A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 24 de abril de 2011

A cultuara e a arte em Pernambuco

UBE homenageia Maria de Lourdes Hortas

Em na próxima 2ª feira, dia 25 de abril, em evento programado para às 19h00, no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE prestará homenagem à escritora Maria de Lourdes Hortas no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. A homenageada será saudada pelos escritores Vicente Miranda e Humberto França.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

Abril, dia 25: Maria de Lourdes Hortas

Maio, dia 30: Zuyla Cartaxo
Junho, dia 27:
Julho, dia 25: Odile Cantinho
Agosto, dia 29: Gentil Porto
Setembro, dia 26: Verônica Nery
Outubro, dia 31: Esther Camurça
Novembro, dia 28: Claudia Cordeiro

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Wendel Pontes falará sobre Esperanto na Quinta Fantástica

Na 4ª feira passada, dia 21 de abril, por ocasião do I Simpósio Pernambucano de Esperanto 2011, ocorrido no auditório Ivo Ciro Caruso, na sede do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP), a dirigente Salete Rego Barros convidou Wendel Teles Pontes, presidente da APE, para proferir palestra sobre o Esperanto na próxima Quinta Fantástica.

Ismael Gaião ingressa na UBE

Na próxima 5ª feira, dia 28 de abril, em evento programado para às 19h00, na Associação de Professores da UFRPE, em Dois Irmãos, no Recife, Ismael Gaião lançará o livro 'Uma colcha cem retalhos' - coletânea com cem artigos artigos publicados na coluna 'Colcha de Retalhos' do Jornal da Besta Fubana, acrescido de outros trinta artigos da autoria de outros poetas. O evento será animado por show de músicos, cantores e poetas da cena literária pernambucana. Após o lançamento de 'Colcha de retalhos cem poemas', o poeta Ismael Gaião vai se associar à UBE-PE. O presidente Alexandre Santos já avisou que faz questão de fazer a apresentação poeta classificado em primeiro lugar na Recitata 2009.

Anna Maria Forsberg lança livro sobre Gestão Pública na UBE

Na próxima 6ª feira, dia 29 de abril, em evento programado para as 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, a escritora Anna Maria Forsberg lançará o livro 'Gestão Pública e o Programa Bolsa Família', que tem prefácio da ex-ministra Márcia Lopes, que esteve à frente da pasta do desenvolvimento social e Combate à Fome no governo Lula.

Dia Internacional do Livro

Antônio Campos profere palestra sobre 'Livros e rosas'

Na 3ª feira passada, dia 19 de abril, em concorrido evento na livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o acadêmico Antonio Campos proferiu a palestra 'Livros e Rosas', comemorativa ao iminente transcurso do Dia Internacional do Livro, festejado mundialmente em 23 de abril. Na seqüência, o acadêmico Antônio Campos lançou 'A reinvenção do livro'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Adiada palestra de Jovenildo Pinheiro

A chuvas torrenciais caídas no Recife na 3ª feira passada, dia 19 de abril, provocaram o adiamento da sessão do Núcleo de Estudos do Cangaço na qual estava programada palestra do professor Jovenildo Pinheiro.

.........

Agenda

28 de abril. Lançamento do livro 'Uma colcha cem retalhos', de Ismael Gaião, na Associação dos Professores da UFPE (ADUFRPE).

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Vivendo as fases finais do mestrado em artes pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico, Wilmer Cólon apresentará a exposição de.venir.es.

Até o dia 15 de junho podem ser feitas inscrições para o IV Prêmio Literário Canon de Poesia, cujo objetivo, além de descobrir novos talentos, é promover a literatura e difundir a impressão digital de livros no Brasil. As informações podem ser obtidas no site www.concursosliterarios.com.br. O resultado será divulgado em setembro.

Às 12h00 da 3ª feira, dia 19 de abril, o marchand Sérgio Oliveira deu por encerrado o leilão lance livre da Arte maior. Confira a posição dos lances no site www.artemaior.com.br.

Na próxima 6ª feira, dia 29 de abril, em encontro programado para às 15h00, o Colégio Municipal Maria de Fátima, em Chã de Cruz, no km 19 da Estrada de Aldeia, vai inaugurar a biblioteca Dr. Carlos Alberto de Lima.

O blog da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda foi atualizado. Clique aqui.

As informações sobre o Encontro da Abeu (Associação Brasileira das Editoras Universitárias) podem ser obtidas no site www.edufal.com.br/encontroabeu.

Nos meses de maio de junho, em aulas aos sábados, entre as 14h30 e 17h00, a Academia Pernambucana de Letras oferecerá cursos de Ficção e História em Pernambuco. O primeiro módulo, que se refere a 'Cem anos de ficção em Pernambuco' será oferecido pelos professores Luzilá Gonçalves Ferreira e Lourival Holanda. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3268-2211.

Para a poeta pesqueirense AuzehFreitas, "a Cultura é o alimento da Alma e a ferramenta da Paz".

Em 07 de maio, em evento programado para às 18h00, no Casarão 34, na Praça Dom Adauto, no centro, além de discussão sobre o formato e o conceito do IV Agosto das Letras, será feita a apresentação do edital Novos Escritos 2011, cujo lançamento está programado para a segunda quinzena de junho. Maiores informações com Lau Siqueira pelo fone (83) 8831.6849.

Rogério Generoso atualizou seu Blog. O endereço é http://poetageneroso.blogspot.com

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral

Conversa de Segunda

Chuvas adiam sessão com André Cervinskis

As chuvas torrenciais caídas na 2ª feira passada, dia 18 de abril, provocaram o adiamento da sessão do programa 'Conversa de Segunda' programada para a Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, quando, juntamente com Virgínia Leal e Olímpio Bonald Neto, o poeta Felipe Júnior receberia o ensaísta André Cervinskis para um bate-papo sobre o tema 'Literatura e educação: caminhos que se convergem'. A nova sessão será realizada em 17 de maio.

André Cervinskis fala sobre o som do verso na Rádio Folha. Na próxima 2ª feira, dia 25 de Abril, em apresentação programada para às 13h30, o escritor André Cervinskis participará do quadro 'Som do verso' no Programa Estuário, que é apresentado de segunda à sexta das 13h00 às 14h00 na Rádio folha FM (96,7), podendo, também, ser ouvido através do site www.folhape.com.br/index.php/radio-folha.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Conversa de segunda' até o final do ano é o seguinte:

17 de maio

21 de junho
19 de julho

16 de agosto
20 de setembro

18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Conversa de segunda', coordenado pelo escritor Felipe Jr., ocorre através de sessões mensais, sempre às terceiras 2ª feiras.

Paixão de Cristo no Recife ganha 15ª edição

Ao longo desta semana santa, deste a 4ª feira até este domingo, 24 de abril, Domingo de Páscoa, em espetáculos iniciados às 20h00, na praça do Marco Zero, no Recife Antigo, com a participação do ator José Pimentel, que interpreta o papel de Jesus Cristo pelo 34º ano consecutivo, foi encenada a 15ª versão da Paixão de Cristo do Recife.

Escritores pernambucanos se reúnem com Valéria Labrea

Em 04 de maio, a escritora Valéria Labrea, da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, da secretaria de articulação institucional do Ministério da Cultura, estará na Casa Rosada da Rua Santana, onde se reunirá com escritores pernambucanos para apreciar propostas sobre a produção de livros e publicações.

Repercute discurso proferido por Waldênio Porto na posse de Manoel Neto Teixeira na presidência da Academia Olindense de Letras

O discurso proferido por Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, em 16 de abril, por ocasião da prestigiada posse de Manoel Neto Teixeira na presidência da Academia Olindense de Letras, em evento que contou com a presença do prefeito de Olinda Renildo Calheiros e dos presidentes Marcus Accioly, do Conselho Estadual de Cultura, Alexandre Santos, da UBE, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Lucilo Varejão, da Academia Recifense de Letras, ganhou grande repercussão nos meios culturais pernambucanos (clique aqui e leia o discurso na íntegra).

SABEPE reúne Assembléia

Na próxima 2ª feira, dia 25 de abril, em encontro programado para começar às 18h00, na Biblioteca Pública Estadual, na região central do Recife, o maestro Moisés da Paixão, presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (SABEPE) coordenará Assembléia Ordinária da entidade para cumprir pauta administrativa, programar os festejos do aniversário e participação da Biblioteca Pública na Bienal 2011 e, ainda, celebrar a Páscoa.

IMC promove concurso para ambientar Bar Savoy

O Instituto Maximiano Campos abriu concurso para criação do Espaço Savoy, no Edifício Trianon, com prêmio de R$ 20mil para a proposta vencedora. O regulamento, que pode ser verificado no site www.barsavoy.com.br, indica que o Espaço Savoy deverá conter o memorial Carlos Pena Filho, memorial do Bar Savoy, espaço para exposições temporárias e lançamentos literários e, ainda, um café. O período de inscrição vai de 02 a 13 de maio.

Projeto Quarta às Quatro

UBE presta homenagem à Semana de Manuel Bandeira

Na próxima 4ª feira, dia 27 de abril, em evento programado para às 16h00, na Casa Rosada da Rua Santana, marcando o período comemorativo de Manuel Bandeira, durante a 376ª sessão do programa Quarta às Quatro, a poeta Myriam Brindeiro vai relançar o CD 'Myriam Brindeiro Canta Manuel Bandeira'. Estarão presentes a escritora Selma Coelho, coordenadora do Espaço Pasárgada, o músico Kayto e alunos do Colégio Viver, de Candeias, Escola Paola Frassinete, do Espinheiro, Grupo de Teatro Lobatinho, de marionetes, e Escola Estadual de Criatividade Musical, da Boa Vista.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Heitor de Pedra Azul apresenta 'Les chamins du Sertão' em Troyes

No próximo sábado, dia 30 de abril, em evento programado para as 21h00 no Dixi Café, na Rue Pithou, em Troyes, Heitor de Pedra Azul e Alain Vuillot apresentarão o show 'Les chamins du Sertão'.

Curtinhas ........................

Ainda repercute a sessão de encerramento da Jornada do Movimento Festlatino na Universidade do Porto, realizada em 1º de abril, quando a professora Isabel Pires de Lima recebeu o diploma de secretária-geral e o escritor José Eduardo Agualusa foi aclamado Escritor Símbolo da neolatinidade.

Na última 4ª feira, dia 20 de abril, em concorrido evento na fonoteca 'Eduardo Mata', o Instituto de Artes Plásticas de Oaxaca apresentou ciclo de vídeo 'concertos didácticos de semana santa', com comentários de Sérgio Spíndola.

A lista completa dos lançamentos da Revista Nova Ágia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase biografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Histórias de um furdunceiro, de Clovis Cabral

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sentimentalismos, de Antonio dos Anjos (Viola)

Feliz Páscoa para todos!!!

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Escola Osvaldo Lima Filho realiza mais uma edição do Concerto de Leitura

Na próxima 4ª feira, dia 27 de abril, em evento marcado para às 08h30, a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, a Avenida Domingos Ferreira, no Pina, na zona sul do Recife vai realizar a programação inicial do Concerto de Leitura, que integra acordo de cooperação cultural proposto pela  firmado pela coordenadora pedagógica Verônica Costa Taveira à UBE.

Academia Pernambucana de Letras realiza curso de Ficção e História em Pernambuco

Nos meses de maio de junho, em aulas aos sábados, entre as 14h30 e 17h00, a Academia Pernambucana de Letras oferecerá cursos de Ficção e História em Pernambuco. O primeiro módulo, que se refere a 'Cem anos de ficção em Pernambuco' será oferecido pelos professores Luzilá Gonçalves Ferreira e Lourival Holanda. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3268-2211.

UBE-PB presta homenagem a Joacil de Brito Pereira

Na próxima 6ª feira, dia 29 de abril, por ocasião dos festejos do Dia do Escritor Paraibano, em evento programado para começar às 17h00, a UBE-PB prestará Homenagem ao escritor Joacil de Brito Pereira.

Mercedes Cavalcante toma posse na Academia Paraibana de Letras

Em 13 de maio, em evento programado para às 18h30, na sede da Academia Paraibana de Letras, na Rua Duque de Caxias, no centro de João Pessoa, a escritora Mercedes Cavalcante será empossada na cadeira nº 8.

UBE poderá oferecer curso de Esperanto

Na 4ª feira passada, dia 21 de abril, por ocasião do I Simpósio Pernambucano de Esperanto 2011, ocorrido no auditório Ivo Ciro Caruso, na sede do Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas (IPPP), na Rua Sérgio Magalhães, na Graças, aventou-se a possibilidade de cursos de Esperante serem oferecidos pela UBE. O curso básico consta de uma aula semanal durante um ano.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de abril de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU