A voz do ESCRITOR

 

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste                                                                                                                                                                                  edição de 25 de março de 2012                                                  

PROTAGONISMO

UBE inicia preparativos para edição 2012 do Congresso Brasileiro de Escritores

Na 3ª feira passada, dia 20 de março, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, os escritores Alexandre Santos e Rogério Generoso conversaram sobre a realização do V Congresso Brasileiro de Escritores em Pernambuco, cuja realização está programada para o mês de agosto. Três dias mais tarde, já com a presença do dramaturgo e produtor cultural Adriano Marcena, nova reunião tratou das linhas gerais da programação do evento, que contará com a participação de conferencistas, palestrantes e convidados de todo o País.

Palestra de Erivan Felix fala sobre 'coronelismo e cangaço o imaginário popular' abre temporada 2012 do Núcleo de Estudos do Cangaço da UBE

Na próxima 3ª feira, dia 27 de março, em sessão programada para às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai estrear a temporada 2012 da programação do Núcleo de Estudos do Cangaço com palestra de Erivan Felix sobre 'coronelismo e cangaço no imaginário popular'.

Campina Grande instala Instituto Histórico

Na próxima 2ª feira, dia 26 de março, em encontro programado para as 19h30, no auditório Francisco Alves, do edifício Agostinho Velloso da Silveira, sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), na Avenida Manoel Gonçalves Guimarães, no bairro de José Pinheiro, em Campina Grande, em sessão prestigiada pela conselheira Esther Caldas Bertoletti, coordenadora do Projeto Resgate “Barão do Rio Branco”, do Ministério da Cultura, e pelo Historiador Joaquim Osterne Carneiro, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, será instalado o Instituto Histórico de Campina Grande.

Salete Rego Barros anuncia Antologia de Literatura Fantástica em Pernambucano

Na 5ª feira passada, dia 22 de março, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, com animação de Bernadete Bruto, a UBE abriu a temporada 2012 da Quinta Fantástica. Na ocasião, a coordenadora Salete Rego Barros anunciou projeto para a publicação da I Antologia de Literatura Fantástica em Pernambuco.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Adriano Marcena faz lançamento do 'Dicionário da diversidade cultural' no Centro Cultural Benfica

Na próxima 5ª feira, dia 29 de março, em evento programado para às 19h00, no Centro Cultural Benfica, no Teatro Joaquim Cardozo, na Rua Benfica, no bairro da Madalena, no Recife, o dramaturgo Adriano Marcena lançará o Dicionário da Diversidade Cultural Pernambucana.

.........

 

Curtinhas................................................

Ainda repercute a visita que o artista plástico Abelardo da Hora fez à Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, por ocasião dos festejos comemorativos do 54º aniversario da entidade.

A relação das músicas selecionadas para participar do II Festival de Músicas do Cangaço, que acontecerá no dia 28 de abril, em Serra Talhada, está disponível no blog: www.pontodeculturacabrasdelampiao.blogspot.com.br.

A escritora Neide Medeiros Santos quer sensibilizar o jornalista Roberto Cavalcanti a engajar o 'Correio da Paraíba' ", jornal de maior circulação da Paraíba, na campanha de valorização do livro do autor locar e regional.

Na 3ª feira passada, dia 20 de março, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, o grupo literário Dom Carrerro fez mais uma reunião.

Vem aí o livro décimo quinto livro de Paulo Dantas.

Ainda repercute o discurso proferido por Waldênio Porto por ocasião de sua despedida da presidência da Academia Pernambucana de Letras. (clique aqui e leia o discurso na íntegra)

Em 30 de março, em evento programado para às 19h00, no Memorial da Medicina, no Derby, no Recife, Paulo Salles Cavalcanti vai lançar o livro de poemas 'Pérolas do Ocaso'.

Em comunicado através das redes sociais da Internet, o acadêmico Alexandre Santos, presidente da UBE, declarou voto ao escritor Antonio Nunes TonTon, candidato à cadeira nº 26 da Academia de Letras e Artes do Nordeste.

'Olinda abrasada', romance de Waldênio Porto, está no prelo.

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Presidente da UBE alerta para perigos da manipulação da informação

Na 5ª feira passada, dia 22 de março, em concorrido evento no pátio externo da unidade na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, o SESC-Piedade comemorou o décimo aniversario da biblioteca José Midlin. Na ocasião, a falar em mesa coordenada pelo poeta Pedro Américo e que, também, contou com a participação de Marco Pólo, Abigail Armeno,Erica Montenegro, Frederico Spencer, Haidée Campelo, Lourival Pereira Pinto e Spencer Junior, depois de saudar o dirigente Tereza Feraz "pelo magnífico trabalho que o SESC vem fazendo em prol da cultura pernambucana" e a bibliotecária Ana Rosa "pelos serviços prestados pela biblioteca José Midlin e pela organização da magnífica festa comemorativa do decenário", o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, enfatizou que, "através da leitura, as pessoas ficam mais resistentes às manipulações da informação, especialmente nestes tempos correntes, quando está cada vez mais difícil a identificação das mensagens cujo propósito é desinformar e, mesmo, deformar a informação".

Conselho Estadual de Cultura e Academia Pernambucana de Letras homenageiam poeta César Leal

Na 3ª feira passada, dia 20 de março, em concorrido encontro no solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras e o Conselho Estadual de Cultura prestaram homenagem ao poeta Cesar Leal.

Observatório literário encerra primeira temporada

No sábado passado, dia 24 de março, com apresentação de Rafaella Feitosa, Simone Ventura e Fernando Farias, a Rádio Folha FM 96,7 levou ao ar a última edição da primeira temporada do programa Observatório Literário, que contou com a participação de Adriano Marcena, Alexandre Santos, Allan Sales, Anaira Mahim, Artur Rogério, Bernadete Bruto, Biagio Pecorelli, Cícero Belmar, Cida Pedrosa, Cyl Galindo, Gerusa Leal, Gilvan Lemos, Isabele Barros, Juareiz Correya, Julia Larré, Lara, Malungo, Meca Moreno, Miró, Paulo Caldas, Pedro Américo de Farias, Raimundo Carrero, Raimundo de Moraes, Raísa Feitosa, Renata Santana, Rogério Generoso, Samuca Santos, Sidney Rocha, Suzana Moraes, Thiago Pininga, Valéria Saraiva, Vanessa Sueidy e Wellington de Melo.

Sobrames-PE dá continuidade ao programa comemorativo do 40º aniversário da entidade

Em 02 de abril, em encontro programado para às 08h30, no Memorial da Medicina, no Derby, a Sobrames-PE vai dar continuidade ao período comemorativo do 40º da entidade, com palestra do escritor Hélio Pelegrino, ex-presidente nacional da entidade. Na ocasião, também serão lançados os livros 'Quem eras tu?', de Paulo Camelo, e 'Pistoia, Quadra 28', de Paulo Afonso Paiva.

Começa discussão do marco estatutário da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 20 de março, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, os engenheiros Alexandre Santos, Marco Juno Flores, Heitor Bezerra de Brito e Heleno Melo apreciaram o ritmo de subscrições no manifesto de apoio à criação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores e deram continuidade à discussão sobre o Estatuto da entidade.

Vozes da Casa Rosada ensaia novo repertório

Na 3ª feira passada, dia 20 de março, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, o vocal 'Vozes da Casa Rosada' se reuniu em ensaio sob a batuta da maestrina Ruby Jean.

Projeto Quarta às Quatro

Quarta às Quatro presta homenagem a Ester Camurça

Na 4ª feira passada, dia 21 de março, em concorrido encontro prestigiado por 33 escritores nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, a UBE realizou a 412º sessão do programa Quartas às Quartas, tendo, por iniciativa da escritora Miryam Brindeiro, prestado homenagem à acadêmica Ester Camurça.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Movimento Internacional Lusófono se promovem encontro em Lisboa

No sábado passado, dia 24 de março, em concorrido encontro na sede do Movimento Internacional Lusófono (MIL), na Sociedade da Língua Portuguesa, na Rua Mouzinho da Silveira, em Lisboa, Pinharanda Gomes apresentou a 'Evocação de Dalila Pereira da Costa' e, na sequencia, Pedro Martins e Renato Epifânio fez a apresentação de "O Segredo de Grão Vasco" e da 9ª edição da revista Nova Águia.

CURTINHAS

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Espelho Duplo, de Fátima Quintas

O 8º selo, de Gustavo Trindade

Noite de Vigília, de Petrúcia Camelo

Bandeira nordestina, de Jessier Quirino

Ofício de sapateiro, de Carlos Newton Júnior

 

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Março.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

Agenda

01, 02 e 03 de junho. III Encontro Pernambucano de Escritores, em Surubim

11 a 15 de julho. IV FLIG, em Garanhuns

Agosto. V Congresso Brasileiro de Escritores

'Repensar a literatura' dá largada à temporada 2012

Na próxima 5ª feira, dia 29 de março, em sessão programada para começar às 19h30, no auditório da Livraria Poty, na esquina das ruas do Riachuelo e Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, a UBE vai dar largada à temporada 2012 do programa 'Repensar a literatura'. Na ocasião, o coordenador Bezerra de Lemos vai reunir os escritores Francisco Mesquita, Alexandre Santos, Rogerio Generoso, Vital Corrêa e Neilton Limeira para fazer apreciação Crítica do livro 'Da Destruição do Poema', de Marcos D`Morais.

SERVIÇO: O programa 'Repensar literatura', realizado em parceria com a Poty Livros, que tem a coordenação geral do professor Bezerra de Lemos, cria um espaço dedicado à crítica literária. As sessões mensais ocorrem no auditório da Poty Livros, nas esquina das Ruas Sete de Setembro e Riachelo, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. Entrada gratuita.

Fernando Freire fala na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2ª feira, dia 26 de março, em encontro programado para às 16h00, no salão nobre do Solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras vai recebe o escritor Fernando Freire, presidente da Fundação Joaquim Nabuco, que vai falar sobre 'Os Desafios da Educação no Novo Brasil'.

Menção Joaquim Cardozo começa a receber inscrições

Desde 1º de março a versão 2011 da Menção Joaquim Cardozo, concurso literário do Clube de Engenharia de Pernambuco começou a receber inscrições.  Clique aqui e conheça o regulamento da versão 2012 da Menção Joaquim Cardoso.

Programação para o mês de março na Casa Rosada

Dia 27, 15h00: Ensaio do vocal Vozes da Casa Rosada (Ruby Jean)
Dia 27, 19h00: Núcleo de estudos do cangaço (Rosa Bezerra)
Dia 28, 16h00: Quarta às Quatro (Geraldo Ferraz)
Dia 28, 16h00: Visita ao sítio histórico de Igarassú - Jornadas Culturais (Fátima Almeida)

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulgará relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

 
 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU