A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras

União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste                                                                              edição de 08 de janeiro de 2011

Protagonismo

UBE instalará núcleos no interior de Pernambuco

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião de diretoria, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE decidiu intensificar o processo de interiorização da entidade. De imediato, a UBE vai instalar núcleos nas cidades de Petrolina, Triunfo, Arcoverde e Paulista. A coordenação dos núcleos municipais ficará a cargo do diretor Meca Moreno.

Os interessados devem manter contato com a UBE através do fone (81) 3441 7488.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Clube do Livro retoma programação

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade da temporada de 2012, a diretoria da UBE divulgou a manutenção do programa 'Clube do livro', que, sob a coordenação dos escritores Patriotino Aguiar e Verluce Ferraz, realizará encontros nas primeiras 6ª feiras de todos os meses.

Ensaios do vocal 'Vozes da Casa Rosada' será às 3ª feiras

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião de diretoria, na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade de ocupação da sede da entidade, a UBE confirmou a continuidade da programação de ensaios do vocal 'Vozes da Casa Rosada' nas tardes das 3ª feiras, sob a batuta da maestrina Ruby Jean.

Núcleo de Estudos do Cangaço retoma atividades em março

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade proposta, a diretoria da UBE decidiu confirmar os encontros do Núcleo de Estudos do Cangaço, programados pela coordenadora Rosa Bezerra para às 19h30 das terceiras 3ª feiras.

UBE mantém programa 'Cordel da UBE'

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade da temporada 2012, a diretoria da UBE confirmou o programa 'Cordel na UBE' coordenado pelo poeta Altair Leal, cujas sessões ocorrerão no salão da sede, às 17h00, nas segundas 6ª feiras de todos os meses.

.........

Agenda

17 de janeiro. Aniversário da UBE.

Curtinhas................................................

Léo Durval avisa que a temporada 2012 do Café Filosófico da UBE começará em março.

Na última edição do Festival de Inverno de Garanhuns, em homenagem a Lula Cortes destacada por Roger de Renor ("Toda alma tem a missa que merece e que esta é a de Lula Côrtes"), Lailson de Holanda e Paulo Rafael executaram duas músicas do LP SATWA. Clique aqui e veja a apresentação.

Wilson Oliveira colocou foco sobre Aldo Lins e produziu um vídeo no Mercado da Boa Vista (e outros becos).

Na próxima 4ª feira, dia 11 de janeiro, em encontro programado para às 19h00, na Sala A2/B2 da Casa de Cultura Mário Quintana, na Rua dos Andradas, em Porto Alegre, sob a batuta de Benedito Saldanha, a Academia de Letras Porto Alegre e o Clube Jardim Ipiranga vão realizar sessão do programa Sarau com Ritmo em homenagem a Vinícius de Moraes com a participação de Francisco Castro, Bira Jr, Nabil Kansao e Floreny Ribeiro.

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, Geraldo Pereira atualizou o blog que a crônica 'O Recife do Antes'.

O jornalista e médico Sérgio Cruz acaba de lançar seu livro 'Pátria Livre ainda que tardia - A verdadeira história de Tiradentes'.

O novo número da revista 'Varal do Brasil' está no ar. Clique aqui e veja.

Em opinião publicada na coluna 'Eu indico' no caderno Viver da edição do sábado passado, dia 07 de janeiro, no Diário de Pernambuco, o romancista Alexandre Santos, presidente da UBE, recomenda a leitura do livro 'O 8º selo', de Gustavo Trindade Henrique.

A obra do poeta baiano José Bonifácio Santos pode ser verificada no blog www.livrobomgratis.blogspot.com

Pedro Nunes acaba de lançar o livro 'Mundo-Sertão, Terra não Revelada', de cantos e contos.

O regulamento do concurso de fotografia lançado pela Fundação Pierre Chalita pode ser verificado através do fone (82) 3223-4098 ou pelo e-mail fundacao@fundacaopierrechalita.com.br

 

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

UBE cria Núcleo de Historiografia Pernambucana

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade para a temporada 2011, a diretoria da UBE criou o Núcleo de Historiografia Pernambucana, que, sob a coordenação do acadêmico Melchíades Montenegro, realizará sessões nas segundas 5ª feiras de cada mês.

Melchíades Montenegro em documentário sobre o Cine Teatro Guarany, de Triunfo

Na 6ª feira passada, dia 06 de janeiro, o acadêmico Melchíades Montenegro viajou para Triunfo, no sertão de Pernambuco, onde participará da produção de um documentário sobre os noventa anos do Cine Teatro Guarany, cuja construção ocorreu nos anos 20 do século XX por iniciativa de Carollino Campos e Manoel Campos.

Herci Souza e Neilton Limeira movimentarão 'A arte de Narrar'

Na 4ª feira passada, dia 04 de janeiro, em encontro da Casa Rosada na Rua Rosada, após reunião com a coordenadora Herci Souza sobre as linhas gerais do programa 'A arte de narrar', realizado pela UBE em sessões mensais no auditório da livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, no bairro dos Aflitos, na zona oeste do Recife, o presidente Alexandre Santos convidou o professor Neilton Limeira para ocupar a função de consultor e coordenador literário do projeto.

UBE homenageará Eduardo Côrtes

Na 3ª feira passada, dia 03 de janeiro, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, o presidente Alexandre Santos informou ao produtor cultural Eduardo Côrtes sobre homenagem que a UBE lhe prestará no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Entre as diversas contribuições oferecidas por Eduardo Côrtes, está a idealização e realização das primeiras edições da Fliporto.

UBE confirma continuidade do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião de diretoria, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE confirmou a continuidade do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco', realizado em parceria com a livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo. Como na temporada 2011, o programa será coordenado pelo escritor Cássio Cavalcante e será realizado em sessões programadas para começar às 19h00, nas últimas 2ª feiras de cada mês.

Telma Brilhante programa retomada das atividades do Núcleo Elita Ferreira

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, apreciando a grade da temporada 2012, a diretoria da UBE acatou proposta da diretora Telma Brilhante e reservou as tardes das segundas 3ª feiras para os encontros e festivais do Núcleo de Literatura Infanto Juvenil.

UBE homenageará Sobrames

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em concorrida reunião no auditório do Memorial da Medicina, no Derby, no centro expandido do Recife, o médico escritor Cláudio Renato Pina Moreira apresentou a programação dos festejos comemorativos do 40º aniversario da secção pernambucana da SOBRAMES. Na ocasião, o escritor Alexandre Santos comunicou que a UBE prestará homenagem à SOBRAMES pelo transcurso do significativo aniversário.

Paulo Camelo distribui Boletim da Sobrames

Ás primeiras horas do ano, no domingo, dia 1º de janeiro de 2012, cumprindo uma longa tradição, o poeta Paulo Camelo distribuiu o novo boletim da Sobrames. Clique aqui e veja o documento na íntegra.

Humberto Maia reconduzido à presidência do Passo do Carnaval

Na 2ª feira passada, dia 02 de janeiro, em eleição realizada nas instalações da FOCCA, no bairro do Carmo, em Olinda, o Passo do Carnaval reconduziu a diretoria liderada pelo produtor cultural Humberto Maia.

Nona edição da revista 'Nova Águia' será publicada neste semestre

A nona edição da revista Nova Águia , cujo tema é 'Nos 100 anos da Renascença Portuguesa: como será Portugal daqui a 100 anos?' sairá ainda neste primeiro semestre de 2012. O décimo número será publicado no segundo semestre com o tema 'Leonardo Coimbra - Razão e Espiritualidade: nos 100 anos de "O Criacionismo (Esboço de um Sistema Filosófico)'. Outras informações podem ser obtidas no site www.novaaguia.blogspot.com

Prêmio para poesia, romance e canções em língua Zapoteca

Em iniciativa conjunta do Conselho Nacional para a cultura e as Artes, a Diretoria Geral de Culturas Populares o Governo do Estado de Oaxaca e da Editora Calamus, o Centro de Artes de San Agustín lançou o Prêmio 'Casa de Literatura en Lengua Zapoteca' para poesia, romance e canção.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Vale a pena ler

Espelho Duplo, de Fátima Quintas

Enquanto os sinos plangem, de Rosa Lia Dinelli

Rosto no escuro, de Flávio Chaves

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Canto efêmero, de Solange Lages Chalita

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

Um grito pelo Capibaribe, organizado por Geraldo Ferraz e Salete Rego Barros

Noumenon, de Rogério Generoso

A revolução literária em Pernambuco, de Bezerra de Lemos

Maldição e fé, de Alexandre Santos

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Janeiro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Temporada 2012 do Cineclube da UBE começa com Meia Noite em Paris

O cineasta Osman Godoy avisa que temporada 2012 do CineClube da UBE começará em 1º de fevereiro, com a exibição do festejado 'Meia Noite em Paris', dirigido por Woody Allen com a participação de Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller e Mimi Kennedy. A sessão está programada para começar às 19h30 na Casa Rosada da Rua Santana. A entrada é franca.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulgará relação de Beneméritos

A diretoria da UBE decidiu realizar censo para, na primeira semana de 2012, divulgar a relação dos Sócios Beneméritos da entidade.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU