A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 23 de outubro de 2011

Festa Literária Internacional de Pernambuco

UBE divulga programação da Casa da UBE

Na 6ª feira passada, dia 14 de outubro, por ocasião da reunião de diretoria na Casa Rosada da Rua Santana, o escritor Rogério Generoso apresentou e comentou a grade da programação da chamada 'Casa da UBE', que a entidade movimentará na Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) em tenda erguida na Cidade das Letras, no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda. Entre os dias 11 e 15 de novembro, período em que funcionará a Casa da UBE, a entidade suspenderá o atendimento administrativo na Casa Rosada da Rua Santana, transferindo a sede provisoriamente para a Cidade das Letras, no Carmo, em Olinda. Mais informações sobre a Fliporto 2011 podem ser obtidas através do site www.fliporto.net.

Homenagem ao Centenário de Mauro Mota terá palestra de Marcus Accioly

Na 3ª feira, dia 18 de outubro, em visita à sede do Conselho Estadual de Cultura, o escritor Alexandre Santos convidou o presidente Marcus Accioly para proferir palestra sobre a vida e a obra do acadêmico Mauro Mota no âmbito da Casa da UBE, por ocasião da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), as 19h00 do dia 13 de novembro, na tenda erguida na Cidade das Letras, na localidade denominada Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda. A palestra ‘Mauro Mota – o poeta e seu tempo’ integra o conjunto de homenagens da UBE ao centenário do imortal Mauro Mota.

Vamireh Chacon e Nilzardo Carneiro Leão falam sobre Abreu e Lima

Na 2ª feira passada, dia 17 de outubro, em visita ao acadêmico a Vamireh Chacon, na cidade de Brasília, o presidente Alexandre Santos o convidou para participar de mesa sobre a vida e a obra do general Abreu e Lima por ocasião da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto), na chamada Casa da UBE. A mesa, que contará com a participação do professor Nilzardo Carneiro Leão, ocorrerá às 17h00, do dia 13 de novembro.

Fátima Quintas fala sobre Amaro Quintas

No dia 12 de novembro, em sessão programada para às 19h00, na Casa da UBE, que funcionará em tenda armada na Cidade das Letras, no bairro do Carmo, na cidade de Olinda, a União Brasileira de Escritores prestará homenagem ao centenário de Amaro Quintas. Na ocasião, a acadêmica Fátima Quintas vai proferir a palestra 'Quintas por Quintas' sobre a vida e a obra de seu pai.

Eduardo Gosson confirma participação na Casa da UBE

Em correspondência à UBE, o escritor Eduardo Gosson, presidente da UBE-RN, que, esta semana, realizará o 'IV Encontro de Escritores', confirmou participação na programação da Casa da UBE que funcionará no âmbito da Festa Internacional Literária de Pernambuco (Fliporto), em tenda armada na Cidade dos Livros, no Sítio de Seu Reis, no Carmo, em Olinda. A mesa intitulada 'As entidades com a palavra', que, além de Eduardo Gosson, contará com a participação dos presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Manoel Neto Teixeira, da Academia Olindense de Letras, está programada para às 16h00 do dia 13 de novembro.

Neilton Limeira coordena programa do curso de letras da FOCCA

No dia 12 de novembro, em sessão programada para começar às 09h30, na tenda erguida na chamada Cidade da Letras localizada no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, nas proximidades da zona histórica de Olinda, a Casa da UBE vai apresentar programa do curso de letras da FOCCA, sob coordenação do professor e crítico literário Neilton
Limeira.

Presidentes conversam sobre atuação das entidades literárias

No dia 12 de novembro, em sessão coordenada pelo escritor Cássio Cavalcante com início previsto para as 16h00, na tenda erguida na chamada Cidade da Letras localizada no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, nas proximidades da zona histórica de Olinda, a Casa da UBE vai apresentar debate sobre a importância das entidades literárias com a participação dos presidentes Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Manoel Neto Teixeira, da Academia Olindense de Letras, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, e Eduardo Gosson, da UBE-RN, sobre a atuação das entidades literárias.

Carlos Newton Jr. fala sobre obra de Ariano Suassuna

No dia 14 de novembro, em sessão cujo início está programado para começar às 11h00, na Casa da UBE, em tenda erguida na Cidade das Letras, no Carmo, em Olinda, o professor Carlos Newton Jr. vai proferir a palestra 'A Pedra do Reino – 40 anos', sobre a obra de Ariano Suassuna.

Defesa do livro e do autor regional

Lançamento de Petrúcia Camelo se converte em manifestação em defesa do livro e do autor nordestino

Em concorrida solenidade no estande das Academias, no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, com a presença dos presidentes Alexandre Santos, da UBE, Waldênio Porto, da Academia Pernambucana de Letras, Ana Maria César, da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane), Selma Britto, do Núcleo Alagoas da (Alane), do deputado Judson Cabral, presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas, vereador Silvio Camelo, da Câmara Municipal de Maceió, e diversos acadêmicos alagoanos e pernambucanos, a escritora Petrúcia Camelo coordenou o lançamento da 1ª Revista do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste. A solenidade converteu-se em grande manifestação em defesa do livro e do autor nordestino.

Sílvio Camelo apóia constituição do Conselho de Articulação Nacional

No sábado passado, dia 22 de outubro, em encontro no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, por ocasião da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o presidente Alexandre Santos apresentou ao vereador Sílvio Camelo, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Maceió, os fundamentos do processo que tornaram o obsoleto o atual sistema de representação dos escritores brasileiros, justificando a iniciativa da UBE constituir o Conselho de Articulação Nacional com a presença de escritores representantes de todos as Unidades da Federação como passo inicial da reformulação do sistema. 

Começa Bienal de Alagoas

Na 6ª feira passada, dia 21 de outubro, em concorrida solenidade no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a professora Ana Dayse Rezende, reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), abriu oficialmente a Bienal Internacional do Livro de Alagoas, cuja programação rende homenagem à Itália. Até 30 de outubro, a Bienal apresentará palestras, oficinas, lançamentos, seminários, simpósio, mesas-redondas e fórum, além de performances, espetáculos e contações de histórias. A programação completa pode ser verificada no site www.edufal.com.br/bienal2011

Jessier Quirino se apresenta na Bienal de Alagoas

No sábado passado, dia 22 de outubro, em concorrido encontro no auditório principal do Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, o poeta Jessier Quirino apresentou o show Alma matuta', no âmbito da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Ana Maria César na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

No sábado passado, dia 22 de outubro, em concorrido encontro no âmbito da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no auditório Ledo Ivo, do Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, a acadêmica Ana Maria César, presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, proferiu a palestra A Poesia Encomiástica em Pernambuco.

Lourdes Sarmento fala sobre a obra de Mauro Mota na Bienal de Alagoas

No sábado passado, dia 22 de outubro, em concorrido encontro no auditório Ledo Ivo do Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, a acadêmica Lourdes Sarmento proferiu a palestra sobre a obras de Mauro Mota.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

.........

Agenda

de 11 a 15 de novembro. Programação da Casa da UBE no Sítio Del Rey, no Carmo, em Olinda, no âmbito da Fliporto.

Curtinhas................................................

Lailson Holanda se prepara para lançar o aguardado CD da ópera 'Maurício de Nassau'.

O Clube do Livro da UBE vai reeditar a 'Ordem da Toalha', uma confraria criada por Cesário de Melo que, nos anos 50, se reunia mensalmente no prédio da AIP, para ouvir os comentários de um de seus membros sobre o livro lido naquele mês.

Em correspondência à UBE, o escritor Manoel Neto Teixeira, presidente da Academia Olindense de Letras, confirmou participação na programação da Casa da UBE que funcionará no âmbito da Festa Internacional Literária de Pernambuco (Fliporto), em tenda armada na Cidade dos Livros, no Sítio de Seu Reis, no Carmo, em Olinda.

Estilingue é a Revista Literário do Coletivo Escritores Periféricos de Itajaí, em Santa Catarina.

Clique aqui e leia o artigo “O discurso na narrativa de ficção”, de Roberto de Queiroz.

O poeta Ismael Gaião, autor do livro 'Uma colcha cem retalhos' e do CD 'Causos e Cordéis' (em parceria com o poeta Felipe Júnior) selecionados para integrar o Museu Paço do Frevo, anunciou a intenção de se associar à UBE. A ficha será abonada pelo presidente Alexandre Santos.

O professor Biu Vicente refletiu sobre o assassinato de Kadafi. O texto está em www.biuvicente.com/blog.

Para Manoel Neto Teixeira, presidente da Academia Olindense de Letras, que já está na leitura do décimo capítulo, 'Maldição e fé' é o melhor livro de Alexandre Santos.

A Revista Eutomia, do Departamento de Letras da UFPE, prorrogou para 25 de outubro o prazo das inscrições de trabalhos para a nova edição, cujo lançamento está previsto para dezembro.

A UBE distribuiu o texto completo de 'O inesperado marca 'A minha alma é irmã de Deus' apresentado pelo escritor Paulo Caldas sobre o livro 'A minha alma é irmã de Deus' por ocasião da mais recente sessão do projeto Clube do Livro. Clique aqui e leia o texto.

O poeta e crítico literário André Cervinskis vem ajudando muitos autores com serviços de revisão de texto e consultoria de projetos culturais. Outras informações podem ser obtidas pelos fones (81) 9618-4364, (81) 3439-9556 e (81) 8669-0704 ou, ainda, pelo e-mail acervinskis@gmail.com.

Que ouvir um bom programa. Sintonize a Rádio Folha FM 96,7 e acompanhe o 'Observatório Literário', que vai ao ar às 13h00 de todos os sábados.

Clique aqui e leia na íntegra o artigo escrito pelo crítico literário Carlos Newton Júnior sobre o 'Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana', escrito por Adriano Marcena.

Em 17 de outubro, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'A Gente Simples'. O endereço é http://blogdegeraldopereira.blogspot.com/

Hino da UBE: Clique aqui e o ouça o hino composto pelo poeta Adelmar Lyra.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Seminário de Tropicologia

Nelson Saldanha fala sobre técnicas e tecnologias

Na próxima 3ª feira, dia 25 de outubro, em sessão coordenada pela academica Fátima Quintas com início programado para às 15hoo, no auditório da Academia Pernambucana de Letras, nas Graças, o Seminário de Tropicologia apresentará Conferência do ensaísta e historiador de ideias Nelson Saldanha 'sobre técnicas e tecnologias'.

Restauração da Casa Rosada

Baile 'Anos dourados' alcança sucesso retumbante

Na 5ª feira passada, dia 20 de outubro, em concorrida festa animada pela orquestra Super Oara no salão nobre do Clube Internacional do Recife, no bairro de Benfica, a UBE realizou o 'Baile Anos Dourados', ambientado nos anos 60.

Defesa do livro e do autor regional

Waldênio Porto inflama público com defesa do livro e do autor nordestino

No sábado passado, dia 22 de outubro, em concorrido encontro no âmbito da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, no auditório Ledo Ivo do Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da Academia Pernambucana de Letras, inflamou a platéia com palestra sobre Imprensa e texto jornalístico literário, na qual reafirmou a importância do movimento de valorização do livro e do autor nordestino. Nas ocasião, além do acadêmico alagoano José Medeiros, que hipotecou apoio às propostas apresentadas, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, destacou a liderança exercida por Waldênio Porto no processo de afirmação da cultura literária regional e da necessidade de reorganização do sistema de representação dos escritores brasileiros. Clique aqui e leia a palestra na íntegra.

Judson Cabral apóia mudanças no sistema de representação dos escritores brasileiros

No sábado passado, dia 22 de outubro, em encontro no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, por ocasião da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o presidente Alexandre Santos apresentou ao deputado Judson Cabral, presidente da Comissão de Cultura da Assembléia Legislativa do Estado das Alagoas, os fundamentos do processo que tornaram o obsoleto o atual sistema de representação dos escritores brasileiros, justificando a iniciativa da UBE constituir o Conselho de Articulação Nacional com a presença de escritores representantes de todos as Unidades da Federação como passo inicial da reformulação do sistema. 

III Encontro Pernambucano de Escritores será em Surubim

Na 4ª feira passada, dia 19 de outubro, em encontro da sala de reuniões da Casa da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na cidade do Recife, os escritores Alexandre Santos, Geraldo Ferraz, Cássio Cavalcante, Rosa Bezerra, Antônio Filho Neto, Rogério Generoso e Meca Moreno discutiram a programação da temporada 2012 em Pernambuco e decidiram realizar o III Encontro Pernambucano de Escritores (EPE) na cidade de Surubim, na região do Agreste, durante o mês de Maio. Na ocasião, os escritores Cássio Cavalcante e Fátima Almeida foram escolhidos, respectivamente, para as funções coordenação-geral e coordenação-regional do evento.   

Sônia Carneiro Leão ajusta calendário do projeto 'A Arte de Narrar'

Em virtude da instalação da 'Casa da UBE' na Fliporto, em Olinda, a programação do projeto 'A Arte de Narrar', que mensalmente a UBE realiza na Livraria Jaqueira, sempre às 11h00 dos sábados. foi alterada. A sessão sobre a arte de narrar através de contos foi transferida para o dia 17 de dezembro. A nova programação é a seguinte:
Dia 10 de dezembro: A Arte de Narrar a História, com a participação de Ana Maria César e Melchiades Montenegro
Dia 17 de dezembro: A Arte de Narrar o Conto, com a participação de Olímpio Bonald Neto e Paulo Afonso Paiva.

Escritores pernambucanos presentes na Bienal de Alagoas

No sábado passado, dia 22 de outubro, os escritores pernambucanos Melchiades Montenegro Filho, Luciene Freitas, Lourdes Sarmento, Ana Maria César, Telma Figueiredo Brilhante e Alexandre Santos lançaram livros no estande das Academias, no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, no âmbito da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

'Cangaço - história e memória' na Livraria Cultura

De 25 a 26 de outubro, em densa programação na Livraria Cultura, o Museu do Cangaço realizará o seminário 'Cangaço - História e Memória'. Entre as mesas mais esperadas estão as que falam da presença da mulher no cangaço, com a participação de Vera Ferreira, neta de Lampião e Maria Bonita, Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, e, ainda, da jornalista Wanessa Campos, do cangaço e literatura, com a participação dos escritores Anildomá Williams, Adriano Marcena e Mário Ribeiro, e da Estética do Cangaço, com a participação das pesquisadoras Rosa Bezerra e Germana Araújo.

Anistia Política será tema de palestra na Livraria Poty

No próximo sábado, dia 29 de outubro, em sessão cujo início está programado para às 11h00, na livraria Poty, no cruzamento das ruas Sete de Setembro e Riachuelo, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, será realizada palestra sobre 'anistiados políticos'. Jurandir Bezerra, filho de Gregório Bezerra, está entre os palestrantes.

Projeto Quarta às Quatro

UBE programa 400ª edição do 'Quarta às Quatro'

Na 4ª feira passada, dia 19 de outubro, com a presença de 43 escritores, a União Brasileira de Escritores realizou a 398ª sessão do programa Quartas às Quartas. Na ocasião, o coordenador Geraldo Ferraz que a 400ª sessão do programa será realizada em 09 de novembro, no plenário da Câmara Municipal do Recife.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Colóquio marca lançamento da 8ª edição da revista 'Nova Águia'

Por ocasião do lançamento do oitavo número da revista 'Nova Águia', que aborda o pensamento da cultura de língua portuguesa nos 30 anos da morte de Álvaro Ribeiro, ocorrerá colóquio sobre 'António Telmo e a Escola Portuense em Lisboa' com a participação de Pinharanda Gomes, Joaquim Domingues e Renato Epifânio. A lista completa dos lançamentos pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com. Para assinar a revista, clique aqui

Curtinhas

A edição 2011 do FestLatino será realizada entre os dias 21 e 25 de novembro na cidade do Recife. O coordenador Humberto França convida para uma visita ao blog do movimento. O endereço é www.movimento.festlatino.blogspot.com

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Amor in Concert, de Leony Muniz

Canto efêmero, de Solange Lages Chalita

Noite de Vigíla, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

A casa de Matary, de Tácito Luiz Falcão

Paulo Coelho - Fenômeno ou Embuste, de Edvaldo Arlégo

Agnus Dei, de Ju Costa

Baú de espelhos, de Francisco Bandeira de Melo

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

Minos, de Alberto Lins Caldas.

Nem aqui, nem ali, nem acolá, de Palmarí H. de Lucena

Deus - realidade ou mito, de Valter da Rosa Borges

Um grito pelo Capibaribe, organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros

Histórias de um furdunceiro, de Clóvis Cabral

Noumenon, de Rogério Generoso

O destino das metáforas, de Sidney Rocha

O atestado da donzela 2, de José Nivaldo Júnior

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

Sem elas não haveria carnaval, de Claudilene Silva e Ester Monteiro de Souza

Das Igrejas ao cemitério, de Vanessa de Castro

José Américo de Almeida - a saga de uma vida, de Joacil de Brito Pereira

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Outubro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Academia Pernambucana de Letras abre inscrições para concurso literário

Estão abertas as inscrições da versão 2011 do concurso literário da Academia Pernambucana de Letras com os prêmios 'Antonio de Brito Alves' patrocinado por Lia de Brito Alves para o melhor ensaio, 'Edmir Domingues' patrocinado pelos filhos do escritor Edmir Domingues para o melhor livro de poemas, 'Elita Ferreira' patrocinado pela Editora Bagaço para o melhor livro de literatura infantil, 'Vânia Souto Maior' patrocinado pela família Souto Carvalho para o melhor livro de ficção, 'Leonor Carolina Corrêa de Oliveira' patrocinado por Antônio Corrêa de Oliveira para o melhor livro sobre municípios pernambucanos, 'Waldemar Lopes' patrocinado por Amaury de Medeiros para o melhor livro de sonetos e, finalmente, o prêmio 'Amaro Soares Quintas' patrocinado por Fátima Quintas para o melhor livro sobre história de Pernambuco. O prazo das inscrições se encerra em 30 de outubro de 2011. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3268-2211.

Olinda inaugura requalificação do Alto da Sé

Na próxima 2ª feira, dia 24 de outubro, em solenidade programada para começar as 17h00, a Prefeitura de Olinda vai inaugurar as obras de requalificação do Alto da Sé, na parte histórica de Olinda.

FOCCA realiza 'Semana do Curso de Letras'

Entre os dias 24 e 28 de outubro, em eventos que iniciam às 08h00 no auditório da instituição, com palestras, comunicações e intervenções de professores da casa e das entidades parceiras FUNESO, FAESC, UBE, a FOCCA vai realizar a 'Semana do Curso de Letras', que tem a coordenação do professor Neilton Limeira.

Alexandre Santos no VI Fórum do Livro, da Leitura e da Literatura

Nos dias 03 e 04 de novembro, em encontro associado à Bienal do Livro da Bahia, no Centro de Convenções da Bahia, a Fundação Pedro Calmon realizará o VI Fórum da Rede Nordeste do Livro, da Leitura e da Literatura. Na 6ª feira, dia 04 de novembro, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, participará da mesa-redonda 'A produção
criativa no Nordeste: escritores e mercado profissional'.

Prosseguem entendimentos para instalação do Conselho de Articulação Nacional

Na 3ª feira passada, dia 18 de outubro, em encontro no Paço Alfândega, os escritores Alexandre Santos, Fernando Farias e Wellington de Melo conversaram sobre as modificações no âmbito da UBE que podem levar às necessárias reformulações no atual sistema de representação política dos escritores brasileiros.

Selma Britto convidada para integrar Conselho de Articulação Nacional

No sábado passado, dia 22 de outubro, em encontro no Centro de Convenções de Alagoas, em Maceió, por ocasião da V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o presidente Alexandre Santos convidou a acadêmica Selma Britto, presidente do Núcleo Alagoas da Academia de Letras e Artes do Nordeste (Alane-AL) para integrar o Conselho de Articulação Nacional da União Brasileira de Escritores (UBE).

Marcelo Ribeiro recebe Prêmio Pixinguinha

Na próxima 6ª feira, dia 28 de outubro, em evento na Academia Brasileira de Letras, Marcelo Ribeiro vai receber o prêmio Pixinguinha atribuído ao festejado  livro 'Lá do lado de cá - o País da Tropicália'.

Joca Souza Leão lança 'Pano Rápido'

Na próxima 4ª feira, dia 26 de outubro, em evento programado para começar às 18h30, no Museu do Estado, no bairro das Graças, no Recife, Joca Souza Leão lançará o livro 'Pano rápido'.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

Boletim Sobrames Pernambuco do mês de agosto de 2011. Clique aqui e veja o boletim em formato pdf.

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

Tavares de Lima ingressa no Quadro de Sócios Beneméritos da UBE

O quadro de sócios beneméritos da UBE foi movimentado com o ingresso do escritor Tavares de Lima.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU