A voz do ESCRITOR

 
Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco Academia de Letras e Artes do Nordeste
 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 22 de maio de 2011

História da cultura em Pernambuco

Tarcísio Rodrigues fala sobre Cangaço na UBE

Na 3ª feira passada, dia 17 de maio, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o Núcleo de Estudos do Cangaço recebeu Tarcisio Rodrigues, presidente da Fundação de Cultura de Serra Talhada, que proferiu palestra sobre os diversos grupos de cangaceiros que atuaram no Nordeste.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

21 de junho
19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

Alunos da Focca visitam Casa Rosada da Rua Santana

Na 4ª feira passada, dia 18 de maio, a Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, recebeu a visita de alunos do curso de letras da Faculdade de Olinda. Após explanar sobre a história e objetivos da entidade, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, acompanhou os alunos pelas dependências da Casa Rosada.

Ronaldo Dantas abre novo debate no Núcleo de Estudos Interdisciplinares da UBE

Na 5ª feira passada, dia 19 de maio, em concorrido encontro coordenado pelo escritor Erivan Féliz na Casa Rosada da Rua Santana, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares da UBE recebeu o professor Ronaldo Dantas, que falou sobre a possibilidade de vida fora do planeta Terra.

 

Antonio Campos profere palestra na Academia Brasileira de Letras

Na próxima 5ª feira, dia 26 de maio, em evento programado para começar às 17h30, no teatro Raimundo Magalhães Jr., o acadêmico Antônio Campos vai proferir palestra sobre 'o cangaço e a literatura' no âmbito do seminário Brasil, Brasis promovido pela Academia Brasileira de Letras.

Academia Escadense de Letras admite novos escritores

Na próxima 3ª feira, dia 24 de maio, em solenidade programada para às 17h00, no Lions Club Escada Mata Sul, na rua Engenheiro Alves de Souza, em Escada, a Academia Escadense de Letras vai comemorar o primeiro aniversário da entidade. Na ocasião, o presidente Luis Minduca vai oficializar a admissão de novos acadêmicos.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

.........

Agenda

21 de julho. Lançamento do livro 'Maldição e fé', de Alexandre Santos.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Em 03 de junho, em evento programado para às 17h00, na Igreja de São Francisco, na Praça São Francisco, no centro de João Pessoa, será aberta a exposição 'O Ascendino de Fran', que fica em cartaz até 31 de junho de 2011.

Na 5ª feira passada, dia 19 de maio, o programa 'Jazz da Hora' apresentado semanalmente pelo 'Botequim da Hora', na rua da Hora, no bairro do Espinheiro, no Recife, contou com participação especialíssima de Jefferson Gonçalves.

O projeto LIJ-PE coordenado pelos escritores Telma Brilhante e Antonio Nunes, deu início à Campanha de Incentivo a Leitura em Pernambuco. Clique aqui e saiba detalhes da campanha.

Na 5ª feira passada, dia 19 de maio, a escritora Sõnia Carneiro Leão proferiu palestra sobre Guimarães Rosa na Academia Pernambucana de Letras.

Como parte da campanha publicitária do lançamento do livro ‘Maldição e fé’, nos próximos dias começará a distribuição do opúsculo ‘Raízes’, publicação que, em pouco mais de 90 páginas, é descrita a ambiência histórica que sustenta o enredo do mais recente romance de Alexandre Santos.

Em ‘Angústia criadora’, blog de Ney Anderson, há uma entrevista bem interessante com Marcelino Freire. Vale a pena conferir. O endereço é www.angustiacriadora.blogspot.com.

Sem conseguir desvencilhar-se de viagem previamente marcada, o escritor Alexandre Santos não pode comparecer à Missa rezada na 6ª feira, dia 20 de maio, na Matriz da Piedade, na Rua do Lima, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, mas registrou a tristeza da UBE pelo falecimento de Lygia Nogueira Rodrigues, mãe da acadêmica Lucila Nogueira.

Clique aqui e veja a entrevista concedida por Adriano Marcena à Agenda Cultural.

Na próxima 2ª feira, dia 23 de maio, em evento programado para às 19h00, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, será lançado o livro ‘Reflexões sobre o 1ª Festival de Arte e Cultura da UPE’, de Paula Gonçalves. Para outras informações, clique aqui

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas

Jornadas Culturais da UBE prosseguem com visita ao Palácio do Campo das Princesas

Na próxima 6ª feira, dia 27 de maio, em passeio a partir das 15h00, o programa Jornadas Culturais da UBE fará visita ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, na Praça da Princesa, no centro do Recife.

Roberto Azoubel fala sobre revisão da Lei de Propriedade Intelectual na UBE

Na 6ª feira passada, dia 20 de maio, em concorrido encontro coordenado pelo escritor Fernando Farias na Casa Rosada da Rua Santana, o Núcleo de Relações Institucionais da UBE recebeu Roberto Azoubel, que falou sobre a revisão da Lei de Propriedade Intelectual.

André Cervinskis na UBE

Na 2ª feira passada, dia 16 de maio, em sessão do programa 'Conversa de Segunda' coordenada pelo poeta Felipe Jr., na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE recebeu o poeta crítico literário André Cervinskis, que teve sua contribuição comentada pela professora Virgínia Leal e pelo acadêmico Olímpio Bonald Neto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Conversa de segunda' até o final do ano é o seguinte:

21 de junho
19 de julho

16 de agosto
20 de setembro

18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Conversa de segunda', coordenado pelo escritor Felipe Jr., ocorre através de sessões mensais, sempre às terceiras 2ª feiras.

Palestra sobre Esperanto na UBE

Na 5ª feira passada, dia 19 de maio, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a Quinta Temática promoveu palestra do escritor Wendell Armeno sobre a expansão do Esperanto.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

16 de junho
21 de julho

18 de agosto
15 de setembro

20 de outubro
17 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Festival de 1967 anima CineClube da UBE

Na 4ª feira passada, dia 18 de maio, em concorrida sessão dirigida pelo cineasta Osman Godoy na Casa Rosada da Rua Santana, o CineClube da UBE exibiu o documentário 'Uma noite em 67' sobre o Festival de Música de 1967.

Projeto Quarta às Quatro

UBE perde Luiz Souza Leão

Faleceu, neste domingo, dia 22 de maio, o escritor Luiz Souza Leão, um dos baluartes do programa Quarta às Quatro. Tão logo soube da triste notícia, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, decretou luto de três dias, no âmbito da entidade.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Prossegue temporada do projeto 'Brésil: Sertão et Mer

Até 30 de maio, em evento no âmbito da terceira temporada do projeto ‘Brésil Sertão et Mer’ idealizado e coordenado por Heitor de Pedra Azul, estará aberta a mostra fotográfica ‘Au Bougnat des Pouilles’, de Vilmar Oliveira e Lucio Telles, em rue Paillot de Montabert, em Troyes, na França.

Curtinhas ........................

No sábado passado, dia 21 de maio, em concorrido evento em Macedonio Alcalá com a presença da autora Elisa Ramírez Castañeda, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca apresentou o livro ‘Cuarenta días que conmovieron al Istmo’. Na ocasião, o livro, que trás hemerografía, documentos e testemunhos do movimento Chegomista Juchitán 1911, foi comentado por Víctor de la Cruz e Francisco José Ruiz Cervantes.

A programação completa dos lançamentos da revista 'Nova Águia' pode ser vista no site www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

 

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Cássio Cavalcante representa UBE em festa da Academia de Ciências e Letras de Caruaru

No sábado passado, dia 21 de maior, em sessão solene no Museu do Barro de Caruaru, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, prestigiada pelo secretário-geral da UBE, o escritor Cássio Cavalcante, o presidente Onildo Almeida de posse aos escritores Helio Mororó Vieira de Melo, Herlon de Figueiredo Cavalcanti e Severino do Ramo Fernandes de Melo na Academia de Ciências e Letras de Caruaru.

UBE prepara lançamento de livraria virtual

A UBE dá os passos finais para o lançamento da livraria virtual que será abrigada no site da entidade. Só os sócios quites com a tesouraria poderão colocar livros à venda na nova livraria. Além de resumo dos livros, os interessados deverão enviar a imagem digital das respectivas capas para a escritora Salete Rego Barros, que tem maiores detalhes. O endereço é saleterb@globo.com.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU