A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores - secção de Pernambuco

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 14 de agosto de 2011

Festa Literária Internacional de Pernambuco

UBE e Fliporto assinam termo de cooperação para definir funcionamento da 'Casa da UBE'

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em solenidade na Casa Rosada da Rua Santana, o presidente Alexandre Santos e o produtor cultural Eduardo Côrtes assinaram contrato que estabelece os termos de funcionamento da 'Casa da UBE' na programação da edição 2011 da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), programada para ocorrer no período entre os dias 11 e 15 de novembro, no Sítio d'El Rey, no Carmo, em Olinda. Este ano, a 'Casa da UBE', que terá a coordenação geral do poeta Rogério Generoso, apresentará grandes atrações, incluindo homenagens a Mauro Mota em palestra pelo acadêmico Marcus Accioly, Amaro Quintas em palestra pela acadêmica Fátima Quintas e Gilberto Freyre em palestra de Sônia Freyre. A UBE divulgará a programação da Casa da UBE nos próximos dias.

UBE realiza Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na 4ª feira passada, dia 10 de agosto, em encontro no Paço Alfândega, no Recife Antigo, os escritores Alexandre Santos e Rogério Generoso se reuniram com o produtor Wellington de Melo para acertar detalhes do Congresso Brasileiro de Escritores que a UBE realizará em 28 de setembro, em programação associada à Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, no auditório Brum, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

UBE detalha programação do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco

Na 2ª feira passada, dia 08 de agosto, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, os escritores Alexandre Santos, Melchíades Montenegro e Rogério Generoso discutiram a realização do IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, programado para o dia 28 de setembro, no auditório Brum, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Quatro dias mais tarde, com o reforço das escritoras Salete Rego Barros e Jair Martins, o grupo discutiu a programação e constituiu a comissão organizadora, que terá presidência do escritor Alexandre Santos, coordenação geral do escritor Melchíades Montenegro e coordenação executiva do escritor Rogério Generoso. 

Corujão da Poesia no bar Cariocando

A partir da próxima 3ª feira, dia 16 de agosto, em função da reforma no bar Conversa Fiada de Ipanema, o Corujão da Poesia vai se reunir das 20h00 às 3h da madrugada, no bar Cariocando, na Rua Silveira Martins, em frente ao Museu da República

Academia Palmeirense de Letras festeja 11º aniversário

No próximo sábado, dia 20 de agosto, dia em que festeja a emancipação política de Palmeira dos Índios, em festa cultural programada para as 19h30, nos salões da AABB da cidade, a Academia Palmeirense de Letras comemorará o 11º aniversário da entidade. A presidente Isvânia Marques convida para uma visita no site www.apalca.com.br.

Livraria Athenas encerra atividades

Nota triste. Depois de 20 anos de muito esforço, José Arteiro Muniz foi forçado a encerrar as atividades da Livraria Athenas. "Apesar de amar os livros, preciso sobreviver e manter uma livraria está cada vez mais difícil... nos acabamos nos bancos particulares, pois os públicos mesmo com garantias eles não concedem crédito", afirmou José Arteiro Muniz.

'Paleta Poética', de Melchíades Montenegro, será lançado na Casa Rosada da Rua Santana

Em 02 de setembro, em solenidade na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o acadêmico Melchíades Montenegro Filho vai lançar 'Paleta Poética', CD com 12 poemas do autor musicados por Kayto.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

.........

Agenda

28 de setembro. IV Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Curtinhas................................................


Maldição é fé, romance escrito por Alexandre Santos

Em 29 de agosto, em sessão programada para começar às 17h00 no auditório da livraria Poty, na rua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, estreando a nova fase do programa 'Repensar a Literatura', o professor Bezerra de Lemos vai comandar discussão sobre o romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos.

Em 26 de agosto, em show a partir das 21h00, no Teatro Bar Mamulengo, na Praça do Arsenal, no Recife Antigo, que conta com a participação do violonista Ricardo Cardoso, Tito Lívio apresentará músicas dos CDs 'A Fala' e 'Feito Pra Tocar NO Rádio'.

Clique aqui e leia o discurso de posse do sócio correspondente José Almino Alencar no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Sob o heterônimo de Luizinho Gico, o poeta Lara divulgou a nove 'Betinha Suicídio'.

Entre 15 e 30 de agosto estarão abertas as inscrições para a Edição 2011 do Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados. Os trabalhos devem ser entregues no balcão de atendimento da biblioteca, na Rua Jacira, em Afogados, no Recife.

A programação do Burburinho pode ser verificada no blog http://barburburinho.blogspot.com.

A partir do dia 25 de agosto, o 'Casarão Peleja' dará início a um programa comemorativo do primeiro ano de atividades com programação intensa, incluindo a estréia do espetáculo 'Cordões', mostra de repertório, oficinas, festa e forró.

Com a presença do poeta Lara, o Sábado Cultural, na Praça da Várzea, aconteceu em 13 de agosto com muita música, poesia e feijoada.

Desde o sábado passado, dia 13 de agosto, em apresentações às 20h00, no Bar Kibe Lanches, na Avenida Herculano Bandeira, nas proximidades do teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, na zona sul do Recife, o Espaço Cultural João Teimoso e a Agência de Talentos de Pernambuco estão de volta à cena pernambucana com o 'Sarau das Artes', que integra o projeto Guerrilha Cultural.

Em homenagem ao Dia dos Pais, Jaime Barboza, também conhecido como Jotabe, postou texto homenagem no Recanto das Letras. Para ler, basta clicar aqui.

O Movimento de Teatro de Rua de São Paulo divulgou o edital da edição 2011 da Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, programada para o período entre os dias 18 a 27 de novembro de 2011, na cidade de São Paulo.

Vale a pena visitar a nova edição da Revista Eutomia. O endereço é http://bit.ly/onW0rH.

O endereço do blog da rede de livrarias expressas 'Cultura da Terra' é http://blogculturadaterra.blogspot.com/.

Para visitar o site da Fundação Pierre Chalita basta clicar em http://www.fundacaopierrechalita.com.br/.

Entre 15 e 30 de agosto estarão abertas as inscrições para a Edição 2011 do Concurso de Poesia da Biblioteca Popular de Afogados. Os trabalhos devem ser entregues no balcão de atendimento da biblioteca, na Rua Jacira, em Afogados, no Recife.

Tem novidade sobre o Encontro Literário da Mata Sul. Vale a pena conferir no endereço http://blig.ig.com.br/matasul.

A UBE programa uma solenidade para inaugurar a livraria virtual da entidade, que, em fase experimental, já está atendendo através do site http://www.livrariaube-pe.com.br/

Bradesco Seguro? Tô fora.

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Luiz Carlos Monteiro; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Clovis Cabral; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Clovis Cabral, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima

Encontro de Literatura Infanto-Juvenil na FAFIRE

Nos próximos dias 19 e 20 de agosto, em encontro programado para o auditório da FAFIRE, na Av. Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, a UBE e o LIJ-PE realizarão Encontro de Literatura Infanto Juvenil. A palestra de abertura sobre os novos cenários da literatura infantil e juvenil em Pernambuco será proferida pelo coordenador do evento, o escritor Antonio Nunes. Outras informações podem ser obtidas através do site http://lij-pe.blogspot.com/.

Antônio Campos recebe comenda José Mariano

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em concorrido evento, no plenário da Câmara Municipal do Recife, o acadêmico Antônio Campos, presidente do Instituto Maximiano Campos e Curador da Fliporto, foi agraciado com a Medalha José Mariano.

Fátima Quintas profere palestra sobre 'Assombrações e coisas do além'

Em 25 de agosto, em encontro no âmbito da 'Quinta Fantástica' programado para às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, a acadêmica Fátima Quintas vai proferir palestra sobre o tema 'Assombrações e coisas do além'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Quinta Fantástica' até o final do ano é o seguinte:

25 de agosto
15 de setembro

20 de outubro
17 de novembro

SERVIÇO: O programa 'Quinta Fantástica', coordenado pela escritora Salete Rego Barros e co-coordenado pela escritora Rosa Bezerra, cria um espaço dedicado especialmente para a literatura do sobrenatural. As sessões mensais ocorrem na terceira 5ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

Marcada inauguração do Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo

Em 25 de agosto, em evento programado para às 19h00, na sede da entidade na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, o Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo vai apresentar a Tris Exposição com obras dos artistas plásticos Cyane Pacheco, Fernando Duarte e Raul Córdula.

Cordel na UBE homenageia Fátima Almeida

Na 6ª feira passada, dia 12 de agosto, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE homenageou a escritora Fátima Almeida no âmbito do programa 'Cordel na UBE'.

Calendário anual. O calendário do projeto 'Cordel na UBE' até o final do ano é o seguinte:

09 de setembro
14 de outubro
11 de novembro
09 de dezembro

SERVIÇO: O programa 'Cordel na UBE', coordenado pelo poeta Altair Leal, cria um espaço dedicado exclusivamente a literatura de cordel. As sessões mensais ocorrem na segunda 6ª feira de cada mês, às 17h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE-PE, na Rua de Santana, 202, em Casa Forte, no Recife.

UBE convida Marcus Accioly para proferir palestra magna do Congresso Brasileiro de Escritores

Na 4ª feira, dia 10 de agosto, em encontro no Paço Alfândega, no Recife Antigo, o escritor Alexandre Santos convidou o poeta Marcus Accioly, presidente do Conselho Estadual de Cultura para participar da Mesa e proferir Palestra Magna por ocasião da abertura do Congresso Brasileiro de Escritores, no dia 28 de setembro, no auditório Brum, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Comissão adia Encontro Literário da Mata Sul para o mês de outubro

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, a comissão organizadora do Encontro Literário da Mata Sul decidiu adiar para o mês de outubro a realização do evento. O Encontro Literário da Mata Sul será realizado em Palmares, com o apoio da prefeitura municipal e secretaria estadual de cultura. O noticiário detalhado sobre o Encontro Literário da Mata Sul pode ser acompanhado no endereço http://blig.ig.com.br/matasul.

UBE convida Programa Bairro Escola para apresentação na Plataforma de Lançamentos da Bienal

A UBE convidou o Programa Bairro Escola, da rede de Ensino do Recife, para se apresentar na Plataforma de Lançamentos no âmbito da VIII Bienal internacional do livro de Pernambuco. A apresentação ocorrerá em 25 de setembro de 2011, às 20h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Arte de Narrar Biografias movimenta livraria Jaqueira

No sábado passado, dia 13 de agosto, em concorrido evento que contou com a presença da diretoria da Sociedade Psicanalítica do Recife no auditório da livraria Jaqueira, Sônia Carneiro Leão e Melchíades Montenegro receberam os escritores Antônio Neto, biógrafo de Solidônio Leite, Cássio Cavalcante,biógrafo de Nara Leão, e Leony Muniz , biógrafa de José Menezes, no âmbito do programa 'A arte de narrar, falaram sobre a arte de narrar Biografias.

Calendário:

Dia 10 de setembro - Narrando Poemas - Sonetos e Trovas com Rosa Lia Dinelli e Paulo Camelo
Dia 8 de outubro – Narrando Romance com Conceição Alves de Lima e Luciene Freitas
Dia 12 de novembro – Narrando Contos com Paulo Afonso Paiva
Dia 10 de Dezembro – Narrando Pesquisas Históricas com Melchíades Montenegro e Ana Maria César

Serviço

Sob a coordenação de Sonia Carneiro Leão e Melchíades Montenegro, o programa 'A arte de narrar', cujo propósito é criar ambiência para a discussão dos diversos gêneros literários, ocorre mensalmente no auditório da Livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, nas Graças, sempre às 11h00, do segundo sábado de cada mês. A entrada é gratuita.

Projeto Quarta às Quatro

UBE realiza 290ª sessão do programa Quarta às Quatro'

Na 4ª feira passada, dia 10 de agosto, com a presença de 22 escritores, a UBE realizou a 390ª do programa Quarta às Quatro. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz lembrou que resta, apenas, 10 reuniões para o programa atingir a 400ª edição.

'O grito do Capibaribe' será lançado na Bienal

A antologia ‘O Grito do Capibaribe’, organizado por Salete do Rego Barros e Geraldo Ferraz será lançado na Bienal Internacional do Livro em Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Lisa Bakewell lança 'Madre' em Oaxaca

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em concorrido evento na sede do Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca, em Macedonio Alcalá, Liza Bakewell lançou o livro 'Madre'.

CURTINHAS

O VII Encontro Internacional de Poesía 'Tras las Huellas del Poeta', organizado pelo Movimiento Poetas del Mundo, acontecerá entre 18 e 30 de ouubro em Santiago, no Chile,

A programação de lançamentos da revista Nova Águia pode ser verificada em http://novaaguia.blogspot.com/

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em encontro na sede da entidade, em Juárez, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca y la Fonoteca Eduardo Mata deu continuidade ao programa de Video conciertos Didácticos com a presença do maestro Sergio Espíndola

A Revista Cultural de Nuestra América 'Archipiélago', publicada no México sob a coordenação geral do acadêmico Carlos VéjarPérez-Rubio, vem progressivamente conquistando o público brasileiro.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Construtor de sonhos, de Antonio Campos

Fernando Pessoa: uma quase autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho

Pela preservação do humano, de Nelson Saldanha

O vendedor de livros, de Rostand Paraíso

Noumenon, de Rogério Generoso

A saga do açúcar, de Fátima Quintas

O atestado da donzela 2, de José Nivaldo Júnior

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

A imagem de pedra, de Lucilo Varejão Filho

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de julho.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Pinto Ferreira e Lourival Vilanova recebem homenagem da UFPE

Na 5ª feira passada, dia 11 de agosto, em concorrido evento comemorativo ao transcurso do 'Dia dos Cursos Jurídicos', no Espaço Cátedra da Faculdade de Direito do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco prestou homenagem aos eternos professores catedráticos Luiz Pinto Ferreira e Lourival Vilanova.

UBE criará conselho de articulação nacional

Considerando a necessidade de re-estruturação do modelo de organização dos escritores brasileiros, a UBE vai criar um conselho de articulação nacional com a participação de representantes de todos os Estados brasileiros.

UBE convida Waldênio Porto para proferir palestra na 'Casa da UBE'

Na 3ª feira passada, dia 09 de agosto, o escritor Alexandre Santos convidou o acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, para proferir  palestra em mesa relacionada a Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste na 'Casa da UBE', por ocasião da Fliporto 2011, programada para o período entre os dias 11 e 15 de novembro, no Carmo, em Olinda.  

Marco Polo na Poty Livros

Na 3ª feira passada, dia 10 de agosto, em encontro no âmbito do 'Exercício de Admiração', no auditório Manuel Correia de Andrade, na Poty Livros, na Rua do Riachuelo, na Boa Vista, na área central do Recife, Pedro Américo e Marcelo Mário Melo receberam o escritor Marco Pólo.

Baile 'anos dourados' será animado pela orquestra Super Oara

Em 20 de outubro, em encontro animado pela orquestra Super Oara, programado para começar às 19h00, a UBE realizará o baile 'Anos Dourados' no salão nobre do Clube Internacional do Recife, no bairro de Benfica. 

Repercute artigo do presidente da UBE sobre crise econômica mundial

Na 2ª feira, dia 09 de agosto, o jornal Diário de Pernambuco publicou o artigo 'O gigante de joelhos', do escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, sobre a mais recente crise econômica provocada pela crise dos papéis norte-americanos. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Olinda discute utilização de espaços públicos

Na próxima 2ª feira, dia 15 de agosto, acolhendo iniciativa dos vereadores Marcelo Santa Cruz, Jorge Prestamista e Enildo Arantes, em encontro programado para às 09h00, no plenário da casa, a Câmara Municipal de Olinda vai realizar audiência pública sobre a utilização dos espaços públicos culturais e do Horto d'El Rey.

'Terra da gente' festeja 15º aniversário

Em 21 de agosto, a partir das 12h00, no Angel Recepções, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, com show da banda Forrozão Kartuxo e presença da Miss Pernambuco Leidyane Vasconcelos e dançarinos da banda Mastruz com Leite, o Jornal da Terra da Gente vai realizar a V Feijoada VIP em comemoração da passagem do 15º aniversário de circulação da publicação. Outras informações podem ser obtidas pelos fone (81) 9965-9739 e (81) 9427-7358 com a editora Maluma Marques.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de agosto de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

Tavares de Lima ingressa no Quadro de Sócios Beneméritos da UBE

O quadro de sócios beneméritos da UBE foi movimentado com o ingresso do escritor Tavares de Lima.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Clique aqui e conheça mais sobre a Revista Archipielago

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU