A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 05 de junho de 2011

Clube do Livro

Clube do Livro discute 'Noumenon'

Na 6ª feira, dia 03 de junho, em sessão coordenada pela editora Salete Rego Barros e participação dos críticos Fernando Farias, Jacqueline Torres e Meca Moreno, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o programa Clube do Livro apreciará o livro Noumenon, do poeta Rogério Generoso, que estará presente para interagir com o público sobre a obra.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Clube do Livro' até o final do ano é o seguinte:

09 de Abril: Maldição e fé, de Alexandre Santos
06 de Maio: Deus: realidade ou mito, de Valter da Rosa Borges
03 de Junho: 'Noumenon, de Rogério Generoso.
01 de Julho
05 de Agosto
02 de Setembro
07 de Outubro
04 de Novembro

SERVIÇO: O programa 'Clube do Livro', coordenado pelo escritor Patriotino Aguiar, tem o objetivo de fazer a discussão literária de obras específicas. As sessões mensais ocorrem na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, com entrada franca.

Jornada Cultural da UBE programa visita ao Teatro Dona Lindu

Em 07 de julho, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, a Jornada Cultural da UBE fará visita ao Teatro Dona Lindu, na área de entretenimento da orla de Boa viagem. Os interessados em participar da visita devem se inscrever na sede da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana, ou pelo fone número (81) 3441 7488 com a senhorita Renata Kelli.

Calendário das próxima Jornadas Literárias.

07/07: Teatro Dona Lindu

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Novo estilo começa preparativos para lançamento da Agenda do Poeta 2012

A versão 2012 da Agenda do Poeta, tradicional publicação das Edições Novo Estilo, vai tem a 'Casa de Paulo Cavalcanti: a União pelas Letras em Pernambuco como tema. O lançamento está programado para ocorrer durante a VIII Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, no período de 24 de setembro a 2 de outubro de 2011, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail saleterb@globo.com.

UBE prepara lançamento de livraria virtual

A UBE dá os passos finais para o lançamento da livraria virtual que será abrigada no site da entidade. Só os sócios quites com a tesouraria poderão colocar livros à venda na nova livraria. Além de resumo dos livros, os interessados deverão enviar a imagem digital das respectivas capas para a escritora Salete Rego Barros, que tem maiores detalhes. O endereço é saleterb@globo.com.

.........

Agenda

21 de julho. Lançamento do livro 'Maldição e fé', de Alexandre Santos.

Curtinhas................................................

Bradesco Seguro? Tô fora.

O escritor Antonio Nunes TonTon avisa que, de 20 a 28 de agosto, por ocasião do Encontro de Escritores e Ilustradores, o Hall do Paco Alfândega será palco de uma mostra de internacional de LIJ contemporânea.

Em 18 de junho, em recital programado para às 19h00, no teatro Barreto Júnior, a escritora Bernadete Bruto lançará o livro 'Um coração que canta'.

Novo endereço do Vetor Cultural é http://vetorcultural.wordpress.com/

Na 4ª feira, dia 01 de junho, o presidente Múcio Aguiar Neto distribuiu a edição mais recente do Jornal da Associação da Imprensa de Pernambuco - AIP.

Até 31 de julho, o Centro de Ação Literária de Campos do Jordão estará recebendo inscrições para o Prêmio Letras Nordestinas de Literatura – Medalha Luiz Gonzaga nas categorias Ensaio, Artigo ou Resenha. Os trabalhos devem ser remetidos para a Rua Oscar da Matta, 685 – Floriano Pinheiro, Campos do Jordão, SP. Outras informações pelo e-mail benilsontoniolo@bol.com.br.

Ainda repercute o lançamento do CD 'Meu Canto', do poeta, cantor e compositor Eli Vieira, ocorrido na Casa da Rabeca.

No domingo passado, dia 29 de maio de 2011, precisamente às 08h54, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'Chove lá fora'. Para ler, visite o endereço eletrônico http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

Ainda repercute a palestra pronunciada por Geraldo Ferraz na Academia Brasileira de Letras no âmbito do seminário 'Brasil, Brasis' sobre a temática Cangaço e Literatura.

Na 4ª feira passada, dia 01 de junho, nas primeiras horas da madrugada, como faz regularmente, o poeta Paulo Camelo distribuiu o Boletim da Sobrames-PE. Clique aqui e veja o documento na íntegra.

A coordenador Sônia Carneiro Leão programou o início do programa 'A arte de narrar' para o dia 09 de julho. 'A Arte de Narrar', novo programa da UBE, acontecer mensalmente no auditório da Livraria Jaqueira, na rua do Futuro.

Em 27 de junho, o programa 'A cultura em Pernambuco' vai homenagear a escritora Zuyla Cartaxo.

Os escritores interessados em participar da 'IX Antologia da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda' devem encaminhar os trabalhos na próxima reunião da entidade, programada para o dia dia 19 de junho, no Instituto Histórico de Olinda, através da poetisa Madalena Castro, durante a Reunião da Sociedade.

Na 5ª feira passada, dia 02 de junho, em apresentação no Café Lapa, no Rio de Janeiro, Charles Teony e Andrea Amorim apresentaram shows repletos de novidades e inovações musicais.

Na 5ª feira passada, dia 02 de junho, por ocasião da reunião semanal do Rotary Clube Frei Caneca, no restaurante do Círculo Militar do Recife, a professora Sirinéa do Amaral proferiu palestra sobre as Manifestações Folclóricas de Pernambuco.

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural

Luciana Santos apresenta Frente Parlamentar em defesa da cultura

Na 2ª feira passada, dia 30 de maio, em concorrido encontro na Câmara Municipal do Recife, a deputada federal Luciana Santos apresentou a Frente Parlamentar pela Cultura.

Quinta temática do humor apresenta o Mosaico Musical cantado por Luiz Gonzaga

Na próxima 5ª feira, dia 09 de junho, em evento coordenado pela escritora Si Cabral às 17h30, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai realizar mais uma sessão da Quinta Temática sobre o humor na literatura. O encontro vai focar a poesia matuta, causos e piadas juninas, destacando o Mosaico Musical cantado por Luiz Gonzaga.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Cômica' até o final do ano é o seguinte:

08 de Julho

12 de agosto
09 de setembro

14 de outubro
11 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Cômica', coordenado pela acadêmica Si Cabral, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura cômica. As sessões mensais ocorrem na segunda 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Sarau Plural recebe José Paulo Cavalcanti Filho

Na 3ª feira passada, dia 31 de maio, em concorrido evento na Galeria Plural, na Rua da Moeda, no Recife Antigo, o Sarau Plural recebeu o acadêmico José Paulo Cavalcanti Filho, que falou sobre o festejado livro "Fernando Pessoa: uma quase biografia'.

Voz do Planalto homenageia Alexandre Santos

Na próxima 6ª feira, dia 10 de junho, em festa programada para às 19h30, no Clube de Campo Planalto, em Carpina, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, será agraciado com o 'Prêmio Voz do Planalto', instituído pelo jornal Voz do Planalto, dirigido pelo jornalista Ramos Silva.

Gianna Carvalheira abre exposição no Chocolat des Arts

Na próxima 3ª feira, dia 07 de junho, em evento programado para começar às 18h00, Gianna Carvalheira estará na Chocolat des Arts para a abertura da vernissage de fotografias do Auroras Orientais. A exposição se estende até 30 de junho.

Recital no Mercado da Madalena

No próximo sábado, dia 11 de junho, em evento programado para às 13h00, no Mercado da Madalena, após cantoria de Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira, Marcos Passos, Greg e Miguel Marinho apresentarão recital.

Fran abre exposição em João Pessoa

Na 6ª feira passada, dia 03 de junho, em concorrido na Igreja de São Francisco, na Praça São Francisco, no centro de João Pessoa, foi aberta a exposição 'O Ascendino de Fran', que fica em cartaz até 31 de junho de 2011.

Gustavo Dourado assume presidência da Academia de Letras de Taguatinga

No sábado passado, dia 04 de junho, em concorrido evento no auditório do Edifício Gonçalves Dias, na Praça do DI–CNA, na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, a Academia de Letras de Taguatinga deu posse à diretoria liderada pelo escritor Gustavo Dourado.

Projeto Quarta às Quatro

Um grito pelo Capibaribe será lançado em outubro

A antologia 'Um grito pelo Capibaribe', organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros, será lançado durante a VIII Bienal Internacional do Livro Pernambucano, programada para o período de 24 de setembro a 02 de outubro de 2011, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

BEA promove leituras da dramaturgia brasileira

Na 6ª feira passada, dia 03 de junho, em concorrido evento na sede da entidade, em 240 East 52nd Street, em New York, a Brazilian Endowment for the Arts (BEA) inaugurou ciclo de leituras da dramaturgia brasileira com apresentação de 'A Serpente', de Nelson Rodrigues, com palestra ministrada pelo diretor Reinaldo Cotia Braga e pelo produtor e dramaturgo Alex Ladd.

Curtinhas ........................

Em 18 de junho, em encontro programado para às 16h00, na Sociedade de Língua Portuguesa, em Lisboa, na Rua Mouzinho da Silveira (junto ao Marquês de Pombal), em evento no âmbito das comemorações dos 15 anos da Comunidade dos Países de Língua Porguesa (CPLP), o Movimento Internacional Lusófono (MIL) vai debater a Cooperação Lusófona no Ensino. Na ocasião, serão recolhidos livros para doação ao Timor Leste através da Associação de Apoio da Diocese de Baucau.

O IAGO convida para uma pequena mostra das obras de Leonora Carrington mantidas por José F.Gómez.

No sábado passado, em concorrido evento na Biblioteca Municipal de Cascais, foi lançada a revista 'Nova Águia'. Para conhecer a lista completa dos lançamentos, visite o endereço eletrônico www.novaaguia.blogspot.com.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

Joaquim Osterne distribui Informativo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba

Na 3ª feira passada, dia 31 de maio, o presidente Joaquim Osterne distribuiu o mais recente boletim informativo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de junho de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE altera Quadro de Sócios Beneméritos

Acolhendo relatório da Comissão Permanente de Administração da entidade, a diretoria financeira da UBE alterou o Quadro de Beneméritos. Foram excluídos os sócios Antonio Filho Neto, Cristiano Geronimo, Djanira Silva, Gustavo Henrique, Luiz de Souza Leão (por falecimento) e Maria Aparecida. Ao mesmo tempo, admitiu os sócios Zelia Monte, Walter da Rosa Borges, Ronaldo Dantas Lins, Tarcisio Rodrigues, Silvio Wanderley Mascarenhas e Ivan de Oliveira Melo.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU