A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 29 de maio de 2011

Projeto Quarta às Quatro

UBE presta homenagem a Luiz de Souza Leão

Na 4ª feira passada, dia 25 de maio, por ocasião da sessão semanal do programa 'Quarta às Quatro', na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE prestou comovente homenagem póstuma ao escritor Luiz de Souza Leão, que na 6ª feira anterior, tendo cumprido a jornada entre nós, encantou-se, passando para outra dimensão.

Clube do Livro discute 'Noumenon', de Rogério Generoso

Na próxima 6ª feira, dia 03 de junho, com a participação dos críticos Fernando Farias, Meca Moreno e Jacqueline Torres, o Clube do Livro discutirá o livro 'Nomrnon', de Rogério Generoso.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Clube do Livro' até o final do ano é o seguinte:

09 de Abril: Maldição e fé, de Alexandre Santos
06 de Maio: Deus: realidade ou mito, de Valter da Rosa Borges
03 de Junho: 'Noumenon, de Rogério Generoso.
01 de Julho
05 de Agosto
02 de Setembro
07 de Outubro
04 de Novembro

SERVIÇO: O programa 'Clube do Livro', coordenado pelo escritor Patriotino Aguiar, tem o objetivo de fazer a discussão literária de obras específicas. As sessões mensais ocorrem na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, com entrada franca.

Tia Lola lança livro na Academia Pernambucana de Letras

No sábado passado, dia 28 de maio, em concorrido evento na Academia Pernambucana de Letras, a jornalista Tia Lola, que, entre os anos 1967 e 1993, editou o suplemento infantil do Diário de Pernambuco, fazendo a alegria e estimulando muitas vocações de leitores e escritores, lançou o livro "O Cantinho da Titia Lola", editado pela Novo Estilo.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Lançamento de 'Maldição e fé' será no Casarão do Ribeiro

No sábado passado, dia 28 de maio, acompanhado do coordenador executivo Rogério Generoso e do produtor Adriano Marcena, o escritor Alexandre Santos se reuniu com a empresária Marta Ribeiro e contratou o aluguel do Casarão do Ribeiro, na Rua do Bonfim, no Carmo, em Olinda, para abrigar o lançamento do romance 'Maldição e fé', programado para o dia 21 de julho.

.........

Agenda

21 de julho. Lançamento do livro 'Maldição e fé', de Alexandre Santos.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

Na 3ª feira passada, dia 24 de maio, em concorrida solenidade no Lions Club, em Escada, a Academia Escadense de Letras comemorou o primeiro aniversário da entidade.

Em 03 de junho, em evento programado para às 17h00, na Igreja de São Francisco, na Praça São Francisco, no centro de João Pessoa, será aberta a exposição 'O Ascendino de Fran', que fica em cartaz até 31 de junho de 2011.

O escritor Antonio Nunes TonTon avisa que, de 20 a 28 de agosto, por ocasião do Encontro de Escritores e Ilustradores, o Hall do Paco Alfândega será palco de uma mostra de internacional de LIJ contemporânea.

Clique aqui e visite o site de Marta Tereza.

Em 18 de junho, em recital programado para às 19h00, no teatro Barreto Júnior, a escritora Bernadete Bruto lançará o livro 'Um coração que canta'.

O mundo não acabou, mas Biu Vicente lembrou muita coisa. Vale a pena ler. Basta clicar aqui.

Novo endereço do Vetor Cultural é http://vetorcultural.wordpress.com/

Ainda repercute o lançamento em 30 de abril na Ilha de Fogo, em Cabo Verde, do terceiro livro do acadêmico Samuel Gonçalves. O salão nobre da prefeitura esteve cheio.

A versão 2012 da Agenda do Poeta, tradicional publicação das Edições Novo Estilo, vai tem a 'Casa de Paulo Cavalcanti: a União pelas Letras em Pernambuco como tema. O lançamento está programado para ocorrer durante a VIII Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, no período de 24 de setembro a 2 de outubro de 2011, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail saleterb@globo.com.

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural

Jornada Cultural da UBE visita Palácio do Campo das Princesas

Na 6ª feira passada, dia 27 de maio, em passeio organizado pela escritora Fátima Almeida, o programa Jornadas Culturais da UBE fez visita ao Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, na Praça da Princesa, no centro do Recife.

Calendário das próxima Jornadas Literárias.

02/06: Rio Capibaribe (passeio 'Recife de poesias' em catamarã)
07/07: Teatro Dona Lindu

André de Senna realiza nova sessão de 'As feridas abertas da literatura'

Na 6ª feira passada, dia 27 de maio, em concorrido encontro da Casa Rosada da Rua Santana, o escritor André de Senna coordenou sessão do projeto 'Feridas abertas da literatura - a nova crítica literária' em torno da poesia de Lucila Nogueira e cida Pedrosa. Na ocasião, além de leituras poéticas de Ícaro Holanda, Maraíza Araújo falou sobre 'o sensual, o erótico e o pornô na obra As filhas de Lilith, de Cida Pedrosa, e Bruno Piffardini falou sobre 'os trinta e poucos anos de Lucila Nogueira'.

SERVIÇO: O programa 'As feridas abertas da literatura', coordenado pelo escritor André de Sena, tem o objetivo de revelar a nova produção de crítica literária e proporcionar ambiente de intercâmbio entre escritores, estudantes, professores e críticos literários que atuam em Pernambuco. As sessões mensais ocorrem na última 6ª feira de cada mês, às 19h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Rachel Carrilho reúne Quinta Temática do Amor

Na próxima 5ª feira, dia 02 de junho, em evento programado para começar às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai realizar a sessão mensal do programa 'O amor na literatura', sob a coordenação da escritora Rachel Carrilho.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Romântica' até o final do ano é o seguinte:

03 de junho
08 de julho

05 de agosto
02 de setembro

07 de outubro
04 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Romântica', coordenado pela escritora Rachel Carrilho, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura romântica e lírica. As sessões mensais ocorrem na primeira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

UBE presente em solenidade que fortalece Movimento Pró Criança

Na 6ª feira passada, dia 27 de maio, em concorrida solenidade prestigiada pelos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Celso Muniz, da Associação Comercial, e Eudes de Souza Leão Pinto, da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, no no teatro do chamado Espaço Maria Helena Marinho, na rua Vigário Tenório, no Recife Antigo, o cônsul-geral do Japão em Pernambuco fez a doação de um veículo ao Movimento Pró Criança. Na ocasião, o comendador Sebastião Barreto Campello, presidente do Movimento Pró Criança, traçou um paralelo entre as estratégias de desenvolvimento adotadas pelos países, destacando a importância dos investimentos em educação.

Sônia Carneiro Leão divulga calendário de 'A arte de narrar'

A coordenadora Sônia Carneiro Leão distribuiu o calendário do projeto 'A arte de narrar', cujas sessões ocorrerão na livraria Jaqueira. Para melhor conhecer o projeto, clique aqui.

O calendário do primeiro módulo é o seguinte:

09 de julho: a arte de narrar o cordel, com Felipe Júnior e Paulo Moura
13 de agosto: a arte de narra biografias, com Cássio Cavalcante e Antônio Neto
10 de setembro: a arte de narrar contos, com Paulo Afonso Paiva
08 de outubro: a arte de narrar romances, com Conceição Alves e Luciene Freitas
12 de novembro: a arte de narrar poemas ritmados, com Rosalia Dinelli (trova) e Paulo Camelo (sonetos e redondilhas)
10 de dezembro: a arte de narrar pesquisas históricas, com Melchíades Montenegro
14 de Janeiro: a arte de narrar haicais, com o Grupo Haicai Arrecifes

Projeto Quarta às Quatro

Paulo Dantas coordena Quarta às Quatro

Em função da viagem do escritor Geraldo Ferraz, que, no dia seguinte, proferiu palestra sobre o cangaço no seminário 'Brasil, Brasis', a 380ª sessão do programa Quarta às Quatro foi coordenada pelo cronista e contista Paulo Dantas.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Academia Brasileira de Letras discute 'Cangaço e literatura'

Na 5ª feira passada, dia 26 de maio, em concorrido evento no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson, no Castelo, no Rio de Janeiro, em sessão no âmbito do Seminário 'Brasil, Brasis' coordenado pelo acadêmico Carlos Nejar, a Academia Brasileira de Letras realizou o simpósio 'O cangaço e a literatura', que apresentou palestras de Antônio Campos, Felipe Fortuna, Geraldo Ferraz e Leandro Cardoso Fernandes.

FestLatino realiza seminário em Macau

Entre os dias 27 e 29 de setembro, com a presença do coordenador geral Humberto França, o Institucional de Macau IIT realizará Seminário do FestLatino em Macau, na China. Maiores informações podem ser obtidas através do site www.festlatino.blogspot.com.

Curtinha ........................

A programação completa dos lançamentos da revista 'Nova Águia' pode ser vista no site www.novaaguia.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Alexandre Santos reitera convite a Renato Lins

Na 4ª feira, dia 25 de maio, por ocasião de reunião da chamada Câmara VI do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Recife, o escritor Alexandre Santos reiterou convite para que o secretário municipal Renato Lins faça visita à Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE.

Toma posse nova diretoria da Academia de Letras de Taguatinga

No próximo sábado, dia 04 de junho, em evento programado para começar às 19h00, no auditório do Edifício Gonçalves Dias, na Praça do DI–CNA, na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, a Academia de Letras de Taguatinga dará posse à diretoria liderada pelo escritor Gustavo Dourado.

UBE prepara lançamento de livraria virtual

A UBE dá os passos finais para o lançamento da livraria virtual que será abrigada no site da entidade. Só os sócios quites com a tesouraria poderão colocar livros à venda na nova livraria. Além de resumo dos livros, os interessados deverão enviar a imagem digital das respectivas capas para a escritora Salete Rego Barros, que tem maiores detalhes. O endereço é saleterb@globo.com.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de maio de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE lança Quadro de Sócios Beneméritos

Com o objetivo de gerar a receita mínima necessária para sustentar o atual nível de atividades, a UBE lançou um Quadro de Sócios Beneméritos, cujos membros se comprometem com o pagamento de contribuição mensal de R$ 50,00. Os interessados podem se inscrever na sede da entidade, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife. Maiores informações pelo fone (81) 3441-7488. Clique aqui e veja a relação dos membros do Quadro de Sócios Beneméritos.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU