A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

Informativo da Rede das Academias de Letras do Nordeste                                                                                                                                                                                  edição de 15 de abril de 2012                                                  

UBE formaliza criação dos núcleos de Triunfo e de Serra Talhada

Na 4ª feira passada, dia 11 de abril, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na cidade do Recife, por ocasião da 415ª sessão do programa Quarta às Quatro, o presidente Alexandre Santos coordenou a solenidade de criação núcleos Serra Talhada e Triunfo, cuja instalação ocorrerá, respectivamente, nos dias 27 e 28 de abril naquelas cidades.

Melchíades Montenegro confirma presença de dirigentes na instalação do Núcleo da UBE na cidade de Triunfo

Em 02 de abril, por ocasião da reunião mensal da diretoria da UBE, na Casa Rosada da Rua Santana, o vice-presidente Melchiades Montenegro confirmou a presença do presidente Alexandre Santos e dos vice-presidentes Geraldo Ferraz e Melchíades Montenegro na solenidade de instalação do Núcleo da UBE na cidade de Triunfo.

Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda empossa novos acadêmicos

Em 25 de abril, em solenidade programada para às 19h30, na Basílica Abacial do Mosteiro de São Bento, em Olinda, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda admitirá os acadêmicos Antônio Nunes Barbosa Filho, Cássio Cavalcante, Eni Maria Ribeiro Teixeira, Jair Fonseca Martins, Marcos Antônio Gomes de Mattos de Albuquerque, Myriam Brindeiro de Moraes Vasconcelos, Paulo Dantas Saldanha, Riverdes Coelho Falcão, Sônia Regina Carneiro Leão e Zélia Maria Cunha Monte Bezerra.

É iminente o início dos trabalhos de restauração da Casa Rosada

Na 4ª feira passada, dia 11 de abril, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na cidade do Recife, por ocasião da 415ª sessão do programa Quarta às Quatro, o presidente Alexandre Santos anunciou o iminente início dos trabalhos de restauração Casa Rosada.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Waldênio Porto fala sobre 'Olinda abrasada' na Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 09 de abril, em concorrida reunião no salão de reuniões do Solar do Barão Rodrigues Mendes, no bairro das Graças, no Recife, por ocasião de reunião da Academia Pernambucana de Letras, o escritor Waldênio Porto apresentou o romance 'Olinda abrasada', cujo lançamento está programado para o mês de Maio.

UBE presente em sessão do projeto 'Música do Metrô'

Na próxima 3ª feira, dia 17 de abril, em movimentação programada para começar às 18h00, no saguão da Estação Recife, o Metrô do Recife dará sequência ao Projeto 'Musica no Metro' com a participação de Big John and the MidNight Men, Alexandre Santiago, HandMade Blues e Uptown Band. Na ocasião, a literatura ganhará destaque com a participação dos poetas Altair Leal, Bernadete Bruto e Wanessa Sueidy.

.........

 

Curtinhas................................................

Em 30 de abril, em evento programado para às 18h00, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Dirceu Rabelo lançará o 'Livro de Sonetos'.

Na 3ª feira passada, dia 10 de abril, em concorrido encontro no Atelier da Ana Veloso, no Pina, na zona sul do Recife, a escritora Célia Labanca lançou o livro 'A noite tem razão'.

Na 6ª feira passada, dia 13 de abril, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação do poeta Altair Leal, a UBE deu continuidade ao programa 'Cordel na UBE' com homenagem ao poeta cordelista Jean Lima.

Na 6ª feira passada, dia 13 de abril, em concorrido encontro na Casa Mecane, na Avenida Visconde de Suassuna, no bairros da Boa Vista, na região central do Recife, a escritora Ju Costa lançou o romance 'Agnus Dei' com intertítulo 'A idade do sangue'.

Em 27 de abril, o VJ Tony, também conhecido como professor Antonio Marques Soares, vai comandar mais uma reedição do 'Encontro de Brotos'. Desta vez, a Festa de Arromba vai ser no Spirit Music Hall, na Rua do Futuro, nas Graças, no Recife.

O escritor Pedro Onofre de Araújo, fundador da Academia de Letras e Artes do Nordeste, foi homenageado pela Universidade Federal de Alagoas com o título de Doutor Honoris Causa.

Na 5ª feira passada, dia 12 de abril, em concorrido encontro no Centro Cultural Correios, no bairro do Recife, a maestrina e escritora Ruby Jean Boddy lançou o livro 'O canto e a dança do Piaxaxá'.

Clique aqui e veja a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Academia Pernambucana de Letras presta homenagem aos poetas Dirceu Rabelo e Alvacir Raposo

Na 2ª feira passada, dia 09 de abril, em concorrida reunião no salão de reuniões do Solar do Barão Rodrigues Mendes, no bairro das Graças, no Recife, sob a coordenação da presidente Fátima Quintas, a Academia Pernambucana de Letras prestou homenagem aos poetas Alvacir Raposo e Dirceu Rabelo, que tiveram poemas recitados pela atriz Bernadete Bruto.

Avança discussão dos Estatutos da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 10 de abril, em encontro na sala da presidência da União Brasileira de Escritores (UBE), na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, juntamente com a arquiteta Salete Rego Barros, os engenheiros Alexandre Santos, Marco Juno Flores e Heitor Bezerra de Brito deram sequência aos trabalhos de elaboração de minuta dos Estatutos da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores.

Ricardo Esberard comunica permanência do vagão na UBE

Na 3ª feira passada, dia 10 de abril, em encontro no escritório central do Metrô do Recife, no bairro de Areias, na zona oeste do Recife, o superintendente Ricardo Esberard comunicou ao escritor Alexandre Santos que o Metrorec vai renovar o termo de comodato que permite a presença de histórico vagão de trem nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife. No dia seguinte, por ocasião da 415º sessão do programa 'Quartas às Quatro', o presidente Alexandre Santos deu a boa nova aos escritores presentes, destacando a sensibilidade do superintendente da CBTU no Estado de Pernambuco.

Projeto Quarta às Quatro

Rosângela Ferraz fala sobre 'Águas de chuva' na UBE

Na 4ª feira passada, dia 11 de abril, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na cidade do Recife, com a presença de 37 escritores, a UBE realizou a 415ª sessão do programa Quarta às Quatro. Na ocasião, a escritora Rosangela Ferraz fez apresentação sobre o livro 'Águas de Chuva', recentemente lançado pela Editora Babeco.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

01, 02 e 03 de junho. III Encontro Pernambucano de Escritores, em Surubim

Agosto. V Congresso Brasileiro de Escritores

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

'Nova Águia' lançada no Cabo Verde

Na próxima 3ª feira, dia 17 de abril, em encontro programado para às 11h45, na Escola José Gomes Ferreira, em Lisboa, será lançada a revista Nova Águia. No mesmo dia, em encontro na Universidade Jean Piaget, a revista será lançada no Cabo Verde.

FestLatino em Montevidéu

Nos dias 07 e 08 de maio, em encontro programado para a cidade de Montevidéu, o Movimento Festlatino realizará Grande Seminário com organização fa Escritora Rosana Malaneschii, presidente da Casa de Escritores do Uruguai. O coordenador-geral Humberto França já confirmou a participação de palestrantes brasileiros, mexicanos, uruguaios, argentinos, peruanos, espanhóis e franceses. Outras informações podem ser obtidas no site www.festlatino.blogspot.com 

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

 

 

Adiado III Encontro Pernambucano de Escritores

Na 4ª feira passada, dia 11 de abril, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na cidade do Recife, por ocasião da 415ª sessão do programa Quarta às Quatro, o presidente Alexandre Santos anunciou que, para compatibilizar o evento com a agenda das autoridades do município de Surubim, a UBE decidiu adiar a realização do III Encontro Pernambucano de Escritores para os dias 08, 09 e 10 de junho.

Salete Rego Barros e André de Sena organizam antologia de contos fantásticos

A partir da próxima 2ª feira, dia 16 de abril, em encontro programado para às 16h00 na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, em laboratório com coordenação do professor André de Sena, o programa das Quintas Temáticas da UBE 'O Fantástico na Literatura' dará o primeiros passos para a publicação da I Antologia de Contos Fantásticos em Pernambuco.

Menção Joaquim Cardozo recebe inscrições

Desde 1º de março a versão 2011 da Menção Joaquim Cardozo, concurso literário do Clube de Engenharia de Pernambuco começou a receber inscrições.  Clique aqui e conheça o regulamento da versão 2012 da Menção Joaquim Cardoso.

Adriano Marcena e Marcos Cordeiro falam sobre Teatro e literatura

No sábado passado, dia 14 de abril, em concorrido encontro no auditório da livraria Jaqueira, nas Graças, no Recife, a UBE deu prosseguimento ao projeto 'A arte de narrar', com palestras dos dramaturgos Adriano Marcena e Marcos Cordeiro, que falarão sobre teatro e literatura

SERVIÇO: O programa 'A arte de narrar', realizado em parceria com a livraria Jaqueira, tem a coordenação geral da escritora Hercy Souza e coordenação literária do professor Neilton Limeira, cria um espaço dedicado exclusivamente para a discussão das diversas formas de narrativa literária. As sessões mensais ocorrem sempre nos segundos sábados, em encontros que começam às 11h00, no auditório da livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, nos Aflitos, no Recife. Entrada gratuita.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Abril.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU