de cordel escolar 'O papagaio e o macaco ou a A venda de Jô'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

UBE firma acordo de cooperação cultural com Escola Osvaldo Lima Filho

Na 4ª feira passada, dia 06 de abril, em cerimônia por ocasião da sessão semanal do programa 'Quarta às Quatro', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE celebrou acordo de cooperação cultural com a Escola Municipal Osvaldo Lima Filho para realização de eventos de natureza cultual. Na ocasião, após pronunciamento do presidente da UBE, a coordenadora pedagógica Verônica Costa Taveira apresentou as linhas gerais do projeto Concerto de Leitura, que será realizado no âmbito do convênio.

.........

Agenda

13 de abril. Colóquio 'Ladinho e Poesia', no auditório do CEGOE, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos.

14 de abril. Encerra o período de inscrições para o concurso literário da Academia Escadense de Letras de leitura e interpretação dos livros 'Morte e vida Severina' e 'Cão sem plumas', de João Cabral de Melo Neto. O regulamento pode ser verificado no site www.aele-escada.blogspot.com

14 de abril. Lançamento do livro 'Uma colcha cem retalhos', de Ismael Gaião, na Associação dos Professores da UFPE (ADUFRPE).

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Atendendo a pedidos: clique aqui e leia os recentes textos de Jarbas Maranhão sobre Everaldo Moreira Veras e sobre Amaro Quintas.

O Instituto Maximiano Campos abriu concurso para criação do Espaço Savoy, no Edifício Trianon, com prêmio de R$ 20mil para a proposta vencedora. O regulamento, que pode ser verificado no site www.barsavoy.com.br, indica que o Espaço Savoy deverá conter o memorial Carlos Pena Filho, memorial do Bar Savoy, espaço para exposições temporárias e lançamentos literários e, ainda, um café. O período de inscrição vai de 02 a 13 de maio.

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, em concorrido evento no Museu do Estado, nas Graças, no Recife, foi aberta a exposição 'Ana Vaz - 30 anos de pintura'.

Neste domingo, dia 10 de abril, precisamente às 05h24, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Biu dos Olhos Verdes'. Para ler, clique aqui

'Bendito Templo', novo texto de Marcelo Sguassábia, está em www.agitobrasil.com.br/blogs/consoantesreticentes

O banquete de livros da UFG vai ocorrer de 12 a 15 de abril no Centro Cultural, na Avenida Universitária, em Goiânia.

Comemorando a 55ª edição, a revista 'Diversos Afins' reafirma o compromisso de expandir fronteiras da arte e da literatura. Veja mais no endereço http://diversos-afins.blogspot.com

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Ainda repercute a posse de Geraldo Ferraz na vice-presidência da Academia de Letras e Artes de Gravatá ocorrida em 02 de abril.

Será na cidade de Barbalha, em setembro, o próximo encontro do Cariri Cangaço. Maiores informações no endereço www.cariricangaco.com.

Entre os dias 28 de abril e 1º de maio, na cidade de Mariana, no Estado de Minas Gerais, tendo como homenageados os artistas Dedé Santana e Moisés (O Rei do Pedal), o Circo Volante realizará o 3º Encontro de Palhaços.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral

Escritores pernambucanos homenageiam Tarcisio Pereira

No sábado passado, dia 09 de abril, em solenidade no âmbito da abertura do II Encontro Pernambucano de Escritores, no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, a UBE homenageou o livreiro e editor Tarcísio Pereira.

Ana Maria César fala sobre Acordo Ortográfico no Encontro Pernambucano de Escritores

Neste domingo, dia 10 de abril, a acadêmica Ana Maria César proferiu palestra sobre o acordo ortográfico no âmbito do II Encontro Pernambucano de Escritores, realizado no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira.

Intercâmbio

Escritores conversam sobre a arte de escrever

No sábado passado, dia 09 de abril, por ocasião do II Encontro Pernambucano de Escritores, ocorrido no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, em mesa mediada pelo escritor Cássio Cavalcante, a acadêmica Si Cabral conduziu entrevista com os escritores Maria Rita, Paulo Dantas, Dierson Ribeiro.

Intercâmbio

Escritores conversam sobre a arte de escrever

Neste domingo, dia 10 de abril, em painel no âmbito do II Encontro Pernambucano de Escritores, ocorrido no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, os escritores Giovani Sá, Tarcisio Rodrigues, Dierson Ribeiro e Antônio dos Anjos (Viola) debateram sobre a atividade literária no sertão pernambucano.

Intercâmbio

Jornalismo e literatura debatido no Encontro Pernambucano de Escritores

Neste domingo, dia 10 de abril, em painel coordenado pelo presidente da Fundação de Cultura de Serra Talhada Tarcisio Rodrigues no âmbito do II Encontro Pernambucano de Escritores, ocorrido no centro de convenções do Hotel Estação Cruzeiro, em Pesqueira, os escritores Wanessa Campos, Giovani Sá e Francisco Neto debateram sobre jornalismo e literatura.

Debate sobre 'Maldição e fé' faz estréia do Clube do Livro

Na 6ª feira passada, dia 08 de abril, marcando a estréia do programa 'Clube do Livro', o polêmico romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, cujo lançamento nacional está programado para o dia 09 de julho, foi apreciado pelos escritores Melchíades Montenegro (clique aqui e leia o comentário), Bezerra de Lemos, Rogério Generoso e Salete Rego Barros (clique aqui e leia o comentário). O livro, no qual, a partir de exaustiva pesquisa bibliográfica que dá marcos de veracidade ao enredo, narra a ação simultânea de uma missão exorcista, da Visitação do Santo Ofício e de uma equipe precursora da invasão holandesa do Nordeste do Brasil no início do século XVII, oscila entre o fantástico e o maravilhoso para explicar como uma única casa escapou ao incêndio ateado pelos holandeses à vila de Olinda em 1631, levantando questionamentos sobre a história oficial do País, sobre a honorabilidade da incipiente aristocracia colonial e sobre a solidez da fé dos delegados da Igreja Católica, abrindo caminho para o repensar de alguns dos fundamentos basilares da cultura ocidental.

O amor na literatura

Palestra sobre o amor na literatura judaica movimenta Quinta Temática

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE realizou sessão do projeto temático 'O amor na literatura', com palestra sobre o amor na literatura judaica.

Fátima Almeida divulga calendário das 'Jornadas culturais'

A coordenadora Fátima Almeida distribuiu a programação que o programa Jornadas Literárias da UBE vai cumprir nos próximos meses.

05/05: Palácio do Campo das Princesas.
02/06: Rio Capibaribe (passeio 'Recife de poesias' em catamarã)
07/07: Teatro Dona Lindu

UBE realiza nova edição do programa Estação das Letras

Na próxima 3ª feira, dia 12 de abril, sob a coordenação do poeta Rogério Generoso, a UBE vai realizar nova edição do programa 'Estação das Letras', na estação central do Metrô do Recife.

Projeto Quarta às Quatro

UBE presta homenagem póstuma a José Santos

Na 4ª feira passada, dia 06 de abril, em concorrida cerimônia por ocasião da 374ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, com a presença da maioria dos diretores, incluindo o presidente emérito Olímpio Bonald Neto, a UBE prestou homenagem ao fotógrafo José do Espírito Santo (Santos), prematuramente falecido na última 5ª feira, dia 31 de março. Ao abrir a solenidade, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, lembrou a permanente assistência oferecida por Santos aos eventos culturais ocorridos no Recife, destacando a sensibilidade como o fotógrafo colhia e retratava as imagens. "Santos estará sempre conosco e sua lembrança será renovada cada vez que mirarmos as fotografias por ele retratadas", disse o presidente da UBE à companheira, filhos, noras e netos do fotógrafo presentes à cerimônia. Depois do pronunciamento do presidente emérito Olímpio Bonald Neto e do vice-presidente Geraldo Ferraz, os diretores Paulo Dantas e Tavares de Lima apresentaram textos sobre o homenageado.

Roberta Guedes Alcoforado visita UBE. Na 4ª feira passada, dia 06 de abril, por ocasião da 374ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', os jardins da UBE receberam 62 escritores. Na ocasião, a UBE recebeu a visita da gerente da Biblioteca do Estado de Pernambuco, Lúcia Roberta Guedes Alcoforado. 

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Heitor de Pedra Azul apresenta 'Les chemins du Sertão'

No próximo sábado, dia 16 de abril, acompanhado pelo saxofone de Damien Hennicker, Heitor de Pedra Azul estará em La Taverne na rue de la République, em Bar sur Seine, com o show 'Les Chemins du Sertão'.

Curtinha ........................

Na próxima 3ª feira, dia 12 de abril, a revista 'Nova Águia' será lançada no Pólo de Sacavém, na Academia dos Saberes, e no Palácio da Independência, em Lisboa. A lista completa dos lançamentos pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase biografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Histórias de um furdunceiro, de Clovis Cabral

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sentimentalismos, de Antonio dos Anjos (Viola)

Site recomendado

Cássio Cavalcante está no Bate-papo literal da Gazeta Nossa e no Vetor Cultural. Clique e leia

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Alexandre Santos condena chacina de crianças no Rio de Janeiro

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, em pronunciamento por ocasião da sessão do projeto temático 'O amor na literatura', o escritor Alexandre Santos condenou o atentado que vitimou 12 crianças na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro. Após decretar Luto oficial no âmbito da UBE, o presidente Alexandre Santos lembrou a semelhança da matança ocorrida na escola carioca com aquelas que freqüentemente ocorrem em estabelecimentos dos EUA e lamentou que brasileiros estejam copiando um execrável costume dos loucos norte-americanos.

UBE-PB promove palestra

Na 6ª feira passada, dia 08 de abril, em encontro na sede da OAB-PB, na Rua Rodrigues de Aquino, no centro de João Pessoa, na Paraíba, em promoção conjunta com a Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba, a UBE-PB promoveu palestra da jurista Regina Beatriz Tavares da Silva sobre 'A família brasileira e os principais desafios jurídicos para sua proteção.

Wellington de Melo apresenta propostas

Na 3ª feira passada, dia 05 de abril, em reunião no teatro Arraial, na sede da Fundarpe, na rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, o coordenador de Literatura da Secretaria Estadual de Cultura Wellington de Melo apresentou propostas de políticas públicas na área de literatura a agentes da cadeia do livro da Região Metropolitana do Recife. As diretoras Salete Rego Barros e Rosa Bezerra representaram a UBE no encontro.

Daniel Coelho quer que livrarias pernambucanas exponham livros de autores nordestinos

Na 5ª feira passada, dia 07 de abril, por ocasião de reunião do Conselho de Políticas Culturais do Recife, o conselheiro Alexandre Santos comunicou que o deputado Daniel Coelho apresentou à Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco projeto-de-lei instituindo área mínima de exposição a livros de autores nordestinos nas livrarias instaladas no Estado. O deputado Daniel Coelho foi o autor da lei não fiscalizada pela Prefeitura do Recife que estabelece a área mínima de 5% para livros de autores nordestinos nas livrarias instaladas no Recife. 

Lançamentos de Sônia Carneiro Leão movimentam Memorial da Medicina

Na 6ª feira passada, dia 08 de abril, em concorrido encontro no Memorial da Medicina, a escritora Sônia Carneiro Leão lançou os livros 'Remendando trapos' e 'Respostas ao criador das frutas'. Na ocasião, a autora foi saudada pelo acadêmico Melchíades Montenegro (Clique aqui e leia o texto na íntegra).

Cordel na UBE homenageia Adelmo Vasconcelos

Na 6ª feira passada, dia 08 de abril, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE homenageou o poeta cordelista Adelmo Vasconcelos no âmbito do projeto 'Cordel na UBE'.

Ismael Gaião lança 'Uma colcha cem retalhos'

No dia 28 de abril, em evento programado para às 19h00, na Associação de Professores da UFRPE, em Dois Irmãos, no Recife, Ismael Gaião lançará o livro 'Uma colcha cem retalhos'. O evento será animado por show de músicos, cantores e poetas da cena literária pernambucana.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da ALANE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU