A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 15 DE JULHO DE 2012

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

Abelardo da Hora visita Casa Rosada da Rua Santana para inspecionar área do Parque de Esculturas

Na 4ª feira passada, dia 11 de julho, o artista plástico Abelardo da Hora visitou as futuras instalações do Parque de Esculturas que receberá o seu nome na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE para definir a localização da estátua que doará à entidade.

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque fala sobre Matias de Albuquerque no Museu do Estado

Na 5ª feira passada, dia 12 de julho, em concorrido encontro no auditório do Museu do Estado, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, no Recife, a escritora Maria Cristina Albuquerque proferiu palestra sobre Matias de Albuquerque.

ABRAEE será instalada em 02 de agosto

Na 2ª feira passada, dia 02 de julho, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, o presidente Alexandre Santos comunicou à diretoria da UBE sobre a solenidade de instalação da Associação Brasileira dos engenheiros Escritores (ABRAEE) programada para o dia 02 de agosto.

Definida logomarca da ABRAEE

Na 3ª feira passada, dia 10 de julho, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, na zona norte do Recife, os engenheiros-escritores Alexandre Santos, Marco Juno Flores, Eduardo Côrtes e Salete Rego Barros aprovaram a logomarca da Associação Brasileira dos Engenheiros Escritores (ABRAEE), cuja fundação oficial ocorrerá em solenidade programada para o dia 02 de agosto, na sede da União Brasileira de Escritores.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais forma turma especializada em Hip Hop

No sábado passado, dia 14 de julho, em solenidade no auditório do Centro Cultural Vital Correia de Araújo, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, fez a entrega de certificados da 'Oficina de Elaboração de Projetos Culturais' oferecido pelos produtores culturais Rogério Generoso e Adriano Marcena.

 
 

Curtinhas................................................

Na 3ª feira passada, dia 10 de julho, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, por ocasião do ensaio semanal do Coral da UBE, o escritor Alexandre Santos apresentou folder do poema G'Dausbbah.

Está no ar a 54ª Rodada de Literatura do Bar do Escritor. O endereço é www.bardoescritor.net

As informações sobre o Concurso de Literatura Brasília estão no site www.brasiliaeumafesta.com.br

O prazo para inscrição de trabalhos no Concurso Literário Sobrames-PE 40 anos foi prorrogado para o dia 31 de julho.

A nova turma da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Ênfase no Funcultura ministrada pelos produtores culturais Rogério Generoso e Adriano Marcena começa no próximo dia 23 de julho.

Na 5ª feira passada, dia 12 de julho, em concorrido encontro no restaurante Chez Georges, na Avenida 17 de agosto, no bairro de Casa Forte, no Recife, o acadêmico Melchíades Montenegro comandou movimentado sarau com Cleto Barbosa ao violão e microfone aberto.

O Teatro Municipal de Cabo Frio convida para o I Salão de Artes Plásticas Literarte cujo tema é 'Outubro, Mês das Crianças: E viva a Infância!'

Vem aí o livro décimo quinto livro de Paulo Dantas.

Já está no ar o boletim do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Para ler, clique aqui

Desde 19 de junho estão abertas as inscrições para o Concurso de Poesias ‘Revolução Cultural’, cujo objetivo é incentivar a produção literária em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail andresa_rafa@hotmail.com.

Clique aqui e veja a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

UBE aprecia preparativos para os festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor

Em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, a diretoria da UBE apreciou os preparativos para os festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor, programados para o dia 26 de julho, quando, além de lançar novo número da revista 'União pelas Letras', o presidente emérito Olímpio Bonald Neto será admitido na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e a entidade inaugurará o Parque de Escultura 'Abelardo da Hora'.

Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano homenageado pela Academia Pernambucana de Letras

Na 2ª feira passada, dia 09 de julho, em concorrido encontro no salão Luiz Magalhães Melo do Solar do Barão Rodrigues Mendes, com depoimentos dos acadêmicos Nilzardo Carneiro Leão, Margarida Cantarelli, Rostand Paraíso, Fátima Quintas e Nelson Saldanha, a Academia Pernambucana de Letras prestou homenagem ao Instituto Arqueológico Histórico Geográfico Pernambucano.

INTERCÂMBIO

Waldênio Porto e Alexandre Santos firmam acordo para divulgação da ação da UMEAL

Na 2ª feira passada, dia 09 de julho, os presidentes Waldênio Porto, da União de Médicos e Artistas Lusófonos (UMEAL), e Alexandre Santos, da União Brasileira de Escritores (UBE), firmaram acordo para a criação de espaço específico para a divulgação de notícias e assuntos de interesse da UMEAL no corpo do informativo digital A VOZ do Escritor.

Coral da UBE prepara repertório para o Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 10 de julho, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, sob a batuta da maestrina Ruby Jean, o Coral da UBE realizou ensaio preparatório para a apresentação por ocasião dos festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor.

Projeto Quarta às Quatro

Abelardo da Hora fala aos participantes do programa Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 11 de julho, por ocasião do concorrido encontro em que, com a presença de 42 escritores na Casa Rosada da Rua Santana, realizou a 428ª sessão do programa Quartas às Quartas, a UBE recebeu a visita do artista plástico Abelardo da Hora.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

26 de julho. Comemoração do Dia Nacional do Escritor

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca discute a arquitetura com plataforma de expressão urbana

Na 6ª feira passada, dia 13 de julho, em concorrido encontro em Macedonio Alcalá, com a presença de Marcos Hiram Rojas Sosa, Farid Cruz, Otniel López Altamirano, e Israel Mayorga, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca realizou o debate 'Revitalización de memoria. La arquitectura como plataforma de expresión urbana'.

UMEAL realiza congresso em Curitiba

Em setembro, sob os auspícios da Sobrames-PR, a União dos Médicos e Artistas Lusófonos (UMEAL) realizará seu congresso em Curitiba, no Paraná. Na ocasião, a entidade realizará assembléia geral para eleição e posse do novo Presidente.

Curtinhas...

A 10ª edição da 'Nova Águia', que foi lançada neste 2º semestre de 2012, tem o tema 'Leonardo Coimbra, Dalila Pereira da Costa, Manuel Laranjeira e João de Deus: Razão e Espiritualidade'. O tema da 11ª edição, que será laçada no 1º semestre de 2013, será 'Da minha língua vê-se o mar: o Mar e a Lusofonia'. A coleção 'Nova Águia' já tem quase 30 títulos. Para ver a relação, clique aqui. Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Humberto França confirma que o VI congresso do Festlatino será em outubro.

Vale a pena ler

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

 

Waldênio Porto ressalta importância da Rede Integrada de Academias como elemento de resistência cultural

Na 2ª feira passada, dia 09 de julho, durante a reunião do CENOR com o superintendente Luiz Gonzaga Paes Landim, na sala Presidente Juscelino Kubitschek, no edifício sede da SUDENE, no Engenho do Meio, na zona oeste do Recife, o escritor Waldênio Porto falou sobre a importância da Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste como elemento de resistência cultural da região.

Roque de Brito Alves fala sobre 'louçaria brazonada' no seminário de historiologia pernambucana

Na 6ª feira, dia 27 de julho, em encontro coordenado pelo escritor Melchíades Montenegro, com início previsto para às 20h00, na Casa da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, o seminário de historiologia pernambucana vai receber o acadêmico Roque de Brito Alves, que falará sobre 'Louçaria brazonada em Pernambuco'.

Melchíades Montenegro presta homenagem a Ronaldo da Cunha Lima

Na 3ª feira passada, dia 10 de julho, por ocasião de reunião da Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, o acadêmico Melchíades Montenegro prestou homenagem ao poeta Ronaldo da Cunha Lima, recentemente desaparecido.

Ana Maria César apresenta dificuldades da APL em reunião na Sudene

Na 2ª feira passada, dia 09 de julho, durante a reunião do CENOR com o superintendente Luiz Gonzaga Paes Landim, na sala Presidente Juscelino Kubitschek, no edifício sede da SUDENE, no Engenho do Meio, na zona oeste do Recife, a escritora Ana Maria César apresentou dificuldades da Academia Pernambucana de Letras para manter e expandir as atividades no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da entidade, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife.

Tudo pronto para instalação de mostruário da UBE na estação central do Metrô do Recife

Na 6ª feira passada, dia 13 de julho, em correspondência ao engenheiro João Dueire Costa, gerente regional de operações da CBTU, a UBE comunicou a iminente inauguração de expositor de livros de autores pernambucanos na estação central do Metrô.

Edvaldo Arlego lança livro sobre o centenário de Luiz Gonzaga

Na 5ª feira passada, dia 12 de julho, em concorrido encontro no espaço 'Cultura Nordestina Letras & Artes, na rua Sérgio Magalhães, no bairro das Graças, no Recife, a escritor Edvaldo Arlego lançou o livro 'Luiz Gonzaga - Centenário do Rei do Baião'.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Abril.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU