A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 11 de dezembro de 2011

Confraternização anual

'Natal dos Escritores' movimenta Casa Rosada da Rua Santana

Na próxima 4ª feira, dia 14 de dezembro, em encontro programado para começar às 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a União Brasileira de Escritores realizará a tradicional festa 'Natal dos Escritores', reunindo escritores e amigos da entidade.

UBE recebe visita de Carlos Alberto Gueiros

Na próxima 4ª feira, dia 14 de dezembro, por ocasião da tradicional festa 'Natal dos Escritores',  nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a União Brasileira de Escritores receberá a visita do vereador recifense Carlos Gueiros, grande amigo da entidade.

CD 'Pensadores' será lançado na Casa Rosada da Rua Santana

Na próxima 4ª feira, dia 14 de dezembro, por ocasião da tradicional festa 'Natal dos Escritores',  nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, será lançado o CD 'Pensadores' idealizado por Myriam Brindeiro e produzido pelo músico Carlos Alberto Rocha Kayto, com participação especial de Ruby Jean e Selma do Samba. No repertório, estão as músicas 'Glória', de Alexandre Santos, 'Hino da UBE', de Adelmar Lyra, 'Banho de alegria', de Áurea Sanlima, 'Velho sambista', de Cássio Cavalcante, 'UBE Bodas de Ouro', de Cici Clessan, 'Certas coisas', de Dulce Albert, 'Te amo', de Esther Sterenberg, 'Amor, sublime amor', de José Camilo Lelis, 'Encordoado a retalhos', de José de Lemos Cruz, 'Gestos', de Jair Martins, 'Oração ao trem', de Laudemiro Telino, 'A mais doce mentira', de Luiz Souza Leão, 'Absurdo', de Luciene Freitas, 'Hino do Carnaval do Cinqüentenário da UBE', de Leony Muniz, 'Prelúdio', de Margarida da Hora, 'Desencarnar', de Melchíades Montenegro Filho, 'Ladeiras de Olinda', de Myriam Brindeiro, 'Para refletir', de Rachel Carrilho, e 'Tempo impressentido', de Telma Brilhante.

Academias confraternizam

Na 5ª feira passada, dia 01 de dezembro, em concorrido encontro no restaurante do Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, os presidentes Ana Maria César, Lucilo Varejão Neto e Carlos Cavalcante reuniram os membros das Academias de Letras e Artes do Nordeste, Academia Recifense de Letras e Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda em animada confraternização natalina.

A cultura e a arte em Pernambuco

Cláudia Cordeiro recebe homenagem da UBE

Na 2ª feira passada, dia 28 de novembro, em concorrido evento prestigiado pelos acadêmicos Geraldo Ferraz, Melchíades Montenegro, Marli Mota, Marcus Prado, Marcílio Reinaux e Cyl Gallindo, no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, a UBE homenageou a poeta e biógrafa Cláudia Cordeiro no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, a obra de Cláudia Cordeiro foi comentada pela professora Andréa Oliveira e pela acadêmica Lourdes Sarmento. 

SERVIÇO: O programa 'A Cultura e a Arte em Pernambuco', coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante, traduz uma parceria da UBE-PE com Livraria Cultura. As sessões mensais ocorrem no auditório daquela livraria, no Paço Alfândega.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Amaro Poeta lança 'Das entranhas de minha alma'

Na próxima 6ª feira, dia 16 dezembro, em solenidade programada para às 09h30, no plenário da Câmara de Vereadores do Paulista, o escritor Amaro Poeta lançará o poemário 'Das Entranhas da Minha Alma', que tem prefácio de Alexandre Santos, presidente da UBE.

.........

Agenda

14 de dezembro. Natal dos Escritores, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana.

19 de dezembro. Reunião do Fórum de Literatura de Pernambuco às 19h00, no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

17 de janeiro. Aniversário da UBE.

Curtinhas................................................

'Nassau: uma ópera pop pernambucana', de Lailson de Holanda, será apresentada entre os dias 08 a 11 de março de 2012, no Parque Dona Lindu, em comemoração ao 475º aniversário do Recife. Clique aqui e saiba mais.

Leoniz Muniz atualizou o blog. Já é possível ler o XLVII capítulo.

Na próxima 3ª feira, dia 13 de dezembro, em solenidade programada para às 16h30, na Assembléia Legislativa, serão lançados os livros 'Maria Bonita' e 'Corisco e Dadá', escritos por Antônio Amaury Correia de Araújo, autor de dez livros sobre o cangaço.

O artigo 'Luiz Pinto Ferreira, um homem que transcende o tempo', da professora Maria Regina Pinto Ferreira, que integra a edição 2010 da tradicional Revista Acadêmica, da Faculdade de Direito do Recife, lançada recentemente, será disponibilizado no capítulo Novas Homenagens do site www.luizpintoferreira.com.

Neste domingo, 11 de dezembro, em show no âmbito do programa 'Cultura in blues', no auditório da Livraria Cultura, no Paço Alfândega, Lailson Holanda estará em companhia de Riva Le Boss, Carlos Vilanova e Denis Heavyline na apresentação da banda 'Senhor Blues'.

Na 3ª feira passada, dia 06 de dezembro, em decisão no âmbito da diretoria do Clube de Engenharia de Pernambuco, o escritor Alexandre Santos foi estimulado a dar início ao processo de criação de uma Associação Brasileira de Técnicos Escritores, envolvendo profissionais vinculados ao sistema.

Quer ouvir um bom programa? Sintonize a Rádio Folha FM 96,7 e acompanhe o 'Observatório Literário', que vai ao ar às 13h00 de todos os sábados.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Fátima Quintas eleita para presidir Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2* feira, dia 12 de dezembro, em pleito na Casa de Carneiro Vilela, a Academia Pernambucana de Letras elegerá a nova diretoria da entidade. A acadêmica Fátima Quintas, que lidera a chapa única inscrita para o pleito, sucederá o presidente Waldênio Porto.

AIP recebe Medalha do Mérito José Mariano

Na próxima 5ª feira, dia 15 de dezembro, em solenidade programada para às 16h00, no plenário da Câmara Municipal do Recife, a Associação de Imprensa de Pernambuco receberá a medalha do mérito José Mariano.

Fátima Quintas, Ana Maria César e Melchíades Montenegro em 'A arte de narrar'

No sábado passado, dia 10 de dezembro, em concorrido evento no auditório da livraria , na rua do Futuro, nos Aflitos, sob a coordenação da escritora Sônia Carneiro Leão, a UBE realizará sessão do programa 'A arte de narrar' com a participação dos escritores Ana Maria César e Melchiades Montenegro Filho, que falarão sobre a narrativa de fatos históricos. O evento também contará com a participação da acadêmica Fátima Quintas, que falará sobre a vida e a obra de Clarice Lispector.

Cássio Cavalcante e Telma Brilhante lançam 'Antologia do Natal'

Na próxima 6ª feira, dia 16 dezembro, em evento programado para começar às 19h00, no Centro Cultural dos Correios, na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, será lançada a 'Antologia do Natal – Noite Feliz – Prosa e Versos Natalinos', organizada pelos acadêmicos Cássio Cavalcante e Telma Brilhante.

Roberto Cavalcanti lança 'Nabuco e outros temas'

Na próxima 5ª feira, dia 15 de dezembro, em evento programado para começar às 18h30, no Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, o escritor Roberto Cavalcanti vai lançar o livro 'Nabuco e outros temas'.

Tânia Carneiro Leão lança 'Pé Quebrado'

Na próxima 5ª feira, dia 15 de dezembro, em evento programado para às 19h00, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus, no Recife Antigo, Tânia Carneiro Leão lançará o poemário 'Pé Quebrado'.

UBE presta homenagem a Dodó Félix

Na 6ª feira passada, dia 09 de dezembro, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do poeta Altair Leal, a UBE prestou homenagem ao cordelista Dodó Félix no âmbito do programa Cordel na UBE.

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro entra em recesso natalino

Na 4ª feira passada, dia 07 de dezembro, por ocasião da 404ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', os jardins da Casa Rosada da Rua Santana receberam a visita de 39 escritores. Com o 'Natal dos Escritores', programado para a próxima 4ª feira, dia 14 de dezembro, o programa 'Quarta às Quatro' entrará em recesso de fim-de-ano.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Peça de Adriano Marcena encenada em Angola

Em dezembro, em apresentações em Luanda, na Angola, com a participação das atrizes Anacleta Pereira, Cláudia Nobre, Cláudia Púkuta, Mayer dos Santos e Cesaltina, o grupo Elinga-Teatro estreará montagem do texto 'As Grávidas', do dramaturgo Adriano Marcena.

Curtinhas

A lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com. Para assinar a revista, clique aqui

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Espelho Duplo, de Fátima Quintas

Enquanto os sinos plangem, de Rosa Lia Dinelli

Rosto no escuro, de Flávio Chaves

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Canto efêmero, de Solange Lages Chalita

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

Um grito pelo Capibaribe, organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros

Noumenon, de Rogério Generoso

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Outubro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Conselho Estadual de Cultura reúne Fórum de Literatura

Na 2ª feira, dia 19 de dezembro, em evento programado para começar às 19h00, no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, sob a coordenação do poeta Wellington de Melo, secretaria estadual de cultura realizará reunião do Fórum de Literatura.

UBE parabeniza novo presidente da CHESF

Na 4ª feira passada, dia 07 de dezembro, em correspondência ao engenheiro João Bosco de Almeida, o presidente Alexandre Santos apresentou as congratulações da União Brasileira de Escritores pela sua posse na presidência da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) – empresa que vem se destacando no apoio ao desenvolvimento da cultura regional.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

Tavares de Lima ingressa no Quadro de Sócios Beneméritos da UBE

O quadro de sócios beneméritos da UBE foi movimentado com o ingresso do escritor Tavares de Lima.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da APL

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU