A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste         -     edição de 18 de dezembro de 2011

Protagonismo

Escritores recifenses querem opinar sobre Rádio Frei Caneca

Na 5ª feira passada, dia 15 de dezembro, por ocasião de reunião plenária do Conselho de Políticas Culturais do Recife, o conselheiro Alexandre Santos pediu que fosse consignado em ata o interesse do segmento literário de participar das discussões sobre a instalação e grade de programas da rádio Frei Caneca. Na ocasião, o conselheiro Alexandre Santos lembrou que, há tempos, tratara o assunto com o jornalista Renato Lins, secretário municipal de cultura do município do Recife.

Carlos Alberto Gueiros é 'Visitante Ilustre da UBE'

Na 4ª feira passada, dia 14 de dezembro, por ocasião do Natal dos Escritores, comemorado durante a 405ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE recebeu a visita do vereador Carlos Gueiros, que foi homenageado com diploma de 'Visitante Ilustre'. No discurso de saudação, o presidente Alexandre Santos lembrou as sucessivas demonstrações de amizade à UBE oferecidas pelo vereador Carlos Gueiros, inclusive a iniciativa de homenagear o programa Quarta às Quatro (pela realização do 400º encontro) em sessão especial da Câmara Municipal do Recife.

Lançado CD 'Pensadores'

Na 4ª feira passada, dia 14 de dezembro, por ocasião da 405ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', quando a UBE festejou o 'Natal dos Escritores' em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, foi lançado o CD Pensadores, organizado por Mirian Brindeiro e produzido pelo músico Kayto. No repertório, estão as músicas 'Glória', de Alexandre Santos, 'Hino da UBE', de Adelmar Lyra, 'Banho de alegria', de Áurea Sanlima, 'Velho sambista', de Cássio Cavalcante, 'UBE Bodas de Ouro', de Cici Clessan, 'Certas coisas', de Dulce Albert, 'Te amo', de Esther Sterenberg, 'Amor, sublime amor', de José Camilo Lelis, 'Encordoado a retalhos', de José de Lemos Cruz, 'Gestos', de Jair Martins, 'Oração ao trem', de Laudemiro Telino, 'A mais doce mentira', de Luiz Souza Leão, 'Absurdo', de Luciene Freitas, 'Hino do Carnaval do Cinqüentenário da UBE', de Leony Muniz, 'Prelúdio', de Margarida da Hora, 'Desencarnar', de Melchíades Montenegro Filho, 'Ladeiras de Olinda', de Myriam Brindeiro, 'Para refletir', de Rachel Carrilho, e 'Tempo impressentido', de Telma Brilhante.

Telma Brilhante e Cássio Cavalcante lançam Antologia de Natal

Na 6ª feira passada, dia 16 dezembro, em concorrido evento no Centro Cultural dos Correios, na Avenida Marquês de Olinda, no Recife Antigo, foi lançada a 'Antologia do Natal – Noite Feliz – Prosa e Versos Natalinos', organizada pelos acadêmicos Cássio Cavalcante e Telma Brilhante e que reúne textos de Alaíde Correia, Alexandre Santos, Antonio Neto, Ariadne Quintella, Bartyra Soares! Carlos Cavalcanti, Cássio Cavalcante, Célia Labanca, Cici Clessan, Cleonice Veloso, Dinah Castilho, Elizabeth Antão, Emerson Lacerda, Fany Sheich, Fátima Almeida, Fátima Quintas, Heitor Brito, Heleno Melo, Hiran Campos, Ivanilde Morais, Jair Martins, Josete Cavalcanti, Ladjane Conolli, Lenice Gomes, Liége Costa de Melo, Lourdes Nicácio, Lourdes Sarmento, Lucio Ferreira, Luzilá Gonçalves Ferreira, Márcia Basto, Maria Lucia Chiappetta, Marcus Accioly, Maria Batista, Maria Luiza, Melchíades Montenegro, Myriam Brindeiro, Norma Brito, Olimpio Bonald Neto, Pedro Martins, Petrúcia Camelo, Rachel Carrilho, Raimundo Carrero, Selma Vasconcelos, Sevatil Lobo de Siqueira, Si Cabral, Socorro Costa, Sonia Carneiro Leão, Stephem Beltrão, Telma Brilhante, Valdene Duarte, Wellington Dantas, Wilmar Medeiros, Wilton de Souza e Zuyla Cartaxo.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

UBE encerra temporada 2011 do programa 'A arte de narrar'

No sábado passado, dia 17 de dezembro, em concorrido evento no auditório da livraria Jaqueira, na rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, no Recife, a UBE encerrou a temporada 2011 do programa 'a arte de narrar'. Na ocasião, a coordenadora Sônia Carneiro Leão recebeu Olímpio Bonald Neto e Paulo Afonso Paiva, que falaram sobre a arte de narrar um conto.

.........

Agenda

19 de dezembro. Reunião do Fórum de Literatura de Pernambuco às 19h00, no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.

17 de janeiro. Aniversário da UBE.

Curtinhas................................................

O livro 'Lá do lado de cá', de Marcelo Ribeiro, continua recebendo excelentes críticas (clique aqui e leia a opinião de Luiz Antônio Barreto).

'Nassau: uma ópera pop pernambucana', de Lailson de Holanda, será apresentada entre os dias 08 a 11 de março de 2012, no Parque Dona Lindu, em comemoração ao 475º aniversário do Recife. Clique aqui e saiba mais.

Saiu o resultado do VII Concurso Nacional de Trova da ALAP. Os vencedores foram Dirce Tavares Montechiari, de Nova Friburgo, Bartyra Soares, do Recife, e Angela Guerra, de Petrópolis.

O Grupo Editorial Nacional acaba de lançar 'Gramática sucinta de português, livro de Vicente Masip, que simplifica a abordagem da língua mediante o estudo dos sons, grafia, signos, morfologia e da sintaxe. Clique aqui e conheça mais sobre o livro.

Leony Muniz atualizou o blog. Já é possível ler mais um capítulo.

Na 3ª feira passada, dia 13 de dezembro, em concorrida solenidade na Assembléia Legislativa, Antônio Amaury Correia de Araújo lançou 'Maria Bonita' e 'Corisco e Dadá'.

O artigo 'Luiz Pinto Ferreira, um homem que transcende o tempo', da professora Maria Regina Pinto Ferreira, que integra a edição 2010 da tradicional Revista Acadêmica, da Faculdade de Direito do Recife, lançada recentemente, será disponibilizado no capítulo Novas Homenagens do site www.luizpintoferreira.com.

Andrea Amorim, que está de volta em 'Outra Direção', recebeu os maiores elogios de Roberto Menescal e de Marcos Valle. É coisa de primeiríssima. Clique aqui e se prepare para o melhor da MPB.

Quer ouvir um bom programa? Sintonize a Rádio Folha FM 96,7 e acompanhe o 'Observatório Literário', que vai ao ar às 13h00 de todos os sábados.

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Fátima Quintas presidirá Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 12 de dezembro, em pleito na Casa de Carneiro Vilela, a Academia Pernambucana de Letras elegeu a nova diretoria da entidade. A acadêmica Fátima Quintas, que liderou a chapa única inscrita para o pleito, sucederá o presidente Waldênio Porto.

Academia Pernambucana de Letras festeja o Natal

Na 5ª feira passada, dia 15 de dezembro, em concorrido jantar nos jardins da Casa de Carneiro Vilela, a com presença de representantes da principais agremiações literárias da região, Academia Pernambucana de Letras realizou a tradicional confraternização anual da agremiação.

Roberto Cavalcanti lança 'Nabuco e outros temas'

Na 5ª feira passada, dia 15 de dezembro, em concorrido evento no Museu do Estado de Pernambuco, o escritor Roberto Cavalcanti lançou o livro 'Nabuco e outros temas'.

Alberto Bittencourt lança 'Uma vida, um desafio'

Na 3ª feira passada, dia 13 de dezembro, em concorrido evento no Círculo Militar do Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, no bairro do Espinheiro, o escritor Alberto Bittencourt lançou o livro 'Uma vida, um desafio', com a biografia do coronel professor Hercílio Gonçalves Fialho Filho.

Amaro Poeta lança 'Das entranhas da minha alma'

Na 6ª feira passada, dia 16 de dezembro, em concorrida solenidade no plenário da Câmara de Vereadores do Paulista, o escritor Amaro Poeta lançou o poemário 'Das Entranhas da Minha Alma'.

Tânia Carneiro Leão lança 'Pé Quebrado'

Na 5ª feira passada, dia 15 de dezembro, em concorrido evento na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, na Rua Madre de Deus, no Recife Antigo, Tânia Carneiro Leão lançou o poemário 'Pé Quebrado'.

Projeto Quarta às Quatro

'Natal dos Escritores' movimenta Casa Rosada da Rua Santana

Na 4ª feira passada, dia 14 de dezembro, em concorrido encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, com a presença de 108 escritores e representantes das principais entidades e grupos literários em atividade na região, por ocasião da 405ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', a UBE realizou o tradicional 'Natal dos Escritores', com mensagens especiais do presidente Alexandre Santos e do coordenador Geraldo Ferraz, apresentação do Vocal Vozes da Casa Rosada e de Auto de Natal pelas crianças do Projeto Vila Lobos e, finalmente, troca dos presentes com a participação da 'Mamãe Noel' encarnada pela escritora Rachel Carrilho.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Peça de Adriano Marcena encenada em Angola

Em dezembro, em apresentações em Luanda, na Angola, com a participação das atrizes Anacleta Pereira, Cláudia Nobre, Cláudia Púkuta, Mayer dos Santos e Cesaltina, o grupo Elinga-Teatro estreará montagem do texto 'As Grávidas', do dramaturgo Adriano Marcena.

Curtinhas

A lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia pode ser verificada em www.novaaguia.blogspot.com. Para assinar a revista, clique aqui

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Espelho Duplo, de Fátima Quintas

Enquanto os sinos plangem, de Rosa Lia Dinelli

Rosto no escuro, de Flávio Chaves

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Canto efêmero, de Solange Lages Chalita

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

Um grito pelo Capibaribe, organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros

Noumenon, de Rogério Generoso

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Outubro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Conselho Estadual de Cultura reúne Fórum de Literatura

Na próxima 2ª feira, dia 19 de dezembro, em evento programado para começar às 19h00, no Teatro Arraial, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife, sob a coordenação do poeta Wellington de Melo, secretaria estadual de cultura realizará reunião do Fórum de Literatura.

AIP recebe Medalha do Mérito José Mariano

Na 5ª feira passada, dia 15 de dezembro, em concorrida solenidade no plenário da Câmara Municipal do Recife, a Associação de Imprensa de Pernambuco recebeu a medalha do mérito José Mariano.

Movimento Pró Criança grava DVD

Na próxima 3ª feira, dia 20 de dezembro, em evento programado para começar às 19h00, no Teatro de Santa Isabel, com a participação especial do frei Damião, maestro Spok, o coral do Movimento Pró-Criança vai fazer a gravação ao vivo do DVD 'Canta a cultura e a fé'.

UBE presente em festa dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco

Na 3ª feira passada, dia 13 de dezembro, o escritor Alexandre Santos levou o abraço da União Brasileira de Escritores (UBE) à Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública de Pernambuco, que realizou jantar de confraternização na Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças, no Recife.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Real, agência nº 1153, conta corrente nº 420.1103-0). Maiores informações com as senhoritas Jair Martins ou Renata Kelli pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Campanha

Tavares de Lima ingressa no Quadro de Sócios Beneméritos da UBE

O quadro de sócios beneméritos da UBE foi movimentado com o ingresso do escritor Tavares de Lima.

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU