A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 22 DE JULHO DE 2012

DIA NACIONAL DO ESCRITOR

UBE comemora Dia Nacional do Escritor em grande estilo

Na próxima 5ª feira, dia 26 de julho, em encontro com início previsto para as 19h30, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife, a UBE vai festejar a passagem do Dia Nacional do Escritor. Entre as comemorações programadas, estão o lançamento de nova edição da revista 'União pelas Letras', a admissão do escritor Olímpio Bonald Neto na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho e a inauguração do Parque de Esculturas 'Abelardo da Hora'. Na ocasião, como ocorre nas datas magnas da entidade, o presidente Alexandre Santos proferirá discurso com a posição da UBE sobre tema de interesse dos escritores brasileiros.

Continuam trabalhos de recuperação da Casa Rosada da Rua Santana

Prosseguem em ritmo acelerado os trabalhos de recuperação da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife. Sem qualquer apoio oficial - seja do governo federal, administração estadual ou prefeitura do Recife - a recuperação da sede da União Brasileira de Escritores vem sendo feita graças à sensibilidade de beneméritos e de empresas amigas da cultura, como a Soll Engenharia e a Tintas Starlux.

Abelardo da Hora Filho inspeciona requalificação do espaço destinado ao Parque da Esculturas

Na 3ª feira passada, dia 17 de julho, equipe liderada por Abelardo da Hora Filho começou os trabalhos de requalificação do espaço destinado ao Parque de Esculturas 'Abelardo da Hora', na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife. No acervo do parque, estão as esculturas 'O beijo', de Abelardo da Hora, 'Pássaro', de Francisco Brennand, 'Vaqueiro de Couro', de Sávio Araújo, além de outras peças esculpidas por Corbiniano Lins e Tina Cunha.

Waldênio Porto fará saudação

A saudação a Olímpio Bonald Neto por ocasião de seu ingresso na Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque coelho na próxima 5ª feira, dia 26 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor, na Casa Rosada da Rua Santana, será feita pelo comendador Waldênio Porto.

Corpo de bombeiros prestará homenagem a Olímpio Bonald Neto

Na próxima 5ª feira, dia 26 de julho, por ocasião dos festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor, na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE receberá delegação do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, que, durante reunião da congregação da Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque coelho, prestará homenagem ao acadêmico Olímpio Bonald Neto.

UBE-PB presta homenagem a Ronaldo da Cunha Lima no Dia Nacional do Escritor

Na próxima 4ª feira, dia 25 de julho, em evento coordenado pelo presidente Ricardo Bezerra, com início previsto para as 17h00, no Centro Cultural Joacil de Britto Pereira, sede provisória da instituição, na Praça Dom Adauto, no centro de João Pessoa, a regional da União Brasileira de Escritores na Paraíba comemorará o Dia Nacional do Escritor com homenagem ao poeta Ronaldo da Cunha Lima.

UBE-BA comemora Dia Nacional do Escritor

Na 6ª feira passada, dia 20 de julho, em concorrido encontro na Sala Luiz Orlando da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), sob a liderança do presidente Carlos Souza, a regional baiana da União Brasileira de Escritores celebrou o Dia Nacional do Escritor com a realização do seminário 'Movimentos Literários Contemporâneos da Bahia, com a participação de vários grupos que movimentam a atual cena literária da Bahia, incluindo o Círculo de Estudo Pensamento e Ação (CEPA), Movimento Cultural Artpoesia, Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA), Projeto Fala Escritor, Viva a Poesia Viva, Caruru dos Sete Poetas, Sarau Bem Black, Galinha Pulando, Fundação e Editora Òmnira e Pós-Lida.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

 
 
 

Curtinhas................................................

O guitarrista Beto Kaiser acaba de lançar novo CD de rock instrumental: 'Seu Serafim, profissão herói', que resgata um pouco da história do Recife. O CD estão sendo vendido nas lojas GRAMMOPHONE, no Shopping Recife, LIVRARIA CULTURA, no Paço Alfândega, PASSA DISCO, no Shopping Sítio da Trindade, LOJA GIG, na Rui Barbosa, LOJA MIX, na Rua da Concórdia, ESTÚDIO GRAVA, no Pina, ESTÚDIO SKILL, na Torre, LOJA RAZAMANAZ, na Avenida Dantas Barreto, BLACKOUT, na Rua do Riachuelo, VINIL, no Centro, ABBEY ROAD, no Centro, FLOWERS, próximo ao Cine São Luis, e BATUQUE, em Porto de Galinhas. Alexandre Santos, presidente da UBE e velho admirador do trabalho de Beto Kaiser, já avisou que estará presente em todos os shows de lançamento do CD. As informações sobre o CD (fotos, capa, teaser das músicas, vídeos, entrevistas e contatos para shows) estão no site www.seuserafim.k6.com.br e, também, podem ser obtidas pelo fone (81) 9811-6125 e e-mail beto.kaiser@yahoo.com.br. No facebook, as informações estão em www.facebook.com/beto.kaiser.

Na 5ª feira passada, dia 19 de julho, em reunião na sede do Instituto Maximiano Campos (IMC), na Rua do Chacon, em Casa Forte, o curador Antônio Campos e o presidente Alexandre Santos tiveram conversa sobre o projeto 'Casa da UBE' na FLIPORTO 2012.

Na 5ª feira, dia 09 de agosto, em encontro com início previsto para as 18h30, no restaurante Carpe Diem, no CLS 104 Sul, em Brasília, João Carlos Taveira lançará o livro 'A arquitetura verbal de Nilto Maciel'.

Na 5ª feira, dia 19 de julho, Geraldo Pereira atualizou o blog com 'A derradeira lição', discurso que proferiu quando recebeu o título de Professor Emérito da UBE em cerimônia presidida pelo reitor Anísio Brasileiro.

No biênio 2013-2014, a Estância da Poesia Crioula, também conhecida como a 'Academia Xucra do Rio Grande', será presidida pelo escritor Cândido Brasil.

As informações sobre o Concurso de Literatura Brasília estão no site www.brasiliaeumafesta.com.br

O prazo para inscrição de trabalhos no Concurso Literário Sobrames-PE 40 anos foi prorrogado para o dia 31 de julho.

O Teatro Municipal de Cabo Frio convida para o I Salão de Artes Plásticas Literarte cujo tema é 'Outubro, Mês das Crianças: E viva a Infância!'

Já está no ar o boletim do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Para ler, clique aqui

Desde 19 de junho estão abertas as inscrições para o Concurso de Poesias ‘Revolução Cultural’, cujo objetivo é incentivar a produção literária em Porto Alegre e no interior do Rio Grande do Sul. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail andresa_rafa@hotmail.com.

O romance 'Maldição e fé', de Alexandre Santos, já está no Amazon.com. Para adquirir, clique aqui

A próxima edição da revista da UBE apresenta o artigo 'Foucault e as máscaras da história', do acadêmico Frederico Pernambucano de Mello.

O livro-objeto 'Números íntimos', de Daniel Santiago, será lançado em 31 de julho, às 19h00, no Centro Cultural Vital Corrêa de Araújo, na Rua da Glória, no bairro da
Boa Vista, no centro do Recife.

Elvandro Burity atualizou o blog. O endereço é http://baraodeburity.blogspot.com.

Clique aqui e veja a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2012

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

SEMINÁRIO DE HISTORIOLOGIA PERNAMBUCANA

Roque de Brito Alves fala sobre Louçaria Brazonada em Pernambuco

Na próxima 6ª feira, dia 27 de julho, em encontro coordenado pelo escritor Melchíades Montenegro, com início previsto para às 20h00, na Casa da Rua Santana, sede da UBE, no bairro de Casa Forte, no Recife, o seminário de historiologia pernambucana vai receber o acadêmico Roque de Brito Alves, que falará sobre 'Louçaria brazonada em Pernambuco'.

Waldomiro Manfroi fala na Academia Pernambucana de Letras

Na próxima 2ª feira, dia 23 de julho, em encontro com início previsto para as 16h00, a Academia Pernambucana de Letras vai receber o escritor e médico Waldomiro Manfroi, membro da Academia de Letras do Rio Grande do Sul, que falará sobre 'Ciência e Literatura'.

Núcleo de Estudos do Cangaço tem palestra sobre a morte de Lampião

Na próxima 3ª feira, dia 24 de julho, em encontro com início previsto para as 19h00, em sessão coordenada pela escritora Rosa Bezerra, a UBE vai reunir o Núcleo de Estudos do Cangaço com a presença de Paulo Marques e Tarcísio Alves, que prestarão tributo a Lampião, falando sobre o assassinato de Virgulino Ferreira.

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 18h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

'O massacre de Angico' representado em Serra Talhada

De 25 a 29 de julho, em sessões com início previsto para as 20h00, na Estação do Forró, em Serra Talhada, no sertão pernambucano do Pajeú, a Fundação Cultural Cabras de Lampião apresentará o espetáculo 'O massacre de Angico - a morte de Lampião', que tem texto de texto de Anildomá Willans e direção de José Pimentel.

Coral da UBE ensaia repertório para o Dia Nacional do Escritor

Na 3ª feira passada, dia 17 de julho, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona norte do Recife, sob a batuta da maestrina Ruby Jean, o Coral da UBE realizou ensaio preparatório para a apresentação por ocasião dos festejos comemorativos do Dia Nacional do Escritor.

Definido cerimonial da solenidade de instalação da ABRAEE

Na 3ª feira passada, dia 17 de julho, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife, os engenheiros-escritores Alexandre Santos, Marco Juno Flores, Eduardo Côrtes e Salete Rego Barros definiram o cerimonial da solenidade de instalação da Associação Brasileira de Engenheiros-Escritores, programada para o dia 02 de agosto com a presença de significativos dirigentes das principais entidades literárias e representantes dos profissionais da engenharia no Brasil.

Projeto Quarta às Quatro

Sávio Araújo conhece Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 18 de julho, por ocasião do concorrido encontro em que, com a presença de 52 escritores na Casa Rosada da Rua Santana, a UBE realizou a 429ª sessão do programa Quartas às Quartas. Na ocasião, a UBE recebeu a visita do artista plástico Sávio Araújo, que doará uma obras de arte para o Parque das Esculturas 'Abelardo da Hora'.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

26 de julho. Comemoração do Dia Nacional do Escritor

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca apresenta revista Guidixizá

No sábado passado, dia 21 de julho, em concorrido evento na sede na Avenida Juárez, no centro da cidade, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca apresentou a revista 'EDITORIAL GUIDXIZÁ 17', que trás trabalhos de Javier Castellanos, vencedor do Premio Nacional de Literatura en Lenguas Indígenas, Gubidxa Guerrero, director de Guidxizá e Arianna Martínez, diretora de Arte y Diseño de Guidxizá. O encontro foi moderado por Salomón Cruz, Coordinador del Comité Melendre de Oaxaca, e musicado por Tlalok Guerrero.

Curtinhas...

Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Humberto França confirma que o VI congresso do Festlatino será em outubro.

Vale a pena ler

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

 

Marcos Passos organiza homenagem ao Centenário de Cancão

Na próxima 6ª feira, dia 27 de julho, em evento com início previsto para as 16h00, em São José do Egito, no sertão pernambucano, a comunidade literária realizará grande programação comemorativa ao Centenário de Cancão, com palestras e recitais sobre a obra do grande poeta. Já confirmaram presença os professores e poetas Josivaldo Custódio, Marcos Passos, Karlla Christine Souza, Paulo Passos, Aldo Neves, Alexandre Morais, Clécio Rimas, Dudu Morais, Caio Meneses, Maciel Correia, João Filho, Zé Adalberto, Chico Pedrosa, Bia Marinho, Antônio de Catarina, Zé Silva, Edvaldo da Bodega, Sebastião Siqueira, Cícero Formosino, Pedro Tunu, Reginaldo, Ida de Coraci, Joselito Nunes, Donzílio Luiz, Edinaldo Leite, Maria Nazareth Arrais, Edison Roberto, Greg Marinho, Nélson Barbosa, Aroldo Ferreira Leão, Neném Patriota, Meca Moreno e Tonino Arcoverde.

Ana Lee na Quinta Poética na Casa das Rosas

Na próxima 5ª feira, dia 26 de julho, em encontro com início previsto para as 19h00, na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em São Paulo, sob a curadoria de José Geraldo Neres, com os poetas convidados Ana Vieira Pereira, Beatriz Bajo, Célia Musilli, Elizabeth Lorenzotti, Karen Debértolis e Marcele Aires e participação especial de Ana Lee, a secretaria estadual de cultura e a Escrituras Editora realizarão a 49ª edição da Quinta Poética.

Instalado expositor de livros na estação central do Metro do Recife

Na 3ª feira passada, dia 17 de julho, dando cumprimento a parceria com a CBTU, em operação sob a coordenação da dirigente Bernadete Bruto, a UBE instalou expositor de livros na estação central do Metrorec, no bairro de São José, no centro do Recife.

'Em tom de conversa' bate papo com Luzilá Gonçalves

Na próxima 4ª feira, dia 25 de julho, em encontro no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da entidade, com início previsto para as 16h00, a Academia Pernambucana de Letras inaugurará o projeto 'Em tom de conversa', com bate-papo informal com a acadêmica Luzilá Gonçalves.

Nova turma na Oficina de Elaboração de Projetos

Na próxima 2ª feira, dia 23 de julho, em sessão no Centro Cultural Vital Correia de Araújo, na Rua da Glória, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, os produtores culturais Rogério Generoso e Adriano Marcena começarão nova turma da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com Ênfase no FUNCULTURA'.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Abril.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU