A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 17 de abril de 2011

Conversa de Segunda

Felipe Júnior recebe André Cervinskis

Na próxima 2ª feira, dia 18 de abril, em evento programado para começar às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o poeta Felipe Júnior vai receber o ensaísta André Cervinskis no programa Conversa de Segunda em bate-papo sobre 'Literatura e educação: caminhos que se convergem', com a participação de Virgínia Leal e Olímpio Bonald Neto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Conversa de segunda' até o final do ano é o seguinte:

19 de abril
17 de maio

21 de junho
19 de julho

16 de agosto
20 de setembro

18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Conversa de segunda', coordenado pelo escritor Felipe Jr., ocorre através de sessões mensais, sempre às terceiras 2ª feiras.

Alexandre Santos e Homero Fonseca conversam sobre participação da UBE na Bienal de Pernambuco'

Na 4ª feira passada, dia 13 de abril, em encontro no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o presidente Alexandre Santos e o executivo cultural Homero Fonseca conversaram sobre a participação da UBE na Bienal 2011, programada para ocorrer no mês de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Na ocasião, entre outros pontos, o presidente Alexandre Santos comentou que, ao invés de estande, a UBE pretende administrar um espaço onde possa desenvolver programação literária com a participação dos diversos segmentos da literatura pernambucana.

UBE parabeniza organizadores do II Encontro Pernambucano de Escritores

Na 4ª feira passada, dia 13 de abril. Em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, acatando proposta do presidente Alexandre Santos, a diretoria da UBE aprovou a divulgação de um Voto de Aplauso os dirigentes Antônio Filho Neto, Cássio Cavalcante, Rogério Generoso, Salete Rego Barros e Rosa Bezerra, responsáveis pela organização bem sucedida do II Encontro Pernambucano de Escritores, realizado nos dias 09 e 10 de abril, na cidade de Pesqueira.

Lançamento

Antônio Campos lança 'A reinvenção do livro'

Na próxima 3ª feira, dia 19 de abril, em evento programado para às 19h00, na livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, ao que proferirá a palestra 'Livros e Rosas', comemorativa ao iminente transcurso do Dia Internacional do Livro, festejado mundialmente em 23 de abril, o acadêmico Antônio Campos vai lançar 'A reinvenção do livro'.

Repercute lançamento de livro de José Paulo Cavalcanti

Na 2ª feira passada, dia 11 de abril, em concorrida reunião no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, os acadêmicos registraram o regozijo da entidade com o sucesso do lançamento do livro 'Fernando Pessoa: uma quase biografia', de José Paulo Cavalcanti Filho, ocorrido no Rio de Janeiro. Na ocasião, ao agradecer as manifestações dos colegas, o acadêmico José Paulo Cavalcanti comunicou que, em 05 de maio, em solenidade na Academia Pernambucana de Letras, o livro será lançado no Recife.

Ismael Gaião lança 'Uma colcha cem retalhos'

No dia 28 de abril, em evento programado para às 19h00, na Associação de Professores da UFRPE, em Dois Irmãos, no Recife, Ismael Gaião lançará o livro 'Uma colcha cem retalhos' - coletânea com cem artigos artigos publicados na coluna 'Colcha de Retalhos' do Jornal da Besta Fubana, acrescido de outros trinta artigos da autoria de outros poetas. O evento será animado por show de músicos, cantores e poetas da cena literária pernambucana.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Escola Osvaldo Lima Filho realiza Concerto de Leitura

Na 4ª feira passada, dia 06 de abril, em cerimônia por ocasião da sessão semanal do programa 'Quarta às Quatro', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE celebrou acordo de cooperação cultural com a Escola Municipal Osvaldo Lima Filho para realização de eventos de natureza cultual. Na ocasião, após pronunciamento do presidente da UBE, a coordenadora pedagógica Verônica Costa Taveira apresentou as linhas gerais do projeto Concerto de Leitura, que será realizado no âmbito do convênio.

.........

Agenda

28 de abril. Lançamento do livro 'Uma colcha cem retalhos', de Ismael Gaião, na Associação dos Professores da UFPE (ADUFRPE).

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

As inscrições para o Prêmio Jabuti 2011 vão até o dia 31 de maio.

Rogério Generoso atualizou seu Blog. O endereço é http://poetageneroso.blogspot.com

O livro 'Lá do lado de cá', de Marcelo Ribeiro, continua recebendo excelentes críticas.

Na 5ª feira passada, dia 14 de abril, a Folha de Pernambuco publicou o artigo 'A política e a economia da cultura', de Célia Labanca.

Vai de vento em popa o projeto 'Navras digital'. Maiores informações no site http://navrasdigital.com/

Em 25 de Abril, em apresentação programada para às 13h30, o escritor André Cervinskis participará do quadro 'Som do verso' no Programa Estuário, que é apresentado de segunda à sexta das 13h00 às 14h00 na Rádio folha FM (96,7), podendo, também, ser ouvido através do site www.folhape.com.br/index.php/radio-folha.

Biu Vicente atualizou o blog com dois novos comentários. O endereço é www.biuvicente.com/blog

A CEPE lançou o II Concurso de Literatura Infantil e Juvenil. Clique aqui e veja o regulamento.

As tomadas do filme 'A Sedição de Juazeiro' estão em estágio final.

Na 5ª feira passada, dia 14 de abril, em concorrido evento no Bar e Restaurante Banquete, na Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife, o poeta Bruno Piffardini coordenou o primeiro 'EnContos no Banquete', idealizado pelo escritor Cézar Ray.

Em 07 de maio, em evento programado para às 18h00, no Casarão 34, na Praça Dom Adauto, no centro, além de discussão sobre o formato e o conceito do IV Agosto das Letras, será feita a apresentação do edital Novos Escritos 2011, cujo lançamento está programado para a segunda quinzena de junho. Maiores informações com Lau Siqueira pelo fone (83) 8831.6849.

As inscrições para o 'I Encontro de Lingüística e Literatura da Universidade de Pernambuco' podem ser feitas até o dia 24 de abril. Maiores informações estão no site http://aalquimiadalinguagem.blogspot.com/

Para participar do Anuário Pernambucano de Arte, uma fina publicação liderada pela Arte Maior com os principais artistas atualidade, os interessados podem se informar pelos fone (81) 3341 851 ou do site www.artemaior.com.br.

Na próxima 6ª feira, dia 15 de abril, o Sebo Cultural lançará o concurso 'Outros Olhares', cujo objetivo é incentivar a
leitura de obras de autores paraibanos contemporâneos.

Na próxima 2ª feira, dia 18 de abril, em evento programado para às 18h00, o movimento por uma Petrolina Literária realizará o chamado 'Encontro de Estrelas', com a participação de escritores, músicos e artistas, incluindo Letícia Duarte de Oliveira, que apresentará livros de sua autoria na praça 21 de Setembro.

A editora Salete Rego Barros foi eleita presidente do Instituto de Parapsicologia.

As inscrições para o concurso de literatura de cordel 'Derico Batista' da prefeitura de Exu sobre o tema '100 do rei do baião', promovido pela Biblioteca Pública Municipal Alvenor Peixoto vão até o dia 29 de abril.

Rafael Nolli atualizou o blog. O endereço é www.rafaelnolli.blogspot.com

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral

Reinaldo de Oliveira fala sobre o Teatro de Amadores na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 11 de abril, em concorrida reunião no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Reinaldo de Oliveira proferiu palestra sobre o transcurso do 70º aniversário de fundação do Teatro de Amadores de Pernambuco.

Myriam Brindeiro canta Manuel Bandeira

Na próxima 3ª feira, dia 19 de abril, em evento inserido na programação da Semana Manuel Bandeira, programado para começar às 18h00, no Espaço Pasárgada Casa do Poeta Manuel Bandeira, na Rua da União, no bairro da Boa Vista, na zona central do Recife, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE) vai lançar o CD 'Myriam Brindeiro canta Manuel Bandeira'.

Reconhecimento

UBE homenageia Maria de Lourdes Hortas

Em 25 de abril, em evento programado para às 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE prestará homenagem à escritora Maria de Lourdes Hortas no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. A homenageada será saudada pelos escritores Vicente Miranda e Humberto França.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

Abril, dia 25: Maria de Lourdes Hortas

Maio, dia 30: Zuyla Cartaxo
Junho, dia 27:
Julho, dia 25: Odile Cantinho
Agosto, dia 29: Gentil Porto
Setembro, dia 26: Verônica Nery
Outubro, dia 31: Esther Camurça
Novembro, dia 28: Claudia Cordeiro

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

UBE agradece Voto de Aplauso registrado pela Assembléia Legislativa

Na 5ª feira passada, dia 14 de abril, em correspondência à Assembléia Legislativa, a UBE-PE agradeceu a iniciativa do deputado Betinho Gomes de propor Voto de Aplauso à nova diretoria da entidade.

Escritores pernambucanos se reúnem com Valéria Labrea

Em 04 de maio, a escritora Valéria Labrea, da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, da secretaria de articulação institucional do Ministério da Cultura, estará na Casa Rosada da Rua Santana, onde se reunirá com escritores pernambucanos para apreciar propostas sobre a produção de livros e publicações.

Intercâmbio

Encontro Regional promoverá reunião das UBEs do Nordeste

Na 4ª feira passada, dia 13 de abril, em resposta a proposta feita na ante-véspera pelo escritor Alexandre Santos, o presidente Ricardo Bezerra, da UBE-PE, concordou em levar adiante plano para realização de Encontro Regional das UBEs do Nordeste. O encontro será realizado no segundo semestre.

Djalma Costa empossa Manoel Neto Teixeira na presidência da Academia Olindense de Letras

Na sábado passado, dia 16 de abril, em concorrido encontro, prestigiado pelo prefeito de Olinda Renildo Calheiros e pelos presidentes Marcus Accioly, do Conselho Estadual de Cultura Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Alexandre Santos, da UBE, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Lucilo Varejão, da Academia Recifense de Letras, a Academia Olindense de Letras comemorou o cinqüentenário de sua fundação, dando posse à diretoria liderada pelo escritor Manoel Neto Teixeira, que, por sua vez, empossou o fundador Djalma Costa no cargo de Presidente Emérito da entidade. Após sessão de homenagens e discursos do presidente Waldênio Porto (clique aqui e leia o discurso na íntegra) e do prefeito Renildo Calheiros, o acadêmico Marcus Accioly proferiu palestra sobre a força da palavra.

SABEPE reúne Assembléia

Em 25 de abril, em encontro programado para começar às 18h00, na Biblioteca Pública Estadual, na região central do Recife, o maestro Moisés da Paixão, presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (SABEPE) coordenará Assembléia Ordinária da entidade para cumprir pauta administrativa, programar os festejos do aniversário e participação da Biblioteca Pública na Bienal 2011 e, ainda, celebrar a Páscoa.

IMC promove concurso para ambientar Bar Savoy

O Instituto Maximiano Campos abriu concurso para criação do Espaço Savoy, no Edifício Trianon, com prêmio de R$ 20mil para a proposta vencedora. O regulamento, que pode ser verificado no site www.barsavoy.com.br, indica que o Espaço Savoy deverá conter o memorial Carlos Pena Filho, memorial do Bar Savoy, espaço para exposições temporárias e lançamentos literários e, ainda, um café. O período de inscrição vai de 02 a 13 de maio.

Projeto Quarta às Quatro

UBE presta homenagem à Semana de Manuel Bandeira

Na 4ª feira passada, dia 13 de abril, por ocasião da 375ª sessão do programa Quartas às Quartas, os jardins da Casa Rosada da Rua Santana receberam público de 39 escritores. Na ocasião, marcando a semana comemorativa a Manuel Bandeira, a poeta Mirian Brindeiro fez as vezes de casa e prestou homenagem ao poeta.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Radik lança 'Pera' em Nova York

Em 29 de abril, em evento programado para as 19h00, na sede da Brazilian Endowment for the Arts (BEA). na 240East 52nd Street, na ilha de Manhattan, em Nova York, com a participação dos poetas Sérgio Geronimo e Mozart Carvalho, o cantor e compositor Radik apresentará o show de lançamento do CD 'Pera'. O evento também marca a inauguração da exposição dos artistas Fabian Albertini, Gustavo Felizardo e Marcos Amaro.

'Archipiélago' publicará resenha sobre 'Maldição e fé'

Maldição é fé, romance escrito por Alexandre Santos

A próxima edição da revista mexicana 'Archipiélago' apresentará resenha escrita pela editora  Salete Rego Barros sobre o romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos  (clique aqui e leia a resenha).

Curtinhas ........................

No sábado passado, dia 16 de abril, em concorrido evento no Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, foi lançado o livro '¿Que es la poesía?, de Lawrence Ferlinghetti com ilustrações de Federic Amat. Na ocasião, acompanhando os autores, estiveram presentes os poetas Homero Aridjis e Betty Ferber.

De 29 de abril até 11 de maio, Maison do Patrimoine, localizado na Rue Jean Jacques Rousseau, em Saint Julien las Villas, apresentará a exposição 'Brésil Sertão & Mer', com obras de Afonso Teixeira, Márcia Antunes Prates e Hélène Mooren. 

No sábado, dia 30 de abril, em evento programado para as 21h00 no Dixi Café, na Rue Pithou, em Troyes, Heitor de Pedra Azul e Alain Vuillot apresentarão o show 'Les chamins du Sertão'.

A lista completa dos lançamentos da Revista Nova Ágia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase biografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Histórias de um furdunceiro, de Clovis Cabral

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sentimentalismos, de Antonio dos Anjos (Viola)

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

UBE leva propostas à secretaria de turismo

Na 5ª feira passada, dia 14 de abril, em audiência com o secretário-executivo Hamilton Falcão, da secretaria estadual de turismo, no escritório do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, o escritor Alexandre Santos solicitou apoio para a restauração da Casa Rosada da Rua Santana e para a cultura literária do Estado de Pernambuco ser tratada como 'produto turístico' nas campanhas de divulgação do Estado.

Academia Pernambucana de Letras realiza curso de Ficção e História em Pernambuco

Nos meses de maio de junho, em aulas aos sábados, entre as 14h30 e 17h00, a Academia Pernambucana de Letras oferecerá cursos de Ficção e História em Pernambuco. O primeiro módulo, que se refere a 'Cem anos de ficção em Pernambuco' será oferecido pelos professores Luzilá Gonçalves Ferreira e Lourival Holanda. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3268-2211.

UBE-PB presta homenagem a Joacil de Brito Pereira

Em 29 de abril, por ocasião dos festejos do Dia do Escritor Paraibano, em evento programado para começar às 17h00, a UBE-PB prestará Homenagem ao escritor Joacil de Brito Pereira.

Haroldo Mota lança livro digital em Natal

Na próxima 2ª feira, dia 18 de abril, em evento programado para às 19h00, na Livraria Siciliano, no Midway Mall, em Natal, no Rio Grande do Norte, será lançado o livro digital 'E Que Viva a Vida', organizado por Haroldo Mota e editado pela Ong Baobá. Maiores informações pelo e-mail ongbaobacontato@gmail.com ou pelo fone (84) 9927-6555.

Curso de Esperanto no IPPP

Em 21 de abril, a partir das 14h00, no auditório Ivo Ciro Caruso, na sede do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP), na Rua Sérgio Magalhães, na Graças, o I Simpósio Pernambucano de Esperanto 2011, que elegeu 'O pioneirismo do Esperanto em Pernambuco' com tema, vai discutir as Origens do Esperanto, incluindo no Brasil e em Pernambuco, o pioneirismo do Esperanto em Pernambuco e as perspectiva do movimento. Maiores informações com Wendel Teles Pontes pelo e-mail wendeltp@hotmail.com.

Trupe do Barulho encena 'TV barulho em 3 G' no Teatro Valdemar de Oliveira

Neste domingo, dia 17 de abril, encerrando a temporada incentivada com meia-entrada para todos no Teatro Valdemar de Oliveira, a Trupe do Barulho apresentará a peça 'TV Barulho em 3-G', que tem os atores Aurino Xavier. Flávio Luiz, Jô Ribeiro, Eduardo Japiassú, Rafael Almeida, Sharlene Esse e Gil Araújo.

LBV realiza Semana de Literatura

De amanhã até a próxima 4ª feira, dia 20 de abril, coroando intensa programação com a garotada atendida pelo programa 'Criança: Futuro no Presente!', o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) no Recife realizará Semana de Literatura marcada por dinâmicas e apresentações culturais, incluindo a presença da acadêmica Bernadete Serpa, que interpretará a 'Bruxinha Feliz'.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU