A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 19 DE AGOSTO DE 2012

MERGULHO NO FUTURO

UBE sugere criação de biblioteca pública para livros digitais

Na 2ª feira passada, dia 13 de agosto, em correspondência encaminhada ao governador Eduardo Campos, o escritor Alexandre Santos propôs a criação de uma biblioteca pública estadual para livros digitais. A proposta sugere a criação de uma curadoria tríplice integrada por representantes da UBE, Academia Pernambucana de Letras e Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco para coordenar a digitalização de livros de autores pernambucanos. Três dias mais tarde, na 5ª feira passada, 16 de agosto, o jornal 'Folha de Pernambuco' publicou o artigo 'Biblioteca Pública Digital', no qual o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, explica as razões que levaram-no a fazer a sugestão ao governador de Pernambuco (clique aqui e veja o artigo na íntegra).

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

LITERATURA E HISTÓRIA

Waldênio Porto lança 'Olinda abrasada' no Palácio dos Governadores

Na 2ª feira passada, dia 13 de agosto, em concorrido encontro no âmbito da Semana do Patrimônio, na Prefeitura de Olinda, o acadêmico Waldênio Porto, presidente da União dos Médicos e Artistas Lusófonos e coordenador da Rede Integrada de Academias de Letras do Nordeste, lançou o romance 'Olinda abrasada', cujo enredo é ambientado no tempo da dominação holandesa, com a presença de 78 personagens históricos, incluindo Matias de Albuquerque, Calabar, Bento Teixeira, Branca Dias, Coronel Waerdenburch e o Almirante Lonck.

Pascale Mailnowski lança romance na UBE

Na 4ª feira passada, dia 15 de agosto, em concorrido encontro na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, no Recife, a escritora Pascale Malinowski de Andrade lançou o livro 'O índio, o pirata e o almirante'.

Val Bonfim apresenta linhas gerais do painel

Na 4ª feira passada, dia 15 de agosto, em concorrido na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, no Recife, o presidente Alexandre Santos e o artista plástico Val Bonfim conversaram sobre as linhas mestras do painel a ser exibido na parede de recepção no hall do auditório a ser construído no mezanino do imóvel.

 
 

Curtinhas................................................

A segunda edição do Baile Anos Dourados será em 21 de outubro nos salões do Clube Internacional do Recife.

Entre os dias 9 e 16 de setembro, Garanhuns será sede a primeira edição da Bienal Internacional do Livro. O evento, que é realizado conjuntamente pela prefeitura municipal e empresas ligadas à ANDELIVROS e à IT Comunicação, ocorrerá na Esplanada Cultural Guadalajara.

Na próxima 6ª feira, dia 24 de agosto, em evento com início previsto para às 15h00, no plenário da Câmara Municipal do Recife, na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o jurista Ramiro Becker receberá a Medalha José Mariano.

A artista plástica catarinense Rosecler Hoss foi indicada para integrar os quadros da Academia Boituvense de Letras e Artes e Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais.

Com a maestria de Rogério Generoso e Adriano Marcena e apoio da UBE, a Ideia - Empreendimentos Culturais vai abrir nova turma da Oficina de Elaboração de Projetos Culturais com ênfase no Funcultura, no Centro Vital Corrêa de Araújo. Outras informações podem ser obtidas através do fone (81) 8629-9891

O brazilianarte.com.br convida para terceira exposição coletiva com lançamento e distribuição do anuário 2012. O evento vai ocorre entre 15 e 29 de setembro na galeria Louro e Canela, em João Pessoa.

A Estância da Poesia Crioula abriu inscrições para concursos de poesia que exaltam o Rio Grande e Rio grande Lírico.

Na próxima 6ª feira dia 24 de agosto, em solenidade com início previsto para às 15h30, no Espaço Caixa Cultural, a Associação da Imprensa de Pernambuco vai fazer a entrega do Mérito Aurora Pernambucana de Imprensa.

Em 14 de setembro, em encontro com início previsto para às 18h00 na livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, no bairro das Graças, no Recife, a escritora Yara Falcon lançará o livro 'Contos Curtos e Poemas'.

No sábado passado, dia 18 de Agosto, a Biblioteca Popular 'Hugo Darío Fernández' realizou a quarta Mesa de MESA DE LECTURA y HOMENAJE AL LIBERTADOR JOSE DE SAN MARTIN.

Na 6ª feira passada, dia 17 de agosto, o escritor Miguel Sanches Neto distribuiu comunicado informando a suspensão da coluna que, há vinte anos, mantinha na 'Gazeta do Povo' para poder se dedicar à escrita de romance. A última crítica da coluna aparecerá na edição de 26 de agosto e será dedicada ao poeta português Herberto Helder.

Na 6ª feira, dia 31 de agosto, em recital poético político performático ritualístico sob a Lua Cheia, com início previsto para às 20h00 na Rua Vespasiano, no Alto José do Pinho, em Casa Amarela, na zona norte do Recife, o Poesis vai apresentar UM TRIBUTO AOS QUE CONSEGUIRAM SOBREVIVER com Dinâmica da Palavra por Jailson de Oliveira, Exposição e o Cordel, por Bélgica Soares, Leituras Poéticas com Igor Nestor, movimento cultural 'o Morro desce a Ladeira', recital aberto e, exatamente à meia-noite, Ritual da Palavra'.

Na 3ª feira passada, dia 14 de agosto, em encontro no âmbito do projeto 'Escritor na biblioteca', na Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, o romancista Miguel Sanches Netos conversou com Luiz Vilela, autor dos livros 'Tremor de terra', 'No bar' e 'O inferno é aqui mesmo'.

Neste domingo, dia 19 de agosto, em evento no estande da UBE-SP, a escritora Miriam Sales lançará livros da editora 'Pimenta Malagueta'

A editora Miriam Sales, convidou o escritor Alexandre Santos, presidente da UBE, para escrever o prefácio da seleta que a Editora Pimenta Malagueta levará às feiras internacionais de Frankfurt e Lisboa.

Na próxima 6ª feira, dia 24 de agosto, em embalo com início previsto para às 21h00, no Clube Alemão, na Estrada do Encanamento, em Casa Amarela, o VJ Tony vai comandar o baile 'De volta para o Alemão ... e o encontro de brotos continua'. Outras informações podem ser obtida através do fone (81) 9927 9703 ou do e-mail antoniosoares@ufpe.br

A escritora Bernadete Bruto estreou como cineasta. Clique aqui e veja um dos trabalhos.

Na 6ª feira passada, dia 17 de agosto, a Revolution Beatles Band esteve na Cachaçaria Tradição, na Rua Amélia, nas Graças, no Recife. Quem foi gostou. Neste semana tem de novo.

Quem quiser saber mais sobre o 'I Festival Nacional do Livro, da Leitura e da Literatura' clique aqui.

A aposição da placa de consagração do Restaurante Leite no Inventário dos Imóveis de Interesse do Patrimônio Literário de Pernambuco ocorrerá em solenidade no dia 27 de setembro. O restaurante Leite, o mais antigo em funcionamento no Brasil, foi fundado em 13 de outubro de 1882.

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Baque na ABRAEE

ABRAEE perde presença física da Jaime Barboza

No domingo passado, dia 12 de agosto, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) ficou mais pobre com a partida de Jaime Ferreira Barbosa, que alcançou a grande inflexão da vida e não está mais entre nós. Nos últimos tempos, o poeta Jaime Barbosa, que era um dos melhores engenheiros ferroviários do País, exercia suas atividades profissionais na Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e dava os primeiros passos para a criação da secção regional da ABRAEE no Distrito Federal.  Ainda no domingo, tão logo soube do acontecido, em decisão Ad Referendum da diretoria, o presidente Alexandre Santos decretou Luto Oficial no âmbito da ABRAEE. O corpo do engenheiro escritor Jaime Barboza foi sepultado na 4ª feira, dia 15 de agosto, no cemitério Parque das Flores, na zona oeste do Recife.

ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS

Seminário discute obra de Raimundo Carrero

Na 2ª feira passada, dia 13 de agosto, em concorrido encontro realizado no Solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, nas Graças, no âmbito do projeto 'Vida e obra dos pensadores', a Academia Pernambucana de Letras deu início ao seminário de Raimundo Carrero com a participação de Lourival Holanda, Marcelo Pereira e Gerusa Leal. O seminário teve sequencia no dia seguinte com a participação de Dulcinea Santos, Eliene Medeiros, Cristiane Amorim, Ivanilde Gusmão e Paulo Caldas.

Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque lança 'Matias'

Na 5ª feira passada, dia 16 de agosto, em concorrido encontro no Museu do Estado de Pernambuco, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, a escritora Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque lançou o livro 'Matias', que tem prefácio escrito pelo acadêmico Cesar Leal.

Tarcísio Alves falará sobre 'Pau de colher' na UBE

Na 3ª feira, dia 28 de agosto, em encontro com início previsto para às 19h00, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, a UBE vai retomar as atividades do Núcleo de Estudos do cangaço com discussão sobre 'PAU DE COLHER' animada pelo professor e historiador Tarcísio Alves.

SERVIÇO: O Núcleo de Estudos do Cangaço, coordenado pela escritora Rosa Bezerra, tem o objetivo de promover o estudo e a difusão da literatura sobre o Cangaço. As sessões mensais ocorrem na terceira 3ª feira de cada mês, às 19h00, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua Santana, nº 202, em Casa Forte.

Projeto Quarta às Quatro

UBE presta homenagem ao Dia dos Pais

Na 4ª feira passada, dia 15 de agosto, em encontro nos jardins da Casa Rosada com a presença de 60 escritores, a União Brasileira de Escritores festejou o 'Dia dos Pais' por ocasião da 434ª sessão do programa 'Quarta às Quatro'

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

27 de setembro. Consagração do Restaurante Leite no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Fórum sobre Educação em Oaxaca

Nos dias 17 e 18 de agosto, sob os auspícios do Patronato Pro defensa del Patrimonio Cultural y Natural de Estado de Oaxaca (PRO-OAX), foi realizado o Fórum 'EDUCACIÓN, CRISIS Y ALTERNATIVAS' no Teatro Macedonio Alcalà.

Curtinhas...

No sábado, dia 25 de agosto, em encontro conjunto com a participação do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes (CONACULTA), Centro Nacional de las Artes (CENART) e Governo do Estado de Oaxaca, o Centro de las Artes de San Agustín y la La Jornada, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca realizará oficina de jornalismo.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

A librería RECREO LIBROS, en Roque Sáenz Peña, de Puerto Madryn, Chubut, está com novos títulos.

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Clique aqui e veja a revista Nova Águia. Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Cangaço, uma ampla bibliografia comentada 2012, de Melquíades Pinto Paiva

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

Pérolas do Ocaso, de Paulo Salles Cavalcanti

Pistóia Quadra 28, de Paulo Afonso Paiva

O Discurso Pornográfico. Dominique Mangueneau

Falo com Flauta & Poesia. Selma Ratis

Romançal Pernambucano (ou vade mecum poético pernambucano). Marcos Cordeiro

Cronistas de Pernambuco. (Orgs.). Antônio Campos; Luiz Carlos Cordeiro

Matias. Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

 

UBE quer Ordem do Mérito para Abelardo da Hora

A UBE está apoiando a candidatura do artista plástico Abelardo da Hora à 'Ordem do Mérito Cultural 2012' instituída pelo Ministério da Cultura. Clique aqui e subscreva a indicação.

'Jornadas Literárias' visita Bezerros

Em 01 de setembro, sob a coordenação da escritora Fátima Almeida, o programa Jornada Cultural da UBE retomará as atividades com visita à cidade de Bezerros, no agreste pernambucano, visitando a oficina de J. Borges e Lula Vassoreiro, o museu da Estação Ferroviária, o Centro de Artesanato do Agreste e a Serra Negra.

Engenheiros Escritores lançarão coletânea

Na 3ª feira passada, dia 14 de agosto, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife, com a presença dos engenheiros escritores Alexandre Santos, Marco Juno Flores e Renaldo Moura, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) decidiu lançar a primeira coletânea de textos artísticos escritos por engenheiros-escritores no dia 14 de dezembro, por ocasião dos festejos comemorativos da Semana da Engenharia, da Arquitetura e da Geologia.

Heitor Bezerra de Brito cidadão recifense

Na 6ª feira, dia 31 de agosto, em evento com início previsto para às 10h00, no plenário da Casa de José Mariano, na Rua Princesa Isabel, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, a Câmara Municipal do Recife vai homenagear o engenheiro-escritor Heitor Bezerra de Brito com o Título de Cidadão Recifense.

Livro de Ouro socorre finanças da UBE

Considerando a urgente necessidade de captação de recursos para equilibrar as finanças da entidade, a diretoria a UBE aprovou a criação de um Livro de Ouro para arrecadar contribuições com valor mínimo de R$ 100,00.

Café em Pasárgada reinicia temporada

No sábado passado, dia 18 de agosto, em encontro no Espaço Pasárgada, na Rua da União, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, o Café em Pasárgada retomou as atividades com a presença de Clarissa Loureiro, especialista em Teoria da Literatura, que falou sobre a mulher na literatura de cordel.

UBE divulga novo valor das contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

Censo

UBE divulga relação de Beneméritos

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Agosto.

Visite a LIVRARIA DA UBE.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU