A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 27 de novembro de 2011

Festa Literária

Movimento Festlatino realiza Congresso no Recife

De 21 a 25 de novembro, o Recife acolheu a quinta edição do Congresso do Movimento Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas (FestLatino). A abertura do congresso ocorreu em concorrida em solenidade no Salão Nobre do Gabinete Português de Leitura do Recife, na Rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antonio, na área central do Recife, com pronunciamento do coordenador Humberto França. Entre os convidados do V FestLatino, estiveram Martinho da Vila, El Hadji Abdoul Aziz Ndiay, embaixador do Senegal em Brasília, Ramon Villares, Presidente do Conselho da Cultura da Galícia, Espanha, Mihai Zamfir, Embaixador da Romênia em Brasília, Carlos Fino, jornalista internacional, Adido de Comunicações da Embaixada de Portugal no Brasil, Daniel Piza, Editor do Caderno Cultura de O Estado de S. Paulo, Tadeu Alencar, Secretário da Casa Civil do Estado de Pernambuco, Vitor Ortiz, Secretário-geral do Ministério da Cultura do Brasil, Daniel Pereira, Embaixador da República do Cabo Verde em Brasília, Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, Lourival Holanda, Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Francisco Piñon, reitor da Universidad de Congreso, Mendoza, Argentina, José Kameniecki, editor da Revista Francachela de Buenos Aires, entre diplomatas, escritores e notáveis líderes culturais. Clique aqui e saiba mais sobre o FestLatino.

Presidente da UBE lembra a associação entre língua e poder

Na 5ª feira passada, dia 24 de novembro, ao abrir mesa sobre 'Brasil: língua e literatura' que contou com a participação das escritoras Camila do Vale, Selma Vasconcelos e Vera Sato, em seção da programação do 5º Congresso do Movimento Fest Latino, no auditório da FAFIRE, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, após referir às mais de quinhentas línguas que foram exterminadas após a conquista do Brasil em 1500 dC, o escritor Alexandre Santos lembrou que a questão da língua está intimamente associada ao exercício do poder e que, como em todas as artes, a literatura reflete as circunstâncias políticas, econômicas, geográficas, históricas e sociais dos escritores e leitores.  

Escritores confraternizam

Na 5ª feira passada, dia 24 de novembro, após a jornada diária do 5º Congresso do Movimento Fest Latino ocorrido no Recife entre os dias 21 e 26 de novembro, os escritores Alexandre Santos, Humberto França, Vera Sato e Camila do Vale (Brasil), Luisa Osdoba e José Kameniecki (Argentina) e José Manuel Esteves (Portugal) confraternizaram em jantar na Praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Rosa Lia Dinelli lança 'Enquanto os sinos plangem'

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, em concorrido evento no Centro Cultural dos Correios, no Recife Antigo, a escritora Rosa Lia Dinelli lançou o poemário 'Enquanto os sinos plangem'.

Câmara VI aprova Voto de Pesar pela partida de Enéas Alvarez

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, por ocasião de reunião na Casa 8 do Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, na região central do Recife, acatando proposta do conselheiro Alexandre Santos, a Câmara VI do Conselho de Políticas Culturais da Cidade do Recife aprovou voto de pesar pelo falecimento do teatrólogo Enéas Alvarez, ocorrido na véspera.

.........

Agenda

01 de dezembro. Jantar das Academias, no restaurante do Círculo Militar do Recife.

14 de dezembro. Natal dos Escritores, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana.

17 de janeiro. Aniversário da UBE.

Curtinhas................................................

Alexandre Santos presenteou os escritores argentinos José Kameniecki e Luisa Osdoba, que participaram do Congresso do Fest Latino, no Recife, com um exemplar do romance 'Maldição e fé', recentemente lançado em circuito nacional.

Neste domingo, dia 27 de novembro, a partir das 16h00, no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, na Graças, no Recife, o programa 'Domingos Musicais no MEPE' aprersentará Jorge Simas.

Na 6ª feira passada, dia 25 de novembro, em concorrido encontro no auditório da livraria Jaqueira, na Jaqueira, no Recife, o acadêmico Flávio Chaves lançou o romance 'Rosto no escuro'.

Bélgica Soares avisa que o blog do grupo Poesis foi atualizado. O endereço é http://poesissonorus.zip.net/.

Leony Muniz postou o capitulo XLVI do livro. O endereço do blog é leonymuniz.wordpress.com.

A presidente Neida Rocha informa que as inscrições para o concurso literário do núcleo da UBE em Canoas, no Rio Grande do Sul, foi adiado para o dia 31 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas através do site http://ubecanoas.blogspot.com/

A V Feira do Livro de São Luís foi aberta na 6ª feira passada, dia 25 de novembro, com extensa programação literária e cultural. Veja a programação em http://www.feiradolivrodesaoluis.com.br.

Elvandro Burity atualizou o blog. O endereço é http://elvandroburity.blogspot.com/

Andrea Amorim, que está de volta em 'Outra Direção', recebeu os maiores elogios de Roberto Menescal e de Marcos Valle. É coisa de primeiríssima. Clique aqui e se prepare para o melhor da MPB.

De 1º a 10 de dezembro, o Grupo Teatral Ariano Suassuna realizará o 3º Festival de Teatro de Igarassu, em Igarassu, na Região Metropolitana de Recife. Outras informações podem ser obtidas através do site http://festig.blogspot.com ou pelos fones (81) 8765 6633 e 9155 8317.

Quer ouvir um bom programa. Sintonize a Rádio Folha FM 96,7 e acompanhe o 'Observatório Literário', que vai ao ar às 13h00 de todos os sábados.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

A cultura e a arte em Pernambuco

UBE homenageia Cláudia Cordeiro

Na próxima 2ª feira, dia 28 de novembro, em evento programado para começar às 19h30 no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE vai homenagear a escritora Cláudia Cordeiro no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'.

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Café em Pasárgada homenageia Marco Polo

No sábado passado, dia 26 de novembro, em sessão itinerante do projeto 'Café em Pasárgada' realizada no auditório da Fundação do Ensino Superior de Olinda (Funeso), que, além das presenças da coordenadora Selma Coelho, do curador Marcelo Mário Melo, do diretor-geral Mário Marques e do professor Francisco Mesquita, também contou com a participação dos escritores Alexandre Santos, presidente da UBE, e Olímpio Bonald Neto, representante da Academia Pernambucana de Letras, o Espaço Pasárgada homenageou o escritor e músico Marco Polo Guimarães. 

Roberto Cavalcanti lança 'Nabuco e outros temas'

Em 12 de dezembro, em evento programado para ás 19h00, no Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, será lançado o livro 'Nabuco e outros temas', de Roberto Cavalcanti de Albuquerque

Melchíades Montenegro fala sobre o Natal no Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico

Na próxima 5ª feira, dia 1º de dezembro, em encontro programado para começar às 17h00, na sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, na nua do Hospício, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, o acadêmico Melchíades Montenegro vai proferir palestra sobre o natal em Pernambuco, abordando a origem, a tradição, os folguedos, a culinária e a modificações trazidas pela mídia.

Coletivo Dom Carrero se reúne na sede da UBE

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, em encontro da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, o coletivo Dom Carrero realizou reunião semanal.

Comissão revisa texto do novo Estatuto da UBE

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, em encontro da Casa Rosada da Rua Santana, cumprindo a última etapa antes da publicação do novo Estatuto da entidade, a Comissão Estatutária da UBE reuniu os escritores Melchíades Montenegro, Rogério Generoso e Fernando Farias para concluir a revisão gramatical do texto aprovado na Assembléia Geral realizada em 28 de setembro.

Vocal da Casa Rosada ensaia repertório para o Natal dos Escritores 

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, em encontro da Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores, na rua de Santana, em Casa Forte, no Recife, sob a batuta da maestrina Jean Ruby, o vocal Vozes da Casa Rosada realizou ensaio semanal.

Projeto Quarta às Quatro

UBE homenageia Lailson de Holanda Cavalcanti

Na 4ª feira passada, dia 23 de novembro, por ocasião da 402ª sessão do programa Quarta às Quatro, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE homenageou o multi-artista Lailson de Holanda com diploma de 'Visitante Ilustre', honraria conferida a personalidades que visitem a União Brasileira de Escritores, associando o seu prestígio pessoal à imagem da entidade. Na ocasião, Lailson de Holanda apresentou as linhas gerais da obra 'Nassau: uma ópera pernambucana', cuja apresentação ocorrerá entre os dias 08 a 11 de março de 2012, no Parque Dona Lindu, em comemoração ao 475º aniversário do Recife. Clique aqui e saiba mais.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Wilmer Colon expõe quadros

O artista plástico Wilmer Colón ampliou a galeria digital com novos quadros. A visita vale a pena. O endereço é http://wilmercolon.artelista.com.

Curtinha

A lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com. Para assinar a revista, clique aqui

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Enquanto os sinos plangem, de Rosa Lia Dinelli

Rosto no escuro, de Flávio Chaves

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Canto efêmero, de Solange Lages Chalita

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

Um grito pelo Capibaribe, organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros

Noumenon, de Rogério Generoso

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Outubro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Academia do Nordeste elege Melchíades Montenegro

No sábado passado, dia 26 de novembro, em concorrida reunião auspiciada pelo acadêmico Luiz de Freitas, a Academia de Letras e Artes do Nordeste elegeu Melchíades Montenegro Filho para suceder a presidente Ana Maria César no biênio 2012-2013.  

Altair Leal e Meca Moreno no Funcultura

Na 4ª feira passada, dia 23 de novembro, em correspondência ao secretário estadual de cultura Fernando Duarte, o presidente Alexandre Santos designou os escritores Altair Leal e Meca Moreno para representar a UBE no Conselho deliberativo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Fundaj homenageia centenário de Mauro Mota

Na próxima 6ª feira, dia 25 de novembro, em concorrida comemoração do centenário de Mauro Mota na sala Calouste Gulbenkian, na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a Fundação Joaquim Nabuco realizou o painel 'Mauro Mota: 100 anos de poesia e cultura'.

ICT realiza edição 2011 da Coletiva Campina do Taborda

Na 3ª feira passada, dia 22 de novembro, em concorrido evento no átrio interno do Forte do Brum, no Recife Antigo, o Instituo de Cultura Técnica (ICT) realizou a edição 2011 de Coletiva Campina do Taborda com exposição de quadros de Gilvan Júnior, Ana Sílvia e André Silva, grandes vencedores do concurso anual.

IPPP realiza congresso

Em 03 de dezembro, em programação a partir das 08h00, no auditório da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, na zona ocidental do Recife, o Instituto Pernambucano de Pesquisas Psicobiofísicas e Associação Brasileira de Hipnose vão realizar o I Congresso Brasileiro de Hipnologia e Parapsicolgia, com a participação de Valter da Rosa Borges, Ronaldo Dantas Lins, Silvino Alves da Silva Neto, Jalmir Brelaz de Castro, Célia M Cortez, Anderson Mendonça e Gilberto Barros, que abordarão as Múltiplas Faces do Inconsciente, Parapsicologia, Hipnose, Fenômenos parapsicológicos nos Estados Dissociativos, Metodologia em Parapsicologia, Aspectos Neurofisiológicos do Estado Hipnótico, Aplicações Clínicas da Hipnose, Aplicações da Hipnose em Psicologia, Técnicas da Indução e Características do Transe Hipnótico e Auto-hipnose. Na ocasião, serão lançados os livros 'Vozes Eletrônicas Paranormais: Uma abordagem científica', de Ronaldo Dantas, e 'Recordando Thomaz Green Morton - meu amigo paranormal', de Perseu Lemos. Outras informações podem ser obtidas através do site www.parapsicologia.org.br.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

Tavares de Lima ingressa no Quadro de Sócios Beneméritos da UBE

O quadro de sócios beneméritos da UBE foi movimentado com o ingresso do escritor Tavares de Lima.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU