A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 01 de maio de 2011

Seminário de Tropicologia

Valmar Corrêa de Andrade profere palestra sobre o desenvolvimento de Pernambuco

Na 4ª feira passada, dia 27 de abril, em concorrido evento no salão nobre da Academia Pernambucana de Letras, em sessão do seminário de Tropicologia coordenada pela acadêmica Fátima Quintas, o professor Valmar Corrêa de Andrade, reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), falou sobre 'O desenvolvimento do Estado de Pernambuco numa visão atual'.

José Paulo Cavalcanti lança 'Fernando Pessoa - uma quase biografia' em Pernambuco

Na próxima 5ª feira, em evento programado para às 19h00, na Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico José Paulo Cavalcanti lançar em Pernambuco o livro 'Fernando Pessoa: uma quase biografia'.

Associação Brasileira das Editoras Universitárias realiza encontro em Maceió

De 24 a 27 de maio de 2011, em evento associado ao cinqüentenário do estabelecimento, a Universidade Federal de Alagoas será a anfitriã da XXIV Reunião Anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que reunirá mais de 100 (cem) editores das universidades brasileiras na cidade de Maceió. Maiores informações podem ser obtidas no site www.abeu.org.br.

UBE estranha falta de participação da Fliguara

Na 4ª feira passada, dia 27 de abril, em reunião com o escritor Fernando Farias, coordenador do Núcleo de Relações Institucionais da UBE, o presidente Alexandre Santos o orientou a protestar junto à Prefeitura do município de Jaboatão dos Guararapes pela forma autoritária como a I Fliguara (Festa Literária de Jaboatão dos Guararapes) foi organizada. 

Ismael Gaião lança 'Uma colcha cem retalhos'

Na 5ª feira passada, dia 28 de abril, em concorrido evento animado por músicos, cantores e poetas da cena literária pernambucana, no restaurante 'Mesa Farta', sede da Associação dos Professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos, o escritor Ismael Gaião lançou o livro 'Uma colcha cem retalhos' - coletânea com cem artigos artigos publicados na coluna 'Colcha de Retalhos' do Jornal da Besta Fubana, acrescido de outros trinta artigos da autoria de outros poetas. Na ocasião, o presidente Alexandre Santos fez convite para o ingresso do escritor no quadro de sócios da UBE.

Anna Maria Forsberg lança 'Gestão Pública e o programa Bolsa Família'

Na 6ª feira passada, dia 29 de abril, em concorrido evento nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, a escritora Anna Maria Forsberg lançou o livro 'Gestão Pública e o programa Bolsa Família', que tem prefácio da ex-ministra Márcia Lopes, que esteve à frente da pasta do desenvolvimento social e Combate à Fome no governo Lula. Na ocasião, além dos componentes da mesa - presidente Alexandre Santos, deputado federal Fernando Ferro, ex-secretário Acácio Carvalho, presidente Anacleto Julião e a própria autora Anna Maria Forsberg - também falou o escultor Abelardo da Hora, que uma de suas obras retratadas na capa do livro.

UBE lamenta morte de José Mendonça

Na 2ª feira passada, dia 25 de abril, por ocasião do velório acontecido na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, o presidente  Alexandre Santos transmitiu ao ex-governador Mendonça Filho o pesar da UBE pela morte do ex-deputado José Mendonça, cujo corpo foi sepultado, no dia seguinte, no cemitério São Sebastião, em Belo Jardim, sua cidade natal, no Agreste de Pernambuco.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Casa Rosada da Rua Santana terá alameda de vultos literários

Na 4ª feira passada, dia 27 de abril, em encontro na sede da UBE, na rua Santana, em Casa Forte, o presidente Alexandre Santos consultou o escultor Demétrio Albuquerque sobre sua eventual disponibilidade para participar do projeto que visa a construção da Alameda dos Vultos Literários Pernambucanos na entrada da Casa Rosada da Rua Santana, que ostentará estátuas de alguns dos principais escritores pernambucanos. O projeto da UBE, proposto originalmente pela dirigente Rosa Bezerra, que contempla a instalação paulatina de pedestais encimados pelos bustos, terá início com a inauguração do monumento em homenagem ao escritor Paulo Cavalcanti, primeiro presidente da entidade.

.........

Agenda

05 de maio. Lançamento do livro 'Fernando Pessoa: uma quase biografia, de José Paulo Cavalcanti, na Academia Pernambucana de Letras.

Curtinhas................................................

No sábado passado, dia 30 de abril de 2011, por ocasião da reunião regular da Academia de Letras e Artes do Nordeste, realizada na residência da presidente Ana Maria César, no Recife, o acadêmico Melchíades Montenegro apresentou a crônica 'Noites da minha infância'. (Clique aqui e leia o texto na íntegra).

Às primeiras horas da manhã deste domingo, dia 1ª de maio de 2011, o escritor Paulo Camelo distribuiu o boletim mensal da Sobrames. Clique aqui.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na próxima 2ª feira, dia 02 de maio, o Dicionário das Mulheres Escritoras organizado por Hilda Agnes Hübner Flores será lançado em Natal, no Teatro Alberto Maranhão.

Em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o escritor Alexandre Santos convidou o ator Adriano Marcena para dirigir a parte teatral da festa que marcará o lançamento do romance 'Maldição e fé', finalmente programado para o dia 21 de julho. 

No sábado passado, precisamente às 20h17, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'O olhar de minha mãe'. Para ler, basta clicar aqui.

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima

Clube do Livro discute 'Deus: Realidade ou Mito?', de Valter Rosa Borges

Na próxima 6ª feira, dia 06 de maio, em encontro programado para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai realizar mais uma sessão do 'Clube do Livro', com a discussão de 'Deus: Realidade ou Mito?', de Valter da Rosa Borges, que, partindo de um diálogo imaginário, apresenta a opinião de um teólogo, um místico, um poeta, um cientista, um filósofo e um cético sobre a temática Deus e Religião.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Clube do Livro' até o final do ano é o seguinte:

09 de Abril: Maldição e fé, de Alexandre Santos
06 de Maio: Deus: realidade ou mito, de Valter da Rosa Borges
03 de Junho
01 de Julho
05 de Agosto
02 de Setembro
07 de Outubro
04 de Novembro

SERVIÇO: O programa 'Clube do Livro', coordenado pelo escritor Patriotino Aguiar, tem o objetivo de fazer a discussão literária de obras específicas. As sessões mensais ocorrem na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, com entrada franca.

Concerto de Leitura

Escola Oswaldo Lima Filho realiza grande evento literário

Semana passada, entre os dias 27 e 29 de abril, a Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, localizada na Avenida Domingos Ferreira, no Pina, na zona sul do Recife realizou mais uma edição do chamado 'Concerto de Leitura', de intensa programação literária e cultural com oficinas literárias, encontro com escritores e passeios literários. A jornada foi aberta na 4ª feira passada, dia 27 de abril, em movimentado encontro na quadra esportiva da Escola. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, falou sobre a importância da leitura para a formação da cidadania.

Maria de Lourdes Hortas homenageada na livraria Cultura

Na 2ª feira passada, dia 25 de abril, em concorrido evento no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a escritora Maria de Lourdes Hortas foi homenageada pela UBE no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, além do escritor Vicente Miranda, ex-presidente do gabinete Português de Leitura, e do historiador Humberto França, idealizador e coordenador do Movimento FestLatino, que fizeram as saudações oficiais, também falaram as acadêmicas Ana Maria César, Selma Vasconcelos e Tereza Haliday. 

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

Maio, dia 30: Zuyla Cartaxo
Junho, dia 27:
Julho, dia 25: Odile Cantinho
Agosto, dia 29: Gentil Porto
Setembro, dia 26: Verônica Nery
Outubro, dia 31: Esther Camurça
Novembro, dia 28: Claudia Cordeiro

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Ivanildo Sampaio profere palestra na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 25 de abril, por ocasião da reunião regular da Academia Pernambucana de Letras, no salão nobre da entidade, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, o jornalista Ivanildo Sampaio, editor-chefe do Jornal do Commércio, proferiu a conferência 'O jornalismo e as Academias'.

Wendel Pontes fala sobre Esperanto na Quinta Fantástica

Na 5ª feira passada, dia 28 de abril, em encontro especialíssimo, a UBE realizou sessão do programa 'O fantástico na literatura', que integra o projeto 'Quintas Temáticas', no âmbito do Concerto de Leitura promovido pela Escola Municipal Osvaldo Lima Filho, na Avenida Domingos Ferreira, no Pina, na zona sul do Recife. Na ocasião, Wendel Teles Pontes, presidente da Associação Pernambucana de Esperanto (APE), proferiu palestra sobre o Esperanto.

Projeto Quarta às Quatro

UBE homenageia Manuel Bandeira

Na 4ª feira passada, dia 27 de abril, por ocasião da 376ª sessão do programa 'Quartas às Quartas', os jardins da Casa Rosada da Rua Santana receberam público de 95 pessoas, incluindo alunos das escolas Viver, de Candeias, e Oswaldo Lima Filho, do Pina, e, ainda, do grupo de teatro Lobatinho, do Vasco da Gama. Na ocasião, em momento comemorativo aos 125 anos do nascimento de Manoel Bandeira que contou com a participação de Selma Coelho, coordenadora do Espaço Pasargada, a escritora Myrian Brindeiro relançou o CD 'Myrian Brindeiro canta Manuel Bandeira'.

Decanos da Rede Ferroviária programam visita à UBE para contar história do vagão

Na 5ª feira 28 de abril, o escritor Alexandre Santos convidou os engenheiros Zacarias Vilar, Gildo Carício e Milton Dantas para visitar a Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE em Pernambuco. Os engenheiros Gildo Carício e Milton Dantas, que são antigos superintendentes da Rede Ferroviária Nacional, vão contar a história do vagão que embeleza os jardins da sede da UBE.

Geraldo Ferraz lembra coletânea 'Um grito pelo Capibaribe'

Na 4ª feira passada, dia 27 de abril, por ocasião da 376ª sessão do programa 'Quartas às Quartas', o coordenador Geraldo Ferraz lembrou a responsabilidade social dos escritores e conclamou a participação na antologia 'Um grito pelo Capibaribe', que terá pré-lançamento na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco 2011 e será lançada dentro dos festejos comemorativos da 400ª sessão do programa. Os textos podem ser enviados à editora Salete Rego Barros até o dia 15 de maio de 2011. (Clique aqui e leia a crônica 'Capibaribe: vida e morte de um vale', de Alexandre Santos).

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Renato Epifânio e Miguel Real em lançamento da Nova Águia na Casa Fernando Pessoa

Na 6ª feira passada, dia 29 de abril, em solenidade que contou com a presença de Renato Epifânio e de Miguel Real, a revista 'Nova Águia' foi lançada na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Curtinha ........................

A lista completa dos lançamentos da Revista Nova Ágia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase biografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Histórias de um furdunceiro, de Clovis Cabral

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O espelho do tempo, de Luciene Freitas

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Sentimentalismos, de Antonio dos Anjos (Viola)

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Escritores pernambucanos se reúnem com Valéria Labrea

Na próxima 4ª feira, dia 04 de maio, em encontro programado para às 14h30 na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, a professora Valéria Labrea da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura, do Ministério da Cultura, vai se reunir com escritores pernambucanos em torno do tema 'cartografia da cadeia criativa no Brasil – por uma política pública para o fortalecimento da cadeia criativa do livro', destinada à cadeia criativa do livro, que envolve escritores, tradutores e ilustradores.

Academia Pernambucana de Letras realiza curso de Ficção e História em Pernambuco

Nos meses de maio de junho, em aulas aos sábados, entre as 14h30 e 17h00, a Academia Pernambucana de Letras oferecerá cursos de Ficção e História em Pernambuco. O primeiro módulo, que se refere a 'Cem anos de ficção em Pernambuco' será oferecido pelos professores Luzilá Gonçalves Ferreira e Lourival Holanda. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3268-2211.

UBE-PB presta homenagem a Joacil de Brito Pereira

Na 6ª feira passada, dia 29 de abril, por ocasião dos festejos do Dia do Escritor Paraibano, a UBE-PB prestou Homenagem ao escritor Joacil de Brito Pereira.

Mercedes Cavalcante toma posse na Academia Paraibana de Letras

Em 13 de maio, em evento programado para às 18h30, na sede da Academia Paraibana de Letras, na Rua Duque de Caxias, no centro de João Pessoa, a escritora Mercedes Cavalcante será empossada na cadeira nº 8.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU