A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 26 de junho de 2011

A Cultura e a Arte em Pernambuco

UBE homenageia Zuila Cartaxo

Na próxima 2ª feira, dia 27 de junho, em evento programado para às 19h00 no auditório da livraria Cultura, no Paço Alfândega, a UBE vai homenagear a escritora Zuila Cartaxo no âmbito do programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco'. Na ocasião, após a apresentação do programa pelo coordenador Cássio Cavalcante e palavras iniciais do presidente Alexandre Santos, a homenageada será saudada pelas escritoras Luciene Freitas, Mariah Santos Suindara, Telma Brilhante e Si Cabral. O evento será encerrado com o pronunciamento da escritora Zuyla Cartaxo.

Calendário anual. O calendário do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco' até o final do ano é o seguinte:

Junho, dia 27: Zuyla Cartaxo
Julho, dia 25: Odile Cantinho
Agosto, dia 29: Gentil Porto
Setembro, dia 26: Verônica Nery
Outubro, dia 31: Esther Camurça
Novembro, dia 28: Claudia Cordeiro

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

UBE pede apoio de Fernando Duarte para realizar Encontro Literário da Mata Sul

Na 4ª feira passada, dia 22 de junho, o presidente Alexandre Santos formalizou junto ao secretário estadual de cultura Fernando Duarte solicitação de apoio para a realização do Encontro Literário da Mata Sul, que, em parceria com a Panamericana Nordestal, a UBE vai realizar na cidade de Palmares, entre os dias 15 e 18 de setembro, com a participação de escritores, editores, professores, jornalistas, estudantes e produtores culturais da região da Mata Sul do Estado de Pernambuco.

Alexandre Santos e Juareiz Correya viajam à Palmares e Quipapá para apresentar projeto do Encontro Literário

Na próxima 2ª feira, dia 27 de junho, em companhia do poeta Juareiz Correya, o escritor Alexandre Santos viajará à Palmares, onde se reunirá com a secretário municipal de educação Flávio Miranda para tratar da realização do Encontro Regional da Mata Sul, cuja realização está programada para o período entre os dias 15 e 18 de setembro.

Antonio Campos lança 'Construtor de sonhos

Na próxima 6ª feira, dia 1º de julho, em evento que comemora o aniversário do autor no Red Lounge, na Avenida 17 de Agosto, no Monteiro, o acadêmico Antônio Campos lançará o livro 'Construtor de sonhos'.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Núcleo de Estudos do Cangaço realizam encontro na Casa Rosada

Na 3ª feira passada, dia 21 de junho, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE promoveu reunião do Núcleo de Estudos do Cangaço.

Calendário anual. O calendário de atividades do Núcleo de Estudos do Cangaço até o final do ano é o seguinte:

19 de julho
16 de agosto
20 de setembro
18 de outubro
22 de novembro

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

Felipe Jr. e Paulo Moura na estréia de 'A arte de narrar'

O programa 'A Arte de Narrar', coordenado por Sonia Carneiro Leão, vai estrear às 11h00, da próximo dia 09 de julho, segundo sábado do mês, na livraria Jaqueira, com a participação de Felipe Jr. e Paulo Moura, que vão falar sobre a arte de narrar em cordel.

O calendário do primeiro módulo é o seguinte:

09 de julho: a arte de narrar o cordel, com Felipe Júnior e Paulo Moura
13 de agosto: a arte de narra biografias, com Cássio Cavalcante e Antônio Neto
10 de setembro: a arte de narrar contos, com Paulo Afonso Paiva
08 de outubro: a arte de narrar romances, com Conceição Alves e Luciene Freitas
12 de novembro: a arte de narrar poemas ritmados, com Rosalia Dinelli (trova) e Paulo Camelo (sonetos e redondilhas)
10 de dezembro: a arte de narrar pesquisas históricas, com Melchíades Montenegro

.........

Agenda

01 de julho. Lançamento do livro 'Construtor de sonhos', de Antonio Campos, no Red Lounge.

21 de julho. Lançamento do livro 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, no Casarão do Ribeiro, na Rua do Bonfim, em frente à FOCCA, em Olinda.

15 a 18 de setembro. Encontro Literário da Mata Sul, em Palmares.

Curtinhas................................................

A jornalista Mariana Oliveira assumiu a coordenação de divulgação do lançamento do romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, cujo lançamento está programado para o dia 21 de julho, no Casarão do Ribeiro', em frente à FOCCA, no Carmo, em Olinda.

Na próxima 6ª feira, dia 01 de julho, o escritor Patrotino Pontes coordenará mais uma sessão do Clube do Livro, na Casa Rosada da Rua Santana.

O poeta Lara postou nova crônica no blog 'Egos e gogas'. O endereço é egosegogas.blogspot.com.

A programação do Café em Pasárgada pode ser conferida no endereço eletrônico http://www.espaco-pasargada.blogspot.com.

Quer ler um bom conto? Visite o Recanto da letras. Que tal este?

Com menos de 100 dias no ar, o blog de Tonton superou a marca dos 4.000 acessos. O endereço é http://lij-pe.blogspot.com/.

Para visitar o blog do Carlito, que oferece garantia de boa diversão, clique aqui.

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque e Luiz Otavio estão dando os últimos retoques em 'Águas claras', um livro sobre a linhagem dos Petribú. O trabalho privilegia o ponto de vista histórico/genealógico com analise histórica e econômica dos 500 anos do açúcar em Pernambucano.

Na próxima 5ª feira, dia 30 de junho, às 19h00, na Casa das Rosas, em evento que tem curadoria de José Geraldo Neres e conta com o apoio da secretaria de cultura do Estado de São Paulo e da editora Escrituras, a 'Quinta Poética' vai realizar a 38ª edição, com a participação especial dos poetas Bárbara Lia, Gracco Oliveira e Maiara Gouveia e, ainda, de Sansakroma - Julio e Débora D'Zambê, que falarão sobre contos e mitos africanos.

A professora Maria Regina informa que o prefácio de 'Os Retirantes', primeiro livro publicado por Alexandre Santos, já pode ser lido no site do imortal Pinto Ferreira. O endereço é www.luizpintoferreira.com.

Na 5ª feira passada, dia 23 de junho, Marcos Passos esteve em Recital Poético-Musical no Mercado Público da Boa Vista.

Se deseja conversações e intercâmbios juninos, visite o site de Patrícia Tenório. O endereço é www.patriciatenorio.com.br.

O blog de Ney Anderson está com novidades. O endereço é http://angustiacriadora.blogspot.com.

Embora ainda não tenha sido comunicado oficialmente, o Conselho Municipal de Cultura de Manaus garantiu a Pedro Rodrigues, do Vetor Cultural, que o prazo para inscrições de trabalhos para o Concurso Literário Cidade de Manaus foi prorrogado por mais vinte dias. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail cultura@pmm.am.gov.br

Agora com 12 páginas, está no ar a edição de julho de 'O sarau'. Para ler, clique aqui.

Tem novidade no blog de Daniela Pessoa. O endereço é www.organicarecife.blogspot.com.

As inscrições para a versão 2011 do Prêmio Literário Livraria Asabeça podem ser feitas até 30 de novembro. Outras informações podem ser obtidas junto a Scortecci Editora.

'Ou não' é o novo texto postado por Marcelo Sguassábia. Para ler, basta clicar aqui.

Na 2ª feira passada, dia 20 de junho, precisamente às 08h03, Geraldo Pereira atualizou seu blog com a crônica 'O Violão de Cremilda'. Para ler, clique aqui.

Bradesco Seguro? Tô fora.

Novo endereço do Vetor Cultural é http://vetorcultural.wordpress.com/

A Brastemp vem decepcionando escritores. Vale a pena assistir a denúncia.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural

CEPE lança coletânea de Amaro Quintas na Academia Pernambucana de Letras

Na 3ª feira passada, dia 21 de junho, em concorrido evento associado aos festejos comemorativos do centenário de Amaro Quintas, na Academia Pernambucana de Letras, a Companhia Editora de Pernambuco lançou coletânea com os livros 'O Sentido Social da Revolução Praieira', 'A Revolução de 1817' e o 'O Padre Lopes Gama: um analista político do século passado'. Na ocasião, além de palestra da historiadora Socorro Ferraz, da Universidade Federal de Pernambuco e comentários do jornalista Ivanildo Sampaio, editor do Jornal do Commércio, a cerimônia contou com show do Quarteto Vicente Fitipaldi, do Conservatório Pernambucano de Música, e depoimento da acadêmica Fátima Quintas.

Rogério Generoso representa a UBE junto a Bienal do Livro em Pernambuco

Na 3ª feira passada, dia 21 de junho, em encontro com o produtor cultural Homero Fonseca no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o presidente Alexandre Santos formalizou a indicação do poeta Rogério Generoso para representar a UBE junto a organização da versão 2011 da Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, que vai ocorrer entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro.

UBE inscreve escritores para a Bienal

Em correspondência aos sócios da UBE, o poeta Rogério Generoso, coordenador da chamada 'Plataforma de lançamentos' da versão 2011 da Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, solicitou que os interessados em participar do programa enviem os dados dos livros - título, autor, ano da edição, gênero, preço de capa e telefone para contatos - até a próxima 4ª feira, dia 29 de junho.

Allan Sales inicia temporada no Pátio de São Pedro

Em 06 de julho, acompanhado pelo músico Fernando do Bandolim, o multi-artista Allan Sales dará início a nova temporada com a apresentação de Recital Poético Musical Eclético nos bares Bangüê e Aroeira, no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife.

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque profere palestra no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

Em 03 de agosto, a escritora Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque, autora de 'Jean Maurice de Nassau. Prince et corsaire' e 'Olhos Negros', vai proferir palestra na Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas (CEPHAS) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de janeiro, sobre Natividade Saldanha, o poeta das revoluções pernambucanas.

Biagio Pecorelli coordena oficina no SESC Santa Rita

Entre 28 de junho e 01 de julho, o poeta e ator Biagio Pecorelli coordenará a oficina “Poesia e intervenção urbana: estendendo corpoemas na cidade” promovida pelo Laboratório de Autoria Ascenso Ferreira do SESC Santa-Rita. Os prazos de inscrição estão encerrando. Outras informações pelo e-mail poesiaeperformance@hotmail.com.

Centro da Moda apóia Vozes da Casa Rosada

Na 4ª feira passada, dia 22 de junho, em solenidade por ocasião da sessão semanal do programa 'Quarta às Quatro', o presidente Alexandre Santos e o benemérito Antônio Martins firmaram Termo de Apoio Cultural através do qual, durante seis meses, o Centro da Moda prestará apoio ao Vocal Vozes da Casa Rosada, coral da UBE.

Projeto Quarta às Quatro

Geraldo Ferraz lembra iminência da 400ª sessão do programa Quarta às Quatro'

Na 4ª feira passada, dia 22 de junho, por ocasião da 383ª sessão do programa Quartas às Quartas, a Casa Rosada da Rua Santana recebeu a visita de 33 escritores, incluindo Sônia Siqueira e Maria Auxiliadora Paschoal. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz lembrou que falta apenas 17 encontros para o programa atingir a 400ª sessão, um feito que merecerá grandes comemorações.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Nova Águia lançada em Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora

Na 6ª feira passada, dia 24 de junho, em concorrido evento na Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana, a revista 'Nova Águia' foi lançada no âmbito do 'IV Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora', cujo programa pode ser verificado aqui. A lista completa dos lançamentos pode se acompanhada no endereço eletrônico www.novaaguia.blogspot.com

Curtinhas ........................

Em 09 de julho, a voz e a guitarra de Heitor de Pedra Azul animarão mais um concerto da série 'Les chemins du Sertão', em Mix Cité Café, na rue de la Cité, em Troyes, na França.

O Coordenador-geral do FestLatino, Humberto França, iniciou negociações para realizar seminário do movimento no Centro Universitário Jorge Amado, em Salvador, na Bahia.

O Movimento Internacional Lusófono (MIL) começou a publicar no Twitter o texto integral da  'Mensagem', de Fernando Pessoa. O endereço é http://twitter.com/#!/MovIntLusofono. Para melhor conhecer o MIL, clique aqui.

Para leitores sem tempo a perder, Letras Uruguai oferece muita coisa boa no Espaço Latino. Para visitar, basta clicar aqui.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Raízes, de Alexandre Santos

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

Deus está cansado, de Everaldo Moreira Veras

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de março.

CineClube da UBE apresenta 'Balzac e a costureirinha chinesa'

Na próxima 4ª feira, dia 29 de junho, em sessão programada para às 19h00 na Casa Rosada da Rua Santana, o CineClube da UBE vai apresentar o festejado filme 'Balzac e a costureirinha chinesa'.

SERVIÇO: O CineClube da UBE', coordenado pelo cineasta Osman Godoy, cria um espaço dedicado exclusivamente a apreciação e discussão do cinema de arte no âmbito da UBE. As sessões mensais ocorrem na terceira 4ª feira de cada mês, às 19h30, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife. Entradas gratuitas.

Escritores singram Rio Capibaribe

Na 2ª feira passada, dia 20 de junho, em périplo no âmbito do programa 'Jornadas culturais' da UBE, grupo de escritores singrou as águas do rio Capibaribe, atestando a poluição denunciada em verso e prosa na antologia 'Um grito pelo Capibaribe' e, em compensação, observando as belezas do Recife a partir de ponto de visada especial.

Entra no ar o site da livraria digital da UBE

Ainda em fase experimental, o site da Livraria da UBE entrou no ar com dados sobre os livros em comercialização pelo sistema digital. Vale a pena visitar e, se for o caso, fazer compras. O endereço é www.livrariaube-pe.com.br. Os sócios interessados em participar da livraria devem procurar a secretaria da UBE pelo fone (81) 3441 7488. Salete Rego Barros adianta que os sócios beneméritos tem um grande desconto.

Alexandre Santos no 'Encontro com a poesia'

Na próxima 4ª feira, dia 29 de junho, em evento programado para às 10h00, na sede do Sindfisco-PE, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, falará sobre seu processo de criação no programa literário 'Encontro com a poesia', coordenado pela poeta Selma Ratis.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de junho de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

Clique aqui e conheça o catálogo da Editora Babecco.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

UBE altera Quadro de Sócios Beneméritos

Acolhendo relatório da Comissão Permanente de Administração da entidade, a diretoria financeira da UBE alterou o Quadro de Beneméritos. Foram excluídos os sócios Antonio Filho Neto, Cristiano Geronimo, Djanira Silva, Gustavo Henrique, Luiz de Souza Leão (por falecimento) e Maria Aparecida. Ao mesmo tempo, admitiu os sócios Zelia Monte, Walter da Rosa Borges, Ronaldo Dantas Lins, Tarcisio Rodrigues, Silvio Wanderley Mascarenhas e Ivan de Oliveira Melo.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU