A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 24 DE JUNHO DE 2012

HOMENAGEM MERECIDA

Geninha da Rosa Borges: 90 anos de arte orgulhando povo brasileiro

Na 5ª feira passada, dia 21 de junho, em concorrido encontro no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, no bairros das Graças, a atriz Geninha da Rosa Borges, considerada a 'grande dama do teatro pernambucano', foi homenageada pelo transcurso de seu 90º aniversário.

Anunciado resultado dos concursos literários realizados pela Estância da Poesia Crioula

Em comunicado distribuído na última 4ª feira, dia 20 de junho, a Estância da Poesia Crioula divulgou o resultado dos concursos literários realizados no primeiro semestre do ano. No Concurso Cristóvão Pereira de Abreu, que este ano teve o tema ‘Tropeirismo’, na categoria Pesquisa Histórica, o grande vencedor foi Adilar Signori, de Canoas, com ‘O Tropeiro Francisco Pinto Bandeira’, e na categoria Poesia, o primeiro lugar ficou com Alberto Sales, de Caxias do Sul, com o poema ‘De pouso e estrada’, e, finalmente, na categoria Trova Literária, o primeiro lutar ficou com Sebastião Teixeira Corrêa, de Caxias do Sul. No Concurso de Poesias Taveira Júnior, o vencedor foi Luis César Soares, de Gravataí. No Concurso de Contos Alcides Maya, o vencedor foi Juarez Nunes da Silva, de Caxias do Sul. Na categoria estadual do Concurso de Trovas Literárias José Barros de Vasconcellos, o vencedor foi Milton Sebastião Souza, de Porto Alegre, na categoria nacional, o vencedora foi Wandira Fagundes Queiroz, de Curitiba. A premiação dos vencedores, ocorrerá no dia 01 de julho, em evento com início previsto para as 13h00, no Galpão da OAB, na Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Maria Cristina Albuquerque vista UBE

Na 4ª feira passada, dia 20 de junho, a UBE recebeu a visita da escritora Maria Cristina Albuquerque, ex-presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, que, na ocasião doou livros de sua autoria para a biblioteca da entidade.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Repercute 'Olinda abrasada'

Na última 4ª feira, dia 20 de junho, a Folha de Pernambuco publicou o artigo 'Olinda abrasada e o jeito pernambucano de ser', de Alexandre Santos, sobre o romance 'Olinda abrasada', de Waldênio Porto. Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

 
 

Curtinhas................................................

A Academia Cabista de Ciências Letras e Artes está preparando a sua segunda antologia de autores da região.

Convidado pelo SESC, Fernando Farias ofereceu oficina literária para jovens de 10 a 14 anos na cidade de Garanhuns.

A Academia Xucra do Rio Grande vai comemorar 55 anos de fundação em evento programado para as 14h00 do dia 30 de junho, no Galpão Crioulo do Palácio do Governo do Rio Grande do Sul.

Na 3ª feira passada, dia 19 de junho, em concorrido encontro no Clube Barrozo, na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, o escritor Jorge José de Santana lançará o livro 'Jornais e Jornalistas - imprensa pernambucana'.

O romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, já está no Amazon.com. Para adquirir, clique aqui

Clique aqui e veja a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

TRADIÇÃO JUNINA

Forró dos Escritores balança Casa Rosada da Rua Santana

Na 4ª feira passada, dia 20 de junho, com a presença de 75 escritores, incluindo Yolanda Cavalcanti, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, no bairro de Casa Forte, na zona norte de Recife, por ocasião da 425ª sessão do programa Quartas às Quartas, a UBE realizou o tradicional Forró dos Escritores, com lançamentos de CD's do ciclo junino, quadrilha matuta puxada pelo poeta Paulo Camelo, apresentação do vocal Vozes da Casa Rosada da Rua Santana.

VOCAL GANHA REFORÇO

UBE cria coral

Na 3ª feira passada, dia 19 de junho, em encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, o presidente Alexandre Santos aprovou a promoção do grupo vocal á condição de coral. A modificação será formalizada na próxima reunião da diretoria da entidade e o grupo passará a se chamar 'Coral da UBE'.

Marcada assembléia de instalação da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores

Na 3ª feira passada, dia 19 de junho, em reunião na Casa Rosada da Rua Santana, os engenheiros-escritores Alexandre Santos, Marco Juno Flores e Salete Rego Barros concluíram a apreciação da minuta do Estatuto da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores (ABRAEE), cuja Assembléia de Instalação foi programada para o dia 02 de Agosto, nas instalações da sede da UBE.

Projeto Quarta às Quatro

Admissão de Olímpio Bonald Neto na Ordem Literária Jorge de Albuquerque Coelho festejada no programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 20 de junho, em pronunciamento na Casa Rosada da Rua Santana, por ocasião da sessão festiva do programa Quarta às Quatro, o presidente Alexandre Santos anunciou que a diretoria da UBE aprovou a admissão do escritor Olímpio Bonald Neto na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho.

SERVIÇO: O programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

26 de julho. Comemoração do Dia Nacional do Escritor

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Cinema nas Quintas apresenta 'O Céu Sem Eternidade'

Na 5ª feira, 05 de Julho, em encontro na sede da entidade em 240 East 52nd Street, em New York, com início previsto para as 19h00, que se insere na série 'Cinema nas Quintas', a Brazilian Endowment for the Arts (BEA) apresentará o documentário 'O Céu Sem Eternidade', de Eliana Caffé, sobre as comunidades descendentes de escravos africanos em Alcântara, no Maranhão. Após a projeção, o sociólogo Frederico Menino coordenará debate sobre o filme.

Curtinhas...

Na próxima 6ª feira, dia 29 de junho, em encontro com início previsto para as 19h00, no Bar de La Vaca, em Hipólito Yrigoyen, na proximidades do Congresso e da Avenida de Mayo, em Buenos Aires, o acadêmico Germán Cáceres lançará 'Evocando Viñetas'.

Na 5ª feira passada, dia 21 de junho, com coordenação de Paola Rebeca Ambrosio Lázaro, o Instituto de Artes Gráficas realizou mais uma Jornada de Historia da Arte.

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

 

 

Tadeu Alencar profere palestra na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2ª feira, dia 25 de junho, às 16h00, por ocasião da reunião regular no Solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, a Academia Pernambucana de Letras (APL) vai receber Tadeu Alencar, ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado de Pernambuco.

Antologia 'Olha pro céu meu amor' será lançada 4ª feira

Na próxima 4ª feira, dia 27 de junho, em evento programado para as 19h00 no Centro Cultural Correios, na Avenida Marques de Olinda, no Recife Antigo, Cássio Cavalcante e Telma Brilhante lançarão a antologia de São João 'Olha pro céu meu amor'.

Quinta Poética movimenta Casa das Rosas

Na próxima 5ª feira, dia 28 de junho, em sessão com início previsto para as 19h00 na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em São Paulo, a editora Escrituras realizará a 48ª edição da Quinta Poética, com participação de Assis de Melo, Cyana Leahy-Dios, Hélio Neri, Henrique Pontes e Juliana Bernardo.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Abril.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU