A voz do ESCRITOR

 

Precisamos de você

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Ordem do Mérito Literário Jorge de Albuquerque Coelho

Academia Pernambucana de Letras União Brasileira de Escritores

Academia de Letras e Artes do Nordeste

 

EDIÇÃO DE 16 DE SETEMBRO DE 2012

CULTURA VIRA MOEDA DE TROCA NO PROCESSO ELEITORAL

Arranjo eleitoral em São Paulo leva Marta Suplicy ao Ministério da Cultura

Na 5ª feira passada, dia 13 de setembro, no curso de um arranjo eleitoral para fortalecer a candidatura de Fernando Hadad à prefeitura de São Paulo, o governo federal designou a senadora por São Paulo Marta Suplicy para ocupar o ministério da cultura, substituindo a também sudestina Ana de Hollanda. E, com verbas ridículas e de sudestino em sudestino, o governo federal toca o ministério da cultura, deixando bem claro as prioridades que alimenta. Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, matéria publicada em 'O Estado de S. Paulo' afirmou que o "Brasil terá participação mais robusta na Feira do Livro de Frankfurt". Quantas editoras nordestinas serão patrocinadas pelo governo federal para estar presente na feira? A paulista Marta Suplicy com a palavra.

Waldênio Porto denuncia 'colonialismo cultural interno'

Por ocasião do VIII Congresso Internacional da UMEAL e XXIV Congresso da SOBRAMES, programado para o período de 10 a 14 de outubro, em Curitiba, o presidente Waldênio Porto vai proferir conferência intitulada 'Colonialismo cultural interno'. Na oportunidade, o presidente da UMEAL vai denunciar o regime que tenta sufocar as manifestações culturais que ocorrem fora do eixo sudestino.

UBE na FLIPORTO

Carlos Newton Jr. falará sobre o itinerário de Pasárgada na 'Casa da UBE' na Fliporto

Em 17 de novembro, em sessão programada para as 13h00, na tenda erguida no território da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda, a Casa da UBE apresentará sessão especial dedicada a Manuel Bandeira, com a participação do professor Carlos Newton Júnior, que, sob mediação de Doralice Santana, vai proferir a palestra 'Itinerário de Pasárgada de Manuel Bandeira' (clique aqui e conheça a programação da Casa da UBE).

UBE lançará 'Tribuna do Escritor' na Fliporto

Em 17 de novembro, em cerimônia programada para as 11h20, por ocasião da solenidade de instalação do espaço 'Casa da UBE', na tenda erguida no território da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), no Sítio de Seu Reis, no bairro do Carmo, em Olinda, a UBE lançará o jornal 'Tribuna do Escritor', com noticiário sobre a cena literária local e regional. No editorial da publicação, o presidente Alexandre Santos reclama a falta de espaço para a divulgação da obra literária dos autores pernambucanos e nordestinos (clique aqui e conheça o texto na íntegra). A escritora Verluce Ferraz, coordenadora editorial do jornal da UBE, que pode ser contatada pelo e-mail verluce.ferraz@yahoo.com.br, já está recebendo material para publicação.

UBE retoma programação conjunta com a FOCCA

Na próxima 5ª feira, 20 de setembro, será retomada a programação da FOCCA na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, sob a coordenação do professor Neilton Limeira. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail netunoneil@gmail.com.

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

UBE homenageia Eduardo Côrtes

Na 2ª feira, dia 24 de setembro, em solenidade com início previsto para as 19h00 no auditório Mauro Mota, no Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, a UBE vai homenagear o produtor cultural e engenheiro-escritor Eduardo Côrtes no âmbito do programa 'A cultura e a arte em Pernambuco'. Na ocasião, o homenageado será saudado pelos escritores Antônio Campos e Fernando Dueire.

UBE retoma programação do Núcleo de Estudos do Cangaço

Em 25 de setembro, em encontro com início previsto para as 19h00 nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, no Recife, a UBE dará continuidade à programação do Núcleo de Estudos do Cangaço com a presença do historiador Jovenildo Pinheiro, que falará sobre 'Sertão sangrento', tema de sua dissertação de mestrado.

LITERATURA

Yara Falcon lança 'Contos curtos e poemas'

Na 6ª feira passada, dia 14 de setembro, em concorrido encontro na Livraria Jaqueira, na Rua do Futuro, no bairro das Graças, no Recife, a escritora Yara Falcon lançou o livro 'Contos Curtos e Poemas'.

'As linguagens do Sertão' em homenagem à Sobrames

Na próxima 3ª feira, dia 18 de setembro, em encontro coordenado por Sandra Paraíso Sampaio nos âmbito das homenagens aos 40 anos da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores em Pernambuco (SOBRAMES-PE) com início previsto para às 20h00, no auditório do Memorial da Medicina de Pernambuco, na Rua Amaury de Medeiros, no Derby, o espetáculo literário 'As Linguagens do Sertão' apresentará as palestras 'O Sertão de Guimarães Rosa, por Sonia Carneiro Leão, e 'A Poética do Sertão', por Carlos Severiano Cavalcanti'.

Sônia Carneiro Leão prepara lançamento de 'Sínteses Psicanalíticas'

Na próxima 3ª feira, dia 18 de setembro, em encontro com início previsto para àS 20H00 no Memorial da Medicina, na Rua Amaury de Medeiros, no Derby, a escritora Sônia Carneiro Leão lançará o livro 'Sínteses Psicanalíticas'.

 
 

Curtinhas................................................

A segunda edição do Baile Anos Dourados será em 21 de outubro nos salões do Clube Internacional do Recife.

No sábado passado, dia 15 de setembro, em concorrido encontro no Espaço Pasárgada, o projeto Café em Pasárgada recebeu o compositor e poeta Allan Salles.

Geraldo Pereira atualizou o blog com a crônica 'O cheque errado e o cartão de crédito bloqueado'.

Na 6ª feira passada, dia 14 de setembro, aconteceu o primeiro Sarau Lítero-poético organizado e coordenado pelo engenheiro-escritor José Lemos Cruz, no espaço Cultura Nordestina Letras & Artes, o bairro das Graças, no Recife.

No sábado passado, dia 15 de setembro, o filme 'Magda-Uma lição de vida', de Angelus Melo, estreou no Sarau in Concert, no Museu do Retrato, na Imbiribeira, na zona sul do Recife.

Na próxima edição, o jornal Novo Horizonte homenageará o acadêmico Olimpio Bonald Neto.

A coordenadora Rosa Bezerra informa a retomada dos trabalhos do Núcleo de Estudos Interdisciplinares com palestra do artista plástico Abelardo da Hora sobre a chamada Comissão da Verdade.

Ente os dias 14 e 16 de setembro, em encontros na Rua Hermenegildo de Barros, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, a 'Casa Amarela' expôs trabalhos de Ricardo Beliel,
José Geraldo Furtado, Sandra Passos e Sandra Porto.

Na 6ª feira passada, dia 14 de setembro, teve início o 'Palhaçaria – I Festival Internacional de Palhaças do Recie', nos teatro Apolo, Hermilo Borba Filho e Caixa Cultural Recife.

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em encontro nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, sob a batuta da maestrina Ruby Jean, o Coral da UBE realizou ensaio de novas músicas para o repertório.

As inscrições para a edição 2012 do Prêmio FEUC de Literatura podem ser feitas até o dia 20 de setembro. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail
premio@feuc.br.

Em 26 de setembro, em encontro com início previsto para às 19h090, nos jardins da Academia Pernambucana de Letras, Geraldo Pereira lançará o livro 'Crônicas Virtuais'

Em 26 de setembro de 2012, em solenidade com início previsto para às 17h30 horas, no Museu de Arte da Fundação Pierre Chalita, situado na Praça Manoel Duarte, em Jaraguá, Maceió, a Fundação Pierre Chalita realizará exposição comemorativa ao centenário do nascimento de Manoel Diégues Júnior

Entre os mais recentes livros do professor Melquíades Pinto Paiva, estão 'A universidade das caatingas' e 'Cangaço: uma ampla bibliografia comentada'.

.........

Blogs recomendados

Editora Novoestilo; Felipe Júnior, Virgínia Leal. Geraldo Pereira, Marcílio Medeiros, Djanira Silva, Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda, Luiz Alberto Machado, Gustavo Dourado, Patrícia Tenório, Telma Regina, Carlos Maia, Clevane Pessoa, Juareiz Correya, Girley Brasileiro. Margarida Figueiredo, Geraldo Alves, Marcelo Ribeiro, César dos Anjos, Chico Pedrosa, Célia Labanca, Gerusa Leal, Lira Neto. Cristiano Jerônimo, Fernando Farias, Cláudio Aguiar, José Terra, Rogério Generoso. Lucília Dowslley, Benedito Saldanha, Severino Vicente, Alberto Lins Caldas, Sachiko Shinozaki; Biagio Psi; Jair Martins; Galinha Pulando; Helder Herik; Antônio Nunes; Farolante; Wellington de Melo; Izidorio Cavalcanti; Flávio Chaves; Urariano Mota; Cícero Melo do Nascimento; Pedro Rodrigues; Antonio Campos; Alexandre Santos, Nivaldo Tenório, Homero Fonseca, Wanderley Midei, Paulo Barreto, Mahiah Suindara; Leony Muniz; Ney Anderson; Jade Dantas, Paulo Valença; Jorge Santos, o poeta do improviso; Angústia criadora; Virgílio Campos; Carlito Lima; Neide Medeiros Santos; Antônio Nunes; Fátima Quintas; Lêda Sellaro, Lara, Rafael Notolli, Clóvis Campêlo, Helder Herik, Maria da Conceição Alves de Lima, Jaime Barboza, Valdir Oliveira Santos, Valter da Rosa Borges, Maria de Lourdes Hortas, Marta Tereza, Vetor Cultural, Maurílio Ferreira Lima, Fundação Pierre Chalita

Empresas amigas da UBE

Alvacir Raposo lança 'A Rosa em Chamas'

Em 26 de setembro, em encontro com início previsto para às 19h00 nos jardins do Solar do Barão Rodrigues Mendes, sede da Academia Pernambucana de Letras, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, em realização no âmbito da 'Celebração à Palavra Escrita' promovida pelas Edições Bagaço, o poeta Alvacir Raposo lançará 'A Rosa em Chamas'.

Academia Pernambucana de Letras divulga regulamento da edição 2012 do Concurso Literário

A Academia Pernambucana de Letras divulgou o regulamento dos prêmios literários - 2012, cuja entrega ocorrerá por ocasião da solenidade comemorativa do 112º aniversário da entidade, em janeiro de 2013. Serão distribuídos os prêmios 'Edmir Domingues', para melhor livro publicado de poesia, 'Antônio de Brito Alves', para melhor livro publicado de ensaio, inclusive biográfico, 'Leonor Carolina Corrêa de Oliveira', para melhor livro publicado sobre a história dos municípios pernambucanos, 'Vânia Souto Carvalho', para melhor livro publicado de Ficção, 'Amaro Soares Quintas', para melhor livro publicado sobre a História do Estado de Pernambuco, 'Elita Ferreira', para melhor livro infantil, 'Dulce Chacon', para melhor livro publicado por escritora nordestina, 'Waldemar Lopes', para melhor soneto.

APL homenageia Olímpio Bonald Neto

Na próxima 3ª feira, dia 18 de setembro, por ocasião de sessão do projeto 'Em Tom de Conversa', em encontro com início previsto para as 15h00, no solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, a Academia Pernambucana de Letras vai homenagear o escritor Olímpio Bonald Neto.

'Vida e obra dos pensadores' aprecia obra de Nelson Rodrigues

Nos dias 24 e 25 de setembro, em encontro com início previsto para as 16h00, no solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras vai realizar o seminário 'Nelson Rodrigues e a pluralidade estética' no âmbito do projeto "Vida e Obra dos Pensadores'.

Grupo Clarice Lispector nas 5ª feiras

Toda 5ª feira a Academia Pernambucana de Letras reúne o Grupo Clarice Lispector na sede da entidade, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife.

Bagaço faz lançamento conjunto na APL

Em 26 de setembro, em encontro com início previsto para as 20h00, na sede da Academia Pernambucana de Letras, as Edições Bagaço realizará lançamento coletivo dos seguintes livros:

A Rosa em Chama - Alvacir Raposo
Coleção Debate nº 1 - Raimundo Carrero. (Org) Fátima Quintas
Crônicas Virtuais - Geraldo Pereira
Escritos - Lucilo Varejão Neto
Gilberto Freyre Plural e Singular - Fátima Quintas
Prefácio para as obras completas de Charles Baudelaire - Milton Lins
Trilogia de Poemas - Dirceu Rabelo
O Palco da Minha Vida - Reinaldo de Oliveira
Pseudomínia e Literatura - Lucila Nogueira

Arnaldo Saraiva fala na APL

Na 2ª feira passada, dia dia 10 de setembro, em concorrido encontro na sala Aloizio Magalhães Melo, no solar do Barão Rodrigues Mendes, a Academia Pernambucana de Letras (APL)  recebeu o professor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto, que preferiu a conferencia 'João Cabral de Melo Neto no espaço-tempo da Cidade do Porto'.

UBE estréia projeto 'Psicanálise e Literatura'

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em concorrido encontro coordenado pelos escritores Verluce Ferraz e Patriotino Pontes de Aguiar, nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, a UBE estreou o programa 'Psicanálise e Literatura', com discussão sobre o comportamento e personalidade de personagens em obra de ficção com a participação do neuropsicólogo Francisco Carlos Brayne e da doutora Maria da Ressurreição das Chagas Ribeiro

UBE e APL se reúnem com Biblioteca Pública Estadual para discutir instalação de biblioteca digital pública em Pernambuco

Na 6ª feira passada, dia 14 de setembro, em encontro no solar do Barão Rodrigues Mendes, na Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças, no Recife, os presidentes Fátima Quintas, da Academia Pernambucana de Letras, e Alexandre Santos, da União Brasileira de Escritores, se reuniram com a bibliotecária Roberta Alcoforado, diretora-geral da Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, para aprofundar a proposta de criação de uma biblioteca digital pública no Estado de Pernambuco.

Projeto Quarta às Quatro

Paulo Dantas coordena 438ª sessão do projeto Quarta às Quatro

Na 4ª feira passada, dia 12 de setembro, em concorrido encontro coordenado pelo acadêmico Paulo Dantas nos jardins da Casa Rosada da Rua Santana, em Casa Forte, na zona noroeste do Recife, com a participação de 43 escritores, a UBE realizou a 438ª sessão do programa 'Quartas às Quartas'.

SERVIÇO: Também referido como 'O aconchego da cultura pernambucana', o programa Quarta às Quatro, coordenado pelo acadêmico Geraldo Ferraz, ocorre às 4ª feiras, a partir das 16 horas, na Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, na Rua de Santana, 202. Participação gratuita. Informações pelo fone 3441-7488.

Agenda

27 de setembro. Consagração do Restaurante Leite no Inventário dos Imóveis de Interesse da Cultura Literária Pernambucana

21 de outubro. Segunda edição do Baile Anos Dourados, nos salões do Clube Internacional do Recife.

16 e 17 de dezembro. 'Casa da UBE' na Fliporto 2012, em Olinda.

Espalhe esta idéia

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU

Cheong U confirma participação no Congresso do FestLatino

Em correspondência distribuída na 6ª passada, dia 14 de setembro, o escritor Humberto França, presidente do Movimento Festlatino, anunciou que, através dos altos membros do Gabinete K. T Man e Luisa Costa Ferreira, Cheong U, secretário para assuntos sociais e culturais da RAE Macau, estará presente no VI Congresso do Movimento Festlatino, cuja realização está programada para acontecer no Recife, entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012. Outras informações podem ser obtidas no endereço www.festlatino.blogspot.com

UMEAL realiza Congresso no Paraná

De 10 a 14 de outubro, a União de Médicos e Artistas Lusófonos (UMEAL) realizará seu VIII Congresso na cidade de Curitiba, no sul do Brasil. Por ocasião da Assembléia Geral da organização, programado para o dia12 de outubro, o presidente Waldênio Porto fará a leitura do relatório do VII Congresso da União de Médicos e Artístas Lusófonos (UMEAL), realizado em Portugal.

Pelo mundo...

Em 20 de setembro, em encontro com início previsto para as 19h00, na sede da organização, em Nova York, a Brazilian Endowment for the Arts (BEA) vai retomar o programa 'Cinema nas Quintas' com a exibição de 'TV Morrinho em New York', curta-metragem produzido pelo Projeto TV Morrinho, da favela Pereira da Silva, no Rio de Janeiro.

Na 6ª feira passada, dia 14 de setembro, em encontro na sede de Macedônio Alcalá, no centro de Oaxaca, o Instituto de Artes Gráficas de Oaxaca e os Centros de Artes de San Agustín auspiciaram a conferencia 'Lenguas indígenas en riesgo. Caso Oaxaca' proferida por Francisco Barriga.

Com quase 300 milhões de falantes, a língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul da Terra.

Vale a pena visitar o blog do MIL. O endereço é http://mil-hafre.blogspot.pt

Clique aqui e veja a revista Nova Águia. Para conhecer a lista completa dos lançamentos da revista Nova Águia, visite o site www.novaaguia.blogspot.com

Vale a pena ler

Cangaço, uma ampla bibliografia comentada 2012, de Melquíades Pinto Paiva

A sociologia reconstruída, de Abdias Moura

Olinda abrasada, de Waldênio Porto

Apipucos, de Alvacir Raposo

30 poemas escolhidos, de Dirceu Rabelo

A arte literária de José Nivaldo, de Mário Márcio

É lenta a palavra tempo, de Walter Cabral de Moura

O Discurso Pornográfico. Dominique Mangueneau

Falo com Flauta & Poesia. Selma Ratis

Romançal Pernambucano (ou vade mecum poético pernambucano). Marcos Cordeiro

Cronistas de Pernambuco. (Orgs.). Antônio Campos; Luiz Carlos Cordeiro

Matias. Maria Cristina Cavalcanti de Albuquerque

 

UBE consagra Restaurante Leite no Patrimônio da Cultura Literária Pernambucana

A aposição da placa de consagração do Restaurante Leite no Inventário dos Imóveis de Interesse do Patrimônio Literário de Pernambuco ocorrerá em solenidade no dia 27 de setembro. O restaurante Leite, o mais antigo em funcionamento no Brasil, foi fundado em 13 de outubro de 1882.

Associação Brasileira de Engenheiros Escritores - ABREE

ABRAEE indica membros do Conselho Consultivo

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, a diretoria da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) aprovou a criação de Conselho Consultivo com a participação dos engenheiros-escritores Cristóvam Buarque, José Jorge, Evando Mirra, Aluízio Barros Fagundes, Ricardo Piquet e Frederico Robalinho.

Conselho Editorial se reúne para dar largada à Coletânea 2012

Na 4ª feira passada, dia 12 de setembro, em reunião no espaço Cultura Nordestina, no bairro das Graças, os engenheiros-escritores Marco Juno Flores, Alexandre Santos, Renaldo Tenório e Salete do Rego Barros, que integram o Conselho Editorial da ABRAEE, discutiram a agenda associada à publicação da Coletânea Literária da entidade, cujo lançamento está programado para o dia 14 de dezembro, por ocasião da Semana da Engenharia, da Arquitetura e da Geologia, organizada pelo Clube de Engenharia de Pernambuco. (clique aqui e conheça detalhes da iniciativa).

Apresentação de Marco Juno Flores e Hélio Trigueiro inaugura nova fase nas atividades da ABRAEE

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, a reunião semanal da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, no Recife, foi aberta com a leitura do poema épico 'Lira Flores', pelo engenheiro-escritor Marco Juno Flores, e da crônica 'Reclamos', pelo engenheiro-escritor Hélio Trigueiro, que propôs o lançamento de campanha pela liberdade dos pássaros.

Jornada da ABRAEE discutirá obra de Joaquim Cardoso

Em encontro programado para o dia 24 de setembro, com início previsto para às 12h30, em almoço no Botequim da Hora, na Rua da Hora, no bairro do Espinheiro, os engenheiros escritores discutirão a obra do patrono Joaquim Cardoso.

Renaldo Moura sucede Jaime Barboza no Conselho Fiscal

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, a diretoria da Associação Brasileira de Engenheiros Esçritores (ABRAEE) considerou a necessidade de prover o Conselho Fiscal da entidade e elegeu o engenheiro-escritor Renaldo Moura para suceder Jaime Barboza, recentemente falecido.

ABRAEE admite Oscar Basto, Roberto Moraes, Raimundo Passos Lima e Jailton Silveira

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, a Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) aprovou a admissão dos engenheiros-escritores Oscar Basto, Roberto Moraes, Raimundo Passos Lima e Jailton Silveira no quadro de associados da entidade.

Contribuições para ABRAEE podem ser depositada em conta bancária

Na 3ª feira passada, dia 11 de setembro, em encontro na sala de reuniões da Casa Rosada da Rua Santana, sede da UBE, em Casa Forte, o tesoureiro Marco Juno Flores anunciou a abertura da conta bancária da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE). A partir de agora, quaisquer tipos de contribuições e recolhimentos devem ser feitos na Caixa Econômica (c/c nº 22599-1 - Ag. 1031 - Operação nº 001)

ABRAEE no Facebook

O noticiário das atividades da Associação Brasileira de Engenheiros Escritores (ABRAEE) está no Fecebook. Clique aqui e conheça.

Livro de Ouro socorre finanças da UBE

Considerando a urgente necessidade de captação de recursos para equilibrar as finanças da entidade, a diretoria a UBE aprovou a criação de um Livro de Ouro para arrecadar contribuições com valor mínimo de R$ 100,00.

Anuidades e contribuições

Em 26 de dezembro de 2011, a diretoria da UBE definiu o valor anual das colaborações, que passarão a ser 200 para sócios efetivos, R$ 100 para sócios aspirantes. A contribuição mensal dos sócios beneméritos será de R$ 65.

UBE divulga relação dos Sócios Beneméritos

Eis a relação dos sócios beneméritos da UBE: Alexandre Santos, Nonato de Magalhães, Renato Cunha, Paulo Dantas, Rachel Carrilho, Tomé de Magalhães, Yolanda Cavalcanti, Heitor Bezerra, Maria Luiza Bezerra de Paiva, Antonio Campos, Jacques Ribemboim, Shoia Durand, Myriam Brindeiro, Jose Lemos Cruz, Tereza Gomes, Marco Juno Flores, Maria da Salete, Ronaldo Dantas Lins, Socorro Costa, Tavares de Lima, Carlos Ccavalcanti, Guaracy Lyra, Riverdes Coelho Falcão, Tarcisio Pereira, Verluce Ferraz, Hercy Souza e Abelardo da Hora.

Carteira de Sócio via Internet

Os sócios da UBE podem receber carteira de associado sem sair de casa, bastando remeter a fotografia em formato digital (.jpg) para o e-mail ube-pe@hotmail.com e fazer o depósito na conta da UBE (Banco Santander Agência 4153 – Conta Corrente nº 1300114-1). Maiores informações com a senhora Jair Martins pelo fone (81) 3441-7488.

Leitura ao alcance de todos ........................

No site 'Um português' há um corretor com a nova ortografia. O endereço é http://umportugues.com/

UBE precisa do apoio dos artistas pernambucanos

A UBE solicita aos artistas pernambucanos que manifestem apoio a sua luta pelo terreno pertencente aos escritores pernambucanos.

HOJE SÃO OS ESCRITORES, AMANHÃ PODE SER QUALQUER UM

Leia e assine ARCHIPIÉLAGO

Revista cultural de Nossa América

Torre II de Humanidades
1er piso, Cubículo 9
Ciudad Universitaria - UNAM
México D. F. C. P. 04510
México fonos: (55) 5277 8182 / (55) 5622 1904
e-mail: elaleph@archipielago.com.mx
www.archipielago.com.mx

Clique aqui e conheça a programação da UBE para o mês de Agosto.

 

Conselho Editorial

Waldênio Porto

Presidente da RIALNE

Alexandre Santos

Presidente da UBE

Coordenação Editorial

Alexandre Santos

Veiculação desta edição

58.320 endereços eletrônicos

Este informativo tem circulação semanal, sendo distribuído gratuitamente às pessoas e entidades constantes do banco de dados da Rede de Integração das Academias de Letras do Nordeste.

Indique um amigo para
receber o informativo através de e-mail dirigido a coordenação editorial

Clique aqui e veja as edições anteriores

 

Espalhe esta idéia

COLOQUE LIVROS EM SUA SALA DE ESPERA OU SALA DE VISITAS.

Ajude a tornar o Português uma língua oficial no site da ONU