A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste                                                                         edição de 26 de fevereiro de 2012                                                   Clique aqui e veja  a  VOZ DO ESCRITOR no FACEBOOK.

DIA DE FESTA

Começam preparativos para solenidade comemorativa do aniversário da UBE

Em 15 de março, em evento programado para começar às 19h00 nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE comemorará o transcurso do 54º aniversário da entidade em grande estilo. Além do tradicional pronunciamento do escritor Alexandre Santos, no qual o presidente da entidade apresenta as prioridades para o ano, a UBE prestará homenagem à SOBRAMES pelo transcurso 40 anos de sua fundação, à Fundação Gilberto Freire pelo transcurso dos 25 anos de sua fundação e ao Instituto Arqueológico, histórico e Geográfico pelo transcurso do sesquicentenário de sua fundação. Na ocasião, a UBE reunirá a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho para admitir o escritor Frederico Pernambucano de Melo, que será saudado pela comendadeira Fátima Quintas.

Alexandre Santos convida acadêmicos do Nordeste para solenidade comemorativa do aniversário da UBE

No sábado passado, dia 25 de fevereiro, por ocasião da reunião da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocorrida sob os auspícios do escritor Abdias Moura, o presidente Alexandre Santos convidou para a solenidade comemorativa do 54º aniversário da UBE, programada para às 19h00 da 5ª feira, dia 15 de março, nos jardins da Casa Rosada. Na ocasião, além de prestar homenagem ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, SOBRAMES e Fundação Gilberto Freyre, a UBE reunirá a congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho para admitir o comendador Frederico Pernambucano de Melo.

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano lança Revista

Em 16 de março, em evento programado para as 17h00, na sede da entidade, à Rua Barão do Abiaí, na região central de João Pessoa, o Instituto Histórico e Geográfico Paraibano realizará solenidade especial para lançar a 42ª edição da Revista do IHGP.

FLIG retoma programação em 2012

Na 6ª feira passada, dia 24 de fevereiro, em encontro em Garanhuns, os presidentes Alexandre Santos, da UBE, e João Marques, da Academia de Letras de Garanhuns, se reuniram com o escritor Wellington de Melo, coordenador de literatura da secretaria estadual de cultura para tratar a realização do IV Festival de Literatura de Garanhuns (FLIG), programado para o período entre os dias 11 e 15 de julho, naquela cidade.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Dia Internacional da Mulher

Palestra do Dona Brites de Albuquerque abre Seminário de Historiologia de Pernambuco

Na 5ª feira, dia 08 de março, em sessão programada para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do escritor Melchíades Montenegro, a UBE vai estrear o Seminário de Historiologia Pernambucana com palestra de Zuleide Duarte sobre 'Dona Brites de Albuquerque – Capitoa da Nova Lusitânia'.

'Poesia' no CineClube da UBE

Na 4ª feira, dia 07 de março, em sessão programada para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do cineasta Osman Godoy, o CineClube da UBE vai exibir o filme 'Poesia'.

Quinta do Amor abre temporada com palestra de Tânia Guerra

Na 5ª feira, dia 01 de março, em sessão programada para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação da escritora Rachel Carrilho, a UBE dará início à temporada 2012 da 'Quinta Temática do Amor' com palestra da psicóloga Tânia Guerra sobre os 'frutos do amor'.

Délio Mendes e Ivaneide Gusmão falarão sobre literatura universal no Clube do Livro

Na 6ª feira, dia 02 de março, em sessão programada para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação dos escritores Patriotino Aguiar e Verluce Ferraz, a UBE dará seqüência ao Clube do Livro, com análise da literatura universal pelos professores Ivanilde Gusmão e Délio Mendes.

Rosângela Ferraz lança 'Águas de chuva'

Em 08 de março, em encontro que comemora o Dia Internacional da Mulher, programado para às 19h00 no SESC Santo Amaro, na zona central do Recife, a escritora Rosangela Ferraz vai lançar o livro de micro versos 'Águas de Chuva'.

.........

Agenda

15 de março. Solenidade comemorativa do 54º aniversário da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana

15 de março. Admissão de Frederico Pernambucano de Melo na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

01, 02 e 03 de junho. III Encontro Pernambucano de Escritores, em Surubim

11 a 15 de julho. IV FLIG, em Garanhuns

Curtinhas................................................

Em passagem por Pernambuco, para visita aos carnavais de Recife e Olinda, a ministra Ana de Hollanda anunciou que a candidatura do frevo à Patrimônio Imaterial da Humanidade será julgada pela Unesco ainda este ano. Ao lado do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida, a ministra mostrou confiança na aprovação.

Em 28 de abril, em vasta programação organizada por Anildomá Willans de Souza na Estação do Forró, em Serra Talhada, Terra de Lampião e Capital do Xaxado, no sertão pernambucano, acontecerá o II Festival de Músicas do Cangaço. As inscrições das músicas poderão ser efetuadas pessoalmente, por e-mail ou via Correios, no período de 23 / 01 / 2012 a 10 / 03 / 2012.

O romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, está no Amazon.com. Para adquirir, clique aqui

O endereço do blog do 'Observatório Literário', cujo edição anima a programação da RÁDIO FOLHA FM aos sábados, é http://observatorioliterario.blogspot.com/.;

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Jornadas Culturais da UBE faz visita à Suape

Na próxima 3ª feira, dia 28 de fevereiro, a UBE dará inicio à temporada 2012 das Jornadas Culturais com visita ao porto de Suape. As inscrições podem ser feita com a coordenadora Fátima Almeida através do e-mail <fatimaalmeida13@hotmail.com>

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores

Começa coleta de assinatura em manifesto para criação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores

Na próxima 3ª feira, dia 28 de fevereiro, em reunião programada para as 16h30, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da União Brasileira de Escritores (UBE), os engenheiros escritores Alexandre Santos, Heitor Bezerra de Brito, Marco Juno Flores, Hélio Trigueiro e Heleno Melo darão início à coleta de assinaturas no Manifesto de criação da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores, cujo texto é o seguinte:

Os engenheiros e profissionais do segmento técnico adiante subscritos, considerando a necessidade de uma agremiação cultural que congregue o significativo número de colegas que, junto com atividades profissionais, também exerce a arte literária, proclamam apoio à fundação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores, entidade com objetivo de criar suporte e ambiência favoráveis à sua manifestação artística, possibilitando a sinergia própria das coletividades, especialmente para o reconhecimento público da vocação e talento que os caracteriza.

UBE divulga programação para o mês de março

Na 6ª feira, dia 17 de fevereiro, a UBE divulgou a programação da entidade para o mês de março, quando muitos projetos retomam as atividades normais. A programação é a seguinte:

Dia 01, 19h00: Quinta Temática do Amor (Rachel Carrilho)
Dia 02, 19h00: Clube do Livro (Patriotino Aguiar e Verluce Ferraz)
Dia 06, 15h00: Ensaio do vocal Vozes da Casa Rosada (Ruby Jean)
Dia 07, 14h00: Reunião da Associação Nordestina de Trovadores (Rosa LiaDinelli)
Dia 07, 16h00: Quarta às Quatro (Geraldo Ferraz)
Dia 07, 19h00: CineClube da UBE (Osman Godoy)
Dia 08, 19h00: Seminário de Historiologia Pernambucana (Melchíades Montenegro)
Dia 09, 17h00: Cordel na UBE (Altair Leal)
Dia 10, 11h00: A arte de narrar (Hercy Souza e Neilton Limeira)
Dia 12, 19h00: Café Filosófico da UBE (Léo Durval)
Dia 13, 15h00: Ensaio do vocal Vozes da Casa Rosada (Ruby Jean)
Dia 14, 16h00: Quarta às Quatro (Geraldo Ferraz)
Dia 15, 08h00: Do modernismo à contemporaneidade (Neilton Limeira)
Dia 15, 19h00: Comemorações do 54º aniversário da UBE.
Dia 20, 15h00: Ensaio do vocal Vozes da Casa Rosada (Ruby Jean)
Dia 20, 19h00: O sagrado na literatura (Ruby Jean)
Dia 21, 16h00: Quarta às Quatro (Geraldo Ferraz)
Dia 22, 19h00: O fantástico na literatura (Salete Rego Barros)
Dia 26, 19h00: A cultura e a arte em Pernambuco (Cássio Cavalcante)
Dia 27, 15h00: Ensaio do vocal Vozes da Casa Rosada (Ruby Jean)
Dia 27, 19h00: Núcleo de estudos do cangaço (Rosa Bezerra)
Dia 28, 16h00: Quarta às Quatro (Geraldo Ferraz)
Dia 28, 16h00: Visita ao sítio histórico de Igarassú - Jornadas Culturais (Fátima Almeida)
 

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro retoma programação

Na próxima 4ª feira, dia 29 de fevereiro, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do vice-presidente Geraldo Ferraz, a UBE realizará a 409ª sessão do programa 'Quarta às Quatro', retomando a programação após o recesso carnavalesco..

Programa especial para homenagear o Dia Internacional da Mulher

Na 4ª feira, dia 07 de março, em sessão programada para às 16h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do escritor Geraldo Ferraz, a UBE vai realizar sessão especial do projeto 'Quarta às Quatro' com programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Festlatino realiza seminários na Europa

Dentro da maratona européia de seminários, o Movimento Festlatino estará no dia 21 de março na Universidade de Avairo, em Portugal, no dia 29 de março, na Universidade de Paris, e, no dia 03 de abril, no Conselho de Cultura Galega, em Santiago de Compostela. Outras informações podem se obtidas no site WWW.FESTLATINO.BLOGSPOT.COM

CURTINHAS

Em 05 de março, em encontro programado para as 17h30, no Merkin Concert Hall do Kaufman Center, em Nova Iorque, em programação conjunta com a Villa-Lobos Music Society, a Brazilian Endowment for The Arts (BEA) vai comemorar o 125º aniversario de Heitor Villa-Lobos, com concerto com composiçóes para piano, voz, violão, violoncelo solo e coro.

O Movimento Internacional Lusófono (MIL), movimento cultural e cívico registrado oficialmente desde 15 de outubro de 2010, já conta com mais de 10 mil adesões Nos países da CPLP. Para melhor conhecer o MIL, visite o site www.movimentolusofono.org.

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Espelho Duplo, de Fátima Quintas

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Fevereiro.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Projeto homenageia Salete Rego Barros e Rachel Carrilho

Em 08 de março, dentro da programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher, em evento programado para às 17h00, no auditório da FAFIRE, na Avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, as escritoras Rachel Carrilho e Salete Rego Barros serão homenageadas no âmbito do projeto 'Mulheres que mudaram a história de Pernambuco'.

Menção Joaquim Cardozo começa a receber inscrições

A partir do dia 01 de março a versão 2011 da Menção Joaquim Cardozo, concurso literário do Clube de Engenharia de Pernambuco começará a receber inscrições.  Clique aqui e conheça o regulamento da versão 2012 da Menção Joaquim Cardoso.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulgará relação de Beneméritos

A diretoria da UBE decidiu realizar censo para, na primeira semana de 2012, divulgar a relação dos Sócios Beneméritos da entidade.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Postagens da Edição Facebook

Marcos de Andrade Filho

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU