A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 29 DE ABRIL DE 2012

UBE homenageia Wilmar Medeiros

Na próxima 2ª feira, dia 30 de abril, em evento programado para às 19h00, na sala de leitura do Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, a UBE prestará homenagem ao escritor Wilmar Medeiros no âmbito do projeto 'A cultura e a arte em Pernambuco'.

UBE convida Simone Figueiredo e André Brasileiro para conhecer Casa Rosada da Rua Santana

Na 5ª feira passada, dia 26 de abril, por ocasião de reunião do Conselho de Política Cultural da Cidade do Recife, após apresentar as boas vindas, o conselheiro Alexandre Santos convidou Simone Figueiredo, nova secretária municipal de cultura da Prefeitura do Recife, e André Brasileiro, novo presidente da Fundação de Cultura do Recife para visitar a Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, no bairro de Casa Forte.

Sociedade dos amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco homenageia Carlos Cavalcante e Márcio Bonfim

Na 3ª feira passada, dia 24 de abril, em concorrido encontro no auditório da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, a Sociedade dos Amigos da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (SABEPE) prestou homenagem póstuma ao jornalista Carlos Cavalcante, que foi saudado pelo escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, e ao jornalista Márcio Bonfim, que saudado pela editora Angélica Tasso.

Alexandre Santos comunica pesar da UBE pelo encerramento das atividades da Livraria Poty

Na 5ª feira passada, dia 26 de abril, acompanhado do dirigente Bezerra de Lemos, o escritor Alexandre Santos visitou o livreiro Maxwell Armeno para transmitir a preocupação e tristeza da UBE com o encerramento das atividades da livraria Poty no Recife.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Abdias Moura lança 'A sociologia reconstruída'

Na 5ª feira, dia 10 de maio, em encontro com início marcado para às 16h30, na Editora Universitária da UFPE, na Cidade Universitária, na zona oeste do Recife, o acadêmico Abdias Moura vai lançar o livro 'A sociologia reconstruída'.

Antonio Campos fala sobre o livro na era digital na Livraria Cultura

Na 4ª feira passada, dia 25 de abril, em concorrido encontro na Livraria Cultura, no Paço Alfândega, no Recife Antigo, após proferir palestra sobre 'o livro na Era Digital', o acadêmico Antônio Campos autografou os livros 'Criado no Brasil' e 'A reinvenção do livro'.

Dom Carrero faz reunião na Casa Rosada da Rua Santana

Na 3ª feira passada, dia 24 de abril, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, reuniu-se o grupo literário Dom Carrero. Clique aqui e conheça mais sobre o grupo literário Dom Carrero.

Jornadas Culturais da UBE visita Itapissuma

Em 15 de maio, em viagem associada ao programa 'Jornadas culturais', sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, comitiva da UBE vai visitar o município de Itapissuma, no litoral norte de Estado de Pernambuco, que estará festejando a sua emancipação.

 
 

Curtinhas................................................

Na 5ª feira passada, dia 26 de abril, em concorrido encontro no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, o embaixador Isnard Penha Brasil proferiu a palestra 'Existe uma Primavera Árabe?'

Na 6ª feira passada, dia 27 de abril, em concorrido evento no miniauditório 02 do CAC/UFPE, na cidade universitária do Recife, o departamento de letras da UFPE deu continuidade ao seminário do Belvidera - Núcleo de Estudos Oitocentistas, com apreciação de obras menos divulgadas de Álvares de Azevedo.

Com inauguração programada para às 19h00 de 23 de maio, no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, até o dia 24 de junho, a exposição 'Arte & Linguagem' vai retratar os 40 anos de arte visual de Sílvio Hansen.

Neste domingo, dia 29 de abril, Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'O padre, um casamento e a viúva'.

Entre os dias 25 e 27 de abril, a Escola Osvaldo Lima Filho, localizada no Pina, na zona sul do Recife, realizou o V Concerto de Leitura.

Na 5ª feira passada, dia 26 de abril, em concorrido encontro, o Terraço de Olinda realizou sessão da Quinta Poética com discussão sobre poesia contemporânea e bate-papo com a participação de personalidades do mundo artístico pernambucano

Tem matéria nova de Rogério Mota no jornal de maior circulação em Gravatá. Clique aqui e veja.

Clique aqui e veja a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Instalado núcleo da UBE em Triunfo

No sábado passado, dia 28 de abril, em concorrida solenidade prestigiada pelos presidentes Waldênio Porto, da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste, Melchiades Montenegro Filho, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Sônia Freyre, da Fundação Gilberto Freyre, Leni Amorim, da Academia Pernambucana de Música, Rosa Lia Dinelli,

da Associação Nordestina de Trovadores, na Capela da Casa das Almas, na região limítrofe com o município paraibano de São José dos Patos, no sertão pernambucano o presidente Alexandre Santos instalou e deu posse a escritora Diana Rodrigues na coordenação do Núcleo da UBE no município de Triunfo. Em seu discurso, o presidente Alexandre Santos deu destaque a importância da criação e articulação das secções estaduais e núcleos municipais para a reestruturação da representação nacional dos escritores brasileiros e com atuação no País.

UBE instala Núcleo em Serra Talhada

Na 6ª feira passada, dia 27 de abril, em solenidade na sede da Casa da Cultura, no sertão pernambucano, acompanhado do acadêmico Waldênio Porto, coordenador da Rede Integrada das Academias de Letras do Nordeste, o presidente Alexandre Santos instalou e deu posse aos dirigentes do Núcleo da UBE no município de Serra Talhada, que terá a coordenação geral de Tarcisio Rodrigues, coordenação literária de Giovani Sávio Duarte de Sá e coordenação administrativa de Dierson Ribeiro.

Diretoria aprova criação de Núcleo da UBE na cidade do Paulista

Na 2ª feira passada, dia 23 de abril, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a diretoria da UBE decidiu criar núcleo da entidade no município do Paulista, na região metropolitana do Recife.

Waldênio Porto anuncia criação do Informativo Eletrônico da Rede Integrada das Academias de Letras e Entidades Literárias do Nordeste

No sábado passado, dia 28 de abril, em solenidade na Capela da Casa das Almas, no sertão pernambucano, por ocasião da solenidade de posse a escritora Diana Rodrigues na coordenação do Núcleo da UBE no município de Triunfo, o acadêmico Waldênio Porto anunciou o iminente lançamento do boletim eletrônico da Rede Integrada das Academias de Letras e Entidades Literárias do Nordeste.

Seminário discute história do bolo de Souza Leão

Na 5ª feira, dia 10 de maio, em encontro com início marcado para às 20h00, no salão de eventos da Casa Rosada da Rua Santana, a UBE vai dar continuidade ao Seminário de Historiologia de Pernambuco. Na ocasião, o coordenador Melchíades Montenegro Filho vai receber Paulo Frederico Lobo Maranhão que, tendo como debatedores os gastrônomos Beth Itamar, do restaurante Arcádia, Luciano Pereira, do restaurante Manguitos, e o historiador da alimentação Adriano Marcena, vai palestra sobre a história do Bolo de Souza Leão.

UBE vai restaurar Casa Rosada da Rua Santana

Na 2ª feira passada, dia 23 de abril, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a diretoria da UBE apreciou os preparativos para a restauração da sede da entidade, incluindo a possibilidade de receber apoio da prefeitura do Recife.

Diana Rodrigues recebe título de Sócia Correspondente da Academia do Nordeste

No próximo domingo, dia 29 de abril, em solenidade programada para iniciar às 20h00 no salão nobre da Prefeitura de Triunfo, o presidente Melchíades Montenegro fará a entrega do Título de Sócio Correspondente da Academia de Letras e Artes do Nordeste à escritora Diana Rodrigues.

Projeto Quarta às Quatro

UBE lamenta fechamento da Poty no Recife

Na 4ª feira passada, dia 25 de abril, por ocasião da 417ª sessão do projeto Quarta ás Quatro, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife, os jardins da UBE receberam a presença de vinte escritores. Na ocasião, o presidente Alexandre Santos manifestou a tristeza da UBE com fechamento da Livraria Poty, que, durante muito tempo, funcionou no centro da cidade, prestando grandes serviço à sociedade pernambucana.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

08, 09 e 10 de junho. III Encontro Pernambucano de Escritores, em Surubim

Agosto. V Congresso Brasileiro de Escritores

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

'El Ciervo' comemora 60 anos de circulação

Na próxima 5ª feira, dia 03 de maio, em evento com início previsto para às 19h00 na Praça Lesseps, em Barcelona. será lançada a nova edição da revista 'El ciervo', o periódico mais antigo em circulação na Espanha. Entre os dias 04 de maio e 26 de junho, a revista levará adiante intenso programa comemorativo dos 60 anos de circulação contínua do periódico.

Renato Epifânio fala sobre obra de Agostinho da Silva

Na próxima 5ª feira, dia 03 de Maio, em encontro com início previsto para às 18h30, em evento que integra o Ciclo Agostinho da Silva, na Fnac Chiado, Renato Epifânio vai proferir a palestra 'A reflexão de Agostinho da Silva sobre Portugal e a Lusofonia'. Agostinho da Silva idealizou uma comunidade luso-afro-brasileira. Clique aqui e veja o programa do Ciclo

Curtinhas...

Nos dias 07 e 08 de maio, em encontro programado para a cidade de Montevidéu, o Movimento Festlatino realizará Grande Seminário com organização fa Escritora Rosana Malaneschii, presidente da Casa de Escritores do Uruguai. O coordenador-geral Humberto França já confirmou a participação de palestrantes brasileiros, mexicanos, uruguaios, argentinos, peruanos, espanhóis e franceses. Outras informações podem ser obtidas no site www.festlatino.blogspot.com 

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

 

 

Dirceu Rabelo lança 'Livro de sonetos'

Na próxima 5ª feira, dia 30 de abril, em evento programado para às 18h00, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, o acadêmico Dirceu Rabelo lançará o 'Livro de Sonetos'.

Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda empossa novos acadêmicos

Na 5ª feira passada, dia 25 de abril, em concorrida solenidade na Basílica Abacial do Mosteiro de São Bento, em Olinda, a Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda admitirá os acadêmicos Antônio Nunes Barbosa Filho, Cássio Cavalcante, Eni Maria Ribeiro Teixeira, Jair Fonseca Martins, Marcos Antônio Gomes de Mattos de Albuquerque, Myriam Brindeiro de Moraes Vasconcelos, Paulo Dantas Saldanha, Riverdes Coelho Falcão, Sônia Regina Carneiro Leão e Zélia Maria Cunha Monte Bezerra.

Clube do Livro debate obra de Antônio Filho Neto

Na próxima 6ª feira, dia 04 de maio, em encontro programado para começar às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sob a coordenação dos escritores Patriotino Pontes e Verluce Ferraz, a UBE vai dar continuidade ao projeto Clube do Livro com debate sobre o livro 'Solidônio Leite - Vida e Obra de um Gênio', de Antônio Filho Neto, com a participação de Cássio Cavalcante, José Alves, Telma Brilhante.

Francisco Buarque entrega projeto básico para construção de auditório na Casa Rosada

Na 4ª feira passada, dia 25 de abril, em encontro no escritório Francisco Buarque & Arquitetos Associados, o escritor Alexandre Santos recebeu o projeto do auditório a ser construído na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, na zona norte do Recife.

Debate sobre 'a dona de Lampião' movimenta reunião do Núcleo de Estudos do Cangaço

Na 3ª feira passada, dia 24 de abril, em concorrido encontro com na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, a UBE deu continuidade à programação do Núcleo de Estudos do Cangaço com debate sobre o livro 'A dona de Lampião', de Wanessa Campos.

UBE vai criar memorial dos ex-presidentes

Na 2ª feira passada, dia 23 de abril, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a diretoria da UBE apreciou a estruturação do Memorial dos ex-presidentes da UBE, reunindo a obra, currículo, memória fotográfica e documentário fonográfico e cinematográfico.

Criada Academia de Letras e Artes de Triunfo

No sábado passado, dia 28 de abril, em concorrida solenidade no auditório do SESC, com a presença dos presidentes Melchíades Montenegro, da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Sônia Freyre, da Fundação Gilberto Freyre, Leny Amorim, da Academia Pernambucana de Música, e Rosa Lia Dinelli, da Associação Nordestina de Trovadores, foi instalada a Academia de Letras e Artes de Triunfo.

Restaurante Leite vai ser incluído no Patrimônio Literário Pernambucano

Na 2ª feira passada, dia 23 de abril, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a diretoria da UBE apreciou o andamento da avaliação histórica e cultural do Restaurante Leite, que pleiteia ser incluído no Patrimônio Literário Pernambucano.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Abril.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU